O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

Felipe.Colen 06/01/2023

Por um lado fico feliz por ter tido a paciência que nunca tive para ler obras com um conteúdo mais metódico. Darcy utiliza de uma linguagem simples e de fácil entendimento, demonstrando sua compreensão e visão sobre a formação do ser Brasileiro. É um livro interessante, onde o autor denomina algumas situações com seu próprio olhar, por isso eu vejo a necessidade de iniciar a obra com olhar crítico acerca da nossa história.

w.Ever.t.On 31/12/2022

O povo brasileiro - Darcy Ribeiro
Neste livro o conceituado antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, faz um apanhado histórico onde aponta as etinias que deram origem ao povo brasileiro e como se deu esta formação desde o "descobrimento".

Façam uma excelente leitura meus amigos!!!
Até mais...
@weverton.santosr

Gilcimar 31/12/2022

Um fantástico retrato de nossa história
O livro retrata muito bem como se deu a formação do Brasileiro, desde a chegada dos Portugueses.
Recomendo a leitura

completamenteavoada 23/10/2022

O Brasil é um eterno plot twist de desgraças
"Não há, nunca houve, aqui um povo livre, regendo seu destino na busca de sua própria prosperidade. O que houve e o que há é uma massa de trabalhadores explorada, humilhada e ofendida por uma minoria dominante, espantosamente eficaz na formulação e manutenção de seu próprio projeto de prosperidade, sempre pronta a esmagar qualquer ameaça de reforma da ordem social vigente."

Mesmo com a mensagem de esperança deixada ao fim do livro pelo Darcy, é difícil não sair destruído desta leitura. A sensação de que o que é ruim pode ficar pior, só aumenta em cada página. E olha que o autor vai tentando consolar a gente com certa positividade nacionalista, mas é foda, principalmente quando olhamos ao redor e sentimos o fim do poço político que a gente tá. As únicas vezes em que fui minimamente feliz lendo este livro, foi vendo as ironias nas menções ao Gilberto Freyre. Fora isso, foi só tristeza depressão e ódio. Apesar das opiniões "suavizantes" do autor, o livro tem uma narrativa crua, grosseira, no sentido de ir jogando um monte de verdades doloridas na sua cara. Por mais que Darcy tente objetivizar a narrativa -mesmo suas opiniões - é impossível não ser sufocado com a violência colonial descrita.
Tem uma letra dos Racionais MC que diz que "500 anos de Brasil e o Brasil aqui nada mudou" e pqp isso não poderia ser mais verdade. Sempre que leio livros sociológicos/antropólogicos sinto como se as feridas ancestrais se abrissem outra vez. Mudam os rostos, as vozes, os dígitos dos anos, mas é a mesma violência física, histórica, cultural. A gente entra nessa de buscar conhecimento pra tentar rodar as engrenagens de uma forma que não dilacerem mais o povo oprimido e acaba sendo engolido pela desesperança.
É Belchior, "nós ainda somos os mesmos" em relação ao nosso papel social de ser sempre o chão de carne e osso que abriga o peso dos pés do opressor. É difícil manter a fé de que isso vai mudar. Quanto mais aprendo mais me arrependo de aprender, juro.

Juliani8 14/10/2022

Um retrato das raízes do povo brasileiro
Há muito tempo queria ler este livro por um intenso desejo de conhecer mais sobre a nossa gente. É um livro bom, mas é um livro difícil. É difícil porque é complexo, é denso, traz muito de história e de antropologia, mas é ainda mais difícil por nos mostrar de uma forma crua o quanto o Brasil é constituído de um povo sofrido. O sofrimento está intrincado na nossa população desde o índio até o trabalhador urbano de hoje em dia e Darcy Ribeiro esmiúça de ponto a ponto todos os aspectos deste povo desde a sua formação. Esse livro incomoda pelo fato de que muitas das coisas relatadas ali, ainda acontecem hoje em dia e as pessoas parecem se importar cada vez menos.
Para finalizar, deixo o trecho que melhor resume este livro:

Bielzin 09/10/2022

O que é ser brasileiro?
O que fez o brasileiro? O que faz brasileiro? Nossa construção social como brasileiro esmiuçado a partir das raízes e como há vários "brasis" dentro do Brasil.
Publicado há seus bons anos, mas continua tão atual quanto. E mais relevante do que nunca, um país em constante mudança com uma unificação conturbada, respostas ou o mínimo esclarecimento sobre ajuda muito. E darcy soube falar sobre isso muito bem.

Um livro necessário, incrível. Onde cada parte concatena com a outra.

Ana Flávia 04/10/2022

Esse livro devia ser obrigatório na escola
Amo esse livro, apesar de ser um tema complexo é uma leitura muito fluida. Acho que devia ser aplicado nas escolas, recomendo demais

Bibi 12/09/2022

Li por obrigação do professor, mas acabei gostando. Oq mais me marcou foi quando ele explica que nós somos a perda das culturas, das identidades.

Angelica75 06/09/2022

Formação do Brasil.
O que falar de um livro clássico como esse?

Apenas um desejo, gostaria que cada brasileiro tivesse acesso e pudesse ler sobre a nossa formação enquanto cidadãos. A importância de cada região e de cada povo.
Os indígenas, os europeus e os africanos formaram a raiz e a matriz dos brasileiros que somos hoje.

Darcy Ribeiro explica em seu livro os diversos brasis, para se entender a cultura brasileira. Após um processo de adaptação que absorve quatro séculos, emergem as variantes principais da cultura brasileira. Dão-se os seus primeiros passos: a cultura brasileira caipira, a cultura camponesa, a cultura crioula, a cabocla e a cultura sertaneja.

Um livro para compreender quem e o que somos.

leiturasdaursula 03/08/2022

Uma jornada de aprendizado
Em outubro de 2022, o escritor Darcy Ribeiro completaria 100 anos. Por esse motivo, a Global Editora decidiu publicar uma edição comemorativa de O povo brasileiro, uma de suas obras mais importantes. O autor passou grande parte de sua vida - cerca de 30 anos - escrevendo esse ensaio, que foi publicado em 1995.

?? Em relação ao conteúdo da obra, o texto é rico em referências bibliográficas e traz um apanhado cronológico da história de como se formou o povo brasileiro. O texto não é isento de opiniões pessoais do autor, porém de forma alguma deixa de ser um importante texto para aprender mais sobre a nossa história, trazendo uma ótica envolvente para se compreender a formação étnica e cultural do Brasil.

É interessante o quanto o autor foi inserindo informações que se amarram e se completam, enriquecidas por citações de registros que marcaram a história do Brasil. É um livro importante para estudo e compreensão do caráter multicultural do país.

Eu recomendo a leitura, embora não seja um livro para se ?devorar?. É uma jornada de estudo, aprendizado e reflexões.
Aqui vamos aprender um pouco dos povos indígenas além de entender melhor sobre a inserção dos negros no país, bem como dos europeus. Vamos adentrar em temas como segregação, escravidão, colonialismo, miscigenação, preconceito e muitos outros que compõem o processo de formação do povo brasileiro.

É uma leitura reflexiva e necessária, embora desafiadora e que exigirá do leitor atenção e paciência! Fiquei impactada e preciso ressaltar a importância de compreender mais nossa origem!

comprido 28/07/2022

LIVRÃO
O livro começa super bem, só o final que é super arrastado , amei
O Povo Brasileiro – A formação e o sentido do Brasil”, de Darcy Ribeiro, deveria ser um livro de cabeceira de todos os brasileiros. Nenhum povo vive sem uma teoria de si mesmo. Precisamos compreender quem somos e o que somos e qual será a importância de nosso país. Talvez seja uma tarefa dura, mas essencial para que nossa história seja repensada e quem sabe construirmos uma narrativa positiva de nós mesmos agregando valores humanos e solidários e difundirmos essa narrativa no cenário mundial. Indico “O Povo Brasileiro – A formação e o sentido do Brasil” como um livro essencial que merece um lugar de “HONRA” não só em varias estante .

bhets 28/06/2022

Leitura obrigatória de todo brasileiro
Darcy Ribeiro enxerga e conta o contexto brasileiro com uma clareza fascinante

?O ruim aqui, e efetivo fator causal do atraso, é o modo de ordenação da sociedade, Estruturados contra os interesses da população, desde sempre sangrada para servir a desígnios alheios e opostos aos seus.?

Gabriel 27/06/2022

Uma obra a ser lida
"O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil", do antropólogo Darcy Ribeiro, investiga a formação étnica e cultural do Brasil através de processos de conflito e violência étnicas ao longo da história.
Para o autor, na obra, não há, diferente do que diz a tradição freyriana, a existência de uma democracia racial no Brasil. A argumentação para tal reside no fato de que a miscigenação foi um reflexo de violência e conflito que articulou os três entes da formação do Brasil: indígenas, africanos e europeus.
Outro fator de destaque diz respeito aos "Brasis". Para o antropólogo, aí da que haja certa uniformidade cultural, há a presença de localidade culturais próprias que coexistem apesar de duas diferenças, a saber: crioulos, caipiras, sertanejos, sulinos e caboclos.
O livro possui uma linguagem extremamente descritiva e detalhista, sendo sua leitura essencial para compreender o Brasil contemporânea e suas problemáticas sócio-raciais.

Renata Vaz 22/06/2022

Uma obra histórica
Darcy dando aula nesse livro. Com uma escrita didática impressionante, a obra traz a história da formação do povo brasileiro. A miscigenação e toda a politicagem que explicam muito do que somos hoje. Vale a pena!

Rodrigo.Bittencourt 16/06/2022

Ótimo para entender as particularidades de nosso povo
O livro faz um rebuscado histórico primoroso na construção da identidade dos diferentes povos do Brasil, que vieram a culminar na nação brasileira tão homogeneamente unificada. A visão da história apresenta as raízes de nossos vícios e do desamparo de nosso povo frente a uma elite inoperante.