A Última Carta de Amor

A Última Carta de Amor Jojo Moyes

Resenhas - A última carta de amor

Patricia 21/06/2021

Esperava mais...
Estou dando 3 estrelas para esse livro só e somente só pelo casal Jennifer e B. Para mim foi única coisa que me tocou e eu consigue tirar de bom desse livro. Achei o livro muito confuso e muita coisa desnecessária. 1. Ponto: O livro intercala passado e presente, porém não a sinalização no início dos capítulos, e você fica sem saber em qual tempo está. 2. Ponto: Todo início de capítulo tem trechos de cartas que não tem conexão nenhuma com história (são de leitores), a idéia da autora pode ter sido boa, mas ao meu ver só serviu para aumentar páginas. 3. Ponto: Durante a leitura também aparece trechos de cartas dos personagens, porém aparecem de forma aleatória e repetida. Enfim, achei a leitura cansativa e confusa, voltei várias vezes para tentar entender e me situar na história. Outros dois pontos que também me incomodaram, a Ellie é muito chata. E também o livro é adultério para todo lado. Espero que a adaptação seja melhor.

Lorena Carneiro 07/08/2020

Não consegui romantizar
Um livro bem decepcionante. Não me afetou positivamente, não gerou comoção, nada do que ele vende eu comprei.
Desculpa! Eu até compreendo o romance dos amantes de outrora. Achei super sensato e corajoso a posição da mulher em uma época tão antiga, admirei de mais.
Mas as trocas de narrativa do livro cansa, exite muitas repetições das cartas, quando a história adentra na vida da jornalista surge uma vontade de jogar o livro em baixo da estante e torcer para que as traças façam um bom proveito.

Pri Ruppenthal 15/04/2021

Ela sabe tocar um coração gelado
A Última Carta de Amor é um livro doce, emocionante, lindo e que nos dá vários nós na garganta. Não é tão trágico quanto Como Eu Era Antes de Você, mas, como tudo que a Jojo Moyes escreve, tem uma alta dose de drama e tristezas. Dessa vez não chorei, mas senti um aperto no peito várias vezes, além de compaixão pelos personagens. A Última Carta de Amor é mais um livro sensacional de Jojo Moyes e que vai ficar por muito tempo com um espaço especial entre os meus preferidos.

Thaís Gomes @folhasemlivros 29/03/2021

A última carta de amor é o primeiro livro que li da Jojo. É bem leve e traz algumas reviravoltas, mas nada de muito surpreendente. Achei o começo bem confuso,  mas depois acabei entendendo as trocas de tempo e de personagem a cada capítulo. Terminei me apaixonando pelas cartas, que se tornaram minhas partes preferidas do livro com todo o jogo de palavras envolvido, porém não senti uma conexão real com a história. Pra mim, sempre faltava um momento de mais emoção que não acontecia. Apesar disso, é um livro sensível e bem romântico que trata de amores perdidos e reencontros. Certamente vai deixar muita gente suspirando!

- Mais resenhas no Instagram: @folhasemlivros

Lana 16/07/2021

É A JOJO NÉ MEUS AMIGOS...
Fiquei com medo de reler esse livro e não gostar, porque quando eu li ele, eu estava em uma fase totalmente diferente da minha vida, na qual, eu era totalmente outra pessoa.

E adivinha?!
Gostei mais do que na primeira vez.

Jojo sabe muito bem escrever um romance cativante e viciante. O livro se passa em duas épocas diferentes - eu adoro isso!!

As cartas reais que iniciam cada capítulo são bônus para a história. Esse livro tirou de mim risadas e choros.

Não esperava menos de mim - a emocionadahhh. ?????

Dhay Mesquita 19/09/2021

A última carta de amor
A trama une duas narrativas: a de Jennifer (uma esposa troféu da década de 60) e a de Ellie (uma renomada jornalista dos tempos atuais). Ellie está passando por uma fase delicada; desde que começou a namorar um homem casado as coisas saíram do controle ? afinal, tudo o que ela faz é pensar no namorado e no futuro em que finalmente poderão estar juntos sem o fantasma da esposa dele. Assim, com a cabeça no mundo da lua, Ellie vai precisar batalhar para garantir seu emprego. E é exatamente nesse momento, quando ela precisa de uma nova matéria para a revista na qual trabalha, que a carta de amor enviada à Jennifer décadas atrás caí em suas mãos. Intrigada com essa carta, Ellie começa a investigar a vida de Jennifer e buscar indícios de que ela e o grande amor de sua vida tiveram um final feliz.

Adri Crivelaro 14/08/2021

Gostei
Quando soube que esse seria o livro do mês do clube pensei "outro livro de romance chato", mas esse me surpreendeu. Gostei das histórias paralelas e da ideia de colocar as cartas de amor reais no início dos capítulos. Mais um bom livro da Jojo.

gleicepcouto 06/05/2012

Uma metamorfose romântica agridoce
www.murmuriospessoais.com

***

A Última Carta de Amor (Intrínseca), da jornalista e escritora britânica Jojo Moyes, rendeu a ela o prêmio de Romance do Ano pela Romantic Novelists Association (RNA). Ela já tinha ganhado esse prêmio também pelo seu livro Foreign Fruit, em 2004.

Em A Última Carta de Amor, a autora mescla passado e presente, relatando no passado (anos 60), a história de Jennifer Stirling: uma mulher linda, inteligente, mas submissa ao marido; e, no presente, a história de Ellie Haworth, uma jornalista centrada no trabalho, perdida em um relacionamento extraconjugal.

Jennifer sofre um acidente de carro e, ao acordar, não se lembra de nada. Quando volta para casa e para o convívio do marido, tenta juntar as peças do quebra-cabeça que sua vida se tornou. Algumas peças, porém, parecem não se encaixar. Ela tem certeza disso quando encontra lindas cartas de amor endereçadas a ela, assinadas por B. Quem seria esse homem? A procura por ele começa.

Uma dessas cartas, décadas depois, vai parar nas mãos de Ellie, que em meio a uma crise em sua vida pessoal, se refugia nesse amor que considera belo e verdadeiro. Então, sua procura por Jennifer e B. começa sem ela notar que, na verdade, é uma busca a si mesma.

Mas de repente me dei conta, no meio daquela pequena cena de loucura que ter alguém que nos entenda, que nos deseje, que nos veja como uma versão melhorada de nós mesmos é o presente mais incrível. Mesmo que não estejamos juntos, saber que, para você, eu sou este homem é uma fonte de vida para mim.

Deixando minha opinião pessoal de lado, e passando pra análise técnica do livro – que é o que interessa -, Moyes intercala muito bem o passado e presente no livro. A narrativa transcorre tão bem que ela não precisa avisar que está voltando alguns anos pra explicar algo, ou avançando alguns outros com o mesmo motivo: o leitor percebe por si só. Isso é resultado de uma narrativa forte, coesa e coerente; que não necessita de muitos porquês: eles estão lá nas entrelinhas.

A emoção que Jojo transmite ao falar de um amor proibido é peculiar. Mostrar o amor (ou a falta dele) ao falar de casos extraconjugais, se não for feito com critério e delicadeza, pode acabar se mostrando vulgar. O assunto sozinho já é polêmico. Você realmente acha que existe amor entre dois amantes ou só paixão?

A autora nos mostra, em épocas diferentes, os dois lados da mesma moeda e é isso que é o diferencial. Nada é rigorosamente certo e/ou errado, nem ninguém é rigorosamente bom e/ou ruim. Os detalhes, que vão sendo revelados aos poucos, fazem com que percebamos que nunca sabemos o bastante sobre uma situação ou muito menos o sentimento alheio.

Não vou entrar no mérito moral e ético aqui de discursar sobre a traição em casamentos, de como isso é errado e blablabla. O livro não é sobre isso. Não somente. Há mais ali. Há humanos cometendo erros, e aos trancos e barrancos, tentando acertar. Assim como eu e você.

A verdade é que dá gosto de ler o livro. A medida que as páginas vão passando, você vai se recriminando por pensar que poderia ter lido mais atentamente, devagar, deliciando-se com o livro. Os personagens são fortes, autênticos, contraditórios: você nunca sabe muito bem porque estão agindo ou pensando de certa maneira. Sempre há o elemento surpresa.

A trama, sensível e encantadora, mas permeada por dor, perdas, começos e recomeços nos faz questionar sobre coragem e escolhas. Assim como nos faz pensar em como o destino por vezes nos prega peças, com tantos desencontros que nem ousamos sonhar.

A Última Carta de Amor começa como um livro triste e melancólico, mas vai se transformando… Crescendo, trocando a pele e, quando você percebe, termina como um livro belo, encantador e repleto de esperança. Uma linda metamorfose.

A Última Carta de Amor (The Last Letter From your Lover)
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 378
Valor médio: $20 a $30
Avaliação: Uma linda metamorfose
Natiii 07/05/2012minha estante
Excelente resenha.
Fiquei ansiosa para ler esse livro!

Silvia 12/05/2012minha estante
Gostei da sua resenha, e vc ainda tirou as nossas dúvidas sobre: valor do livro, páginas, editora, legal :-)

Tati 16/05/2012minha estante
Quero ler esse livro.
Adorei a resenha.

Jéssica Lenz 26/03/2020

A última carta de amor
Esse livro tem uma combinação que eu gosto muito: romance clichê + personagens reais.

Uma das coisas que mais me irritam em romances é a mania de colocar pessoas em caixinhas separadas, como se fossemos 100% bons ou 100% ruins. O mocinho rico, bonito, sarado, bem sucedido na profissão, transa bem e trata a mocinha como rainha. Onde existe um boy desses? hahahah

Nesse romance Jojo nos apresenta personagens reais. Conheço muitas Ellies, boas profissionais que se perdem na carreira por um amor. Mulheres independentes que ignoram a dor de outra mulher ao se relacionar com um homem comprometido.

Nos últimos anos eu costumava dizer que não gostava muito de romance, mas essa e algumas outras leituras me fizeram perceber que eu gosto SIM de romances, mas romances com personagens reais, com personagens que lembrem pessoas do cotidiano. Tenho pavor sim de romances clichezões com personagens perfeitos demais que criam uma expectativa totalmente errada nas mulheres (não meninas, não vamos conhecer um gostosão, rico, bem sucedido, de olhos claros, que vai se apaixonar perdidamente por nós a primeira vista).

Por mais romances possíveis com personagens reais!
Josi 26/03/2020minha estante
É um ótimo livro!

Leticia.Liesenfeld 11/06/2022

Apenas Frases
Seus olhos se encontraram, e, naqueles poucos instantes silenciosos, ele lhe disse tudo. Disse que ela era a mulher mais incrível que ele já havia conhecido. Disse que ela assombrava suas horas de vigília, e que cada sentimento, cada experiência que ele tivera na vida até aquela altura tinham sido sem graça e sem importância diante da enormidade daquilo. Disse que a amava.

Geek.Moderno 06/04/2021

A última carta de amor
A história do livro se passa em duas épocas distintas – década de 60 e anos 2000. Nos anos 2000, a história nos apresenta a Ellie Haworth, uma jornalista que está envolvida com um homem casado há quase um ano. O adultério acaba afetando a relação dela com seus amigos e também leva às mudanças no seu ambiente de trabalho.

Quando a chefe da Ellie propõe a ela uma matéria sobre o comportamento das mulheres do passado, em comparação com as atuais, a jornalista vai em busca de artigos nos arquivos do Jornal onde trabalha. Em meio a uma bagunça de informações, ela encontra uma misteriosa carta de amor assinada somente pelo pseudônimo “B”.

Já na década de 60, conhecemos Jennifer Stirling, uma mulher que sofreu um acidente de carro e estava recebendo alta do hospital. Porém, a mesma não se lembrava de como era a sua vida antes do acidente e, mesmo estando cercada por seu marido, amigos e familiares, ela estava se sentindo deslocada, como se faltasse algo. Até que ela encontra cartas de amor do seu possível amante – “B”. Tomada por uma certeza de que não era tão feliz em seu casamento, ela decide procurar “B”.
(CONTINUA...)

Se gostou dessa resenha e quer saber o final dela e de outras acesse o Blog: www.olaleitores.com.br

site: https://olaleitores.com.br/2021/04/a-ultima-carte-de-amor-jojo-moyes/

Vê Lemes 26/05/2021

Apaixonante
Ellie é uma jornalista que, ao buscar material para uma nova reportagem, acaba encontrando cartas que contém o mais puro e verdadeiro amor do passado.
Um livro que mostra como
sua intensidade com o fim de uma época.
Maravilhoso, doce e emocionante.

May Novais 20/05/2021

Sério, queria mais...
Não gosto de finais abertos. Amo saber o que acontece depois de um reencontro.
Fiquei feliz que Jennifer e Boot se encontram, apesar dos 40 anos sem contato. E mais feliz ainda quando a Ellie terminou com Jhon, ela merecia mais, muito mais que migalhas, mensagens ou e-mails vagos.
E o Rory foi um plus na vida da Ellie. Queria um final fechado para eles tb, mas já que não podemos ter tudo me contento com o convite para um café e mensagens.
estanted4ari 20/05/2021minha estante
Quero ler logo. Vai sair o filme na Netflix aaaaah

May Novais 21/05/2021minha estante
Siiim, li por isso. Quero ver pensando ?ihhhh não foi assim no livro? hahaha aquela frase clássica de todo leitor

estanted4ari 21/05/2021minha estante
Hahaha minha cara fazer isso May

Maya 30/06/2021

"Quando você me olhava com aqueles seus olhos ilimitados, deliquescentes, eu me perguntava o que você podia ver em mim. Agora sei que isso é uma visão tola do amor. Você e eu não podíamos deixar de nos amar, assim como a Terra não pode parar de girar em torno do Sol."

Esse é aquele tipo de livro que te faz dar aquele sorriso bobo e o final deixa o coração quentinho. A Jojo tem uma maneira única de escrever seus livros, sem falar que é a minha escritora favorita.

Alessandra.Adams 21/05/2021

Jojo Moyes não decepciona! Que livro mais lindinho. Doida para assistir a adaptação da Netflix. ??
Stephany 28/05/2021minha estante
chorei horrores com o final desse livro :') hehe