O Código Da Vinci

O Código Da Vinci Dan Brown

Resenhas - O Código Da Vinci

Daniella.Santos 20/05/2021

Melhor do que imaginei
Esse livro foi uma das leituras obrigatórias para a minha monografia e confesso que peguei sem grandes expectativas. Mas fui positivamente surpreendida pela história que se mostra bem envolvente, além de apresentar vários fatos reais interessantíssimos que são porta de entrada para pesquisas mais aprofundaras sobre diversos temas, além de ser uma leitura bem fluida e rápida. Estou pensando seriamente em ler o resto da série

Luke 19/12/2021

Segredos nunca antes revelados
Robert Langdon, professor de História da Arte e Simbologia em Harvard, novamente é solicitado para intervir em um misterioso assassinato. Após sua famosa participação anteriormente na grande ameaça no Vaticano, Langdon se vê novamente na mesma situação, correndo contra o tempo enquanto sua vida está em risco. Dessa vez, Langdon é um dos principais suspeitos do assassinato do curador do Museu do Louvre, encontrado morto após uma suposta caçada, com enigmas deixados em ampla referência à vida e obra do grande Leonardo DaVinci. Em busca de um grande segredo da humanidade, há indivíduos poderosos que não medirão esforços para obter de Langdon a chave para desvendar esse grande mistério. Caberá a Langdon, em um ritmo frenético, junto a Sophie Neveu, a bela criptógrafa, desvendar por si próprios as amarras que ligam esse segredo a grande procura, tentando ao máximo evitar que a informação que tanto procuram caiam em mãos erradas.
O Código daVinci é o segundo romance escrito por Dan Brown que narra as aventuras do professor Robert Langdon pelos mistérios da história e da arte enquanto artifícios do poder humano, em caçadas frenéticas e enérgicas e corridas contra o tempo. Dan Brown segue sempre o mesmo ritmo, a mesma fórmula, com sempre tendo Langdon fugindo para salvar sua vida enquanto tenta resolver um grande e perigoso mistério. Esse é um grande ponto de crítica dos leitores, que apontam como sendo um ponto negativo no trabalho e obra de Dan Brown, entretanto, se ao desconsiderar esse ponto, seus livros são ótimas leituras, com informações interessantes e instigantes, destacando a criticidade e a reflexão em um papel maior.
Kelve 19/12/2021minha estante
Segredos nunca revelados realmente. Sempre que pego esse livro, me pergunto " será que foi assim mesmo que aconteceu, ou foi como a igreja diz?" Mas como eu não acredito muito no que a igreja diz, eu acabo acreditando no livro. Eu amo ele, maravilhoso demais!

Pri_cila 09/06/2023

Primeiramente quero dizer que estou meramente chateada porque aqui no Skoob o livro aparece com 432 páginas, sendo que ele tem quase quinhentas, mas bem... isso é irrelevante.

Segundo ponto: acabou, graças a Deus, não aguentava mais.

Terceiro ponto: o livro podia ter só as últimas 50 páginas que estaria perfeito.

Agora vamo lá, adorei o tema, mas aí estou meio em dúvida até que ponto as coisas que eu li são verídicas....
Mas como nós não estamos falando da mulher que está sentada ao lado de Jesus na Santa Ceia de Da Vinci???? Isso é no mínimo perturbador. Realmente me fez perceber que nós não reparamos nas coisas.

Como eu já disse, o livro podia ser só as últimas 50 páginas... Uma tortura até estas, totalmente angustiante... Porém, contudo, todavia, entretando é bom. É realmente bom.

Achei o toque de romance meio desnecessário, acho que se Sophie e Langdon terminassem como bons amigos estaria ótimo... Por sinal, me irrita as muitas referências a Anjos e Demônios, e não ter uma referência da Vittoria (e pior, tem uma segunda mulher envolvida agora, enfim...). Quem sou eu para julgar? Apenas uma mera leitora...

Vale a pena ler, mas eu não leria inteiro uma segunda vez... Algumas partes sim, com certeza, porém não tudo.
Marlene Koch 10/06/2023minha estante
Esse é da editora Record. As letras menores. Por isso prefiro a editora Sextante, as letras são maiores e mais páginas.

Pri_cila 10/06/2023minha estante
Aaaaah, valeuuu

Gabriel 23/11/2022

Resenha: O código Da Vinci
Eu estou impactado.
Mais uma vez Dan Brown me surpreende com sua escrita!
O código Da Vinci' é super envolvente, com uma história incrivelmente elaborada.
É uma leitura muito interessante, conta a história do sagrado feminino e de como a História desmereceu tudo o que representa.
Mais uma aventura de Robert Langdon que eu tive o prazer de acompanhar.
De tirar o fôlego!

Elton.Oliveira 24/05/2021

Obra de arte de Dan !!! Tudo nele me agrada, aprendi bastante. Enredo envolvente com muito conhecimento esbanjado em suas linhas , como de sempre nos livros de Dan Brown. Não me canso de ler essa série de Robert Langdon, fiz questão de colecionar todos ilustrados pois se trata de uma verdadeira aula e ao mesmo tempo uma viagem pelo mundo ! Impressionante como agora tudo faz sentido huahuauhahuahua

Sammy_ Yuuki 04/06/2020

O código de la Vinci.
Livro: O código da Vinci.
Autor: Dan Brown.
Prólogo: Jacques Saunière ,curador do Louvre, está sendo perseguido e se direciona a uma câmara do museu parisiense e como forma de se livrar de seu assassino, retira uma das obras de arte da parede e instantâneamente aciona o sistema de segurança do Museu fazendo com que todas as saídas ( portas de acesso, janelas e a própria entrada na sala ) sejam lacradas. Por um milésimo de segundo Saunière cogita estar livre de seu perseguidor ,mas com terríveis olhos vermelhos e uma pele alva como a neve, ele se prorompe aos vãos metálicos do portão e aponta uma arma em sua direção. O ardiloso individuo exige que ele revele o segredo da qual é passado de geração em geração a milênios por um grupo secreto a qual o curador pertencia, deste modo colocando as engrenagens de sua mente para trabalhar Saunière segue o plano combinado a muito tempo , lhe revelando o local onde ele encontraria o que buscava, mas como forma de punição antes de se retirar o homem armado desfere um tiro a queima roupa em seu abdômen ,o que faz com que ele se debruce no chão e aguarde o próximo tiro para sua morte, antes que ela pudesse ocorrer ouve uma risada exacerbada e seu atirador lhe revela que a informação fornecida havia sido dada por mais três outras vítimas pertencentes ao grupo ,desistindo de executa-lo afim de que ele sofra até sua morte ele parte o deixando agonizando de dor. Saunière se desespera com tal notícia e com a saída de seu assasino, ele se incumbe da tarefa de transmitir essa tal mensagem, afim de que ela não se perca ali naquele salão gelado, silencioso envolto de olhos vidrados e cegos das obras que o observam sua vitalidade se esvair sendo levada dessa vida para a eternidade, ele usa o tempo, força e engenhosidade para que ela fosse bem articulada e gravada na Câmara que se encontrava ,para que um dia fosse desvendada por uma pessoa digna e sábia de ter o conhecimento de tal segredo.
A obra de suspense e investigação tem como personagem principal o Professor de história da renomada faculdade de Harvad, simbolista e escritor Robert Langdon onde está em Paris para uma palestra sobre simbologia pagã, ao término da apresentação ele se direciona a seu hotel e nele recebe um visita inusitada do detetive Bezu Fache, chefe da polícia jurídica DCPJ na França, onde o mesmo lhe revela que o famoso curador do Louvre Jacques Saunière havia sido assassinado, mostrando fotos da cena do crime o detetive solicita para que Langdon o acompanhe para ajudá-lo a desvendar o motivo/causa de seu óbito. Transtornado com toda a situação eminente, Robert segue- o até o museu e ao chegar a cena do crime ele se depara com o corpo nú da vítima estendido no chão com os braços e pernas abertos e um pentagrama feito com seu próprio sangue no tórax.Deste momento em diante Robert é inserido em uma aventura cheia de mistérios, histórias milenares, situação arriscadas colocando sua própria vida em cheque para descobrir qual o significado teatral e obscuro envolto nessa situação toda. Livro muito bem articulado, amarrando uma trama envolvente, enérgica e cheia de reverências históricas e revelações surpreendentes, o código da vinci é sem dúvida uma das obras mais fascinantes já escritas e expostas. Nos capítulos somos apresentados a diferentes personagens e os conhecemos através de seus pensamentos e o seu passado, o que fizeram para estarem nesse exato momento na situação em que se encontraram, sendo os perseguidores ou os perseguidos. Os capítulos são breves e se intercalam do ponto de vista de cada lado dessa moeda, os detetives em busca do assassino, que estão muito empenhados para tal e os fugitivos, que estão em busca de respostas para a problemática que lhes foi designada. De forma acertiva o autor escolhe o enredo da obra se tratando da Religião católica, Jesus Cristo e as tramas que envolve a formação, criação, ensinamento e disseminação das escrituras sagradas, através de dados históricos, tarefas e missões dadas aos personagens que com o decorrer da trama vão sendo desvendadas e nos apresentando onde o autor quer chegar a cada teorema e citação na obra. Em certos momentos se tornar cansativa e exaustiva devido a carga de informação apresentadas, forçando o leitor a voltar em determinados capítulos para se relembrar do que houve e se situar melhor no que está acontecendo, ao me deparar com essa obra me pego pesquisando mais sobre os fatos que são expremidos e me confronto muito com o meu entendimento de mundo sobre o tema central, o que é o objetivo de Dan e ele o desempenha de uma forma fascinante . Avalio o livro sendo três estrelas e meia pela enredo, narrativa envolvente, capa esplêndida e resumo da obra muito empolgante encontrado no verso do livro , dou descrédito a forma com que os capítulos são divididos, a apresentação de pensamentos de personagens em um único capítulo se torna muito confusa em certos momentos e a carga informativa muito excessiva a cada parágrafo.

deboraspontes 21/05/2021

Mais uma aventura de Robert Langdon, é baseada na simbologia religiosa, envolvendo antigas sociedades como o Priorado de Sião e o Opus Dei e fala respeito do mistério da maior conspiração dos últimos dois mil anos, sobre a lenda do Santo Graal.

A leitura é bem envolvente, você fica sempre querendo continuar, mas chega um momento que começa a ser entediante e o vilão se torna previsível.

cmvies 10/04/2022

Um livro impossível de parar de ler, a história prende de um jeito!! Já tinha visto o filme há alguns anos mas ainda assim a leitura foi muito válida e recomendo super.
Acredito que o final poderia ter sido um pouco mais detalhado, mas tá bom.

victoryx 14/12/2023

Genial
Gosto de acreditar em todas as teorias que o livro apresenta. Provavelmente muitas estão erradas, a maioria é impossível de confirmar, mas além de ser muito legal pra leitura foi importante. Esse livro é uma experiência, e mesmo sendo cansativo ficar pesquisando coisa no Google a cada minuto vale muito a pena, dá veracidade para tudo que é dito (as vezes parece tão real que é assustador, sério mesmo)

Dan Brown (e/ou a esposa dele) é genial nos livros, a forma com que ele faz uma ficção de suspense e aventura com coisas reais, como crenças, tecnologias, teorias da conspiração etc é única, e faz uma leitura de lazer se transformar em uma visão de mundo. É incrível.

O código da Vinci é o mais polêmico, mas também tem um enredo que faz jus a sua fama, então não é a toa que ele seja popular. Esse livro merece toda a popularidade que tem, é impecável

vicqs 04/06/2021

Socorro!
Este livro estava na minha estante a literalmente séculos, nunca me chamou atenção, havia ganhado o book da saga completa de presente de aniversário, mas nunca tinha me interessado! Do nado pego pra ler e leio, em simplesmente uma sentada!
Gente que livro é esse??
Não me arrependo nem um pouco!

Descobrir esse novo mundo de simbologia foi sensacional, eu realmente não consigo exemplificar todo o meu envolvimento durante a leitura.

De fato, não é atoa que a Monalisa está estampando a capa, isso só prova que você está diante de uma obra de arte.

Midi.Gomes 30/10/2020

Se olhar além de qualquer resistência à questões religiosas, o livro tem muitas qualidades. Mas a religiosidade e a fé se destacam...
Entre tanta reflexões, negações, supostas revelações, verdades, mentiras, crer ou não crer. Uma determinada pergunta e sua resposta, seja o melhor que tiramos da leitura.
E se eu perdesse minha fé? Para mim, seria como flutuar na escuridão do espaço. Sem ter onde agarra-se ou apoiar-se. Sem nunca sentir qualquer esperança ou possibilidade de ser melhor. A eterna falta de propósito, onde o agora é tudo q nos resta. Sei lá, a inexistência parece melhor.
Mari.Vasconcelos 30/10/2020minha estante
Arrasou!

heartlesszera 29/10/2021

Não sou capaz de dissertar sobre esse livro então a resenha vai ser bem curta.

Só posso dizer que eu amei esse livro. Ele é brilhante e o autor está de parabéns. Ele escreveu um livro onde te dá as cenas em 360°.

Os diversos pontos de vista ao longo do livro te fazem ver o desenrolar de tudo. Cada cena é destrinchada em diferentes "olhares". Para cada acontecimento, foram introduzidas personagens que apareciam somente uma vez mas que ajudaram a criar uma visão geral e completa do que aconteceu e uma compreensão importantíssima.

O desenrolar de tudo... os personagens e suas diferentes motivações para um mesmo objetivo... as reviravoltas... uau. Sem palavras. Vou ler os outros livros do autor e espero que seja tão bom quanto esse.

Sérgio Filho 02/05/2010

"O código da venda"
O best seller O Código Da Vinci nada tem de original. É apenas um romance policial repleto de clichês holywoodianos com algumas teorias polêmicas acerca da vida de Jesus Cristo e Maria Madalena.
O amontoado de clichês se faz presente numa cinematográfica intriga policial, uma “implacável” perseguição a dois suspeitos de assassinato: o professor de Harvard Robert Langdon e a criptógrafa Sophie Neveu, neta do curador do Louvre Jacques Saunière assassinado no início da ficção. Casal este que protagoniza a história e tenta a um só tempo provar sua inocência e desvendar um segredo milenar guardado a sete chaves por sociedades secretas como os Templários e o priorado de Sião e de conhecimento também do Vaticano que teme sua revelação aos fiéis. Este o único mecanismo que sustenta a leitura do romance, uma enxurrada de enigmas desvendados página a página numa junção de episódios seqüenciados, tornando a narrativa superficial e muitas vezes previsível. Tanto que da metade do livro adiante e bem antes do epílogo, é possível descobrir o tal segredo milenar, quem é o vilão que a distância manipula seus títeres e todos os outros “problemas” surgidos ao longo da trama.
As personagens, a exemplo do enredo exageradamente conveniente, são bastante superficiais, cedendo lugar ao maniqueísmo. Vide os protagonistas, autênticos estereótipos: o intelectual desajeitado Robert Langdon e a mocinha destemida que esconde um trauma familiar Sophie Neveu. Outro exemplo é o do secundário Bezu Fache, “capitão da diretoria central da polícia judiciária” francesa, sujeito durão e perfeccionista no melhor estilo Tommy Lee Jones. Há ainda os antagonistas: o vilão cognominado “o mestre” que só revela sua verdadeira identidade nos previsíveis momentos finais da história e cujas ordens são obedecidas prontamente pelo fanático religioso Silas, adepto da auto – flagelação e que não mede esforços na defesa dos interesses políticos de sua igreja. Assim os personagens sem vontade própria, já que tudo conspira favorável aos “bons” e desfavoráveis às forças que se opõem a estes ficam a mercê da trama, como se levados por ela a seu bel prazer.
Em outras palavras O Código Da Vinci não passa de literatura industrializada, pré-fabricada e vendida a um amplo mercado consumidor ávido por leitura fácil, vazia e efêmera. No caso de Dan Brown ele parece se utilizar de moldes muito semelhantes para tecer seus livros. Os outros romances do autor, Anjos e Demônios, é também uma trama policial envolvendo sociedades secretas, Vaticano e Robert langdon, e o símbolo perdido, é sobre sociedades secretas, Washington e Robert langdon.
leoneide 31/05/2010minha estante
sergio,eu discordo plenamente de vc!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!o codigo da vince e uns dos melhores livos que eu ja li.vc tem muito mal gosto com as coisas;

Vy Movie 23/10/2010minha estante
Mas é um livro que vale muito ler pela curiosidade que ele leva a respeito das sociedades secretas. Isso desencadeia no leitor uma série de perguntas e pesquisas e só por isso já torna a leitura válida, sem contar na trama que prende a atenção.