A Última Carta de Amor

A Última Carta de Amor Jojo Moyes

Resenhas - A última carta de amor

thamy_lendo 21/10/2021

Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta a casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por ?B?, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento, como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado, Ellie começa a procurar por ?B?, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do próprio relacionamento. Com personagens realisticamente complexos e uma trama bem-elaborada, A Última Carta de Amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

Noemy.Nayara 19/08/2021

No início não gostei muito, por causa do negócio da traição e tals. Mas o livro é muito bem narrado e a história fica muito interessante e misteriosa. Foi uma leitura instigante, vale a pena ler.

Walney 21/09/2021

Final que vale a pena
A saga desses amores proibidos em épocas distintas, dos anos 60 e dos dias atuais falam de Anthony e Jennifer em um tempo que as coisas eram muito mais complicadas para adúlteros que se correspondiam pelas cartas que dão titulo ao livro e por Ellie e John que estão vivendo as dores, dissabores e alegrias desse tipo de relacionamento quarenta nos depois daqueles primeiros, Ellie conta a história em primeira pessoa, como uma jornalista que precisa entregar um artigo de 2000 palavras e que por causa de sua vida atribulada e de seus sentimentos confusos resolve deixar o trabalho em terceiro plano, nessa história que começa a ser excitante só na terceira parte do livro perto da página duzentos e cinquenta e que foi adaptada para um filme, Jojo moyes volta a apelar para uma escrita de uma perspectiva feminina, que muitas vezes se perde nos clichês, foi bom quando chegou a parte boa, mas sofrível até chegar aí, ansioso para ler outros livros da autora que me fez apaixonar por seu trabalho em "Como eu era antes de você".

Carolinasantos 29/01/2022

Amei a história entre o Antony e a jannifer, a leitura é bem fluida. Não é um dos melhores da autora que já li, porém ao termina-lo acabamos com um quentinho no coração.

Giullia 27/07/2021

Duas histórias incríveis que se encontram em um livro só. Amei e me apeguei muito aos personagens e na trajetória de cada um, só não dei 5 estrelas pois achei do começo ao meio do livro meio parado.

Rafa 01/01/2022minha estante
Eu AMO esse livro, sério

Afonso 21/10/2021

Só li porque já tinha comprado mas..
Eu odeio! Não suporto esse livro, li porque já tinha pagado por ele, mas não valeu a pena. Nada de bommmm.
Maryana 21/10/2021minha estante
nossa amiga, pq? vi o trailer do filme da Netflix e fiquei louca pra ler o livro antes

Natália 22/10/2021minha estante
Mds como assim? Kakakakam fiquei com medo agora pq to com ele aqui pra ler tbm

Edge 05/01/2022minha estante
Entao pq comprou

Afonso 05/01/2022minha estante
pq tinha dinheiro uai

Edge 05/01/2022minha estante
Vc nao leu direito be tenho certeza

Afonso 05/01/2022minha estante
Tá bom anjo, com certeza ????

Laura2110 06/09/2023

As memórias podem alorja-se em outros lugares q não a mente
Não achei o livro muito bom, esperava mais. Achei ele meio confuso no início, mas depois voce? começa a entender melhor a história. Eu gostava de ler mais a parte da Jenny, achava mais interessante, e as cartas do Anthony eram muito fofas. Os capítulos são muito grandes, uns tinham 20 páginas, eu não gosto muito disso, parece que a leitura é mais demorada. Bom de tudo não é um livro ruim, mas tbm não chega perto de ser um maravilhoso.
"Você e eu não podíamos deixar de nos amar, assim como a Terra não pode parar de girar em torno do Sol."

Eduarda 23/01/2023

Maravilhosa ?
A história é incrível e tu não consegue largar de jeito nenhum, amei a construção dos personagens e das suas histórias que emocionam e fazem a gnt vibrar com eles ??????
Jenny e Boot merecem TUDOOO
Livia878 23/01/2023minha estante
Amo esse livro, o filme não faz jus à obra. Infelizmente Netflix não soube usar uma história tão boa para fazer uma adaptação ao nível.

Jacqueline 30/04/2012

Publicado originalmente em www.mybooklit.blogspot.com
Jojo Moyes estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent por dez anos. Publicou seu primeiro livro em 2002, e desde então dedica-se integralmente à carreira de escritora.

Após um acidente de carro, Jennifer Stirling perde a memória e não consegue de lembrar de que é casada. Sua mãe e o próprio marido, se recusam a responder as perguntas sobre o acidente.
Resignada a conviver com um homem que lhe parece "estranho", Jennifer volta para sua casa, tentando recuperar a memória ou fragmentos da vida que possuía antes do acidente.
Procurando resgatar algum vestígio da "antiga" Jennifer, decide então arrumar seu armário e acaba encontrando algumas cartas de amor endereçadas a ela, assinada apenas por "B". Ao ler as cartas, percebe que antes do acidente estava vivendo um relacionamento fora do casamento, e parecia disposta a largar tudo pelo amante.

43 anos após, a jornalista Ellie Haworth encontra no arquivo do jornal onde trabalha, uma carta endereçada a Jennifer. Comovida com a carta de amor escrita por "B" , torna-se então obcecada em descobrir quem seriam os protagonistas da história, e imagina se a mesma teve um final feliz.

" Quando você me olhava com aqueles olhos ilimitados, deliquescentes, eu me perguntava o que você podia ver em mim. Agora sei que isso é uma visão tola do amor. Você e eu não podíamos deixar de nos amar, assim como a Terra não pode parar de girar em torno do sol" (pág. 128)

Quando vi que este livro seria lançado fiquei toda animada com a capa, mas não tanto com a sinopse. Explico: não curto ler histórias com adultério. Sou casada e não consigo imaginar como um romance fora do casamento pode ser feliz. Mesmo que tenha felicidade entre os amantes, fico pensando na infelicidade do traído. Mas o livro é muito mais do que isso. Intenso seria a palavra certa para o descrever. Deixei de lado meus conceitos e me entreguei a história muito bem montada por Jojo Moyes.
No começo, temos o foco na vida de Ellie, uma jornalista prestes a completar 32 anos que vive um relacionamento com um homem casado. Ela sempre colocou a carreira antes do plano: marido-filhos e o caso com John parece satisfazê-la. Mas quando encontra aquela que seria a última carta de amor de um homem para a sua amante, Ellie começa a questionar sua vida sentimental. Será que John a ama? Ele largaria sua esposa por ela? Qual seria o futuro para o relacionamento deles?

Após, voltamos quase 50 anos no tempo e conhecemos a história de Jennifer. O capítulo nem sempre começa situando em que ano estamos, porém, é possível compreender perfeitamente qual época está sendo abordada. O livro é dividido em três partes, e na última parte é quando a vida das duas mulheres se cruzam.
Jojo conduz magistralmente esse romance de amor pelos tempos, conectando uma história a outra, de forma que a todo tempo faz o leitor imaginar um final, para logo depois surpreendê-lo com uma reviravolta.
Ao mesclar ficção com realidade - como a crise do Congo, o machismo dos anos 60 e a abominação com a qual o divórcio era visto - Moyes traça um cenário perfeitamente agradável, onde ficamos presos nas garras desse incrível e grandioso romance.

Todos os personagens possuem uma personalidade bem delineada. Particulamente, me afeiçoei a Yvonne, amiga de Jennifer, que era muito leal e direta e não hesitava em dar conselhos sinceros.
Algumas atitudes de Jennifer me irritaram bastante, e por isso não classifiquei o livro com 5 estrelas. A personagem me pareceu um jovem completamente perdida, que precisou casar com o rico empresário para manter um padrão de vida que seus pais consideravam "adequado". Não posso entrar em detalhes para não entregar a história, mas senti que ela foi fria e cruel em várias vezes com os sentimentos do amante e do marido. Seu envolvimento com o amante me pareceu instantâneo, mas em se tratando de uma mulher casada, a rapidez com a qual o amor deles evoluiu se tornou justificável. As cartas que ele escreve são apaixonantes, esfuziantes e repletas de um sentimentalismo que raramente vemos os homens expondo.

Ellie foi a personagem que eu mais me identifiquei durante a leitura, e também a que mais amadureceu ao longo da história. Ela tenta salvar sua carreira e conseguir uma boa matéria para não perder o emprego, e vive tentando decifrar as mensagens que seu amante envia, procurando algum significado por trás das palavras abreviadas. Foi interessante observar o contraste das duas épocas: onde em 1960 existia o romantismo das cartas e o uso de palavras mais rebuscadas para expressar o sentimento do amante; e em 2003 os simples torpedos com mensagens curtas e sem qualquer emoção, enviados a Ellie.
Mesmo sendo narrado em terceira pessoa, o livro consegue transmitir muita emoção. Os encontros e desencontros dos personagens fizeram meu coração bater mais forte.

No início de cada capítulo há um trecho de uma última carta, torpedo ou e-mail verídicos, que destaca o modo repentino e brusco com o qual as pessoas terminam seus relacionamentos hoje em dia. O desfecho foi totalmente inimaginável , e embora não tenha chorado, me arrepiei inteira conforme a história encaminhava-se para o seu final.
A última carta de amor foi um romance intrigante e inquietante, que me deixou acordada madrugada adentro para saber o que aconteceria com os "amantes desafortunados". Totalmente recomendado.
Natiii 07/05/2012minha estante
Jacqueline,parabéns pela sua resenha.
Vc conseguiu passar toda a essência do livro.
Mais um livro que eu quero ler para "ontem".kkkk

Silvia 12/05/2012minha estante
Legal, se vc não conseguiu dormir sem terminar de ler significa que ele é ótimo.

darci jones and the six 31/12/2021

Favorito de toda a minha vida
Bom, eu gostaria de falar que eu não gosto de resenhas descrevendo o livro e tudo mais. Eu gosto de fazer resenhas falando como eu me senti lendo o livro e o que ele me proporcionou. Tendi isso em vista, vamos lá.
Eu deixei esse livro pra ser o último a ser resenhado porque ele foi o melhor livro que eu li nesse ano, na vida inteira na verdade.
Eu não sei nem por onde começar essa resenha, então vou trazer a minha citação favorita:

?Quando você me olhava com aqueles seus olhos ilimitados, deliquescentes, eu me perguntava o que você podia ver em mim. Agora sei que isso é uma visão tola do amor. Você e eu não podíamos deixar de nos amar, assim como a Terra não pode parar de girar em torno do Sol.?

Esse livro traz a história mais linda, triste, intensa e sofrida que eu já vi. Ele me trouxe tantos sentimentos e ensinamentos que jamais esquecerei. É um livro que te faz sentir tudo. Você se apega aos personagens, torce pelo casal, sente a dor de cada um deles, entra em aflição por não poder entrar na história e ajudar todos eles, sente um vazio imenso durante e após a leitura. Resumindo: você vai precisar de muita terapia.
Ele começa contando um pouco sobre a Ellie, uma repórter que encontra uma carta de amor escrita em 1965 e decide desvendar o mistério desse romance secreto. E, acredite, esse romance promete e cumpre MUITO. Depois ele traz a história da Jennifer, que eu não vou comentar aqui, porque vocês PRECISAM ler. Então também não comentarei sobre Anthony O?Hare. Só que eu o amo incondicionalmente e que ele é um dos meus personagens favoritos da vida, que eu sinto saudade sempre que penso nele e que fico numa imensa vontade de reler só para ?ver? ele de novo (Deus sabe que ainda estou preparando meu psicológico para essa releitura), e que espero que alguém me ame da forma que ele amou. A história toda é contada de uma forma tão incrível, tão envolvente. Quando você nota, já está montando teorias sobre o que aconteceu, como aconteceu e por que aconteceu. É preciso dizer: toda vez que você monta uma teoria e está convicto dela, a autora simplesmente chega e ?AHÁ!!! Você estava ERRADO!? Sim, ela engana a gente direitinho, o que eu amei porque eu fui surpreendida o tempo todo. A Jojo foi divina na escrita, como sempre, e soube exatamente como contar. Eu não mudaria nada, absolutamente NADA nesse livro. Ele é perfeito e eu juro que vou indicar ele para Deus e o mundo, pois ele é mais do que digno e necessário.
Ele se tornou meu livro favorito da vida. E acho que vai ser muito difícil alguém tomar o lugar dele. Só tenho coisas incríveis para falar sobre ele. É lindo e muito, muito doloroso. Eu li chorando já da metade do livro pro final. Ele mexeu tanto comigo que vários dias após terminar a leitura eu parava e ficava refletindo sobre ele. Até hoje, quase cinco meses depois, ainda me emociono ao falar dele. Até criei uma playlist inspirada nele.
Para quem já viu o filme, LEIA o livro mesmo assim. Tá bem diferente, completamente diferente. O filme está todo errado e não deve ser comparado ao livro de forma alguma.
Bom, para finalizar, gostaria de dizer que esse livro é a mais pura obra de arte, digno de todo amor e reconhecimento. Gostaria que mais pessoas lessem ele, que fosse mais reconhecido. Então, por favor, leiam e se apaixonem pela Jenny, pelo Anthony, pela Ellie, por todos (quase todos kkk), e por essa história perfeita.

?Saiba que você tem meu coração, minhas esperanças, em suas mãos?.

??????????+??

booklvred 10/05/2021

??
Esse livro foi uma supresa muito boa. Nunca me interessei nos livros da Jojo e quando lia algum sempre abandonava pela escrita, histórias que não me envolviam e etc. Lendo 'A última carta de amor' eu tive as mesmas dificuldades com todos os outros dela, comecei em uma leitura bem lenta mas ao decorrer dos capítulos eu me vi completamente envolvida com a história. A maneira que é trabalhada as duas épocas, o jeito como se entrelaçam, se conectam, as cartas tão lindas e românticas, tudo é muito bem feito. O romance proibido é o ponto alto do enredo, a gente sofre muito, torce muito por eles, e eu particularmente tive crises de surto em vários momentos. No cenário "atual" a busca da Ellie pelo desfecho da história em 1960 também é muito interessante, já que isso de alguma forma mexe com a vida dela a faz refletir sobre suas escolhas. E O PLOT TWIST F*DA QUE A AUTORA FEZ? GENIAL. Estou encantada, com o coração aquecido, agradecida.
Erika 10/05/2021minha estante
Me parece que farão um filme com essa história.

booklvred 10/05/2021minha estante
Sim, na Netflix. Vou chores horrores nesse filme, certeza absoluta.

Daniela 07/08/2021

Boa história
Muito bem escrito, com uma forma de narrar diferente do habitual mas que a autora já usou em A garota que você deixou pra trás (ou o contrário). Uma boa história,mas não deu pra arrebatar como Com o eu era antes de você e as sequências .
Ane 07/08/2021minha estante
Tem o filme desse livro na Netflix. Muito bom também!

Ju 26/10/2020

Já fazem muitos meses que eu li, então minha perspectiva já está meio batida. O que eu lembro é que esse livro faz jus ao estilo cheio de surpresas da Jojo. Depois de alguns livros dela, é impossível não especular qual vai ser o próximo plot twist. Enfim, no geral eu achei longuinho mas é bom e interessante.

Yue Lim 25/06/2020

A Última Carta de Amor
Não sou de ler sinopse, então, quando percebi que se tratava de adultério, fiquei incomodada. Isso não é spoiler. Está na sinopse. Apesar disso, segui adiante e tive uma leitura repleta de ensinamentos. E é um livro que indico, sem dúvida.

Sou uma pessoa que ama escrever cartas. Dificilmente ganho alguma, o que é uma pena. Lembro-me de quando tinha uns 15 anos, de ter um correspondente por cartas em São Luís. Infelizmente, perdemos o contato. Mas foi uma das letras mais lindas que já vi na vida. Então, este livro tem essa sacada, a autora reuniu de modo anônimo, correspondências reais. Algumas são lindas e algumas são revoltantes. Fiquei muito feliz em estar próximo desse tipo de correspondência de novo.
"O 'se' é um jogo muito perigoso"
"Os jovens não têm o monopólio dos corações partidos, sabe."