A Startup Enxuta

A Startup Enxuta Eric Ries

Resenhas - A Startup Enxuta

Carla.Zuqueti 12/01/2019

Opinião
Livro escrito por Eric Ries, ?A Startup Enxuta? é leitura obrigatória, tanto empreendedores, quanto para intraempreendedores. O livro aborda conceitos como a importância do MVP, métricas aceitáveis de medição, a métrica da vaidade e o quanto ela corrompe a verdade, a importância da aprendizagem validada e do feedback construir - medir - aprender. É um livro muito bom e com muitos conceitos.

Daniel.Martins 07/01/2019

Sensacional
O livro traz um bom equilíbrio entre a parte conceitual e os exemplos. Tem insights muito bons e um conhecimento q pode ser aplicado nos mais diversos modelos de negócios.

Leitura obrigatória!

keika 14/08/2018

Realidades
Toda vez que eu leio esse livro eu fico meio indignada o quão distante nós sempre estamos de onde poderíamos chegar.
Os caminhos sempre estão prontos.

Vinícius 29/01/2018

Interessante, mas limitado
É um bom livro pra quem deseja iniciar uma startup e não tem formação em Administração e áreas correlatas. Para os já iniciados, é um livro bastante superficial e que expõe alguns conceitos óbvios.

A narrativa é mais um relato de experiências próprias do autor na IMVU com várias dicas e passos para se levarem em conta na abertura de uma Startup. O livro, além de tudo, explica e condensa muito bem esse termo que é tão erroneamente utilizado por aí.

Heloisa Motoki 14/01/2018

Leitura obrigatória para empreendedores
Ótimas dicas e exemplos para quem empreende ou quer empreender. Descreve cada passo para reflexão. Recomendo

Morricone 26/09/2017

Bíblia da Startup
Leitura obrigatória para todos que amam empreender. A Startup Enxuta mostra como usar o método cientifico para criar inovações e valor continuo para novos ou já estabelecidos negócios.

cLiVe 15/09/2017

Fundamental para a empreendedorismo
A startup enxuta passa noções básicas e fundamentais para quem quer empreender. Com exemplos, o autor mostra como cada lição presente no livro aumenta a probabilidade de uma startup se consolidar.

Caio.Vinicius 03/09/2017

Lições na medida certa
O livro ensina o conceito de startup enxuta de forma simples e sem mostrar que é o único e melhor jeito de se conduzir uma empresa. Eu particularmente gosto muito quando o autor mostra pontos positivos e negativos, onde é possível melhorar, porque mostra que é mais aplicável ao mundo real, por isso minha nota máxima!

Matheus.Finardi 20/08/2017

gente, achei uma merda
sério, fazia tempo q não lia um livro tão ruim. no final ele justifica a teoria com a própria teoria (é tipo falar "minha teoria vai dar certo pq minha teoria disse que vai). na vdd é bom pra quem quer mamar o consumidor de um lado e dar pro venture capital do outro. boa sorte!
PS: empresa pra gente criar bonecos virtuais é um câncer social. as pessoas precisam interagir entre si, no mundo real, e não rumar a mais heterotopias.
José Redson Sena Vital 29/08/2017minha estante
I thought the same thing, it's horrible book anyway, he's surrounding and surrounding the book and never stopped at any, I've tried to read it, I've got a lot of expectation, but when I was reading this one, it's gave me cancer, it's not recommendable book, there is no such thing as " Loan " on this book, he's selling a lot of bullshit and not focusing in a thing properly.

Mariana.Felipe 13/11/2018minha estante
Me indique um bom livro sobre empreendedorismo então. Por favor.

Má Marinho 11/06/2017

Excelente guia para quem está iniciando as aventuras no mundo do empreendedorismo, startups e inovação.

A explicação de uma metodologia simples a ser utilizada no mar da incerteza. Se precisa de uma luz no seu negócio, aqui está.

Utilizado como base por muitos.

Chewie 17/11/2016

O livro é muito bom pelo conceito estratégico apresentado. O conteúdo é útil e apresentado de forma prática que facilita a compreensão.

O autor peca quando desce para o nível tático e operacional. Por estar focado num nível estratégico, ele traz entra no operacional do ponto de vista estratégico e, nesse momento, nem um e nem outro é explicado direito. Sua experiência se baseia em empresas de tecnologia (que são 99% das startups), então é de se esperar que grande parte dos seus exemplos estejam nesse campo. Mas pode ser diferente da realidade de algumas pessoas / empresas. Ele tenta trazer outros cenários, mas também não traz muita propriedade para essas empresas no nível tático / operacional.

Acredito que ter bem separados conceito estratégico e tático / operacional pode ser interessante e por isso, do ponto de vista operacional, acredito que o livro Value Proposition Design apresenta propostas mais interessantes que este livro. Juntar os livros pode ser bem interessante para ter o melhor dos 2 mundos.

Matheus 08/04/2016

Claro e objetivo
A startup enxuta é um livro que, a meu ver, a forma de escrita do autor não é aquela que me prende. Porém, ele é rico em conteúdo. Fica ainda mais interessante quando o escritor cita casos práticos de startups ou outras empresas. Apesar de não conseguir me envolver muito com o livro, consegui absorver alguns bons ensinamentos, como a importância do ciclo de aprendizagem rápido através do feedback de clientes e o poder dos pequenos lotes. Pretendo um dia voltar a lê-lo com mais interesse e calma para assimilar o restante do conteúdo.

Vitor Hugo 21/09/2015

Grandes ensinamentos!!!
O livro trás grandes ensinamentos para empreendedores de todos os setores da economia. Se engana quem acha que os ensinamentos do livro, só podem ser praticados por empreendedores no setor de tecnologia.
O Eric conseguiu trazer motivação + inovação para empreendedores e potenciais empreendedores...
A palavra que mais se repete em todo o livro é: Feedback. Que significa: Ouvir mais o seu cliente ou potencial cliente. Na minha opinião, dar e e receber críticas sejam elas positivas ou negativas, é o alicerce que vai fazer qualquer negócio crescer sustentavelmente.

O único feedback negativo que tenho sobre o livro é: achei o livro muito cansativo, o Autor apesar de excelentes ensinamentos, não conseguiu me prender muito na leitura, mas tirando esse pequeno detalhe, RECOMENDO à todos os empreendedores que queiram aprender mais sobre o modelo Startup Enxuta!!!

Dailton 17/02/2015

TODO EMPREENDEDOR DEVE LER
Desenvolvimento de clientes, ciclo de crescimento, MVP-Produto Mínimo Viável, motor de crescimento, pivotar... O livro traz muitos conceitos úteis e interessantes para o empreendedor, mas o ponto chave é a importância de se testar as hipóteses sobre o negócio, com o próprio cliente de forma a aprender o que ele deseja. Esse é o fator que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer empreendimento. Recomendo a todos que se interessam por negócios, particularmente aos novos empreendedores.

eduardoin 30/09/2014

Mudou minha forma de pensar negócios.
Lean Startup é um livro simples, claro e rápido. Vai direto ao ponto quanto às mudanças propostas na forma de ver, pensar e agir de uma empresa, seja ela uma startup ou até mesmo uma grande empresa, estabelecida. Além do pensamento Lean, ao meu ver, o grande benefício do livro é propor e mostrar a viabilidade por uma série de exemplos como o conceito e as práticas da Lean Startup se aplicam a todo tipo de negócio, não apenas àqueles que estão à procura do seu modelo de negócio, mas a todos que precisam se reinventar diariamente, sob o risco de serem engolidos pelos concorrentes ou pelas mudanças do mercado e da sociedade. Para mim, um divisor de águas em como se posicionar no trabalho, em como pensar trabalho.