O amor nos tempos do blog

O amor nos tempos do blog




Resenhas - O Amor nos Tempos do Blog


98 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Philip Rangel 01/07/2012

Antes de começarmos a fundo nossa avaliação do enredo, é importante que vocês entendam como foi construído a premissa do livro. Confesso, que logo vocês irão querer aprofundar na outra obra relacionada com a trama criada pelo Vinicius Campos.

O autor Vinicius Campos, teve como base a obra "O amor nos tempos do cólera", de Grabriel García Márques. Uma obra que eu não conhecia, logo procurei mais detalhes, vou resumir rapidamente: Florentino Ariza, é apaixonado pela personagem Fermina Daza, depois da sucessão de algumas trocas de cartas, ao conhece-lô ela desiste dele acabando se casando com outro. Como uma paixão não termina com uma primeira rejeição, Ariza segue em frente desenrolando toda a trama. Os personagens criados por Gabriel, são reais, eles espelham aos seus pais. Agora, depois de entendermos como o autor relacionou aos personagens, vamos para a avaliação de "O amor nos tempos do blog".

Do mesmo personagem criado por Garcia,- Ariza-, é relacionado também na obra de Vinicius, como seu personagem central. Ariza, nosso personangem principal, cria um blog (Ariza em Silêncio- Encantado por um sorriso) para expor seus sentimentos diários vividos em decorrência de sua vida. Até que começa a receber comentários de uma personagem chamada: Cinderela Virtual, no qual acaba ajudando, aconselhando como pode em algumas situações. No desenrolar da trama, conhecemos outros personagens como a Deusa Cibernética, apresentando também o seu blog, o mesmo acontece com a Cinderela Virtual, ambos amarrando a trama do livro. Não podemos deixar de citar a formatação feita pela arte da editora, cada blog é apresentado com cores e tonalidades diferentes, espelhando ao jeito de cada personagem.

“Silêncio é costume, necessidade, maneira de viver. Eu não escolhi o silêncio, mas o aceitei e gosto dele. O silêncio está longe de ser algo horrível, pelo menos para mim. O silêncio só me incomoda quando aparece para substituir alguma coisa que deveria estar lá.”Ariza em Silêncio, p. 17

O autor leva o leitor para uma análise de nossa própria vida, quanto ao primeiro amor, a coragem de chegar perto da pessoa, como driblar controlando os sentimentos. E o que mais chamou a atenção é ver como nós valorizamos muito a aparência, esquecemos o que esconde dentro de cada um, você leitor irá descobrir um ponto forte com nosso personagem central, aprendendo e questionando se você sabe o que é amar. Um livro com menos de 100 páginas, fará de seu final de semana um dia perfeito, quando terminar, ficará querendo mais e logo começará mudando todas às suas atitudes já feitas, seja certas ou erradas.

Confesso que já tive um blog criado com minha prima para expor nosso dia-a-dia, como aconteceu com Ariza. Isso nos faz soltar o que sentimos, até porque não são todos que irão ler. Muitos não vão aceitar que o texto do livro possa acontecer em vida real. Porém, não precisamos ir longe para que isso seja comprovado. Quando finalizei, logo pensei se o autor também já tinha vívido a mesma experiência. Acreditando em uma resposta positiva.

“Ler é como uma viagem, e se viajamos duas, três, quatro vezes ao mesmo lugar vamos descobrindo ruazinhas, paisagens virgens e outros lugares que antes não tínhamos visto.” Ciderela Virtual, p. 56.

Um outro ponto que encontrei no livro, foi o de não presenciar erros. Sim, como o livro é em forma de um blog, todo blogueiro comete algumas gafes ortográficas, mas nada que desabone o enredo. Sabendo que não pode haver erros de português nos livros. A diagramação e a capa como já mencionado acima é fantástica, a Cia. das Letras acertou em cheio ao publicar o livro. O Vinicius tem muitas histórias ainda para contar. Uma pessoa simples, humilde que demonstra um prazer enorme em repassar seus ensinamentos.

Por fim, o livro é voltado para um público mais jovem, para quem ainda é adolescente. Mas, nada que proiba os adultos em ler, pelo contrário, o enredo convida você leitor para viver todas as emoções lendo "O amor nos tempos do blog".

para conferir a resenha, acesse: www.entrandonumafria.com.br
comentários(0)comente



Mariana 20/07/2012

Lindo, lindo e lindo.
Quem disser que um livro com menos de 100 páginas não pode ser bom está enganado. O amor nos tempos de blog prova isso!
Eu li esse livro em uma hora, não consegui parar nem um minutinho até ver o final.
Estou até agora encantanda com a inocência desse amor, coisa que praticamente não vejo mais.
Super recomendo!

OBS: Diagramação muito legal!
comentários(0)comente



Kezia 12/10/2021

Eu amooo esse livro
Eu já li ele muitas vezes e sempre eu acho incrível esse livro. Acho a história super fofo e é um dos meus favoritos.

Conta a história de um menino que encontra uma menina na biblioteca e se apaixona por ela e ele conta tudo isso no blog dele.

A história é super boa e rápida de ler .
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mona 05/06/2022

legalzinho
para ser sincera gostei bastante do livro é uma leitura rápida e leve, mas muito previsível, apesar de ter gostado não léria novamente
comentários(0)comente



Nicole 05/09/2023

Amei
Eu amei esse livro!
É um livro curtinho q vc consegue ler em um dia
Eu recomendo mtoo
Espero q goste do livro :)
comentários(0)comente



Psychobooks 15/10/2012

Antes de começar a falar do livro em si, acho legal que vocês entendam a premissa e onde ela se apoia.

O autor, Vinícius Campos, teve como base de sua história o enredo do livro “O amor nos tempos do cólera” de Grabriel García Márques. Vou dar uma resumida na premissa dessa segunda obra e depois comparamos os dois enredos:

Florentino Ariza, o protagonista da história, se apaixona por Fermina Daza e depois da troca de algumas cartas, ao conhecê-lo ela o rejeita e se casa com outro. Ariza segue apaixonado e o enredo se desenrola. Toda a história tem como base a real história de amor dos pais do autor.

Bem, eu confesso que não conhecia a obra de Grabiel García Márques e fiquei depois da leitura de “Amor nos tempos do blog“, bem curiosa com o enredo. Mas foi só isso que a história me despertou.

O protagonista de Vinícius toma emprestado o nome do protagonista de Gabriel – Ariza -, e cria um blog para desabafar seus infortúnios e impressões da vida. Por um golpe do destino, uma garota – “Cinderela Virtual” – acha seus textos e passa a conversar com ele. De volta à vida real, Ariza (seu nome verdadeiro não é revelado logo no começo) conhece uma garota linda na biblioteca da escola, se apaixona perdidamente e começa a falar sobre ela em seu site pessoal.

A partir daí a história se desenrola de uma forma bem óbvia, com clichês sendo usados repetidamente. Me senti o tempo todo dentro de um filme da “Sessão da Tarde”, onde o óbvio estava à frente do mocinho e só ele não enxergava.

A narrativa é feita por meio de postagem e comentários do blog, e foi exatamente aí que Vinícius me perdeu. Os protagonistas têm 13 anos, mas o modo com o qual eles se expressam não parecem em nenhum momento verossímeis com a idade. As dúvidas, as observações, os problemas, sim. A forma de escrita, não.

Outro ponto que também me deixou descontente foi a rapidez do texto. Sim, a história é simples e podia muito bem ter sido desenvolvida nas 96 páginas, mas em dado momento, fiquei com a impressão de que Vinícius estava se atropelando para que a história terminasse logo, para dar um ponto final em tudo. A caracterização dos personagens também não foi boa, com uma delas inclusive perdendo completamente suas principais características no final da história.

Há uma surpresa no segundo terço da história que me deixou bem contente. É uma das características principais de Ariza que só é revelada quase no final do enredo.

Recomendo a leitura para adolescentes e pré-adolescentes. A história tem uma base simples, é repleta de clichês, mas não deixa de ser divertida.

http://www.psychobooks.com.br/2012/06/resenha-o-amor-nos-tempos-d-blog.html
comentários(0)comente



Catharina.Mattavel 20/02/2013

O Amor nos Tempos do Blog
Adorei.
É uma história muito linda e que nos faz refletir.
Adorei mesmo.
A linguagem é muito boa.
Recomendo.
comentários(0)comente



Anna Laitano 29/06/2013

Fofo, mas previsível
Desta vez, o que me atraiu no livro não foi a capa, nem o sucesso. Não, além do título, o que me fez comprar foi o tamanho, afinal, seria uma leitura rápida e que prometia ser interessante. Se eu estava fascinada ou decepcionada ao final? Difícil dizer...

Primeiramente, preciso destacar que adoro o fato de o livro ter sido traduzido pelo próprio autor. Acho que nenhuma tradução pode ser tão fiel quanto a de quem escreveu o original, não é? Então, o título é algo que eu geralmente reclamo bastante, especialmente nas traduções, mas, neste caso em particular, fica claro no decorrer da história que a intenção realmente foi fazer a ligação com o livro O Amor nos Tempos do Cólera (afinal, o livro é citado inúmeras vezes na história).

Outro ponto positivo do livro é que além de curtinho, o formato escolhido (o uso dos blogs) garante uma leitura super rápida. Acho quase impossível alguém não ler de uma "pegada" só. Ainda comentando sobre o formato, acho legal que os autores estejam modernizando os livros, inserindo a realidade virtual atual cada vez mais nas páginas. Há muito a se trabalhar nesse plano, podendo garantir bons resultados.

Bom, apesar de até agora ter evidenciado os pontos positivos, tenho que explicar o motivo de eu ter atribuído uma classificação baixa ao livro. Pois bem, o motivo é que a história, para mim, foi bem previsível. Embora um pequeno fato tenha me surpreendido, não foi o suficiente para me animar depois da previsibilidade de outros acontecimentos. Além disso, senti que a história ficou um pouco superficial, de forma que os personagens nunca ficaram tão profundos como eu gostaria. Acho que depois de ter lido @mor (outro livro que se passa no mundo virtual, através de trocas de e-mails), esperava algo tão intenso quanto, ou pelo menos próximo. Portanto, o grande problema, como sempre, foi a expectativa.

Como uma leitura juvenil, rápida e descontraída, indico. Inclusive, a mensagem da história é bonita, sim. Mas, se a sua busca for por algo mais complexo e profundo, não é exatamente este o livro certo. Afinal, ele é fofo, mas é previsível.

site: Para mais resenhas acesse: www.queridaprateleira.com.br
comentários(0)comente



juu 27/10/2022

o amor nos tempos do blog ??
que livro fofiinhoooo!super curtinho mas te prende muito,li super rápido.é um livro que nos faz refletir em vários aspectos,nos faz entender que para conseguir o que queremos,não há dificuldade que nos pare.é muito lindinho ver a história de amor dos 2.nota 4 ??
comentários(0)comente



Ernani 06/07/2014

O livro foi lançado pela editora Cia. Das letras e é de autoria do escritor, apresentador e ator brasileiro Vinicius Campos. O livro é meio que diferente por que o autor conta a história não em capítulos mas sim em blogs, o eu no começo pode ser meio complicado, mas vai se tornando cada vez mais interessante.
O livro conta a história do casal Ariza em Silencio (Bernardo) e Cinderela virtual (Luz). Os dois adolescentes se conhecem em uma biblioteca e é paixão a primeira vista, eles mantem contato por meio de seus blogs na internet, porém isso é descoberto aproximadamente na metade do livro. Ariza (Bernardo) é um garoto surdo que está vivendo a separação dos pais, Cinderela (Luz) tem uma irmã gêmea que se passa por ela para acabar com o romance, mas como um bom romance o casal da à volta por cima.

Eu confesso que o livro me surpreendeu por que eu pensei que o livro fosse mais superficial e uma das coisas que mais me surpreendei foi digamos esse entrosamento com a comunidade surda que como fica bem claro no livro os surdos não são deficientes são apenas pessoas que se comunicam em um idioma diferente. Uma história surpreendeste que recomendo em especial à os adolescentes.
comentários(0)comente



Maria 02/11/2022

3,5 estrelinhas
Livro é curto e gostoso!
A história é bem envolvente, você lê ela de uma vez só. Li para a escola e confesso que adorei!!
comentários(0)comente



carol 21/11/2022

amor nos tempos do blog, apesar de ter premissa e formato interessantes, é um livro simples que sinto que podia ter sido executado de forma melhor ? tanto numa escrita mais bem elaborada quanto num aprofundamento maior no tocante à comunidade surda. entretanto, acredito também que não alcançou minhas expectativas pois seu público alvo é diferente do meu ? inclusive, acredito que seja uma ótima leitura para os pré-adolescentes, assim como foi para mim quando eu tinha treze anos. apesar de, na minha opinião, ter sido fraco em alguns pontos, não tem como não mencionar o quão fofo e agradável o livro é. confesso que me tirou alguns sorrisos !! porém, podia ter sido melhor.
comentários(0)comente



Yasmim 23/12/2022

Amei a história, amei o jeito de mostrar que as vezes é bom darmos uma segunda chance, dependendo da pessoa e da situação.
comentários(0)comente



Nat 27/12/2014

Ariza tem treze anos. Ele resolver começar a escrever um blog como uma maneira de se expressar. Um dos seus posts descreve a visão da menina mais linda que ele já tinha visto, na biblioteca onde ele havia ido devolver O amor nos tempos do cólera, de Gabriel Garcia Márquez. A partir desse dia, ele sempre escreve no blog o quanto ela é linda e como ele não tem coragem de se aproximar. Uma amiga virtual que se identifica com ele aconselha-o a não ser tímido e a falar com ela. Ariza toma coragem e faz isso, e quando recebe uma nota de volta onde a menina marca um encontro, ele fica super feliz. Mas tudo dá errado e o menino acha que sua amada só queria brincar com ele. É aí que sua fiel seguidora do blog resolver escancarar a verdade e revelar quem ela é.

Eu queria ler esse livro por pura curiosidade. Fiquei várias vezes de conseguir ele, até finalmente trocar pelo skoob. A história é bem simples, o livro é fino, proporcionando uma leitura rápida e alegre. Um dos motivos pelos quais eu quis ele é que eu estou valorizando mais a literatura jovem nacional. A temática também é legal, então lê-lo foi muito fácil. Percebi que o livro O amor nos tempos do cólera, de Gabriel Garcia Márquez, influenciou o autor no modo criar a história, além do tema em si, de que o amor é expressado de formas diferentes de acordo com a época em que vivemos. Vinicius escolheu um jeito bom de contar como o amor é expresso nos dias de hoje, na era da tecnologia. Adorei ler e recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2014/12/o-amor-nos-tempos-do-blog-vinicius.html
comentários(0)comente



98 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7