A Startup Enxuta

A Startup Enxuta Eric Ries

Resenhas - A Startup Enxuta

Tiago 30/07/2014

Por que 3 estrelas?
Eu vi que a maioria deu 4 e 5 estrelas... Pq classifiquei como 3 estrelas e não 4 ou 5?

1) Qdo leio um livro, eu tenho muita, muita, muita "sede" de conhecimento, de ideias novas, de inspirações, insights de criatividade e eu acabei de sair de um curso de pós graduação que me fez estudar e ler sobre boa parte do assunto que o livro fala, inclusive sobre esse sistema usado na Toyota, ou seja, "matou minha sede" menos do que eu esperava.

2) Tinha necessidade de 276 páginas? O autor conseguiria falar tudo o que ele falou em menos de 150 páginas.

Foi basicamente isso...
Dailton 17/02/2015minha estante
Concordo com a questão da concisão, Tiago. Sem trocadilhos, também acho que o livro poderia ser mais "enxuto" rs. No entanto, ele traz sim abordagens novas para startups que são uteis e valem a pena serem testadas. Gostei do livro e mandei 5 estrelas.

Renata 25/12/2016minha estante
undefined

thaisdreveck 27/03/2020minha estante
Concordoooo

Dylan Moraes 25/01/2014

Puxando o aprendizado acerca de produtos e serviços diretamente de quem vai comprá-los...
... é do que trata, na prática, a obra A Startup Enxuta, de Eric Ries. Talvez o próximo divisor de águas no modo como se observa o desenvolvimento de produtos e serviços e a própria produção industrial no capitalismo, como foi a obra de Taylor. Recomendadíssimo, para qualquer um interessado em administração e empresas, de tecnologia ou não.

site: https://twitter.com/moraes_dylan

Serge 21/05/2013

Construir, medir e aprender e para inovar
Na minha ignorância, eu achava que esse livro era muito focado em startups de tecnologia, focadas em negócios para internet. Na minha busca de conhecimentos sobre Inovação, reparei no subtitulo "Como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas". Comprei.

Tive a grata surpresa que constatar que as ideias de Eric Ries se aplicam não só a qualquer tipo de empreendimento, mas a qualquer tipo de empresa. É possível, mesmo numa organização gigante, ter projetos inovadores tocados por equipes organizadas como uma "startup interna".

Neste livro bem escrito, fruto da sua própria experiencia como empreendedor, a ideia central é que não dá para trabalhar com as metodologias/técnicas/ferramentas tradicionais, considerando o cenário de incerteza enfrentado pelas startups.

Buscando inspiração no Pensamento Lean, da Toyota, Eric Ries sugere um método de trabalho baseado em pequenos lotes e vários ciclos curtos Construir-Medir-Aprender. Com foco em experimentação e construçao de Produtos Mínimos Viáveis que permitam obter feedback constante dos potenciais clientes. Desta forma é possivel eliminar desperdícios construindo "o produto certo", mudando a estratégia ("pivotear") sempre que necessário (e baseando-se em métricas úteis).

Leitura obrigatória para todos os que tem vontade de empreender ou inovar, mesmo que ainda sendo empregados de empresas tradicionais. Como sugestão, neste post tem um resumo mais detalhado das ideias do livro, junto com slides e um ótimo vídeo explicativo:

Bernardo Obadia 08/05/2013

A STARTUP ENXUTA
Consegue resumir sua excelente ideologia de forma didática e rápida.

Exemplos reais que ajudam a fazer associações com os momentos vividos por qualquer empreendedor em suas startups. Agora é colocar em prática todo o conhecimento adquirido.

Carol 07/08/2012

Inspirador e motivador
Este livro explica e exemplifica como aplicar Ciência ao caos e à incerteza de uma startup.

“A Startup Enxuta” facilita a vida do empreendedor, seja ele dono ou não da empresa, mostrando como impor organização no caminho até o sucesso no desenvolvimento do produto, entendendo como produto qualquer resultado da interação de um cliente com a empresa.

Através de experiência e estudo, o autor, Eric Ries, é responsável por uma nova abordagem de administração para uma startup, condizente com suas características intrínsecas de caos e incerteza. Essa abordagem conta com conceitos importantes advindos, por exemplo, da manufatura enxuta e do desenvolvimento ágil.

Leitura fluida e didática contendo além de conceitos, exemplos reais. Recomendo a todos, pois todos têm um pouco de “empreendedor” dentro de si.