A Culpa é das Estrelas

A Culpa é das Estrelas John Green

Resenhas - A Culpa é das Estrelas

hay anne 14/11/2022minha estante
Amoo tanto esses personagens ?

hay anne 14/11/2022minha estante
Chorei pra caramba no finalkkkkk

Aleatorialove__book__ 14/11/2022minha estante
Eu chorei bastante tbm kkkk

Aleatorialove__book__ 14/11/2022minha estante
Seja lendo o livro ou assistindo o filme.

Simm, o filme tbmm

Aleatorialove__book__ 14/11/2022minha estante
O filme é muito bom, foi o primeiro que vi, logo após eu li o livro

biaduqx 18/10/2022

ainda não entendi o titulo
Não esperem por um romance nem por uma historia de superação...
Talvez meu coração seja de pedra mesmo porque acho que fui a única que não chorei com esse livro mas até que gostei da historia sendo que que muitos assuntos ficaram incompletos ou mal acabados, da mesma forma que a historia de Anna ficou. Ainda não consegui entender esse tituloooo se por acaso alguem souber
Darah 18/10/2022minha estante
Sobre o título, dizem que o nosso futuro está escrito nas estrelas, então seria a culpa das estrelas a história deles ser triste

biaduqx 18/10/2022minha estante
Ahhhh nossa nem tinha pensado nisso! Muito obg viu

Darah 18/10/2022minha estante
De nadaa

bianquicha 31/10/2022minha estante
eu queria ler esse livro mas como eu já sei o final ( já vi o filme) e o filme n é nada de mais eu desisti

biaduqx 31/10/2022minha estante
Tem livros que mesmo já tendo visto o filme valem a pena, mas eu não acho que esse vá valer tanto a pena de ler já sabendo o final

biaduqx 31/10/2022minha estante
Não é taooo surpreendente assim...mas se VC quiser dr uma chance

Julio 04/08/2022

Sem maturidade, clichê e mal escrito. O pior autor séc XXI
Eu juro por Deus que eu tento gostar de algo que o John Green escreve. Eu digo pra mim mesmo: o livro não é ruim, é só a tradução que é mal feita. Mas ler no idioma original parece até pior.

A personagem principal é previsível e sem graça. Essa obsessão sem sentido dela por querer saber o final de um livro que ela leu, como se ela não estivesse morrendo de câncer só mostra a falta de maturidade do autor com um tema tão sério.

É uma confusão do começo até o fim, não fica claro se o livro é sobre o amor que ela tem pelo Gus, se é pra saber o que aconteceu com a filha do autor do tal livro, mas certamente não é sobre pessoas com câncer, isso é só uma desculpa conveniente o livro todo até o amor da vida dela que ela conheceu tem 2 semanas morrer, mas mesmo a partir disso o autor não parece muito interessado em desenvolver sobre as consequências de perder alguém pra uma doença sem cura.

A personagem principal odeia que a tratem como coitadinha, mesmo o autor colocando ela no papel de coitadinha o tempo TODO. O mais próximo que o John Green conseguiu articular sobre pessoas com câncer são que as pessoas veem pessoas acometidas pela doença como coitadinhas e dependentes, assim sendo "despessoabilizadas" (???). O PIOR foi usar a incrível analogia de que pessoas com câncer são granadas prontas para detonar (além de ser completamente imaturo, é ridículo, e o tom de condescendência e de se achar inteligentão por ter pensado nisso é palpável).

Cheguei em uma parte do livro que eu entendi o que era aquele livro: Não era uma história de amor entre duas pessoas e como sobre a vida é efêmera e por isso nós precisamos aproveitá-la, era só um livro com um monte de passagens clichês (que eu aposto que o John Green se achou super inteligente escrevendo) pra postar no instagram!
hina. 04/08/2022minha estante
Não gostei do filme e depois da sua resenha, bem provável que não vá gostar do livro também.

@estantesdamine 04/08/2022minha estante
Um dos livros que eu não gostei tanto e não entendo como o povo amaaaa, achei tão previsível e fraco

Leticia 04/08/2022minha estante
Acho que um dos pontos principais desse livro é que o câncer não é o protagonista da história, mas, sim, a Hazel e o Gus. E eu achei isso bem legal, pois ao invés de definir a vida dos personagens em torno da doença, o John mostra personagens vivendo suas vidas APESAR de terem sofrido ou estarem sofrendo com essa doença. Acho que o ponto é esse: focar em quem são esses personagens ao invés de focar na doença que eles têm ou tiveram. E a própria história deixa isso bem claro, um exemplo disso é a parte em que o Gus diz que quer saber quem é a Hazel e não sobre o câncer que ela tem. Foi intencional da parte do autor não fazer do câncer o protagonista da história.

Julio 04/08/2022minha estante
Eu recomendo ler MAS NÃO COMPRAR. Eu tenho pavor desse homem ter a liberdade financeira de escrever de novo.

Leticia 04/08/2022minha estante
Desculpa o textão. É que achei interessante seu ponto de vista e decidi comentar o meu sobre um dos pontos que você expôs :)

thau.books 06/08/2022minha estante
todos os livros desse homem são ruins

mia 06/12/2021

...
todo mundo já ouviu falar de "a culpa é das estrelas". tipo, eu nao sei como, esse livro parece q rodou o universo ?? entao eu logo imaginei ne, "deve ser um livro q vai mudar minha vida pq pra falarem tanto, tem q ser MUITO bom"
engano meu.
talvez tenha sido pq eu criei expectativas muito altas? talvez, mas eu me senti decepcionada :( achei o livro muito chato.. e tbm me pergunto como q o livro é +11/+13 se a cada frase deles eu nao entendia um "a" ??? tbm achei o livro muito pessimista e derrotista, do tipo "eu vou morrer kk espero q nao seja hj". eu achei isso tao??? sla ne, talvez eu q nao tenha senso crítico mesmo.
p.s.: nao é só pq eu nao gostei, q eu nao fiquei triste com certas coisinhas ok?
Enfim, pra resumir, eu nao gostei ??
Janann 06/12/2021minha estante
To lendo e to achando a mesma coisa que vc, tô ja desistindo

Carpe diem 07/12/2021minha estante
Concordo plenamente com você, tu não tem senso crítico msm.

mia 07/12/2021minha estante
@Jana nao ta facil sksjksj

mia 07/12/2021minha estante
@Carpe diem é a vida ne, nem todo mundo tem essa sorte ?

pdr 10/12/2021minha estante
eu gostei do livro porque os personagens principais são muito autênticos e seus diálogos tem alto teor filosófico, fora isso, não sou chegado em romance.

mia 10/12/2021minha estante
@Pdr ah, respeito sua opinião, mas eu achei sem graça sabe

Ibrennt 09/11/2021minha estante
Incrível! chorei horrores lendo o livro?

Vinicius 09/11/2021minha estante
Li o livro da capa do filme ,na real ,o Augustus sofreu, e eu queria até parar de ler no final só que continuei!!

Teo 09/11/2021minha estante
Tbm to lendo e é surreal msm como sentimos as coisas

@0Good_girl 09/11/2021minha estante
Ai eu não cheguei a chorar, mas eu sofri lendo tudo o que ele passou sério.

@0Good_girl 09/11/2021minha estante
Aí valeu muito a pena ter continuado a ler né? Porque o livro é simplesmente maravilhoso

@0Good_girl 09/11/2021minha estante
Cara sim, eu sofri muito lendo cada internação deles e tals

Livia 23/07/2020

é mais ou menos
eu amo a escrita do John e como ele escreve muito bem para um público adolescente. eu gostei muito dos quotes e também do romance, mas confesso que eu esperava mais? eu não sei dizer ao certo o que faltou, mas eu não consegui enxergar essa "obra prima" que muitos falam.
mas se você gosta de romance clichê e de chorar muito, eu te recomendo :)
Bianca 23/07/2020minha estante
eu particularmente amei os livros do John Green, porém esse eu só vi o filme.

Livia 23/07/2020minha estante
eu amei muito "quem é você, Alasca?" mas esse eu não curti muito não

Bianca 24/07/2020minha estante
eu gostei muito também e não espera esse final

Lala 27/07/2020minha estante
Eu achei a mesma coisa

Lala 27/07/2020minha estante
E pela primeira vez na vida, eu preferi um filme do que o livro

Livia 27/07/2020minha estante
nunca assisti o filme mas quero

Natali 24/01/2013

Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais!
Na minha opinião, não há melhor descrição que essa feita por Markus Zusak! Isso porque, o livro conta a história de personagens muito envolventes, como Hazel, Augustus e Isaac - Sim! Ele também é um maravilhoso ingrediente dessa história maravilhosa!

Hazel Grace é uma paciente terminal. Diagnosticada com câncer, "se coloca a disposição da medicina" para um tratamento paliativo, que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos.
Para Hazel, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Entretanto, quando Augustus Waters aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, tudo muda. E é a partir daí que um belo enredo se desenvolve, reservando à Hazel uma dádiva tão grande quanto a vida: o amor!

Um livro emocionante, que me fez enxergar tanto o privilégio que é poder amar algumas pessoas, quanto o privilégio que é poder ser amada!
Uma estória linda e indispensável!
Jana 24/01/2013minha estante
AMEI esse livro, por tudo! Pelo relato sincero, bruto e principalmente sarcástico....rs

Natali 24/01/2013minha estante
É, Jana! As mais sinceras emoções estão nesse livro!! ^^

Ingrid 25/01/2013minha estante
Outro livro que eu preciso ler.

Natali 25/01/2013minha estante
Ingrid, se eu fosse você pediria de presente na primeira oportunidade ;) rsrsrs

Carol 26/01/2013minha estante
Altamente indicado!
- adorei a resenha!

Natali 27/01/2013minha estante
Valeu, Carol ;)

Anayle 21/07/2022

? Alguns infinitos são maiores que outros ?
? ? Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos -, O último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas. ? ?

O conforto que esse livro me causou foi impressionante, que escrita perfeita John Green, fluída e sem embaraços.
Este é o primeiro livro que leio do John Green, então não tenho moral para falar que é o melhor que já li.

Gosto muito de ver opiniões e experiências literárias de outros leitores, e neste livro devo concordar que não há nenhum grande impacto ou algo que deixaram todos de cabelo em pé.

Isso foi oque estragou um pouco. O começo foi impecável com ritmo de escrita, envolve e flui facilmente a leitura.
Mas depois do plot? se é que aquilo pode ser chamado de plot.

Inicialmente Hazel não quer ter um relacionamento pois se denomina como uma granada (? Eu sou tipo. Tipo. Sou tipo uma granada, mãe. Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vítimas, tá? Eu sou uma granada. Só quero ficar longe das pessoas, ler livros, pensar e ficar com vocês dois, porque não há nada que eu possa fazer para não ferir vocês; vocês estão envolvidos demais, por isso me deixem fazer isso, tá? Não estou deprimida. Não preciso sair mais. E não posso ser uma adolescente normal porque sou uma granada.? )
E como plot, não é ela a granada que explode ao final.

Depois da ?granada? explodir , a leitura fica completamente rasa e parada, sei que é um momento sem muita coisa para fazer, afinal já deixaram claro que não teria chance de sobrevivência.

Mas a maneira que eles lidam com isso é tão fútil, que nesses capítulo fiquei pensando ? é isso mesmo?? É assim mesmo que eles estão reagindo? ?
Mesmo que eles já sabiam que isso iria acontecer e não tinha como evitar isso, que sentimentos são esses ???

Toda envolvência, carinho e humor que passava entre todos os personagens( sim, as famílias incluídas) ficou super raso depois do diagnóstico.
É um momento completamente desanimador e triste, mas tratar essa situação de um jeito fosco é tão (???).

Agora falando de coisa boa ? Augustus Waters, meus amores que personagem.
Eu simplesmente amo gente com o humor e a personalidade dele (Entp vibes). 85% das risadas que dei lendo foi por culpa dele.
Esse jeito poético e zombeteiro dele é tão cativante para mim, melhorava 1001% a leitura.
? [?] Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações. ?
ps: vi uma mulher falando que não gosta dele, por causa desse jeito poético,metáforas e tudo mais, super respeito a opinião alheia mas minha vontade é de sair caçando seres assim.

Hazel Grace nossa querida protagonista. Curti demais ela, típica bookstan com humor sarcástico e duvidoso, não gosta de ficar passeando(se não for com o Gus claro), vegetariana, poeta e introvertida.
Achei bem construído os personagens, nada impecável mas também nada irrelevante.

? [?] Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavel mente vou ter. ? ? Hazel Grace
Alanah 22/07/2022minha estante
Que bom terminouuu lindo né?! Muito triste, mas bom

Alanah 22/07/2022minha estante
Um livro dele que tipo a história vc pode achar uma merda, mas os personagens são incríveis é Cidades de Papel, nossa vc ri mt tmb

Anayle 22/07/2022minha estante
Siim eu adorei !!??
A filosofia que tem nas falas é incrível, agora preciso ver ?Como eu era antes de você?

Alanah 23/07/2022minha estante
Vejaaa tem no Prime

Alanah 23/07/2022minha estante
Dps me conte a experiência

Rei 09/10/2021

Nunca vi o filme, mas ja prefiro o livro
Nunca imaginei que ia gostar tanto de um livro, a história é linda você ri você vive os personagens, chorei com o final do livro, leria novamente sem problemas
Flower ð 09/10/2021minha estante
To passando isso com esse livro 100%?

Rei 09/10/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso desde o início?

Flower ð 09/10/2021minha estante
Unica parte ruim é que ele acaba?

Rei 09/10/2021minha estante
Chorei quando cheguei ao final, próximo a parte 200 é só choro viu(desculpa o spoiler)

Rei 09/10/2021minha estante
E tem uma parte que fala o nome de uma música do Gus
É triste mas escuta, chorei tanto

vivica2 01/10/2021

[*****]?
CARA ISSO É MUITO BOM, o romance da hazel e do augustus é perfeito, amei o livro, menos o final que eu chorei igual uma cadela e desidratei por 3 dias, mas foi incrível
Anaðð« 01/10/2021minha estante
Sim kskskskskskskksks

Lucytihê 01/10/2021minha estante
eu nunca vou superar a morte do augustus waters! :'(

vivica2 01/10/2021minha estante
cara nem eu :(

Juh 13/11/2021minha estante
eh sobre isso e n ta td bem ???

Lyta @lytaverso 16/12/2021minha estante
"Desidratei por 3 dias, mas foi incrível" hahahahha

apenas.sarah 11/07/2021

Clube do Livro; resenha 1.
Vou começar dizendo que este livro realmente me surpreendeu.
É completamente inevitável para mim fazer uma comparação entre a obra e a adaptação cinematográfica.
Já havia assistido o filme várias vezes, mas foi realmente muito bom conhecer esses personagens mais a fundo. A personalidade deles me agradou positivamente ? não pensava que o Augustus poderia ser mais divertido e carismático do que o já mostrado no filme.
Bom, eu estava errada.
"O andar dele era tão cafajeste quanto o sorriso."
Ele é muito agradável, engraçado, sempre sabe o que dizer ou o que fazer. O apoio dado a ela de parte dele aqueceu meu coração, porque não há desmerecimento de nenhum dos lados. Gus não a prioriza mais do que si mesmo. Vou dizer logo de uma vez: ele é perfeito.
Hazel também é incrível. Irônica, sarcástica, com um senso crítico e conhecimento geral afiadíssimos. Independente disso, ainda consegue ser uma menina doce, gentil, super educada e brilhante. Apesar do câncer, ela não permite que a vida gire em torno disso 100%. Gostaria muito de ter toda a determinação que ela tem dentro de si, a força dessa garota é colossal, eu realmente a admiro muito.
Ao meu ver, o livro passa muito mais sentimento e carisma do que o filme, tendo um ar mais triste.
É um livro pequeno, não passa de 300 páginas, mas completo. Não há nada a ser adicionado ou retirado para melhoria ? isso na minha opinião. Tenho somente elogios, até mesmo a escrita do John Green é perfeita.
Não consegui me identificar com a Hazel nem com ninguém dali (isso também não é uma crítica). Acredito ser quase impossível adolescentes conseguirem se identificar totalmente com qualquer livro que tenha protagonismo nessa faixa etária. No máximo, dá para ter um caminhão de empatia pelos personagens.
Apesar do drama e do final trágico, A Culpa é das Estrelas me deixou muito satisfeita. É o que nós chamamos de "comfort book". Não é para ser algo enorme, gigantesco ou viciante. Apenas uma história gostosa contada num ritmo tranquilo. Eu recomendo demais a leitura.
mari 11/07/2021minha estante
eu estava com um pouco de receio de começar o livro, ja q vejo muita gente reclamando sobre, e isso me motivou bastante a ler !! :)

apenas.sarah 11/07/2021minha estante
@mari pode ler sem medo, amg. É o que eu falei na resenha, não é pra ser uma história surpreendente, sabe. É um livro muito gostosinho e vai te fazer sorrir bastante ?
Vai na fé que é mais completo que o filme.

Clara 11/07/2021minha estante
Oq mais me fascina nesse livro são os pensamentos profundos que John green faz,mds esse é meu livro pra vida

ana 13/07/2021minha estante
Sempre tive vontade de ler esse livro mas tinha medo porque tenho sérios problemas com coisas tristes, eu fico muito mal.. e fiquei super chateada quando vi o filme, mas vc me deixou com vontade de ler!

Clara 13/07/2021minha estante
@ana assim é um triste, mas se vc viu o filme,acho q é mais de boa,a única diferença vão ser descobrir mais coisas sobre os personagens, e os pensamentos incríveis,vc não vai se arrepender sério...

PedroHarpy 19/05/2021

"Eu te amo no presente do indicativo".
A Culpa é das Estrelas, narra a história de dois adolescentes Hazel e Augustus, que lutam contra o câncer para sobreviver. Hazel Grace, é uma jovem que está preste a completar dezessete anos e desde os treze anos sofre com um cancro na tiroide, que evoluiu para uma metástase no pulmão e faz com que ela tenha que andar com um cilindro de oxigênio e uma cânula no nariz para conseguir respirar e que infelizmente não tem cura sua doença. Além da enfermidade, sua auto-estima é baixa e possui poucos amigos, sendo sua mãe a melhor amiga, seus pais vendo a sua situação ficam preocupados e colocam a menina em um Grupo de Apoio a Criança com Câncer.

No grupo de apoio, Hazel conhece Augustus Waters, para os íntimos Gus, um menino de 18 anos que até então estava em remissão de um câncer chamado osteossarcoma. Gus, estava no grupo para apoiar seu amigo Isaac que possui câncer ocular. Após, ficar encarando e trocando olhares com Hazel, ele decide no final da reunião ir conversar com ela. Logo, Gus descobre o interesse da menina no livro ??Uma Aflição Imperial", do escritor Peter van Houten, e que o sonho dela era viajar para Amsterdã, conhecer o autor e saber o que acontece depois do livro com alguns personagens. Se eu continuar contando provavelmente vou dar spoiler rsrsrsrs.

A relação entre Augustus e Hazel, não é em nenhum pouco forçada, muito pelo contrário, ela acontece de forma natural. O romance e o companheirismo que surge entre o casal é maravilhoso, os dois acabam se apaixonando pelo outro e se ajudando com seus problemas, consequentemente, comove todo o leitor, pois é o amor em sua forma mais simplória e pura, sem cobranças, só complementações. As emoções vividas por esses jovens, seus medos, perdas, superações é incrível, e o romance é completamente envolvente balançando o coração de qualquer um que ler. Nunca esquecerei aquele final :(
estrela 19/05/2021minha estante
Que saudade desse livrooo

PedroHarpy 19/05/2021minha estante
É perfeitooo

Madu 20/05/2021minha estante
Eu amo esse livro, mas quando releio nunca é até fim, por causa do final, tenho coração mole, rsrs

PedroHarpy 20/05/2021minha estante
Eu te entendo completamente, o final acaba com a gente

Edu 22/12/2021minha estante
tô lendo o livro pela primeira vez, até então só tinha visto o filme, tô amando

Luis 09/09/2020

Ok? Ok...
A culpa é das estrelas faz parte de uma série de livros dos quais ouvi falar a muito tempo, mas para os quais não dei muita atenção.
Quão bom um romance adolescente pode ser? Me perguntei.
Agora eu sei a resposta. A culpa é das estrelas não é apenas uma leitura incrível e cativante. Ela é também uma história transformadora.
Viver ao lado de Hazel e Augustus me fez aprender uma nova forma de enxergar a vida. Também me fez fazer novos questionamentos quanto ao ato que é viver.
Hazel me mostrou um modo dela de ser forte e de lidar com problemas impossíveis. Ela me mostrou que a inevitabilidade da vida é uma droga, que a dor nis atinge de uma forma ou de outra, mas que podemos escolher e aceitar as nossas dores.
Augustus me ensinou otimismo, amizade, raiva, dor, desespero e tristeza. Além de tudo isso, acho que o mais valioso que levei dele foi uma forma de aprender a me posicionar diante do impossível. Augustus, saiba que você deixou sua cicatriz em mim, cara. E eu agradeço muito por isso.
A culpa é das estrelas me fez rir, chorar, refletir e sorrir.
O mundo pode até não ser uma fábrica de realização de desejos. Mas está tudo bem, a vida é uma coisa boa e vale a pena ser vivida.
Ok?
Ok.
Rod Zandonadi 11/09/2020minha estante
Tá aí um livro que nunca imaginei que veria você lendo rs

Luis 11/09/2020minha estante
Ahahha eu também nunca imaginei, mas estou feliz por ter lido.

Rod Zandonadi 12/09/2020minha estante
Eu dormi no cinema vendo esse filme, então passo longe do livro rs

Luis 12/09/2020minha estante
Ahahha não vi o filme, mas o livro é muito bom, para quem curte drama e romance

Rod Zandonadi 13/09/2020minha estante
Hum... então vou continuar sem ler, acho viu... até vejo os filmes com a Deb, mas ler... tenho pouco tempo, então leio o que mais gosto rs

Ludivon 26/09/2012

História de amor adolescente água com açúcar com alguns brilhos de inteligência. Começo promissor, final apressado e decepcionante.
Rodrigo 27/09/2012minha estante
pelo que as pessoas falavam, eu esperava bem mais desse livro.

Esther 05/10/2012minha estante
Apressado, sério? Ele foi na conta ótima, Até quis saber sobre o restante da vida dos personagens, como aconteceu com Hanzel. Mas cara, foi perfeito, ele não foi antes ou depois do que seria perfeito, ele usou o ponto final certo, ele fez ficar perfeito. Sem falar que não foi nenhum pouco previsível, eu havia criado todo um roteiro quando li as primeiras páginas. Enfim, perfeito, realista e trágico. Pena que não gostou :/

Esther 05/10/2012minha estante

Alice Nóbrega 08/10/2012minha estante
Pelo menos o final foi melhor do que o de Uma Aflição Imperial, que terminou no meio da frase.

maitê 22/04/2024

Ok? Ok
´´Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre o 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,11 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 1 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muito deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter.´´

TRISTEZA DEPRESSAO DOR SOFRIMENTO
Rosieee 22/04/2024minha estante
Eu amo esse livro.

Andressa.Mota 22/04/2024minha estante
???

Gus 22/04/2024minha estante
???

-fefe- 22/04/2024minha estante
esse livro deixa a gente no tristeza profunda ?