O Sonho de Eva

O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

Leãozinho 01/02/2022

Uma crítica ao virtual
A trama gira em torno de um suposto jogo inovador que permite que você jogue enquanto dorme.

Mas no meio do desenvolvimento dessa tecnologia está uma organização que deseja o controle mundial.

É uma trama envolvente repleta de ação e suspense, daqueles que você lê prendendo a respiração.

O livro todo é uma crítica a nossa aceitação a ambiente virtuais e a ação deles no nosso comportamento na vida real.
Daniel Pinheiro 17/02/2022minha estante
Quando surgiu o Metaverso, logo lembrei desse livro

Yasmin 15/06/2012

Me surpreendi

Recebi "O Sonho de Eva" tem menos de uma semana e confesso que estava bastante curiosa com o livro. A premissa era boa, mas tudo dependia de como o autor desenvolveria a história e de vários outros detalhes como escrita, descrições, etc. Sabia que gostaria do tema, mas me surpreendi ao gostar bastante do conjunto completo. A história criada por Anes passeia por gêneros e possui uma trama central criativa, pouco usada na ficção: os sonhos lúcidos e as consequências ao alterá-los.

Eva Abelar é uma das maiores cientistas estudiosas do sonho lúcido e estava em Viena para uma conferência quando recebeu a pior notícia de sua vida. A irmã e também cientista Ana acaba de morrer de uma queda do 20º andar no prédio onde morava. A polícia encontrou o apartamento vazio, nem sinal de que havia uma criança ali. Joachim deveria estar lá. Seja lá quem esteve no apartamento com Ana pouco antes de ela morrer, levou Joachim. O que essas pessoas querem? O primeiro indício de que o sumiço de Joachim e a morte de Ana estão conectados há algo muito maior é o encontro com a vice-presidente da Yume durante o enterro. Eva tem certeza de que viu seu filho ao longe com um homem e logo depois aquele rapaz indiano diz para ela não aceitar a proposta de trabalho de forma alguma. O que estaria acontecendo? Quem são as pessoas que tentaram matar o indiano no cemitério? O que uma corporação como a Yume poderia querer com seu filho? Chantageá-la a aceitar o emprego? Eva não sabe ao certo onde está se metendo, a proposta para o Dreamgame é perigosa demais se for manipulada de maneira arbitrária. Em uma decisão sem volta e isolada do mundo, Eva precisa descobrir o verdadeiro propósito do Dreamgame e ainda investigar o paradeiro de seu filho.

A partir dessa premissa acompanhamos Eva na China, em um lugar completamente isolado ela tem que manter o foco. O laboratório e os equipamentos ultramodernos da Yume são uma tentação e sua pesquisa poderia avançar anos se trabalhasse pesado. Eva começa a compreender que existe muito mais sujeira por baixo desse jogo milionário. A Yume quer controlar os sonhos das pessoas e através do subconsciente tomar decisões por toda a humanidade. Uma simples sugestão durante o sono e o planeta poderia entrar em guerra. Um enredo fantástico e uma personagem muito bem articulada e bem construída. Sou bem chata quando se trata de livros e gostei muito da forma que o autor desenvolveu cada parte da história. Sem perder o ritmo entre Eva na China e Alec no Brasil. De um lado ela lutava para encontrar uma maneira de impedir que o jogo controlasse totalmente a vontade das pessoas, de outro Alec procurava respostas. Quem está de fato por trás da Yume? Que organização é essa que passa século após séculos escondida de todos e tentando manipular o destino de nações?

Adoraria uma continuação. Gosto muito desse tipo de livro, ainda mais quando a narrativa acompanha a história. O controle de pessoas por sugestão durante o sono já vimos em "Admirável Mundo Novo". O que lá foi usado para mudar o mundo inteiro e implantar um novo comportamento aqui seria usado para derrubar governos, elevar certos países, destruir adversários e transformar o povo em gado, à mercê da vontade de tal grupo. A ideia de jogo enquanto dormimos é bem interessante. No livro "Os Gêmeos" de Pauline Alphen o que causou a catástrofe que fez o mundo regredir e virar comunidades esparsas vivendo de modo medieval, sem tecnologia nenhuma foi o uso do cérebro, do subconsciente para jogos. Achei muito interessante ver por outra ótica como uma simples sugestão enquanto dormimos pode mudar tudo. E pesquisando sobre o assunto vi que existem muitas pesquisas sobre sonhos lúcidos, desde o passado que cientistas tentam entender melhor, e universidades que investem em descobrir mais os mistérios do subconsciente.

O desfecho foi bem rápido de certa forma, mas positivo. Teria sido muito bom se o tal jogo viesse a público, então Eva, Alec, Jhotti e os outros aparecessem em outros livros tentando derrubar a organização por trás do jogo. Uma trilogia poderia funcionar muito bem. Mas enfim. O filho de Eva é um personagem muito interessante que poderia ter sido, mas explorado. O capítulo do menino foi adorável e gostaria de ter lido mais sobre ele. Ainda mais depois daquela revelação no final, de onde ele esteve o tempo todo. Zed, o paciente de Alec também é uma figura que merecia ter mais participação. Isso é opinião puramente pessoal. Aparecer pouco não causou problemas ao andamento da história.

A narração mesclada com descrições concisas deixa o ritmo constante, o que torna a leitura rápida e imperceptível. Quando vi já estava entrando nos capítulos finais. Além disso (...)

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2012/05/resenha-o-sonho-de-eva.html

Biel 19/08/2012

O mundo onírico
Eva Abelar é uma doutora especialista em sonhos lúcidos e que em meio as suas teses e palestras recebe a notícia de que seu filho, Joachim, uma criança autista é sequestrado, e como se isso não bastasse sua irmã que trabalha na indústria multinacional Yume, gigante empresa do ramo entretenimento, se suicidou. Sua irmã era a principal cientista do projeto Dream Game, criação revolucionária que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Em meio à tantas dúvidas sobre o paradeiro de seu filho e a estranha morte de Anna, Eva é convidada a assumir o lugar da irmã e consequentemente se envolve em uma trama perigosa que alcança o mundo onírico mesclando-se aos limites dos desejos inconscientes do homem.

"O braço com o copo de cerveja na mão apontava o número sete, marcado na barriga gorda de Homer simpson, enquanto o outro, segurando um cachorro quente, indicava trinta minutos. Eva considerou pouco apropriado aquele relógio na parede de uma sala onde pessoas aguardavam a vez para reconhecer cadáveres de parentes ou amigos" página 17

Eva usa dos sonhos lúcidos para identificar seu eu, suas condutas, seus medos e descobrir a verdade por trás do desaparecimento de Joachim. O dreamgame, se introduzido no mercado, seria o fim da tecnologia 3d para os games. Quem se contentaria em brincar com bonecos virtuais quando poderia realmente viver a aventura?
No onirogame ou dreamgame você experimenta sensações reais enquanto está dormindo; e a Yume quer fazer disso, uma forma de manipular as pessoas e por conseguinte governar o mundo através dos sonhos.

"É difícil falar sobre o caráter das pessoas. Nesta nossa época, quase ninguém se abre de fato. Todos nós guardamos um par de assuntos interessantes no bolso da frente, três ou quatro piadas no bolso de trás, meia dúzia de nomes de personalidades no bolso do paletó e, assim, saímos todos os dias para os nossos relacionamentos que pretendemos construir com eles. Difícil julgar algém com este tipo de material, não acha?" pág. 216

O sonho de eva é uma obra literária que tem todos os pontos necessários para se tornar uma adaptação cinematográfica; com capa de fato instigante e com grande conteúdo esta é uma obra que promete muito sucesso. O foco do livro, "sonhos lúcidos" é algo pouco discutido e trabalhado e que de certo modo possui valor científico comprovado, fazendo de "O sonho de Eva" uma obra literária veraz e formidável. A história é contada em terceira pessoa - com exceção da narração dos sonhos - e os capítulos não possuem um nome específico, são representados por números; salientanto assim, o suspense que está por vir. Em suma, Chico Anes possui uma forma de escrever culta e ao mesmo tempo entende da linguagem habitualmente usada; e assim consegue tecer algo muito complexo e criativo.
O Sonho de Eva é uma obra de reflexão sobre as questões filosóficas e a tecnologia inerentes a vida moderna. Livro excepcional leiam !

"Eu acompanhei a dor da família. Presenciei a mãe à cuidar do filho, tal um jardineiro zela a flor mais delicada do seu jardim. Com dedicação e paciência, sem esperar nada além de um breve perfume." página 140
Bisonho 29/08/2012minha estante
Você foi direto no que o livro trata,mostrando sentimentos mas ainda assim objetivo, ótima resenha

Saleitura 11/07/2012

Confesso que quando vi o titulo do livro me vieram à mente várias referencias de obras literárias e cinematográficas como os filmes Vanilla Sky com o Tom Cruise e Penélope Cruz e o A origem com o DiCaprio, o quadrinho clássico do Neil Gaiman "Sandman" sucesso das décadas de 1980 e 1990 assim como as obras de Freud e me preparei psicologicamente para encarar uma obra meio psicodélica e pirar!

Mas, surpreendentemente o livro não me pirou! Chico Anes nos conta a história de Eva Abelar, de como as pesquisas dela sobre os "sonhos lúcidos" despertam o interesse de pessoas no mínimo perigosas e lança ela dentro de uma perigosa aventura em busca da verdade sobre a morte de sua irmã e o desaparecimento de seu filho.

O texto do Chico mistura romance, suspense, teoria da conspiração e ficção cientifica contando uma história que em minha opinião daria uma ótima novela. Eva e Alec formam um par lindo, parecem mesmo ter saído de uma novela, eles se amam e se desejam silenciosamente, aliás, desejo e sensualidade latentes e reprimidos estão presentes em toda a narrativa, e muitas vezes angustiadamente, os dois polarizam a narrativa do livro, enquanto Eva vai parar do outro lado do mundo em busca de suas respostas, Alec vai parar do outro lado da História descobrindo teorias da conspiração e segredos escondidos em manuscritos guardados por motivos para lá de perigosos.

E enquanto Alec e Eva vão desenrolando o carretel da história na qual se meteram eles vão também desenrolando o carretel de sua relação e de seus traumas. E no caso de Eva eu até ouso afirmar que ela acaba descobrindo a si mesma e as suas potencialidades afetivas que jaziam oprimidas sob o peso de inúmeros traumas sofridos durante a adolescência e infância.

O livro todo é muito interessante, as reflexões de Eva, o mergulho de Alec na história misturando ficção e fatos, alguns dados sobre as teorias da psicologia muito interessantes, conhecimentos que muitas vezes ficam restritos ao universo acadêmico foram postos em circulação através do livro do Chico. Até que ponto é ficção até que ponto é realidade é uma coisa que o leitor se sente tentando, ou deveria sentir-se, apos ler o livro. Alguns resenhistas disseram que isso tornou o livro chato, mas eu acredito que literatura além de divertir pode e deve instruir, então achei ótimo essa mescla no livro do Chico.

No mais, sem querer ser chata e já sendo, o que não gostei no livro foi o fato da Eva ser professora de uma universidade particular, particularmente penso que uma professora suficientemente competente para ir palestrar em Viena no Brasil dentro do universo acadêmico brasileiro no mínimo séria professora de uma Universidade Federal ou na USP e séria no mínimo bolsista de produção do CNPq, órgão responsável por financiar pesquisas no Brasil. E sim Eva e o Alec falam lá no finalzinho do livro em "tese de mestrado", no Brasil no mestrado a gente produz uma dissertação e não tese.

Enfim, apesar desse detalhe em relação ao mundo acadêmico brasileiro eu curti a leitura de "O sonho de Eva".

Resenha da colaboradora Pandora (Jacilene)

Link Postagem Saleta de Leitura
Ana 06/10/2013minha estante
"...o que não gostei no livro foi o fato da Eva ser professora de uma universidade particular, particularmente penso que uma professora suficientemente competente para ir palestrar em Viena no Brasil dentro do universo acadêmico brasileiro no mínimo séria professora de uma Universidade Federal ou na USP e séria no mínimo bolsista de produção do CNPq, órgão responsável por financiar pesquisas no Brasil."
Nada a ver. Estudei em Universidade Particular, tive professores doutores e pós doutores que já foram ou são palestrantes internacionais e nesta Universidade há pesquisas financiadas através do CNPq.

Subversivo011 19/09/2018

História promissora e boa, mas....
Quando eu comecei a ler o livro e via do que se tratava eu me interessei muito, pois eu adoro essa coisa de ficção científica que nos faz pensar sobre a nossa vida atual. A historia do DreamGame, que é um jogo que faz com que você "viva" seu sonho, e usada pelo governo para implantar indiretamente no subconsciente condicionamento para seus jogadores se submeterem a qualquer ideia dos poderosos sem questionar, nos faz pensar e é uma ideia bem interessante para se abortar em uma história. Apesar de suas diferenças, o conceito me lembrou muito o "Jogador Número 1", em muitos momentos.

Mas (sempre há um "Mas"), a história em si ficou em segundo pleno pelo modo em que o autor leva algumas partes do enredo. É muito ruim o jeito em que o escritor vê e quer que vejamos as mulheres da história. Todas (exceto as com idade mais avançadas, que são apenas 3) tem conotação sexual. Ao invés dele as descreverem de uma forma normal, ele prefere descrever como é exatamente seus corpos, o 'volume dos seios na blusa', 'suas curvas', etc, e é estranho isso. Todas tem ligação com sexo. Ao que me parece, o autor quer que tenhamos desejos sexuais com as mulheres, e que tenhamos uma visão delas com objetos sexuais, então isso quer dizer que ele pense isso. Na história, há estupro, sonhos sexuais, e muita conotação sexual, e isso me incomodou muito.

Uma história que poderia ser bem mais marcante com coisas boas, me marcou negativamente.

House of Chick 18/11/2012

Quando eu vi a capa de “O Sonho de Eva” pela primeira vez, ela logo me chamou a atenção. Talvez pelas suas cores fortes, já que a cor predominante é o azul, ou talvez pelo detalhe da menina que está bem sutil de uma forma intrigante, do tipo que a gente só repara prestando atenção. Enfim, apesar de não saber bem o motivo ao certo, só a capa já havia me despertado uma grande vontade de pegar esse título em mãos. Claro que corri para saber sobre o que se tratava, pois eu tinha o interesse, mas foi a sinopse que me deixou louca para começar a ler logo.

Fico feliz que tenha o feito, pois o livro foi realmente incrível. Ele retrata um tema ainda pouco abordado nos livros, pelo menos que eu tenha lido, e que tem um grande potencial para ser explorado: os sonhos.

Na história conhecemos Eva, uma psicóloga que trabalha em uma pesquisa sobre os sonhos lúcidos (um sonhador lúcido é aquele que tem total controle sobre o que está sonhando, como se ele estivesse dirigindo o seu próprio filme, mudando as ações para o que parece mais conveniente para si), e que teve a sua vida revirada de cabeça para baixo, a fazendo viver em um pesadelo real quando dois fatos muito ruins aconteceram com ela, já que seu filho foi sequestrado e sua irmã Anna se jogou do alto de um prédio.

Nossa protagonista, que estava em um congresso na Europa, largou tudo e voltou para o Brasil na esperança de rever seu filho e entender os motivos de sua Irmã. Quando chegou aqui percebeu, com a ajuda de um amigo, que os acontecimentos podem estar mais interligados do que ela imaginava, e que para entender melhor tudo que aconteceu ela deveria procurar mais sobre os passos da sua irmã quando ela ainda estava viva.

Anna estava fazendo pesquisas para um projeto ambicioso e inovador para uma indústria de vídeo game que consiste em levar os jogos para os nossos sonhos e, por causa de sua morte, a empresa Yume em que ela trabalhava, chama Eva para continuar as pesquisas.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/11/o-sonho-de-eva-chico-anes.html
Brunna 18/11/2012minha estante
Sim, essa capa também me chamou atenção. Agora, a história nem tanto. Mas já li tantos comentários positivos a respeito dele que vou dar uma oportunidade a esse livro. Adoooooro mistérios! :D

brunna_plutao@hotmail.com
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Vanilda 18/11/2012minha estante
Esse livro tem ingredientes que eu gosto muito, mistério e suspense. Além disso, baseado na teoria de "sonhos lúcidos" acho que foi um ponto que fez o livro se destacar entre outros. A premissa do livro ficou bem original e interessante. Quando você diz que em nenhum momento a história ficou chata ou cansativa e que o autor faz algumas incursões no texto em primeira pessoa, acho que só vem a valorizar a forma de escrita de Chico Anes e colocá-lo com um dos dos destaques da literatura em nosso cenário nacional.

vanildarm@hotmail.com
@VanildaP

Jéssica 18/11/2012minha estante
Esse me livro me chamou desde quando conheci o autor na Bienal SP, já que lá pude conhecer seu livro, e tudo que ele falou, e toda a sua resenha, fez com que eu desejasse esse livro.
A capa é muito intrigante mesmo,e eu gosto de capas assim.Que tenham um trabalho bonito e que chame a atenção do leitor.
E ainda por ser nacional, o que amo, já que devemos dá destaque para os autores nacionais,pois já li tantos livros nacionais que , por mim, são considerados um dos melhores que já li.
Parabéns pela resenha.

Jéssica Rodrigues
jeskinha_416@hotmail.com

Maya 18/11/2012minha estante
sinceramente a história é envolvente e fácil de se ler, recomendo. :)

yarasp71@hotmail.com

Maya 18/11/2012minha estante
sinceramente a história é envolvente e fácil de se ler, recomendo. :)

yarasp71@hotmail.com

Nessa 19/11/2012minha estante
Não sabia da história desse livro e, apesar de bem diferente dos que eu já li, fiquei bastante curiosa.
E mais um autor nacional para entrar para a listinha! =)

Adorei a resenha!

Vanessa - https://twitter.com/nessa_002

Khrys Anjos 19/11/2012minha estante
Esse foi o melhor livro nacional que li esse ano. O Chico nos presenteou com uma história perfeita. Tudo na dose certa: romance, drama, suspense e até a violência. É uma leitura viciante pois não consegui largar o livro enquanto não cheguei ao final.Recomendadíssimo.

Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!!

khrysanjos@yahoo.com.br

Thais 20/11/2012minha estante
Adoro a capa desse livro.
Sem contar a temática super interessante e original.
Quero muito ler, é uma das minhas próximas leituras.

Thais Vianna
@dathais

Joyce 21/11/2012minha estante
Que livro interessante, adorei a resenha. Gosto muito de livros com assuntos sobre sonhos e esse parece ser muito bom. Também adoro livros com suspense e uma boa história. Eu já conhecia esse livro de nome e a capa também me chamou atenção.
bjs

Joyce
joycegadiolli@ig.com.br

Ju 22/01/2013

O Sonho de Eva
Respira. Calma, calma, calma... acabou... ou será que não?

Sim, essa sou eu falando comigo mesma. Se vocês ainda não notaram, não sou muito normal... rs...

Não consigo parar de pensar se o Chico vai escrever a continuação desse livro. Espero que sim!!!

O Sonho de Eva tem muita informação para absorver... mesmo já tendo participado de bate-papos com o autor eu aprendi muito sobre o assunto "sonhos lúcidos", principalmente com a Eva.

"Alterar as cenas de um sonho lúcido para satisfazer seus desejos é válido quando se procura diversão. Quando o objetivo é crescimento psicológico, deve-se lidar com as imagens oníricas tais quais elas aparecem, e usar conscientemente a vontade para viver a situação."

Ok, alguém pode nunca ter ouvido falar de sonhos lúcidos. Então, vou dizer em poucas palavras o que entendo por essa expressão. Você tem um sonho lúcido quando "acorda" durante o sonho. Você está dormindo, começa a sonhar e, de repente, fica consciente. Sabe que está sonhando e aí percebe que pode fazer o que quiser. Mas alterar os sonhos tem um preço. O ideal é que a pessoa apenas "viva" o sonho, com o que já estiver presente nele, como a Eva disse acima.

Os sonhos lúcidos guiam a história de O Sonho de Eva. O poder deles é descoberto e uma organização planeja utilizá-los de uma forma que não vou contar aqui. Leiam para descobrir.

"- Existem armas bem diferentes dessa aí que deve ter no seu coldre do tornozelo. Me diga: e se eu fosse capaz de me apoderar dos sonhos das pessoas? O que acha que eu faria? Escolher as imagens com as quais sonhará hoje à noite, entrar no seu sonho e mudá-lo como bem entendesse. E se eu pudesse fazer isso, hein? O que você diria?"

As personagens são muito bem construídas, o enredo é desenvolvido de forma brilhante pelo Chico. Já o admirava demais só pelas vezes que o encontrei. Agora, depois do livro lido, realmente virei fã. Quero ler tudo o que ele já escreveu e o que ele ainda vai escrever.

Levei alguns dias a mais que o normal para terminar de ler, mas é que eu precisava pensar sobre o que estava sendo dito. Não dava simplesmente para ir seguindo em frente. E demorei mais ainda pra ler a parte final, porque eu estava morrendo de medo de descobrir o que o Chico faria com as personagens. Custei a arrumar coragem.

Um livro que indico para todos. Principalmente para quem gosta de uma leitura que entretém e ao mesmo tempo ensina.

Originalmente postada em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/12/resenha-o-sonho-de-eva.html
Leilane 14/02/2013minha estante
Fiquei mais interessada ainda em ler! Depois de ler a resenha descobri que eu as vezes tenho sonhos lúcidos, eu não consigo alterá-los, mas eu percebo que estou sonhando, eu penso: "que sem sentido, estou sonhando, vou acordar". E acordo. Uma vez fiz isso, mais em vez de acordar em sonhei que estava no quarto e acordava, daí eu não vi a luzinha da minha TV, por isso percebi que ainda estava sonhando e acordei, que louco né? Não é frequente, mas acontece.
E obrigada por assinar o livro para mim. =]

Lua 04/03/2013minha estante
Adorei a trama, bem louco isso de manipular sonhos o.O (eu não gosto de lembrar dos meus sonhos), complexo, misterioso o tipo que envolve até o final. =D

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
E a minha lista de desejados só está crescendo a cada dia...

;)

Dani 10/04/2013minha estante
Eu tenho esse livro mas ainda não li, não me pergunte porque, pilha enorme será a resposta rsrs Eu adorei o tema e achei a capa linda, sempre tive curiosidade a respeito do verdadeiro significado dos sonhos... quem nunca teve? *-*

Thaís 12/04/2013minha estante
Este livro é bem diferente, espero que quando eu o ler tenha esse mesmo pensamento seu Ju! kkk é tão bom quando a gente fica satisfeita com um livro que a gente leu ^^

Baah 14/04/2013minha estante
esse livro é muito incrivel, acho ele misterioso e diferente, uma capa otima e um titulo incrivel!

Dani 18/04/2013minha estante
Eu tenho esse livro mas ainda não li... eu adoro o tema sonhos, porque é algo inexplicável... e se você disse que criou coragem para ler o final, então é porque deve ter valido a pena ^^

Diana 02/11/2014minha estante
Leilane, vc sonhou e acordou e acordou exatamente pq no sonho lúcido acontece aquilo q vc acredita, vc pode criar as cenas. eu tinha sonhos lucidos frequentemente hj to tendo poucos. me interessei em ler o livro exatamente por se tratar de sonhos lucidos, ainda naum li, mas vai ser minha proxima leitura :D

Juliana.Duarte 07/04/2020

Recomendável
Quando vi o tema abordado no livro me surpreendi. Nunca antes havia lido uma temática dessas. Estar lúcido dentro de seu sonho, ter total consciência e decidir que acontece nos sonho, fantástico.
Porém, nossa protagonista não me cativou. Dr. Eva Abelar tinha tudo para ser uma protagonista feminina forte, a pesquisa sobre sonhos lúcidos era dela, doutora renomada mundialmente, e ainda sim pouco respeitada facilmente manipulada, e não se dava conta.
Outra coisa que me encomodou um pouco, e depois lendo resenhas aqui vi que não fui a única, é como as mulheres eram descritas. Sempre focando o corpo, destacando curvas e decotes, enquanto os homens eram simplesmente descritos por seu rosto. A facilidade como a mulher foi usada, como o estupro estava presente em diersas maneiras ao longo de todo livro fazia com que eu quase abandonasse o livro. Para o desenvolver da história em si não vi um porquê.
O livro demora a se desenrrolar, e a história no fica só na Eva, mas vai mostrano o que acontece com todas personagens relevantes.
No mais, não é uma leitura ruim, só não me cativou o suficiente

Patrícia 12/01/2014

Um sonho "estrangeirado"
Esse é um daqueles livros que não tenho lá muito o que falar sobre a história. É uma ficção boa, com uma proposta interessante.

Os personagens são realmente construídos de modo que faça com que a história tenha algum sentido. Ou seja, como envolve um "controle mundial", existirão especialistas, pessoas mesquinhas e talz. Na verdade, é um livro que daria um filme legal. Talvez um blockbuster interessante. De fato, eu me sentia vendo um filme quanto lia o livro.

Porém, faço essa resenha porque me decepcionei com um aspecto. Quando vi o livro, pensei: "nossa, uma ficção científica brasileira, como será que ficaria uma mistura de elementos da literatura brasileira (que eu não conheço tanto quanto gostaria) com uma 'invenção mirabolante'?" Enfim, foi ingênuo da minha parte. Se na orelha do livro não dissesse que o escritor é brasileiro e se eu não tivesse lido umas resenhas falando bem do fato de que o livro é brasileiro, eu não acharia que fosse um romance daqui. A obra evidencia muito a influência do cultura estrangeira no país. Até o nome dos personagens brasileiros são tipo 'universais' (na boa, Eva e Anna são nomes que se encontrariam em vários outros lugares, e cara, Alec, Joachim [achei esse CH impressionante, sério]). Em outras palavras, senti falta de características tradicionais brasileiras. E o que eu esperava era ver uma mistura dessas características com a ficção, e isso não existe.

Enfim, é um livro bom. Recomendo para qualquer um que queira criar um filme de ficção científica na sua própria mente (e até é legal quando você se lembra de uns sonhos dos quais você sabe que está sonhando). Mas não procure nada de "literatura brasileira" ou coisas do tipo, você não vai achar.
Deby 07/03/2014minha estante
Ainda estou na metade do livro e já estou concordando com vc. Preciso dizer pra alguém que eu estou incomodada com esse CH do Joachim, todas as vezes que leio o nome dele eu me sinto incomodada.
Como vc disse, o livro é bom, tem uma proposta boa, mas os nomes é o que mais deixa com cara de livro estrangeiro. Hoje, por exemplo, eu li o nome de uma secretária e mais uma vez estava estrangeirado, era Maureen. Quem no Brasil se chama Maureen??

Ana 24/04/2014minha estante
Patrícia, desde o começo do livro me sento assim. Não entendi a necessidade de 'estrangeirar' os nomes.

Mari 02/05/2019

problemático
Depois de perder a irmã e o filho no mesmo dia, Eva, pesquisadora do ramo de sonhos lúcidos, é convidada a trabalhar na empresa em que sua irmã trabalhava, a Yume, famosa no ramo de entretenimento. Eva pesquisa sobre usar a lucidez nos sonhos para se chegar a uma "superconciencia". O novo projeto da Yume é o DreamGame, um jogo que aconteceria não mais em telas e ambiente virtuais, mas em sonhos. Não demora para Eva desconfiar que nem tudo são flores e a intenção da empresa não é bonita. Eva tenta descobrir o que está por trás do projeto e onde estaria seu filho sem ser descoberta.
Como ficcao científica, achei um livro interessante. Ele nos da mais um alerta de como nosso uso exacerbado da tecnologia pode nos trazer consequências graves, desagradáveis, e como estamos a um passo de perder nosso livre arbítrio se formos para o lado errado.
O que me incomodou mesmo na leitura foi o tratamento das mulheres. As mulheres mais jovens são SEMPRE apresentadas de forma sexualizada, mais de uma vez é apresentado um sonho sexual de algum dos homens, há até estupro. E essas coisas não são apresentadas de uma maneira crítica, o autor não dá nenhum indício de ser contra essas coisas. Elas não estão ali para incomodar o leitor e o fazer repensar o machismo, elas simplesmente estão ali, como se fossem coisas normais e aceitáveis. Quase interrompi minha leitura por isso, só continuei para ver como Eva resolveria todo o problema em que se meteu.
O livro não é de todo ruim, apresenta, sim, reflexões boas e válidas, mas ao se tratar de mulheres é bem problemático.

Rafa 14/11/2020

Isto'Id
Adoro livros que tenham um lado que relaciona com a psicologia, que trás os impulsos e tudo mais. Foi isso que me prendeu...

É uma história ok. Mas não senti tanta empatia pela personagem, não me conectei. Mas me surpreendeu porque esperava bem menos.

Rose 26/06/2012

O livro começa com a morte de Ana Abelar e com o desaparecimento de Joachim, seu sobrinho. A Dra Eva Abelar recebe esta notícia quando está em um congresso falando sobre sonhos lúcidos. Desesperada volta ao Brasil para tentar entender o que aconteceu com sua irmã e reencontrar seu filho que é autista.
Logo ela tem a impressão que algo está errado nesta história toda, e que a empresa que sua irmã trabalhava, a Yume pode está envolvida de alguma forma.
Decidida a saber de toda a verdade, ela vai trabalhar para a Yume, e sabe que os sonhos lúcidos serão capazes de desvendar todo o mistério que envolve sua irmã e seu filho.
Em uma busca desesperada pela verdade, onde a vida de todos está por um fio, sonhar pode ser um pesadelo, e manter-se acordado pode te distanciar da realidade.
Eva vê seu mundo e seu trabalho envolvido em uma terrível conspiração para dominar o mundo e agora a luta para salvar seu filho, é a luta para salvar a todos.
Apesar do livro ter uma história interessante e de ter sido muito bem escrito, ele não conseguiu me conquistar. Fui lendo, mas não conseguia me envolver com a história, não tive aquela "ânsia" de chegar ao final. Enfim, não me convenceu, mesmo tendo tudo para ser o contrário.
Acho que muitos irão gostar da história, até porque ela não é ruim, apenas não cai de amores
Deh 20/11/2012minha estante
Eu ganhei este livro e estou louca para ler *_*

Morgana 23/06/2020

Uma boa ideia, porém...
A premissa do livro é bem interessante, a trama no entanto ficou meio morna, e como se isso já não fosse o suficiente essa trama morna está escondida atrás de descrições físicas das mulheres que caberiam em um livro erótico, as menções a sexo quase toda hora também me fizeram pensar que eu estava lendo um livro erótico.

A protagonista não é ruim, mas também não é boa, a história meio que desenrola sozinha porque a Eva não é muito de agir, por ser a protagonista esperava mais dela.

Adivinhei muitas das revelações finais e achei que ao todo a trama não teve nenhum grande clímax, eu só queria terminar logo esse livro pra poder partir partir para o próximo.

Mas a ideia do autor foi muito interessante e a escrita dele é fácil de ler, esse livro não funcionou pra mim mas vejo ele funcionando pra algumas outras pessoas.

Marina 03/04/2021

...
Ganhei esse livro de presente há alguns anos e como em 2021 eu quero tentar tirar uns encalhados da estante, peguei pra ler, mas que sofrimento viu? é nacional então eu não queria dizer que não gostei mas não posso dizer que gostei também
O livro é meio perdido, sem dinamismo, podia ter sido facilmente resolvido com 100 paginas a menos, o romance não é construido, o mistério não fica instigante... Decepcionante

RUDY 30/05/2012

Resumo Sinóptico:
A Yume é uma empresa no ramo de entretenimento e está prestes a lançar um revolucionário jogo que faz a inserção de ‘vídeo games’ aos sonhos, chama-se ‘DreamGame’.
A Dra. Anna Abelar trabalhava no projeto e acabou se jogando do 20º andar do apartamento onde morava em São Paulo. No mesmo dia Joachim, sobrinho de Anna e filho da assumidade em sonhos lúdicos, Dra. Eva Abelar(irmã de Anna), desaparece.
Dra. Eva é convidada pela Yume a dar continuidade ao trabalho iniciado pela irmã. Aceita por saber que a grande indústria de games está de alguma forma envolvida na morte da irmã e no sumiço do filho. O que ela não esperava era ter que enfrentar seus próprios medos e sonhos lúdicos para poder desvendar todo o mistério oculto por trás da empresa.
Terá de trabalhar com uma equipe muito diferenciada e suspeita. Não poderá confiar em ninguém para poder encontrar seu filho e coibir a dominação que a Yume quer impor as pessoas através da realidade virtual crscente.

CITAÇÃO: “- É difícil falar sobre o caráter das pessoas, filha. Nesta nossa época, quase ninguém se abre de fato. Todos nós guardamos um par de assuntos interessantes no bolso da frente, três ou quatro piadas no bolso de trás, meia dúzia de nomes de personalidades no bolso do paletó e, assim, saímos todos os dias para os nossos relacionamentos: com os bolsos cheios de mesmice e lixo. São bolsos rasos, como os relacionamentos que pretendemos construir com eles. Difícil julgar alguém com esse tipo de material, não acha?” (pág. 216)

Deixe seu comentário aqui e para ler a avaliação do autor e da obra, visite os Blogs e comente:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/05/resenha-30-o-sonho-de-eva-chico-anes.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/05/o-sonho-de-eva-chico-anes-literatura.html

Lana 09/06/2012minha estante
Adorei a resenha, no começo achei meio confuso conforme lendo me deu vontade de comprar o livro.

Michelle 07/02/2023minha estante
sempre tive curiosidade nessa história