O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

Martony.Demes 14/06/2022

Desta vez, vou falar dessa obra prima: O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro. O livro é uma autêntica historia do Brasil. Se você quer conhecer e esmiuçar acerca da história de colonização, processos civilizatórios, a construção étnica do povo brasileiro, estará na referência correta. Não obstante, o livro vai além. Então vamos por partes.

Primeiro o livro apresenta uma parte chamada novo mundo! Nela, é exposto as matrizes étnicas formadoras: o tupi e a lusitanidade. Depois, Darcy mostra questões relacionadas à religiosidade para justificar a dominação sobre os povos originários no Brasil. Em seguida, o autor expõe sobre a Gestão étnica: a formação do governo geral, cativeiros indígenas e o cunhadismo! Já ouviu falar nesse termo!? Foi só um termo para justificar o uso da pessoa indigena, mulher. Ou seja, davam moças índias como esposa aos portugueses. Isso mesmo!

Ainda na gestão étnica, o livro aborda sobre maneiras de gastar gente e as imbricadas e complexas formações: os brasilíndios, os afro-brasileiros, os neobrasileiros e em seguida os brasileiros.

Na Terceira parte, Darcy expõe o processo sociocultural no Brasil: as guerras, a empresa brasil, a urbanização desorganizada, classe, cor e preconceito. Isso, conjuntamente acentuou o processo de assimilação e segregação: branco versus negros, e o imigrantes.;

Por fim, e o que achei mais interessante, Darcy fala sobre os diversos Brasis que formou-se e que há hoje. Ele mostra o quanto o povo brasileiro é heterogêneo. Temos os Brasis: Criolo, Caboclo, Sertanejo, Caipira e Sulinos! Para esse matiz de Brasis, Darcy esmiúça a formação, sua origem, integração, atuação e o papel na formação do Brasil!

Em geral, é um livro bem amplo, que nos dá muito saber sobre nosso Brasil. Tem alguns trechos meio complexos, talvez seja mais fácil para profissionais relacionados (historiador, sociólogo, etnógrafo etc). Mas em seu todo, é um livro excelente! Valeu a pena viajar por ele! E ficará em minha biblioteca em um importante lugar para consultas e lembranças!

Rafael467 07/06/2022

Que livro booomm meu deus aprendi muitoo sobre a história do Brasil, muito triste e curioso ao mesmo tempo

nicklodeonn 05/06/2022

esse livro traça a história do povo brasileiro a partir da deculturação do português colonizador, do negro escravizado e do índio explorado.

achei a linguagem do livro muito difícil, precisa se concentrar bastante e pesquisar o significado de muitas palavras pra entender.

"O espantoso é que os brasileiros, orgulhosos de sua tão proclamada, como falsa, "democracia racial", raramente percebem os profundos abismos que aqui separam os estratos sociais. O mais grave é que esse abismo não conduz a conflitos tendentes a transpô?lo, porque se cristalizam num modus vivendi que aparta os ricos dos pobres, como se fossem castas e guetos. Os privilegiados simplesmente se isolam numa barreira de indiferença para com a sina dos pobres, cuja miséria repugnante procuram ignorar ou ocultar numa espécie de miopia social, que perpetua a alternidade.?

Maíra Marques | @literamai 28/05/2022

? ?Somos povos novos ainda na luta para nos fazermos a nós mesmos como um gênero humano novo que nunca existiu antes.?
?? "O Povo Brasileiro" de Darcy Ribeiro é uma obra atemporal e uma leitura que deveria ser obrigatória para todos os brasileiros, isso porque o autor trata de assuntos extremamente importantes como a miscigenação do nosso país, o processo sociocultural e o crescimento populacional.
Mesmo sendo uma leitura mais teórica, não é cansativo- ao contrário- a escrita de Darcy Ribeiro é muito fluida e envolvente! Seus textos nos fazem viajar no tempo. E confesso: É revoltante. A história do nosso país é no mínimo vergonhosa, e sejamos sinceros... Está longe de melhorar.
Esse livro é uma verdadeira aula de história- e das boas! E essa edição comemorativa de 100 anos da @globaleditora está belíssima e ainda mais completa com as fotografias e documentos que inseriram do autor. Estou apaixonada!

Pheriannath 18/05/2022

Excelente!
Eu demorei muito pra completar essa leitura. Por ser um texto mais técnico eu acabei que não conseguia desenrolar na velocidade que eu gostaria. Mas a dinâmica do autor, a forma como foi bem exemplificado tudo, as descrições histórias e pontuadas pelo autor. Uma excelente obra antropológica da história do nosso país

Bruno.Defaveri 09/05/2022

Retrato do povo brasileiro
Traça a história desde 1500 até os dias atuais, da formação de nosso povo, das características de cada tipo de classe que formou nossa população.

Guilherme 01/05/2022

O Povo Brasileiro
Seminal, importantíssimo para a compreensão de país, apesar de, claro, ser fruto do seu tempo e do pensamento de quem o escreveu.

Joao 14/04/2022

Nem lá, Nem cá
Um livro que conheci através das minhas aulas de sociologia, que logo de cara me chamou atenção.
Ele é realmente a história do povo brasileiro contada do início ao fim, sem poupar nenhum detalhe. Em contrapartida, achei as informações e a forma com que foram escritas bem confusas, o que ia deixando a leitura cansativa.

Helly 02/04/2022

Li para a escola e como um livro que não tem só pesquisas, mas também opiniões do autor, nem tudo são flores. Acho que foi uma leitura necessária e enriquecedora, estou feliz com os novos conhecimentos sobre a minha identidade que adquiri.

Rubens 16/01/2022

Para qual Brasileiro?
Há explicações muito boas sobre a criação do novo gênero humano chamado Brasileiro, e se apresenta como uma leitura necessária para nos entendermos como povo, porém a leitura é muita densa e por vezes muito rebuscada-científica, então a pergunta que fica é, para quais brasileiros o livre é destinado? A "massa" que deve ser a maior consumidora desse tipo de conteúdo, acabado sendo colocada de lado, e a exploração que muitas vezes é abordada no livro acaba se perpetuando.

Rafaela 23/12/2021

"Nenhum povo que passasse por isso como sua rotina de vida, através de séculos, sairia dela sem ficar marcado indelevelmente. Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possosa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos." (P. 91)

"A mais terrível de nossa herança é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. [...] ela, porém, provocando crescente indignação, nos dará forças, amanhã, para conter os possessos e criar aqui uma sociedade solitária." (P. 91)

"O que nos falta hoje é maior indignação generalizada em face de tanto desemprego, tanta fome e tanta violência desnecessárias, porque perfeitamente sanáveis com alterações estratégicas na ordem econômica." (P.154)

"Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre, porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosas, porque aberta à conveniência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da terra." (P. 332)

Iraneide 20/11/2021

Brasil para brasileiros
Ouvi este audiolivro pelo podcast VLC disponível no Spotify durante uma viagem de ônibus.
Vim motivada por um pouco mais da história do Brasil nestes tempos que é desafiador dizer-se brasileiro.

Vim também com um desejo de resgatar uma brasilidade ferida em significado por causa dos constantes atentados aos nosso símbolos mais preciosos, como as cores de nossa bandeira, a democracia e a Constituição de 88, nos últimos dois anos.

Encontrei muito mais que isso. Encontrei raízes profundas e desconhecidas para mim. Me encontrei como parte do povo original desta terra, que eu aprendi na escola que eram diferentes de mim, exóticos, silvícolas. Grave erro, que esta obra corrigiu.

Aprendi como a maior parte de nossa cultura na verdade não é original e que nossa verdadeira essência está nos donos da Terra que já estavam aqui quando os invasores vieram, saquearam e pilharam riquezas, vidas, identidades, liberdades.

Este livro deveria ser leitura primordial nas escolas, na formação do cidadão Brasileiro.

---
Nota especial para o cuidado e esforço do autor em resgatar a história pelo máximo de evidências e depoimentos dos nativos, quando a maioria das fontes e registros são dos invasores.

gio 02/11/2021

darcy ribeiro, nao tem como criticar
só nao dei 5 estrelas por conta do uso constante de expressões que hoje a gente já sabe que são racistas, sendo essas: mulato, índio, pessoa de cor, cabelo duro

entendo a época que o livro foi escrito e adorei a análise construída, mas eu nao podia deixar de pontuar esse aspecto da obra