A Startup Enxuta

A Startup Enxuta Eric Ries

Resenhas - A Startup Enxuta

Layziane 03/06/2020

Livro muito bom, principalmente para quem quer fazer diferença, seja na sua startup convencional ou na sua startup dentro de uma empresa. Vale a pena a leitura.

Alex Souza 13/05/2020

Gostei.
O livro entrega o que promete: ensinamentos para conduzir uma startup em todas as etapas de vida dela a partir do lançamento.

Com um detalhe importante: vindos de alguém que vivenciou este universo na prática, e não apenas no campo teórico, como que se aventuram a falar do que jamais vivenciou.

Além dessa divisão de experiência prática por parte do autor, o que mais me chamou a atenção, e agregou em termos de conhecimento, é de onde ele tirou inspiração para sua filosofia empresarial. Do Sistema Toyota de Produção. Que sempre ouvi falar aqui e ali, e tenho até livros a respeito em minha estante, mas ainda não tinha parado para estudar. Gostei muito disso.

Terminada e leitura deste livro, aproveitei que o tema estava fresco em minha mente, peguei um do livros que inspirou o autor, "O Sistema Toyota de Produção", de Taiichi Ohno, e fui me aprofundar na fonte que inspirou o autor.

Enfim, recomendo a leitura do mesmo, vale a pena o tempo investido.

Abraço!

Rômulo 22/04/2020

Espetacular
O livro é muito completo, ensina a metodologia de maneira muito prática. Provavelmente ao terminar esse livro você vai se sentir mais apto a validar sua ideia. Mesmo que trabalhe dentro de uma empresa, leia! Pois vai te dar insumos para fazer as coisas acontecerem. Recomendo muito!

thaisdreveck 27/03/2020

Exaustivo
Bem, se você é iniciante na área, talvez se interesse, mas se você já tem uma base de empreendedorismo e conhece um pouco do modelo Toyota, esse livro não agrega em nada.

Não o achei um livro "enxuto". É cansativo e repetitivo. O autor poderia ter resumido tudo em menos de 100 páginas. A escrita não desenvolve, é chata e torna a leitura extremamente lenta.

Li, li e li e não chegando a conclusão nenhuma de como aplicar essa estratégia de forma palpável. Não gostei.
Léo 02/05/2020minha estante
Super concordo com você !!

Sarah.Signorini 22/08/2020minha estante
Ainda não terminei, mas to com a mesma impressão!

Celina 10/09/2020minha estante
Nossa! Também não terminei, mas acho que ao final, ele ficará devendo em objetividade.

Wellingtton Jorge 14/02/2021minha estante
Pensei que só eu estava com essa sensação, estou demorando pra ler... São conceitos, sob conceitos, e conceitos... quem não possui um pouco de experiência, não entende nada.

Renan 03/03/2021minha estante
Concordo, além de ficar mencionando capítulos futuros e quando passa menciona capítulos anteriores....

Flávia 21/04/2021minha estante
Terminei de ler agora e achei bem cansativo. Não aguentava mais ler

Carolina.Severo 13/01/2022minha estante
E qual bom você indicaria nesse mesmo segmento?

Denis 15/01/2024minha estante
Concordo muito com você. Leitura super repetitiva, para ficar mais agradável tive que pedir ajuda da Alexa para ler pra mim, porque sozinho ler duas páginas já me cansa

Juliana Amaro 27/03/2020

Um bom livro para ser lido.

Doug 12/03/2020

Construir - Medir - Aprender
Uma metodologia para a criação de negócios baseada na implementação rápida, análise de dados e o enxague de tudo que é desnecessário.

Com certeza, é um ótimo caminho para a criação de negócios bem sucedidos.

Stella 08/03/2020

Desenha passo a passo o que é necessário e preciso para ter e manter uma startup. Tambem é uma ótima leitura pra quem empreende, pra quem é gestor. O livro é repleto de exemplos práticos da experiência do autor.

Pamela Florentino 02/03/2020

Aborda pontos importantes
O autor aborda os principais pontos que merecem atenção na hora de iniciar uma startup, além disso, também cita inúmeras experiências próprias e como resolveu problemas.

A leitura é interessante, pois lendo sobre a experiência do autor podemos ver onde ele errou e dar atenção para aquele ponto quando for a nossa vez de abrir uma empresa ou criar um produto.

Karisma 17/02/2020

Metodologia.
Apresenta o meio de constituição e trabalho em uma startup. Mas meio chatinha a leitura.
thaisdreveck 27/03/2020minha estante
Achei exaustivo

Russo 08/02/2020

Abrindo o campo de visão
A metodologia apresentada pode, sem dúvida, ser um divisor de águas da forma de gerenciar organizações e processos já bem "consolidados". Mudar as métricas de validação dos processos já vigentes, não seria um grande problema. O problema é não nós questionarmos sobre outras métricas que podem ser importantes nos nossos processos, buscando um maior entendimento do universo de interação dos clientes com os produtos e serviços que fornecemos. Essas metricaas sim, são capazes de dar velocidade na tomada de decisão e permitir que processos, até então, fotos consolidados, encontrarem a inovação e novos caminhos. Resultado financeiro imediato não é tudo. Uma grande espectativa validada várias vezes e levando ao aprendizado é o único meio de desruptar o mundo que vivemos.

Arlete.Lety 30/08/2019

Leitura chata e massante
O autor só fala das próprias teorias aplicadas na empresa dele. Esperava que usasse mais empresas como exemplo. Leitura cansativa não prende a atenção do leitor.
thaisdreveck 27/03/2020minha estante
Além q só repete a mesma coisa. Achei um tédio

Irineu.Dias 17/08/2019

O modelo enxuto
O livro é uma bela introdução a metodologia do trabalho enxuto, sendo voltado mais para startups. Suas metodologias também podem ser aplicadas em outros segmentos.

Mr. Jonas 30/01/2019

The Lean Startup
Eric Ries em seu livro "A Startup Enxuta" ou "The Lean Startup" criou uma febre mundial e inundou o mundo dos negócios com a palavra lean. Tornar-se enxuto virou palavra de ordem.
O mercado pareceu entender que o modelo enxuto é essencial para se tornar mais eficiente no cenário competitivo atual, mas com isso vieram grandes desafios. Muitas vezes as pessoas e empresas não entendem exatamente o que significa adotar um processo enxuto, como começar e quais resultados esperar.