Private - Agência Internacional de Investigações

Resenhas - Private

1 | 2 | 3 | 4

Camis 14/01/2013

nervoso e inquietante
Jack recebeu de seu pai uma herança um pouco fora do comum: o comando sobre a Private, a agência de investigações fundada por seu pai e falida; e 15 milhões de dólares. Sim, só isso. Cinco anos após Jack tomar as rédeas do lugar, a Private, que antes era nada mais do equipamentos alojados em sala pequena, agora é uma das maiores, mais modernas, eficientes e sigilosas agências investigativas do mundo. Com equipamentos tecnológicos de ponta, funcionários com QI elevadíssimos, discrição absoluta e agilidade em solucionar casos, a Private é a agência que celebridades, governantes, empresários e grandes personalidades procuram quando precisam de alguém.

Jack estava atravessando o tapete vermelho da entrega do Oscar, sendo acompanhante de uma de suas clientes-celebridades satisfeitas, quando seu melhor amigo Andy ligou aos prantos. Shelby, a esposa de Andy e antiga namorada de Jack, estava morta. Jack será o encarregado de investigar o caso e encontrar o assassino, antes que seu melhor amigo vá pra cadeia injustamente.

Paralelo ao caso de Andy, Jack e sua equipe de gênios profissionais estão atrás de um serial killer que está matando garotas adolescentes que moram, em sua maioria, na zona leste de Los Angeles. O caso das “garotas dos colegiais” já vem se arrastando há 2 anos, e apesar de a polícia estar no comando do caso enquanto a Private auxilia, como uma espécie de trabalho voluntário da agência, até então já foram 12 vítimas e nenhum suspeito.

Jack já estava atolado de serviço quando recebeu a visita de seu tio Fred, um dos dirigentes da liga de futebol americano. Fred estava suspeitando que uma corrupção pra lá de eficiente e discreta estivesse ocorrendo dentro dos campos. O problema não era só a corrupção de juízes, jogadores ou técnicos, o problema eram os jogos de apostas ilegais. A cada vez que um jogo era roubado, a máfia e outros importantes apostadores perdiam seus dinheiros de aposta, e já estavam ficando irritados e desconfiados. Logo, logo o caso se espalharia e a mídia entraria em cena. Jack precisava evitar isso.

A agência está focada nos 3 casos importantes, enquanto isso Jack está cercado por apostadores, assassinos, vítimas e pela Máfia. Private é conhecida por seus sigilo, então os casos deverão ser solucionados secretamente, nada de mídia ou bisbilhoteiros. Tudo parecia impossível, ou quase isso. Mas Jack e sua equipe têm uma carta na manga: eles não têm que jogar de acordo com as regras.

Private é uma leitura nervosa. O enredo foi muito bem construído, e apesar de não ser apenas um caso, mas sim três, em um único livro, os autores souberam conduzir a narrativa muitíssimo bem, não deixando o leitor nenhum pouco confuso. Li o livro em apenas um dia, e a cada vez que imaginava que tudo já estava solucionado, eis que surgia um novo problema. Com certeza vale a pena ler Private!

"- Você deve ter uma teoria – insistiu Bobby.
- Acredito que o assassino sofre de distúrbio de personalidade múltipla. – Ela suspirou. – E que todas elas sejam psicopatas. (Página 26)"

Mih Fraga 14/01/2013minha estante
Mesmo curtindo bastante casos policiais e mistérios, confesso que esse livro me deixou um pouco alarmada.
Aliás, a resenha me deixou confusa, tive que ler quase três vezes para entender tudo XD
Imagine ler um livro assim '-'
Acho que precisaria de tempo, já que histórias assim tendem a me prender bastante.
Pretendo dar uma chance, não conheço ainda o autor.

Thielen 02/03/2013minha estante
Gostei bastante da resenha. Me motivou muito a ler o livro. Fiquei com muita vontade, realmente.

Isa 02/03/2013minha estante
Adorei a resenha! Parabéns, fiquei com muita vontade de ler o livro

Duh 02/03/2013minha estante
Adorei a resenha. Parabéns, estou adorando suas resenhas hhehehehe

Duh 02/03/2013minha estante
Adorei a resenha. Parabéns, estou adorando suas resenhas hhehehehe

Marcela 02/03/2013minha estante
Adorei a resenha, você escreveu muito bem! Quero ler muito esse livro!

MARCIA MARIA 03/03/2013minha estante
Brilhante em sua resenha (denovo). Parabéns Camila.

MARCIA MARIA 03/03/2013minha estante
Brilhante em sua resenha (denovo). Parabéns Camila.

Cris21 03/03/2013minha estante
Bem explicativa a resenha, mas esse livro dele não é dos que mais gostei. Odiei na verdade, achei muito corrido e não é o tipo de policial/investigativo que curto.

Rosiclecia 03/03/2013minha estante
Embora esse não seja muito o meu estilo de leitura, eu gostei muito da resenha, pois ela nos traz o leitor a realidade do que o livro. Mas isso acontece em boa parte de suas resenhas.

Até mais.

Joao 03/03/2013minha estante
Adorei a resenha,bem explicativa . Parabéns!!!

Roh 04/03/2013minha estante
Muito boa sua resenha parabéns, deu ate vontade de ler agora

Roh 04/03/2013minha estante
Muito boa sua resenha parabéns, deu ate vontade de ler agora

Joseph 04/03/2013minha estante
Eu ainda não tinha visto esse livro, mas parece ser ótimo. Parabéns :D

Ana 08/03/2013minha estante
Já não é de hoje que estou namorando este livro.E agora depois de ler a resenha,ai piorou,m vejo agora necessitada(hahahaha).
Adoro um livro com mistério e investigações.E este promete muito.
Não a hora de ler.

Beijokas Ana Zuky

Jess 09/03/2013minha estante
Tenho curiosidade de ler esse livro, pois o autor tem um genero incrivel ao escrever. E todos seus livros parecem serem cativantes!!

Pâm 11/03/2013minha estante
Já li dois livros do James e achei bem legais as histórias. Uma que amo histórias policiais, e outra é que ele não foca apenas nos crimes e tal, ele envolve a família do policial e a vida pessoal. Achei isso bem bacana. E no caso de Privete, estou a um tempo querendo ler esse livro, além de a história ser bem cativante, a capa foi a que me chamou a atenção. Divina!

Visita meu blog e deixe um comentário lá, tem dois sorteios bem bacanas acontecendo. http://milleguas.blogspot.com

Lua 11/03/2013minha estante
Esse livro me persegue, desde que vi a 1ª vez que sou louca por ele. tenho uma queda por livros com a trama voltada para investigação policial e essa história me parece ser daquelas que te surpreendem a cada capitulo a trama é muito bem construída assim como outros livros de James.

Belle 11/03/2013minha estante
Ainda não li nenhum livro, desse autor, mas li varias resenhas com livros deles, amo todos, e esse Private, com certeza quero na minha estante, livros de investigação policial, amo, amo, amo.

Elizabeth.Regina 13/03/2013minha estante
Não li nenhum livro do autor James Patterson, mas livros de investigação policial sempre são maravilhosos, prendem nossa atenção e nos deixam loucas pra saber a solução final, rsrsrs.

Thicy 14/03/2013minha estante
Ainda não li nenhum livro do James Patterson, mas esse parece ser muito bom!!
Gostei muito da sua resenha!!

Debora1001 15/03/2013minha estante
Nossa, parece ser muito interessante. Diferente dos livros que a gente vê por aí... Parece ter um enredo bem maduro também.

Priscila 17/03/2013minha estante
esse livro parece ser bem interessante

Carolina 19/03/2013minha estante
Já estava com muita vontade de ler esse livro, depois dessa resenha só aumentou. Adoro o James Patterson

Bruna Garutti 19/03/2013minha estante
Adorei a história! Louca para ler...adoro casos policiais

Little Bia 19/03/2013minha estante
Achei bem interessante esse livro, e me deu mta mta vontade de ler , eu quero :3

Fernanda @condutaliteraria 21/03/2013minha estante
A resenha ficou ótima, gosto de suspense e mistérios e gostaria de ler esse livro

DomDom 21/03/2013minha estante
Sempre leio resenhas positivas em relação aos livros do James Patterson. Gosto de livros com essa pegada de mistérios, investigação, e corrida contra o tempo. O bom é saber que o autor conseguiu desenvolver muito bem os três casos no mesmo livro. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

Giselle 21/03/2013minha estante
Ótima resenha, espero poder ler logo esse livro.

Jarles Tarsso 23/03/2013minha estante
Ainda não tive a oportunidade de ler, mas irei fazê-lo logo, logo!

Maristela 30/03/2013minha estante
Já li o livro e amei. Ele é de uma leitura que te prende até a última página. Agora desejo ler a continuação da série.

Amadeu.Paes 19/04/2013minha estante
Eu concordo que a leitura flui e há climas que nos faz querer ir até o final do livro.

Porém muitos destes "climas" não se dão finais, o que trás um pouco de frustração.

Não é um horror de livro, tampouco excelente.

Um bom livro para se ler num fim de semana.

Thiago.Barros 16/10/2022

Mais uma Série Iniciada de JP
Sim, comecei outra série do autor James Patterson. A anterior era do personagem Alex Cross (li todos os livros publicados no Brasil), uma série magnífica, não é por acaso que tem alguns filmes, e estrelando o ator Morgan Freeman como Alex Cross.

A série é iniciada com Jack Morgan herdando a Private, agência internacional de investigações, antes da morte de seu pai na prisão (uma coisa louca logo no início, o dono da Private estava na prisão. Agência de investigações + preso = ?????). Pelo fato de ser uma agência de investigações acontece várias solicitações de investigações e Jack Morgan precisa priorizar até mesmo para solucioná-los.
No total ocorrem três investigações simultaneamente, sendo:

* As mortes em série de colegiais.
* O escândalo financeiro da liga profissional de futebol americano.
* E a esposa do melhor amigo de Jack, Andy Cushman, é encontrada morta.

A Private é munida de ótimos profissionais, e por este motivo você se sente completamente na estória. Mais uma bela obra de James Patterson, e não posso esquecer da autora Maxine Paetro.

Karina 14/06/2020

Um livro que te prende do começo ao fim com uma história muito envolvente e muitas reviravoltas. Patterson é excelente!

Rodrigo 17/08/2021

Leitura boa
Esse e o terceiro livro que eu leio desse autor é uma leitura que eu gosto muito. Nesse livro em especifico foi uma leitura que me prendeu do começo ao fim.

naniedias 03/06/2012

Private, de James Patterson e Maxine Paetro
Jack Morgan passou por uma experiência traumática durante o tempo em que serviu o exército, mas agora isso é passado. Com o dinheiro que herdou do pai, ele reabriu a Private - uma agência de investigações. E tornou-a uma referência do ramo.
Agora ele está às voltas com três importantes casos: um serial killer está matando adolescentes - já foram 12 meninas e parece não haver um modus operandi, o que torna ainda mais difícil de descobrir o culpado; a esposa de seu melhor amigo foi assassinada e não há suspeitos além do marido; e a possível fraude nos resultados de jogos de futebol americano, que pode legar a liga profissional à destruição.
Jack e a Private precisam dar conta de tudo isso.

O que eu achei do livro:
Não, você não leu nada de errado nos dados do livro e nem na sinopse. São mesmo três casos em apenas duzentas páginas. Parece que isso vai dar certo? Não. E não deu mesmo.
Eu só havia lido um livro de James Patterson e não havia sido um policial (foi O Diário de Suzana para Nicolas - http://www.naniesworld.com/2011/11/o-diario-de-suzana-para-nicolas-de.html- que eu adorei!), então estava bastante ansiosa para conhecer o autor nesse gênero. Infelizmente, Private não conseguiu me convencer.
A escrita é bem leve, com parágrafos bastante curtos, mas não é fluidia. Acho que isso se deve ao fato de que o leitor acaba não se prendendo à leitura, uma vez que há uma mudança constante entre os três casos. A história é contada em primeira pessoa por Jack, mas em terceira quando o personagem não aparece - o que eu achei bastante estranho.
Em alguns aspectos me lembrei de outros personagens de livros policiais que já havia lido quando lia sobre o Jack, mas ainda assim ele não conseguiu me ganhar. Ele tenta ser sarcástico, mas não chega aos pés de Myron Bolitar - http://www.naniesworld.com/2012/01/alta-tensao-de-harlan-coben.html, ele é um pegador (afinal de contas, parece que já namorou todas as mulheres citadas no livro), mas não é charmoso como Mikael Blomkvist - http://www.naniesworld.com/2012/01/os-homens-que-nao-amavam-as-mulheres-de.html. No final das contas, Jack não conseguiu me convencer como um bom detetive. O livro ainda tenta trazer à tona algumas questões sobre o passado do protagonista no exército, mas a questão ficou muito mal desenvolvida - e eu terminei o livro com várias dúvidas. Por exemplo, no caso do suposto serial killer não é dada explicação nenhuma para a falta de modus operandi.
Justine e Nora, a primeira uma agente da Private e a segunda uma policial, são personagens bacanas, mas não conseguiram salvar o livro.
A Arqueiro normalmente manda muito bem em suas revisões, mas dessa vez pisou na bola. Não que esteja muito ruim, mas deixou a desejar em vários pontos. E como a história estava fraca, esse ponto chamou ainda mais a atenção.
Enfim, Private tenta falar de muita coisa, mas acaba não falando de nada e deixando muito a desejar. Eu que sou fã de policiais, não gostei muito dessa história. A própria editora Arqueiro tem livros muito melhores a oferecer - como Dias de Chuva e Tempestade - http://www.naniesworld.com/2012/04/dias-de-chuva-e-tempestade-de-nancy.html, por exemplo.

Nota: 4
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com
Fernanda W. Borges 19/04/2013minha estante
Concordo. Também achei que, pelo superficialismo nas tramas, não deveria haver aquela dramaticidade exagerada de certas personagens, como a Cooleen. Ficou aquém, embora não seja um suplício de leitura, serve como entretenimento sem maiores pretensões.

Fernanda W. Borges 19/04/2013minha estante

HARRY BOSCH 07/03/2021

Private - Agência Internacional de Investigações
Boa historia,consegue segurar o leitor a cada capitulo...

Andrey Duarte 10/06/2021

Boa apresentação da série
É um bom livro introdutório para a série de livros ?Private?. Por ser focado em introdução, o livro se prende mais em dramas, no método de investigação do(s) protagonista(s), etc.
Assim sendo, a narrativa deixa de lado a parte mais legal de um livro do gênero: descobrir a pessoa que cometeu o crime. Já que a solução é bem previsível, não impressiona e não deixa espaço para outras possibilidades.
Mas ainda assim é um livro bem dinâmico, que tem várias subtramas, e apresenta muito bem a série. Foi uma leitura rápida, fluida e legal.

Nota: 3,5/5

Maddu Xavier 28/08/2020

Decepcionante
O gancho inicial está no assassino em série das colegiais, a questão da liga de futebol americano e o assassinato da mulher do melhor amigo de Jack.

Então, ler Private no início é mil maravilhas, tudo o suspense e questões em aberto te prende e te faz criar altas expectativas.

Entretanto, a partir do meio do livros as questões vão se acumulando e, acrescidos os dilemas pessoais dos personagens, a leitura se torna cansativa, mesmo que ainda haja um pouquinho de motivação para saber quem são os culpados pelos crimes.

Sinceramente, a resolução dos crimes foi magistral, mas quanto aos culpados não posso dizer o mesmo. O que quero dizer é, a Private utilizou a mais alta tecnologia e estratégias de espionagem para desvendar os mistérios, contudo, não desenvolveu tão bem as motivações dos criminosos.

A maior decepção, para mim, foi o responsável pelo assassinato de Shelby, eu esperava bem mais

Naty 24/05/2012

www.meninadabahia.com.br

Como vai o negócio de bancar o herói? – perguntou Tommy.
Não precisa chorar, bela donzela assustada.
Jack vai resolver todos os seus problemas.
Pág. 204

Jack Morgan tinha acabado de voltar da guerra e ainda não sabia o que iria fazer, mas seu pai tinha planos. Preso, manda chamar Jack e avisa: mandei transferir 15 milhões de dólares para sua conta, você também receberá uma pasta com nomes e dados dos meus clientes mais importantes. Quero que você reabra a Private, Jack. Dias depois, o pai morre.

Private era uma famosa agência de investigações. Famosa e muito respeitada, até seu pai ser preso e jogar o nome da empresa na lama. Cinco anos se passam, Jack - à frente da empresa - consegue reerguer o nome da firma e com isso abrir filiais em vários países.

Os principais personagens são membros da equipe da Private e James Patterson, brilhantemente, já nos passa os perfis deles:

Jack Morgan: Jack serviu na Marinha, onde participou de uma ação no Afeganistão e se envolveu em um acidente de helicóptero que matou quase todos do seu esquadrão. Depois de voltar do dever, ele assumiu e reconstruiu a agência fundada por seu pai, Tom. Ele tem um irmão gêmeo, Tommy, com quem ele tem uma intensa rivalidade.
Justine Smith: é a número dois na Private. Uma psicóloga de profissão, ela usa sua perspicácia, treinamento e determinação para resolver os casos. Antigamente, Justine e Jack eram amantes.
Rick Del Rio: Investigador. Ele serviu na Marinha com Jack e é o único sobrevivente do acidente de helicóptero no Afeganistão. Rick começou a ter alguns problemas em seu retorno do serviço, mas depois de uma pena de prisão de quatro anos durante os quais ele passou seu tempo estudando direito penal, ele aceitou a oferta de Jack para vir trabalhar na Private.
Emilio Cruz: Investigador. Emilio é um investigador em particular. Uma vez campeão mundial de boxe, deixou os ringues e se tornou um policial. Eventualmente, ele deixou a força e trabalhou como investigador particular para a Promotoria antes de ingressar na Private.
Seymour Kloppenberg, conhecido como "Dr. Sci": Criminologista Chefe. Ele adora tecnologia e tem sempre os dispositivos mais avançados em seu laboratório. Quando não está no seu laboratório, ele gosta de conversar com sua namorada virtual, Kit-Kat. Ele também adora filmes de terror.
Maureen Roth, ou "Mo-bot": Especialista em Informática. Ela é o gênio da computação na Private. Têm cinquenta anos, mas é jovem de coração. Possui tatuagens e cabelos espetados.

A vida de Jack não está nada fácil. A relação dele com Tommy é super complicada. Além disso, Jack é um mulherengo nato, não consegue se entregar num relacionamento. Atualmente tem um caso com sua secretária. Mas as coisas não estão dando certo, ela está pronta para o próximo passo e ele pronto para acabar com tudo.

Em seu primeiro volume, a equipe da Private, de James Patterson & Maxine Paetro (Arqueiro, 224 páginas, R$ 24,90), terá que lidar com três casos complicados. A esposa de um dos melhores amigos de Jack foi assassinada à queima roupa. Ela estava nua, na cama, e seu corpo cheio de balas. O tio de Jack, famoso dirigente do futebol descobriu o esquema sujo das apostas. Os jogos estão sendo manejados para que a máfia fature alto nas casas de apostas. Jack e sua equipe precisam descobrir quem está por trás disso e desmascará-los. E o terceiro e mais importante caso: um serial killer está matando adolescentes. Não há um modus operandi. Os tipos físicos são variados, elas moram e estudam em colégios diferentes. Não há nada que as liguem. A única padronização é que elas são adolescentes e ele as atraem com mensagens de texto, no celular. Se passando por alguma amiga ou parente.

Private tem um enredo inteligente, forte e recheado de ações. Não espere tiroteio, pancadaria. A equipe da Private é como a equipe do CSI, os melhores profissionais equipados com o que há de mais moderno para resolver os casos. Eles costumam trabalhar com a polícia, com a autorização do estado. Com eles, nenhum caso fica sem solução. Super recomendo.

Estava tentando descobrir a ordem da série, para postar aqui, mas no Fantastic Fiction essa série aparece dividida em duas, no site do autor não há ligação e um dos livros não aparece. Conversei com a editora, e pela ordem da publicação original, a série é:

Série Private:
Private #1 Suspect
Private Games
Private Berlin (lançamento em 2013)
Private Paris (sem previsão de lançamento nos USA)
Private Rome (sem previsão de lançamento nos USA)

O próximo lançamento da série no Brasil, será Private Games, com o título (ainda provisório) de Private: Missão Jogos Olímpicos. O livro será lançado em julho e acho que a editora optou por lançar ele primeiro, que #1 Suspect, devido às Olimpíadas de Londres, que começará em julho.

Nick 29/01/2021

Achei a história boa, mas um pouco rasa. A leitura é fácil, porém me parece mais uma história para quem está iniciando no mundo dos romances policiais. No mais vale a leitura.

Autora ACBarroso 13/09/2023

Eu estava para ler esse livro faz muito tempo, mas sempre passava outros na frente e, agora, me arrependo de não ter lido antes.

Esse é um livro que te prende do início ao fim, te faz querer saber as respostas. Três investigações diferentes e todas elas resolvidas de forma esplêndida.

Private é uma agência de investigação que vai além da polícia, que utiliza meios "ilegais", mas que entregam tudo o que prometem.

Depois de herdar a empresa do pai, Jack reergue e faz da Private a maior na investigação. Seu irmão, porém abre a Private Security, um outro ramo da empresa, mas que não são ligados

Já estou no aguardo para ler os próximos livros da série.

Giu =) 13/02/2022

Não tem uma linguagem difícil. Fiquei meio confusa quando algumas histórias se misturam, mas depois entendi melhor. Li em 1 semana. Recomendo super para você que gosta de livros de investigação, é bem tranquilo e bem bom de ler ?.

Lucas 10/08/2012

RESENHA "PRIVATE"
Depois da morte de seu pai, Jack se torna o proprietário da Private, uma agência de investigação.
Enquanto Jack e sua equipe investigam o assassinato de 13 garotas em Los Angeles, surgem outros dois casos a serem investigados pela agência: Um escândalo financeiro que pode destruir a liga profissional de futebol americano e o assassinato da esposa do melhor amigo do Jack.
Ao longo das investigações, ainda temos o fato de Jack receber ligações misteriosas, com a simples frase: Você está morto, Jack.

James Patterson realmente sabe como prender o leitor. É perceptível a naturalidade com que o autor escreve. Os capítulos são bem pequenos, muitas vezes não passa de 3 páginas. Isso é ótimo, pois faz o leitor ler cada vez mais. A narração é bem simples, mas ao mesmo tempo é empolgante.
Não posso deixar de lado o fato de que lembrei muito da narrativa de Harlan Coben quando li esse livro. Outra característica surpreendente é a alternância de pontos de vista. Jack é o fio condutor na maior parte do tempo, e é responsável por passar um lado mais “pessoal” dos fatos. Porém os capítulos intercalam com os outros personagens. E felizmente
não encontrei erros ortográficos.
Mas não há só pontos positivos na obra, uma parte negativa que encontrei foi a quantidade excessiva de personagens. Acho que o autor poderia ter reduzido os números de personalidades, mas não atrapalhou muito na leitura, pois Patterson sabe bem como intercalar os casos.
Se você gosta de um bom romance policial, com certeza irá gostar deste livro.
SOBRE A SÉRIE PRIVATE:
Private #1 Suspect
Private Games
Private Berlin (lançamento em 2013)
Private Paris (sem previsão de lançamento nos USA)
Private Rome (sem previsão de lançamento nos USA)
O próximo lançamento da série no Brasil, será Private Games, com o título de Private: Missão Jogos Olímpicos. O livro será lançado em julho pela editora Arqueiro.
BLOG "NOTÍCIAS & RESENHAS"

Naty__ 26/08/2013

Private
“Private. Privado. Confidencial. Quando você vê essas palavras numa porta, quer saber o que tem do outro lado. Quando as vê num envelope, imediatamente tem vontade de abri-lo”.

Private é a primeira obra que leio do autor James Patterson. Confesso que a propaganda no livro parece um tanto quanto duvidosa: “as páginas viram sozinhas”. Não, não é nada enganosa. Patterson nos convida a conhecer a Private, uma agência de investigação. A agência pertencia ao pai de Jack Morgan, Tom Morgan, um presidiário e que foi morto com uma facada no fígado, numa emboscada, ainda preso. Tom chamara Jack para uma conversa franca e deixou a agência como herança para ele. A agência com filiais em diversos países tem um poder de investigação apurado. Todos os equipamentos de alta tecnologia estão disponíveis para os investigadores.
Jack é ex piloto da Marinha e passa por um momento traumático num resgate. Vários amigos machucados, prestes a morrer e ele resgata um amigo que não resiste e, então, Jack se culpa por aquela morte. Por, possivelmente, ter resgatado um morto ou por ter deixado morrer. Essas dúvidas atormentam as lembranças de Jack, tiram seu descanso e ele não consegue se livrar dos pesadelos.

“Meus sonhos não eram exatamente idênticos, mas sim variações do mesmo tema perturbador. Havia uma explosão: às vezes era uma casa, noutras, um carro ou um helicóptero. Eu sempre carregava alguém para longe do fogo em direção a uma área segura: Danny Young, Rick Del Rio, meu pai ou meu irmão gêmeo. Às vezes a pessoa em meus braços era eu mesmo”.

O livro aborda a investigação de três casos, um deles trata do assassinato de uma grande amiga e ex namorada de Jack, Shelby. Shelby casara-se com um amigo de Jack, Andy, em que foi apresentado por ele mesmo. O culpado se volta em torno de seu esposo, porém, Jack faz de tudo para provar que seu amigo não seria capaz disso e procura desvendar o caso que tirava seu sono e lhe causava tristeza.

“Ele levantou a cabeça e olhou para mim, seu rosto redondo estava muito pálido, os olhos injetados, os óculos tortos. Seu rosto e suas mãos estavam ensanguentados. Quando falou, a voz soou trêmula: - Alguém matou Shelby. Atirou nela assim, sem mais nem menos. Você tem que descobrir quem fez isso, Jack. Tem que encontrar o desgraçado que matou Shelby. Em seguida, meu melhor amigo desabou e chorou como uma criança. O mais difícil era que eu também tinha visto Andy chorar quando era um menino”.

Jack, além de ter dificuldades para dormir com seu trauma, devido ao resgate no Afeganistão, constantemente é ameaçado de morte. Seu telefone dispara a tocar no meio da noite e, então, uma voz ameaça-o de forma assustadora, porém costumeira.
A obra aguça nossa curiosidade. É um livro para sentar e ler num dia só. Contudo, pela multiplicidade de caso a serem resolvidos, muitas vezes os detalhes acabam passando despercebido. Os personagens ficam meio sem graça, com tantos casos e poucas informações sobre os agentes. A trama destaca apenas Jack e Justine, mas os outros ficam de escanteio, sendo que poderia levar em consideração o papel importante que cada um fez para solucionar os casos. Mesmo assim, a obra não deixa de ser ótima e merece ser lida.

Natalia Araújo - Desbravadores de Livros

Camille 23/08/2012

No primeiro livro que dá origem à série Private, uma empresa cujo dono é Jack Morgan, nos deparamos com três casos principais para que os investigadores – super bem pagos, cujo trabalho é de (literalmente) vinte e quatro horas por dias – solucionem. São eles: o assassinato de Shelby, a melhor amiga de Jack; casos de compra de jogos e pontuações no futebol americano, investigação paga pelo tio de Jack, Fred, que ainda quer acreditar piamente na honestidade dos jogos; por fim, o misterioso assassinato de meninas por toda área da cidade.

A Private agora tem que lidar com três casos ao mesmo tempo e solucioná-los tanto quanto antes. Em todos eles o tempo corre contra eles e, fica claro durante a leitura, que não se pode perder tempo: perdas de tempo podem significar a culpa de inocentes ou, pior, a morte de mais pessoas. O foco do primeiro livro está, como pode-se notar, no dono da empresa. Desde o início nós sabemos como ela surgiu e conhecemos seu passado, o que faz ele ser quem é e quais pesadelos o assombram. Apesar do livro não se aprofundar muito nesse aspecto, acho interessante o fato de não o deixar de lado.

Ao mesmo tempo, nem todas as investigações não são totalmente secretas para o leitor. Por conhecermos vários pontos de vista na mesma história (sem aviso prévio, o que particularmente gosto, mas sei que muitos podem reclamar), sabemos às vezes quem é o culpado, enquanto em outras suspeitamos até o fim de pessoas erradas – ou sequer temos uma dica de quem seria. Acredito que sim, poderia ser mais organizado a ponto de seguir uma linha de raciocínio por um tempo maior e, então, nos deixar mais curiosos pelas próximas ações. Às vezes a quebra de raciocínio constante, pela mudança entre os casos e a vida pessoal de Jack, nos deixa um tanto perdidos.

Um dos pontos mais fortes no livro é o fato de conseguir imaginar a agência Private e as pessoas que nela trabalham com perfeição, consigo imaginar seus hábitos e suas ações, deduzir quem seriam se fossem reais. E, além disso, Patterson e Paetro conseguem juntar drama com comédia de uma forma tão brilhante que é impossível se cansar da leitura ou achá-la lenta. Muito pelo contrário, é dinâmica até nos momentos mais tensos, devido a pontos de descontração que não estragam o clima da leitura e, ao mesmo tempo, nos permitem dar um suspiro e continuar a leitura sem que ela se torne pesada.

1 | 2 | 3 | 4