O Sonho de Eva

Resenhas - O Sonho de Eva

CooltureNews 30/04/2012

Publicada no: www.CooltureNews.com.br
Por Thiago Ururahy

“Sonhou que caminhava por uma estação de metrô. Paredes de azulejo branco refletiam as luzes das lâmpadas de vapor metálico, provocando em sua pele agradáveis ondas de calor. Viu, ao final do longo túnel, o que lhe parecia ser um farol de locomotiva. Seguiu em direção ao ponto luminoso.”

Olá, senhores(as)(itas)! Não há outra palavra para descrever a resenha de hoje senão SATISFAÇÃO. O livro em pauta chama-se “O Sonho de Eva”, do autor nacional Chico Anes e foi lançado pela Editora Novo Conceito (através do selo Novo Conceito Jovem) em Abril de 2012. Minha alegria em ler “O Sonho de Eva” se dá pelo fato de que o autor – membro da República dos Escritores, assim como eu – sempre foi considerado internamente entre os escritores do grupo como um dos mais promissores, com o texto mais universal e capaz de se enfiar entre os best-sellers internacionais sem problema algum. Ou seja, havia uma apreensão quando eu comecei a ler o livro finalizado: será que minhas expectativas vão se confirmar? Eu estou certo com relação à qualidade do texto do Chico? Ó vida, ó céus!

De imediato, a obra acerta na premissa. Trata-se da história da Dra. Eva Abelar, uma autoridade mundial em sonhos lúcidos (Google it! Vale a pena), que vê sua vida desmoronar no mesmo dia em que seu filho desaparece e sua irmã (aparentemente) se suicida. A partir desse ponto, o enredo segue uma linha entre a ciência e o lúdico, construído de uma forma tão interessante e plural (discutiremos o conceito mais adiante) que em determinado momento você não consegue mais dissociar as duas coisas. A leitura não é rasa, existe um aprofundamento crítico com relação ao nosso livre-arbítrio e à nossa crescente dependência da tecnologia, mas é um subtexto tão sutil que, se você prefere apenas curtir uma boa história, vá em frente que eu garanto que não será bombardeado por informações que não pediu.

No que diz respeito à narrativa, o autor demonstra conhecimento técnico cena a cena, desencadeando uma ligação personagem-leitor que o impede de se desligar da trama. Estamos falando do clássico “sentir o que o protagonista sente”, técnica a qual Chico Anes demonstrou ter total domínio. Quanto à pluralidade do texto, ao trabalhar em dois mundos (o real e os sonhos lúcidos), o autor utiliza mudanças no ponto narrativo do texto, intercalando primeira e terceira pessoa de forma a “virar a chave” imediatamente quando o leitor se depara com a mudança. É sutil e funciona. Claro, eu adoraria ver elementos mais bizarros e viagens oníricas mais intensas, mas isso é o escritor de Literatura Fantástica falando (rs).

As passagens em que as explicações científicas são amarradas com a trama e apontam ligações entre grupos/sociedades secretas e suas intenções nada amigáveis com relação à humanidade me lembrou Dan Brown. Para quem, como eu, gostou de “Ponto de Impacto”, “Fortaleza Digital” e “O Símbolo Perdido”, a leitura de “O Sonho de Eva” destoa apenas em um ponto: Chico Anes intercala cenas intensas e ágeis (típicas de Dan Brown) com passagens mais extensas e oníricas, como não poderia deixar de ser. Outro fato que reforça ainda mais a pluralidade do texto do autor.

Para não dizer que não falei das flores, senti falta de passagens mais extensas com o filho da Dra. Eva Abelar, um garoto autista. Mesmo que isso pudesse estender demais o texto com cenas que não impactariam o enredo, sei que o autor teria condições de criar uma leitura muito interessante sob um ponto de vista tão peculiar.

Ademais, por mais que os conceitos apresentados não sejam simples e corriqueiros, o leitor não depende da compreensão desses assuntos para desenvolver sem percalços o enredo até o final. Claro, eu recomendo muito uma pesquisa final sobre alguns dos temas abordados, alguns dos nomes de cientistas e pesquisadores citados, etc. Essa história de Sonhos Lúcidos e a visão científica do nosso livre-arbítrio são MUITO interessantes.

“A imagem de Anna tentando falar de dentro do túmulo voou por sua cabeça. Passou as mãos pelos braços, esfregando a pele arrepiada. Aquele era o tipo de som que alguém ouviria se estivesse no cemitério, depositando flores numa lápide, e o defunto começasse a gemer lá embaixo.”

Enfim, “O Sonho de Eva” cumpre com louvor seus objetivos de divertir o leitor ao mesmo tempo em que nos faz pensar em diversos assuntos existenciais sem cair na falha de travar o desenvolvimento do enredo. A obra entretém e, principalmente, reforça o quanto os autores brasileiros estão trilhando um caminho sem volta para o patamar de big books internacionais.

iluj 26/06/2012

www.meninadabahia.com.br
Em O sonho de Eva, de Chico Anes (Novo Conceito, 296 páginas, R$ 29,90), temos a história da Dra. Eva Abelar - autoridade mundial em sonhos lúcidos. Durante uma palestra em Viena, recebe a notícia de que a sua irmã, Ana, se suicidou, e o seu filho Joachim desapareceu. Para Eva, o suicídio de Ana possuía algo de suspeito e o desaparecimento do seu filho também, afinal quem teria interesse nele e por quê? No meio disto tudo, Eva recebe o que parece ser uma proposta irrecusável, uma oportunidade de colocar seus experimentos em prática. Assim como a irmã, ela é chamada para trabalhar na Yume, uma companhia importante no mundo do entretenimento, que está desenvolvendo o que vem a ser o jogo revolucionário de todos os tempos, baseados nos sonhos.

Lá, Eva vai descobrir que suas suspeitas não estão erradas e que a Yume tem grande influência nisto. Mas por quê? É em busca de respostas que Eva aceita participar do projeto Dream Game, porém ela não imagina a verdadeira conspiração por trás de tudo. Sua teoria sobre lúcidos é a grande chave para a manipulação dos sonhos, o necessário para a Yume por em prática os seus planos.

O que você faria se alguém manipulasse os seus sonhos? De repente dormir pode ser um jogo perigoso, e enquanto alguns jogam, outros podem usar isto a seu favor.

- Existem armas bem diferentes dessa aí que deve ter no seu coldre do tornozelo. Me diga: e se eu fosse capaz de me apoderar dos sonhos das pessoas? O que acha que eu faria? Escolher as imagens com as quais sonhará hoje a noite, entrar no seu sonho e muda-lo como bem entendesse. E se eu pudesse fazer isso, hein? O eu você diria?

Pág. 7

Intrigante, seria como descreveria este livro, ao ler a sinopse me interessei bastante, mas acabei me surpreendendo a cada página lida. A história prende, não só por querer descobrir o que e quem está por trás do sumiço do filho de Eva, e do possível suicídio da sua irmã Ana, mas também pelos conflitos pessoais que ela tem, além da história a cerca do nascimento do seu filho. Tudo está relacionado e a Yume passa a ser a grande chave.

A forma como o autor tratou a questão em torno dos sonhos é um ponto a se destacar, a leitura em momento algum fica maçante, muito pelo contrário, nos instiga a querer mais. Ao ler O sonho de Eva, não há como não mergulhar no mundo dos sonhos e se surpreender. Dormir pode ser um jogo perigoso, mas a ideia de joga-lo pode ser muito interessante.

Maritza Bom 07/06/2012

Inteligente, bem estruturado e com um final eletrizante!
Logo nas primeiras páginas conhecemos Dra. Eva Abelar que está em Viena ministrando uma palestra sobre a combinação dos sonhos lúcidos com a superconsciência, relação que não é muito aceita pelos outros cientistas. No termino das discussões posteriores a sua apresentação ela percebe a presença de dois sujeitos estranhos e é deles que recebe a noticia de que sua irmã Anna faleceu, após ter se lançado da cobertura do prédio onde vivia em São Paulo. Como se não fosse o bastante, acaba descobrindo que Joachim, seu filho, está desaparecido. Evidentemente desconcertada, Eva retorna ao Brasil com o intuito de procurar pelo filho e investigar a razão do suicídio da irmã.

“O filho desaparecido, a irmã morta e uma caneta... Naquele momento, entendeu que a dor assim como a sobrevivência e a morte eram assuntos essencialmente individuais. Anna era seu passado e sua dor. Joachim era seu presente e sua responsabilidade” (pp. 19)

No velório, Eva recebe um convite para continuar o trabalho da irmã, Anna trabalhava para uma empresa desenvolvedora de jogos, que em um novo projeto chamado DreamGame se propunha a permitir que o jogador participasse dos jogos em quanto dormia, através de sonhos lúcidos. Aceitando a oferta Dr. Abelar é enviada para China, mais precisamente a uma instalação subterrânea da empresa Yume, uma vez mais próxima das informações do projeto, Eva percebe um suposto perigo nos dispositivos dos jogos.

Cercada por pessoas desconhecidas e possivelmente inimigas, entre assassinatos, sequestros e sociedades secretas Eva terá de lutar pela vida do filho e impedir que um jogo, ou um grupo de pessoas misteriosas, manipule a população pelos seus próprios sonhos. Terá também que interpretar seus sonhos repletos de traumas do passado e buscar caminhos nos seus próprios desejos inconscientes. De linda capa e narrado em 3° pessoa, o título se mostrou fantástico, o autor conseguiu desenvolver um romance de leitura fluída a partir de um assunto extremamente interessante e difícil.

A abordagem de sociedades secretas no decorrer do livro garantiu a cota de mistério, suspense e ação. Durante os capítulos a narração se alterava, não focando somente na personagem principal, dando um aspecto global e mais complexo a estória. Os vocabulários científicos e a atmosfera de pesquisas sobre sonhos lúcidos com certeza deu ao livro um charme próprio, mas sem deixar de ser claro o suficiente para que o leitor pudesse acompanhar o desenrolar lógico da trama. Fica evidente que o trabalho de pesquisa do autor não deve ter sido fácil. O desfecho foi ótimo, não deixando nenhum ponto solto, onde tudo somou para um final eletrizante!

“E eu me pergunto: será que estou sonhando?”

Leia a versão completa da resenha disponibilizada no Prólogo da Leitura acessando, http://migre.me/9oxS1!!

paulla.costa.779 13/03/2020

Doutora Eva tem o seu desaparecimento no mesmo dia em sua irmã morre.Onde ela tem possiblidade de poder desvendar motivo da morte de sua irmã.

MiCandeloro 04/11/2012

Perfeito!!
Vocês já ouviram falar do livro O Sonho de Eva, escrito por Chico Anes? Sem sombra de dúvidas ele se tornou um dos meus queridinhos, um dos melhores livros que li esse ano, simplesmente amei.

O livro conta a história de Eva, uma psicóloga/cientista que trabalha no desenvolvimento de pesquisas sobre os sonhos lúcidos. Eu sou uma sonhadora nata, amo sonhar e tenho os mais diversos tipos de sonhos, mas na minha humilde ignorância, não sabia o que era um sonho lúcido, e muito menos que eu tinha esse tipo de sonho. Fiquei surpresa.

Para quem não sabe, o sonhador lúcido tem a consciência de que está sonhando enquanto dorme e, por isso, tem domínio total sobre os seus sonhos. Pode dirigi-lo assim como um diretor dirige seus filmes. Se você está correndo perigo, pode alterar a cena. Pode escolher ser uma atriz famosa, ter um romance ou um amor proibido. Ser e ter o que quiser, sem pudores, sem julgamentos, sem consequências. Você pode ter sonhos lúcidos para sua diversão ou também para evoluir como pessoa, escolhendo por ex. não alterar o ambiente onírico para com ele aprender lições, vencer desafios.

É nesse contexto que se passa a narrativa de Chico Anes. A história já começa num ritmo eletrizante. Anna, irmã de Eva, se joga do alto do seu edifício caindo na movimentada Rua Augusta, em SP, e Joachim, filho de Eva, é sequestrado. Eva, portanto, se vê vivendo o maior pesadelo de sua vida. Ela tem conhecimento de tais tragédias no meio de um congresso que apresentava na Europa. Voltou às pressas para o Brasil na esperança de reencontrar seu filho e descobrir o porquê do suicídio da sua irmã.

Quando chegou ao Brasil, começou a pensar se dois eventos tão trágicos poderiam estar interligados. Para resolver esse mistério, Eva só podia contar com a ajuda do seu grande amigo Alec. Foi no enterro de Anna que Eva teve a certeza de que só descobriria a verdade dos fatos se seguisse os passos da irmã no misterioso projeto que ela estava desenvolvendo nas empresas Yume.

Anna estava trabalhando num projeto inovador na indústria dos games, pesquisando meios de levar os jogos para dentro dos nossos sonhos.

Eva foi contatada pela vice-presidente sênior das Indústrias Yume, Adhya, para dar continuidade às pesquisas da irmã. Apesar de ser alertada a não aceitar tal oferta, se viu compelida a dizer sim, pois dentro de si, tinha a certeza de que Yume estava por trás da morte de Anna e do desaparecimento de Joachim, e só estando lá dentro é que ela teria a possibilidade de desvendar tal mistério e rever seu filho.

Foi para China, onde se situavam os laboratórios secretos da Yume e onde se viu "presa", longe de tudo e todos, sem poder voltar, envolta a uma rede de conspiração, sociedades secretas e dominação do planeta Terra. Mas ela tinha chegado até ali, e não ia desistir até descobrir toda a verdade.

Até onde você iria por amor ao seu filho? Com quem você poderia contar, num ambiente inóspito e traiçoeiro? Quem mente e quem fala a verdade? Em quem acreditar? Sozinha, Eva percebe que só pode contar com seus instintos para sobreviver e com seus sonhos para encontrar as respostas que procura.

Confesso que sempre tive um pouco de preconceito sobre livros de autores brasileiros. Pelo menos os que li não gostei, mas Chico Anes me surpreendeu (virei fã), pois nos presenteou com um livro maravilhoso e eletrizante, repleto de mistérios que ficamos loucos para desvendar rapidamente. Uma narrativa que mistura ficção com ensaios científicos verídicos, que nos faz pensar e principalmente sonhar. A proposta apresentada por Chico, de jogos dentro de sonhos não é assim tão fantasiosa, levando em consideração à tecnologia a qual estamos exposta atualmente. Mas ele também nos alerta acerca dos perigos de se viver eternamente num "sonho". Podemos deixar de distinguir os sonhos da realidade, e criar mundos no ambiente onírico que não são reais. Além disso, Chico nos planta uma dúvida: nossos sonhos e nosso livre-arbítrio podem ser roubados ou manipulados?

Leiam o livro e descubram. Recomendadíssimo!!

Resenha publicada no blog http://juoliveira.com/cantinho/

Gil 28/06/2012

Eva Abelar, é uma pesquisadora dos sonhos, mas precisamente sonhos lúcidos, onde a pessoa tem a possibilidade de ter consciência real dentro do sonho e aproveita-lo. A história começa com a misteriosa morte de Anna sua irmã e do sequestro de Joachim, seu filho. Eva é chamada para trabalhar em uma grande empresa, a Yume, que está desenvolvendo um novo jogo, onde os jogares podem participar virturealmente deste e para isto as pesquisas da Dra. Eva tende a colaborar com o projeto. Suspeitando da Yume no sequestro do seu filho, Eva e Alec, seu amigo e um pouco mais, de todas as horas, estão na tentativa de descobrir se esta suspeita é verdadeira ou não. E é no meio de tudo isso que surge novas suspeitas e revelações, além de um grupo conspirador, querendo poder e uma guerra silenciosa.

A Yume é localizada em Pequim, o que explica os ideogramas Chineses na capa do livro. As instalações é chamada de bunker, nome que recebia o complexo nazista onde Hitler(odeio escrever o nome dele em letra maiúscula) se escondia durante a guerra. Acho que tem a ver com um detalhe que é melhor ler e descobrir, certo?!. O livro é narrado em terceira pessoa, e é por meio desta que conhecemos algumas histórias intercaladas do enredo que envolve a trama. O enredo é super inovador e envolvente, os personagens têm suas características que revelam toda uma importância na história. A diagramação contribuem para a leitura, desde as páginas amarelas, tamanho da fonte, até a revisão do texto. O autor, Chico Anes, está de parabéns por inovar em seu enredo, proporcionando uma leitura fluida e envolvente, salientando o quão fissurados somos para novas tecnologias, que nos moldam e nos deixam viciosos. Recomendo o livro, principalmente para quem gosta de enredos inovadores, trazendo na medida, doses de mistérios, sem falar pra quem gosta de uma ótima leitura nacional.

Endry 18/06/2012

Por Sonhos de princesa, Blog
Este livro me surpreendeu muito. Primeiro, é de um autor nacional, em sua estreia. Segundo, ele é do novo selo da Editora Novo Conceito; o Novo Conceito Jovem. A capa e o kit montados pela editora estão impecáveis. Estava em dúvida de qual começar quando recebi a caixa de lançamentos da NC (adoro essas caixas recheadas de livros!) e a Aymée me indicou "O sonho de Eva", que ela estava lendo e gostando muito. O tema é extremamente intenso, mítico e muito bacana: sonhos lúcidos, ou seja, poder manter a lucidez enquanto se sonha. Parece meio estranho e até impossível à primeira vista, mas tenho de admitir que foi um ótimo tema para ser trabalhado. Chico tem uma escrita fluente, simples e muito cativante. Praticamente devorei o livro em pouco tempo. Eva, a personagem principal, é especialista em sonhos lúcidos. Ela acaba indo trabalhar em uma empresa super famosa que produz games, a Yume, para produzir o DreamGame após seu filho, que é autista, desaparecer e a sua irmã, que trabalhava na Yume, pular do 20º andar e acabar morrendo. O DreamGame é um jogo em que o jogador joga enquanto está sonhando. Eva aceita trabalhar lá, enquanto tenta descobrir o motivo que levou a irmã a se suicidar e tenta descobrir onde Joachim, seu filho, está. Várias questões sobre o perigo da tecnologia, conspiração, grana e outras coisinhas mais. Só tenho a dizer que é incrível e que eu me apaixonei por essa trama envolvente cheia de mistérios. Há outros personagens secundários, mas que me cativaram muito! Não vou contar mais, pois se não seria spoiler, certo?! Recomendo muuuito! Não deixem de ler "O sonho de Eva"!

Mais em: http://sonhos-de-princesa.blogspot.com.br/2012/06/eu-li-o-sonho-de-eva-chico-anes.html
Renata CCS 24/10/2013minha estante
Interessante a proposta deste livro. Boa resenha!

SSandes 02/10/2022

Uma história bem surreal, a ideia de se poder jogar enquanto dorme é fantástica, beirando o "impossível" e o "incrível". E todos desenrolada a leitura, com a irmã morta e o filho desaparecido é muito bom.

Deby 14/03/2014

Um sonho digno de uma trama Hollywoodiana!
Despertar dentro do próprio sonho, ou melhor, ter a conciência de que está sonhando, e por isso ter a liberdade de agir como bem entender, fazer coisas que sempre desejou fazer, ir a lugares que sempre desejou ir, porque dentro de seus sonhos "você é o rei", é você quem diz o que deve ou não acontecer, é você quem escolhe a próxima cena que irá viver.

Em O Sonho de Eva, Chico Anes nos mostra o universo onírico, onde podemos sonhar com lucidez, ou seja, onde podemos sonhar sabendo que estamos sonhando.
Eva Abelar é uma autoridade mundial em se tratando de sonhos lúcidos, e logo no início do livro já nos deparamos com um drama que irá durar por toda a narrativa: enquanto Eva está palestrando para uma platéia que lotou o auditório da Universidade de Viena, sua irmã, Anna, se joga do vigésimo andar do prédio onde mora, ao mesmo tempo, Joachim, filho de Eva, é sequestrado. Eva é informada sobre o ocorrido, e claro, fica muito abalada, mas o seu drama está só no começo.
Ela é convidada a trabalhar para uma empresa chamada Yume, que está desenvolvendo o chamado DreamGame, que é nada menos que um jogo para ser jogado enquanto dorme.
"Como assim?" Bem, o DreamGame é um dispositivo que vai lhe acordar durante o seu sonho, e o cenário e tudo o mais vai acontecer dentro dele. Ao invés de jogar um jogo em frente a uma tela, manuseando controles, você será o personagem, os objetivos serão cumpridos por você mesmo, e não por um avatar que você vê em uma tela enquanto aciona os comandos do seu joystick ou teclado e mouse.
Ao ser convidada pela Yume, coincidentemente, Eva perde o seu emprego na Universidade Livre de São Paulo, então ela não vê alternativa, a não ser aceitar a proposta da empresa.
Ela é enviada para a China, e lá começa toda a ação.
Conspirações, sociedades secretas, mortes, espionagem, isolamento total do mundo exterior. Eva precisa escolher em quem deve ou não confiar, e nem sempre as pessoas são o que parecem, e então ela começa a desconfiar que sua ida para aquele fim de mundo, a morte de sua irmã, e o desaparecimento de seu filho estão todos ligados, e agora ela precisa encontrar uma maneira de sair daquele buraco (literalmente, visto que os labratórios da Yume são subterrâneos).

Como eu disse no início, a história tem mesmo um "Q" daqueles filmes cheios de ação, tiros e conspirações que vemos no cinema. A trama foi bem construída, os personagens não são perfeitos, como muitos que vemos por aí, tornando-os um pouco mais reais, mas uma única coisa não me agradou: os nomes.
Sim, os nomes!
Alguns personagens, mesmo sendo brasileiros, possuem nomes americanizados. Por exemplo: Zed, Alec, Joachim...
Preciso dizer que Joachim foi o nome que mais me irritou, pois ele aparece várias e varias vezes, é claro, trata-se do filho de Eva, mas esse CH no meio me deixa realmente incomodada.
Com uma ótima escrita que não dificulta nenhum pouco a leitura, mas tirando a escolha dos nomes e alguns errinhos de digitação, posso dizer que entrou para minha lista de livros nacionais que com toda a certeza vou recomendar.

site: http://contosquecontei.blogspot.com.br/2014/03/resenha-o-sonho-de-eva-chico-anes.html

Carla 06/01/2013

O sonho de Eva, Chico Anes
O sonho de Eva é uma história que tem um conceito maravilhoso, criar dentro dos nossos sonhos um universo paralelo, outra vida e porque não jogar enquanto se dorme?! Para quem assistiu os filmes ‘A origem’ e ‘Estranhos Prazeres’, este assunto já é familiar.

Eva Abelar é uma especialista em sonhos lúcidos que tem o filho Joaquim, um menino autista, que foi sequestrado na mesma noite que sua irmã Anna Abelar comete suicídio. Mesmo de luto e a procura do filho ela recebe o convite para trabalhar no lugar da irmã num projeto chamado DreamGame, numa multinacional duvidosa chamada Yume. Por acreditar que os acontecimentos estão interligados Eva aceita o desafio e neste momento que os esclarecimentos sobre a família dela começam a ocorrer.

Embora o tema seja incrível, e de fato voltado para um público mais jovem, tive dificuldades em lidar com algumas coisas. Em alguns momentos surge o nome de marcas famosas, seja de cigarros ou aparelhos eletrônicos o que me deixou confusa porque se tirássemos isso do texto ele ainda seria totalmente compreensível, esse aspecto me causou uma má impressão porque não gosto de propaganda imposta, seria preferível uma descrição do produto ao seu nome/marca. A narrativa também conta com vários acontecimentos fantásticos como nos filmes de ação, o que eu acho ótimo, muito bom, mas tudo isso vai quase até a última página o que me cansou um pouco. Acredito que se tivesse utilizado mais o tema dos sonhos, e suas infinitas possibilidades, o livro poderia ter sido mais instigante e criativo.

“Eva digitou a senha e aproximou a íris do leitor biométrico. Uma voz metálica saudou-a e a porta para o elevador do bunker abriu. A descida até o primeiro nível sempre lhe parecia longa demais. Iria se lembrar de perguntar a quantos metros da superfície estavam as construções” Página 201

Resenha no blog: http://www.concentrofoba.com.br

Angela Grazi 31/05/2012

O Sonho de Eva
Dra. Eva Abelar e especialista no estudo dos sonhos lúcidos. Ela é mãe solteira e seu filho é autista. E quando ela esta em um congresso fora do Brasil, recebe a triste noticia que sua irmã Anna se matou, pulando de um prédio e seu filho, que ficou com a tia enquanto a mãe foi no congresso sumiu! E em meio a toda essa confusão de sua vida, ela e convidada, por Yume a tomar o lugar de de Anna em um projeto que permite à pessoa jogar enquanto dorme, o DreamGame. E com a suspeita de que isso pode ter alguma coisa relacionada a morte de sua irmã e ao desaparecimento de Joachim, ela aceita o emprego e acaba indo para a China desenvolver o projeto. E com a ajuda de seu amigo e ex-namorado Alec, Eva vai atrás de respostas e do seu filho.

Bem, eu não estava com muitas expectativas em relação ao livro, principalmente no começo que tem toda aquela introdução sobre o que são sonhos lúcidos e tudo mais, mas quando a ação realmente acontece, ai não da mais para largar o livro. E no final a gente fica com tanta ansiedade, ate pensando que nada vai se resolver e que vai ter outro livro, para continuar... Resumindo tudo, o livro é muito bom e de autor nacional!

Mas só não entendi o porque do Selo jovem que a Novo conceito deu ao livro, já que ao meu ver esse selo seria dado os livros juvenis e esse não se encaixa muito nesse perfil. E nem podem dizer que é por ser nacional, já que os outros 2 são de autores nacionais, pois Não sou esse tipo de garota não é nacional... Mas isso é irrelevante se comparado a boa qualidade do livro!

Rita Nunes 20/04/2013

Livro muito bom! Gostei principalmente da criatividade. Hoje em dia os livros parecem muito repetitivos, este abordou um tema bem diferente. A narrativa excelente, personagens excelentes, mistérios que vão sendo revelados aos poucos. Tudo isso entremeado pelos sonhos das pessoas, alta tecnologia, pesquisas de vanguarda e uma conspiração que dura séculos.
Recomendo!

Platina23 07/02/2014

"Perdoe-me, padre, porque pequei"
Primeira resenha da vida, então peguem leve comigo agora no começo ><
E é com essa frase que nós sempre nos confessamos ao padre, porém não é tudo o que contamos a ele. Podemos contar uma parte, algumas delas, ou apenas uma, mas somos só nós mesmos que sabemos de todos os nossos pecados.
Assim como nossos pecados, nossos sonhos são apenas nossos, extremamente íntimos e, por vezes, peculiares. É dessa ciência tão complexa do mundo dos sonhos que o livro trata e nos delicia.
Escolhi "O Sonho de Eva" para minha primeira resenha no blog pois ele foi o primeiro, se não o melhor, livro nacional que li sem tratar de fantasia, e sim de uma cientista, Eva Abelar, que está atrás do filho raptado, Joaquim, e da verdade por trás da morte da irmã, Anna.
A personagem principal é um exemplo de heroína. Ela é inteligente, forte, decidida, feminina, equilibrada, sexy e ainda consegue ser uma mãe que não desiste de tentar salvar o filho, mesmo que o preço seja sua própria liberdade.
Outro fator importante da personagem é que ela já tem um par romântico, Alec , porém eles não são o foco da história. Na verdade, até mesmo Alec mergulha nesse mundo conspiratório e tenta ajudar Eva devido ao amor que sente por ela desde muito tempo, mas nunca consumado com uma verdadeira relação.
A vilã foi meu verdadeiro problema. Pois, ela era muito clichê e eu só fui ver um ar mais endiabrado lá pelas últimas páginas do livro e mesmo assim falhou. Agora o verdadeiro vilão, esse sim eu gostei! Nós sabemos de sua existência no começo do livro, porém sua real identidade só nos é revelado também no final com uma reviravolta impressionante.
Li em algumas resenhas que o livro pode ser considerado forte por algumas pessoas, mas eu acho cabível ter certas senas de sexo ou de assassinato dentro do contexto da história e até torna toda a experiencia muito mais verossímil, já que todo o DreamGame é criado por uma enorme corporação e dentre o mundo dos negócios não existe limites para aumentar o lucro e seu poder no ambiente econômico global.
Enfim, livro tem um ritmo alucinante que não te deixa parar de ler um minuto! A escrita do autor me lembrou um pouco a de Dan Brown, pois ele mistura fatos científicos com questões filosóficas e psicológicas tão presentes no cotidiano atual e ainda enreda em forma de crime policial.

site: http://livrosenipon.blogspot.com.br/2014/02/resenha-o-sonho-de-eva-chico-anes.html

heyxgii 27/08/2020

Me surpreendeu
O livro tava parado na minha estante há um tempo, eu não imaginava o quão bom poderia ser!
A mistura perfeita de psicologia, sonhos, ficção, games... Tudo que amo!
A narrativa é muito boa, sem furos e tudo bem explicado.

ALEC PERFEITO! ZERO DEFEITOS ??

Apaixonadas por 13/10/2012

O Sonho de Eva - Resenha por Eliane Teixeira
A Dr.Eva Abelar,pesquisadora e especialista em Sonhos Lúcidos,vê sua realidade ser transformada em pesadelo,durante um congresso em Viena é informada que sua irmã Anna suicidou-se e seu filho Joachim foi sequestrado.Passa meses sem receber qualquer noticia,ou pedido de resgate.

Yume e dono de um projeto chamado Dreamgames,que esta em desenvolvimento,convida a Dr.Eva para substituir Anna sua irmã neste projeto secreto,levando-a fazer uma correlação com o sumiço de seu filho,principalmente depois de ler o diário de sonhos de Anna.Disposta a encontrar seu filho a Dr.Eva aceita o convite de Yume e embarca para a China para terminar o projeto,oniro-game,que é um jogo onde os participantes,jogam enquanto estão dormindo.Porém a Dr.Eva percebe que se trata também de uma arma que pode controlar a vontade das pessoas.
”O Sonho de Eva” é um suspense,que você não consegue largar enquanto não chegar ao final, a maneira como o passado de Eva foi revelado aos poucos para os leitores e a habilidade do autor de deixar alguns elementos em segredo até o desfecho da trama são alguns dos pontos altos do livro,assim como as referências à psicologia e os aspectos místicos da história.