O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

Beatrizen 09/10/2021

Leitura densa, porém necessária.
O livro explica sobre nossas origens e problemas ou questões crônicas no Brasil como o racismo, distribuição de terras e divisão e classes. Vale a leitura

Marcelo.Alencar 28/09/2021

Como se formou o povo brasileiro
Espetacular obra do gigante Darcy Ribeiro. Pessoas que formaram uma geração de grandes brasileiros, que pensavam no país, se importavam com o nosso povo.
Um estudo completo sobre a formação da nossa gente e a nossa sociedade.

Para entender o Brasil correto!

Marcelo Purificação 23/09/2021

Para todos os Brasileiros
Esse livro deveria ser lido por todos os Brasil, principalmente a Parte III e IV... Onde encontrasse a real identidade brasileira, com toda a nossa complexidade... E a única parte é extremamente reflexivo sobre nós... Que livro maravilhoso...

Kamyla.Maciel 07/09/2021

É esse o Brasil que queremos?
Não vou fazer um resumo do que o livro trata, dispensável ja que muito conhecido e o próprio título já nos diz que falará sobre a formação do povo brasileiro, questões econômicas, políticas , culturais e sociais. Mas prefiro falar o que senti.

Quando terminei esse livro, fiquei me questionando se um dia o Brasil daria certo. E , na data de hoje, essa pergunta ecoa na minha cabeça. Um país formado e construído na base da exploração, genocídio, estupros e desapropriações ainda pode chegar em algum lugar?! Questionamentos como esses são frutos da leitura desse livro fantástico.

Darcy desenhou a história da formação do povo brasileiro como nunca li, desde o início, suas contradições e surpresas. Tudo isso sem querer se fazer imparcial, essa nunca foi a proposta. Impossível sair ileso e sem indignação dessa leitura. Se a história nos fosse contada desse posto de vista nas escolas, com pensamento crítico, estaríamos onde estamos? Um povo sem consciência do seu passado tende a repeti-lo. E estamos diante disso.

É revoltante pensar que esse livro foi escrito há anos e trata de tempos ainda mais remotos e mesmo assim poderia servir como crítica a classe média e a elite atual.

A leitura em si não é muito fluída, mas entendo que esse é para ser um livro que se avança aos poucos.. indico muito muito mesmo!!

Trecho que se encaixa bem agora:

Não é impensável que a reordenação social se faça sem convulsão social, por via de um reformismo democrático. Mas ela é muitíssimo improvável neste país em que uns poucos milhares de grandes proprietários podem açambarcar a maior parte de seu território, compelindo milhões de trabalhadores a se urbanizarem para viver a vida famélica das favelas, por força da manutenção de umas velhas leis. Cada vez que um político nacionalista ou populista se encaminha para a revisão da institucionalidade, as classes dominantes apelam para a repressão e a força.

Gustavo 26/08/2021

Denso
Tão necessário quanto racismo estrutural, embora a leitura seja maia acessível. É interessante como o "palanque" diversificado vai fazendo sentido conforme a leitura nos "ensina" sobre nossa história. De uma forma mais humanista, nos mostra quem somos, da onde viemos e com qual propósito. Nossa história é triste, é abusiva, corrosiva e perigosa, e ao longo do nosso desenvolvimento isso infelizmente nos acompanha, quase como um rastro genético. Obrigado pela aula Darcy Ribeiro, sempre bom lembrar em qual solo minhas raízes estão, e de qual frutos se nutrem.

Gab Maniezo 23/07/2021

DARCY FEZ TUDO
TUDO, esse livro é absolutamente TUDO Darcy foi lá viu tudo e falou VOU ESCREVER SOBRE TUDO. Dos livros que tratam da colonização que já li (A economia latino-americana, do Celso Furtado; América Latina: As cidades e as Ideias, do José Luis Romero; e As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano) esse é de longe o melhor. Por uma razão simples: é o único desses que mencionei que trata dos processos de colonialidade que a América foi submetida com um interesse genuíno em dimensionar a percepção dos povos originários. Como eu disse: TUDO.

Biondo 21/07/2021

Incrível
O livro conta de forma brilhante a epopeia que o povo brasileiro viveu e continuará a viver na luta pela sua própria constituição. Todos os capítulos são riquíssimos e bem articulados entre si na composição da narrativa que Darcy nos quer passar, o que culmina num verdadeiro raio-x do ser-brasileiro.
Mr. Matos 21/07/2021minha estante
Maior antropólogo que o Brasil já teve

Igor13 06/06/2021

Contexto histórico distorcido, sem análise isenta e, declaradamente, político.
Já de cara o livro se diz declaradamente político. Não isento. Está lá. Elogio o autor pela sinceridade, pois, está longe de ser um livro histórico mesmo. E, ao meu ver, vai apresentar uma 'teoria' política da formação do povo brasileiro distorcida. Como é tudo em política. Se é isso que procura, defender uma 'teoria', um grupo, uma ideologia, sem bases reais empíricas, beleza. Mas se o leitor, como eu, busca entender a história de formação desse país, aí vai precisar ler muito mais livros, inclusive não só sobre o Brasil e América Latina, e com a cabeça aberta

Bem, superados os que só querem ratificar uma visão passada, erroneamente, desde a maioria das escolas, posso recomendar alguns autores e linhas a seguir. Sim, pois também tive que engolir esse tipo de simplificação mesquinha da realidade desde novo e inclusive na universidade, onde esperava história e análise técnica dos fatos, e sempre ouvia a mesma ladainha de opressor e oprimido, luta de classes, imperialismo, pureza e inocência do índio e vocês já conhecem o resto da novena.

O que ocorreu durante esses últimos séculos de colonização na América Latina e no Brasil foi terrível. Ninguém pode negar isso. Esse não é o ponto. Porém, o que aconteceu aqui, de modo similar, com peculiaridades, aconteceu na história da humanidade inteira em todos os lugares.

Não vou ir além disso. Meu ponto é, quer entender o povo brasileiro (como se não houvessem diversas formações distintas), vá estudar primeiro história (não ideológica) de outros povos pelo mundo. Boas biografias e livros mais específicos. Não pegue Eric Hobsbawm, por favor! Não seja preguiçoso. O autor também é declaradamente político. Peguem obras de historiadores mais isentos. Sei que não existe algo como 100% isento, mas há autores mais preocupados com os fatos e suas motivações específicas que super generalizações e teorias que abarquem tudo. Não funciona dessa forma.

Recomendo no Brasil o famoso 'penhinha', Eduardo Bueno, e Jorgue Caldeira. Há muitos outros. Já é um começo. Só nessas obras você já verá que não é bem como esse autor defende.

Quase me esqueci. Fui até 13% do livro. Não aguentei a tortura mais do que isso. Não dei classificação, pois teria que classificá-lo na categoria de capacidade de manipular os fatos em benefício de um grupo político. Não é a área que me interessa. Se bem que, pelo número de pessoas que elogiam essa obra, deve estar por volta de 4,5 de 5 no grau de manipulação.
Adamastor Portucaldo 24/04/2023minha estante
Realmente o autor é muito enviesado. Excelente análise. Os outros 87% também padecem dessa visão politizada. Mas acho que algumas coisas se salvam: cunhadismo, temericó, nheengatu? e a óbvia verdade: naqueles tempos a invasão foi de homens. Portanto as índias forneceram seus ventres para gestação inicial desse povo!

Carlos.Bonin 29/05/2021

Um dos melhores livros que já li
Eu não sabia que existia um livro assim. É em retrospecto, sim, mas Darcy Ribeiro apresenta sua teoria do povo brasileiro e o leitor nota que não tinha como o povo brasileiro ser diferente hoje em dia.

Sara277 23/04/2021

O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro
Uma leitura necessária, que privilégio. Que legado o Darcy Ribeiro nos deixou! Recomendo muitíssimo, não deixem de fazer essa leitura.

"Um povo, até hoje, em ser, na dura busca de seu destino." (Pág. 331)

Renatinha 21/04/2021

Brasis
O autor trata, em uma explanação histórico-antropológica, os diversos "brasis" que ajudaram, ao longo dos anos, a constituir o Brasil.
Uma história protagonizada pelos índios, africanos e europeus que determinam o que somos hoje.

Juliano Almada 17/04/2021

Mil Brasis
Após uma cadeira na faculdade, que por sinal não a terminei, pude me colocar um pouco mais sobre o processo de formação que o Brasil custou para chegarmos o que somos hoje. Começo também as leituras do CACD com este livro e acabo me inserindo num contexto do entendimento desse processo, junto com um pouco de autoconhecimento para reconhecer, finalmente, de onde vim.
E hoje, concluo o livro com essa resposta cada vez mais confusa.

luanpiani 09/04/2021

Leitura necessária para o entendimento da nossa origem racial.
Esse foi o primeiro livro que eu li do Darcy Ribeiro, de início achei que seria uma leitura acadêmica densa, mas pude desfrutar de uma escrita didática que narra os verdadeiros acontecimentos da história do Brasil, e não os contatos pelo viés eurocêntrico. O livro constrói bem a narrativa da miscigenação do povo brasileiro por meio de uma cronologia bem estruturada. Esse é um livro que eu recomendo para quem tiver interesse em saber mais sobre a nossa origem racial.

Renato375 02/04/2021

Índio, negro e Latino! Se fez uma nação...
Certa vez eu assisti um grande Brasileiro dizendo que esse livro, “deveria ser entregue junto com a certidão de nascimento, e que a criança deveria ser alfabetizada através dele.”
Hoje, após realizar a leitura, consigo enxergar o que essa fala queria expressar. Esse livro é necessário!

A obra é capaz de reconstituir a discutir a formação do Brasil. Com competência e generosidade, utilizando de uma linguagem acessível a qualquer um de nós.
Darcy Ribeiro é genial!

Encadernação: 4/5