O Sonho de Eva

O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

Samantha @degraudeletras 16/06/2012

Samantha M. - Word in my bag - http://wordinmybag.blogspot.com
Quando vi a capa desse livro e alguns comentários sobre a estória, fiquei louca para ler... Então li a sinopse e algo sobre o autor. Autor brasileiro... Eita!

Não é nenhuma novidade o preconceito que os brasileiros têm com a literatura nacional, principalmente quando envolve o fantástico.

É claro que aqui existem escritores contemporâneos tão bons quanto os internacionais, basta procurar direitinho.

Em meio à onda de distopias internacionais e romances adolescentes nacionais, Chico Anes nos leva ao perigoso mundo dos sonhos!

Aos Sonhos Lúcidos, para ser mais precisa. Confesso que eu não sabia nada sobre o assunto e acabei anotando algumas referências que o livro dava para checar depois se isso existia realmente ou era apenas ideias loucas que vinham de uma cabeça super criativa.

Encontrei vários sites, blogs e associações com relatos de sonhos lúcidos e estudos a respeito do assunto...

Foi aí que percebi o quão cheio de informações é esse livro, não apenas sobre sonhos... O Sonho De Eva é um livro muito rico em informações e conhecimento, o autor faz uma viagem de referências, desde clássicas estórias bíblicas a estudos psicológicos e conspirações.

Mesmo o livro sendo em terceira pessoa, o leitor só fica sabendo dos fatos cruciais junto com a protagonista, o que achei maravilhoso, por sinal. Não é assim "cheio" de aventuras, mas segue uma linha contínua na trama, sem se perder em pontos bobos e deixando aquela paranoia nos finais dos capítulos.

-Não pretendia levar o livro, de qualquer maneira. Não o considero boa literatura.
-Deves estar dizendo isso por causa do autor, não? [...] Bem, isso vale para qualquer livro: se não serve para instruir, serve ao menos para divertir. O problema é quase sempre o leitor...
P.129

Inteligente! Eu definiria assim o livro O Sonho De Eva!

Envolvendo o Onirogame em meio à grandes nomes da psicologia, mitologias e tecnologia, Chico Anes quebrou os paradigmas da Literatura Nacional, provando que é possível sim ter uma bons escritores no Brasil.

Não é que o livro seja um almanaque de ensinamentos, mas é muito bem elaborado e cheio de referências.

Só senti falta de um pouco mais de explicações na formação do Onirogame, já que quase não é mostrado o trabalho com esse artefato. Creio que se a ideia fosse melhor tratada no decorrer do livro, seria quase uma ficção científica.

O Sonho de Eva teve pouquíssimos pontos negativos, ficando com quatro estrelas.

cotonho72 07/07/2012

Interessante!
Nesse livro temos como protagonista principal a Dra. Eva Abelar, uma grande cientista e pesquisadora de sonhos lúcidos conhecida mundialmente, profissão que herdara do seu pai que também conhecia e pesquisava o assunto. Mas durante uma palestra em Viena, recebe uma triste e inesperada notícia, sua irmã Anna Abelar, também cientista e responsável pelo grande projeto DreamGame da empresa YUME (uma indústria que faz estudos para criar os jogos oníricos) em que trabalhava, se suicidou, pulando do 20º andar de um edifício em São Paulo ; porém como se não bastasse, o seu filho Joachim, que é autista e estava aos cuidados da sua irmã, desaparece misteriosamente.
Eva volta imediatamente para São Paulo para o reconhecimento e enterro da irmã e para tentar obter notícias do filho, mas durante o enterro da irmã é surpreendida por um desconhecido, que lhe avisa para não aceitar uma proposta para trabalhar na empresa YUME; pois seria muito perigoso. Mas apesar do conselho, Eva acaba aceitando; pois algo lhe dizia que ali poderia obter as respostas que estava procurando sobre a morte da sua irmã e do desaparecimento do seu filho.
Agora em outro país, Eva busca por conta própria investigar se a empresa tem envolvimento em todo o ocorrido, sozinha ela começa a descobrir que suas suspeitas estão certas e corre grande perigo, sabe não pode confiar em ninguém e precisa encontrar o seu filho para tentar fugir da instalação secreta da empresa.
O autor Chico Anes, consegue desenvolver uma trama intrigante e cheia de mistérios, com muita ação, aventura e drama, onde os sonhos, entretenimento e realidade se fundem num jogo psicológico de vida e morte.

Pedro Almada 23/06/2012

Uma aventura pra viver de olhos fechados...

Fico satisfeito quando vejo os livros nacionais ganhando espaço nas nossas prateleiras. Eu mesmo estou aprendendo a apreciar a boa escrita brasileira. Sempre tive a impressão de que nunca mais teríamos bons livros como os clássicos de José de Alencar. A fim de vencer essa trave mental, decidi me dedicar mais aos livros de novos autores brasileiros, e fiquei feliz com o resultado, quando terminei de ler O Sonho de Eva.
Dra. Eva Abelar era conhecida por sua perícia em sonhos lúcidos, a capacidade em viver os sonhos de forma consciente, talento esse aprendido com o seu pai, Dr. Hermes. Suas pesquisas estavam avançando, e o mundo em breve daria o mesmo falor à doutora assim como valorizaram seu pai. Mas ela não sabia que mentes fora do corpo docente da faculdade estavam interessadas em seus avanços, tampouco que esse interesse colocaria em xeque o livre-arbítrio de toda a humanidade.
Mãe de uma criança autista, Joachim, e amiga do Dr. Alec, parte importante de seu passado amoroso, Eva Abelar tentava conciliar seu trabalho com sua vida pessoal. Sua irmã, Anna, era um espírito livre, sem impedimentos. Era uma pequena equipe unida, sem grandes reviravoltas no dia-a-dia. Mas o andar da carruagem mudou sua rota bruscamente, prometendo uma turbulência que marcaria a vida de Eva para sempre.
Com o suposto suicídio de Anna e o desaparecimento do pequeno Joachim, a doutora perita em sonhos lúcidos se vê metida numa conspiração perigosa, e as pistas apontavam para a Yume, uma corporação chinesa envolvida num novo brinquedo, o DreamGame, um jogo em que seus usuários poderiam jogar video-games nos próprios sonhos. Com o aparecimento de um indiano suspeito e um curioso recrutamento de experts pela Yume, Eva se vê obrigada a entrar de cabeça nesse jogo mortal, tudo para encontrar seu menino e vingar a morte de sua irmã. Mas Eva nunca pensou que o perigo fosse maior do que realmente aparentava. Nessa insana viagem até o ventre do solo chinês, Eva vai revelar os mistérios sombrios que se escondem nos corredores de sua mente, e sentir o hálito quente do desespero, bem de perto.

Ficção Científica Nacional! É como misturar queijo com goiabada! A narrativa criada por Chico Anes é incrível! Comparando essa obra com os livros que li esse ano, poucos tiveram o grau de refinamento criado em O Sonho de Eva (esse é o terceiro que me ganha pela forma de conduzir a leitura). O autor usa figuras de linguagens próprias, sem o clichê comum de tantas outras narrativas que abusam das metáforas sem valorizar a originalidade. A narração do Chico, em si, é um turbilhão de sensações, provocando o leitor a imaginar-se num sonho, como se as próprias palavras formassem um universo onírico, dispensando imagens. As personagens foram as que me deixaram um pouco deslocados. Embora o autor tenha a receita de bolo certa pra dar forma às personagens, elas não tinham o traço brasileiro que eu esperava. Por se tratar de literatura nacional, achei as personalidades bem americanizadas, mas não pense que isso prejudica a qualidade da leitura.
Mais pontos positivos atribuídos pela originalidade. Em algum momento da leitura suspeitei que fosse ter alguma conexão com o filme A Origem, mas me enganei. A trama criada por Chico Anes segue um caminho bem diferente, e isso fica evidente depois de quatro capítulos. O grande trunfo da história está na relação de Eva com o filho, um aspecto curioso da história, pois no início o pequeno Joachim apenas existe nas queixas desesperadas da mãe, e só no desenrolar que a criança toma forma como personagem. Acompanhar essa aventura nos deixa sem ar, mas basta dar uma pausa, sonhar um pouco e voltar pra leitura xD.

Uma leitura que vale muito a pena. Indico pra quem curte o gênero e, pra quem não gosta, O Sonho de Eva vai mudar sua opinião =)

sra.Bridgerton 16/03/2024

Isso é muito black mirror, quando black mirror era bom
Estou muito chocada que esse livro é de 2012 e os dilemas com o nosso relacionamento com a tecnologia serem tão atuais, tão pertinentes.

Nessa história uma organização mundial com séculos de existência tenta controlar a humanidade através de sonhos, acabando com o livre árbitrio, imputando suas vontades nos sonhos e fazendo as pessoas as reproduzirem quando acordadas. Juntando essa pataquada toda na sinopse eu pensei "ok esse livro não tem muito lé com cré deve ser péssimo", mas a forma como toda essa trama é desenvolvida é muito interessante.
Em um dado momento do livro o discurso de um personagem narra tudo que está acontecendo na história recente da humanidade, como a pandemia, as fake news, a vida cronicamente online e a influência disso nas ações do dia a dia. Eles literalmente citam que a gripe espanhola de 1918 não iria ser nada para o que estava por vir, eu fiquei incrédula e até fui pesquisar a data da publicação do livro.
A vibe do livro você vai entendendo como um episódio da primeira ou segunda temporada de black mirror, quando a série ainda valia a pena.
A trama é até que bem amarrada, os personagens são bem desenvolvidos, tem algumas pontas soltas, mas nada que prejudique a experiência. O plot, infelizmente, dá pra pescar bem antes do momento da revelação chegar no final, ainda assim você fica com vontade de ler o porquê e o que vem depois das revelações.
Tem um quê de gore com cenas de abusos sexuais lançadas sem avisos isso me pegou de surpresa e me deixou desconfortável. Não são muitas cenas e nem tem nada muito explicito, mas mesmo assim seria bom estar ciente com um aviso, não acho que edições assim de 2012 carregem esses avisos como a gente encontra hoje em dia.

Amalyn 16/07/2012

Nossa que livro bom! Peguei esse livro pra trocar, mas não ia perder a chance de ler um livro novo, né? Mas sério, desde o primeiro capítulo já achei o livro muito bom. A leitura me lembrou muito do André Vianco, não sei se por o autor ser brasileiro também, mas a leitura é rápida, sem grandes descrições... a ação acontece o tempo todo! Li em poucas horas, e até o momento não consegui achar nenhum defeito no livro... A capa é maravilhosa, a revisão tá excelente (só uma palavra eu vi errada no livro todo)... Praticamente entrei no livro... E vale muito pela crítica dele também, que mostra que devemos ter cuidade com as tecnologias, não nos afundarmos nela... Concordo com essa visão, acho que devemos maneirar em certas coisas. Recomendadíssimo!
Amalyn 16/07/2012minha estante
Esqueci de falar, enquanto lia, ficava pensando no filme A Origem, pensava que ela tinha que ter um peão pra saber quando não estava sonhando, mas a forma dela é muito mais legal :)

Mari M. 07/07/2012

Resenha by Devorando Livros (http://livros-devorados.blogspot.com.br)
304 páginas de uma espécie inédita de surrealidade. Uma surrealidade que consegue vir á ser verossímil. Interessante e talvez até um pouco bizarro, esse livro me surpreendeu. Sua ideia original sobre sonhos e sua influência na realidade parece simples e um tanto sem-sal, mas ao abrir o primeiro capítulo nos deparamos com algo diferente disto.

Eva é Brasileira, e mora em São Paulo. É uma mulher que trabalha defendendo a teoria de que existe uma superconsciência adquirida em nosso sono. Enquanto viaja descobre que sua irmã; Anna, se suicidou enquanto cuidava de seu filho, Joachim. Porém, parece que ele não foi encontrado em seu apartamento. Mais tarde Eva vem á descobrir que sua irmã trabalhava para uma empresa que lidava com o desenvolvimento de um novo console relacionado á sonhos (no qual você joga durante o sono, participando de guerras ou jogando futebol como se realmente estivesse lá), e que querem ela trabalhando com eles na China. Agora, deve escolher entre seguir em frente e aceitar esse emprego ou procurar mais por seu filho. Talvez consiga os dois.

Pode não parecer, mas é um livro repleto de ação e emoção. Histórias envolventes e personagens que evoluem e ganham uma importância inesperada á cada página que se lê. Ao final, uma revelação incrivelmente surpreendente.

Os pontos positivos desse livro, fora a história (qual já elogiei demais aqui haha), são a capa e a sinopse. Aquela capa bonita e chamativa, que delicia os olhos. Uma sinopse que trás curiosidade. A forma como o autor intercala as visões de personagens, uma complementando á outra... Me agradou muitíssimo.

Porém, o meu único desagrado 'grande' foi o fato de os nomes citados serem minimamente brasileiros. E de nosso país não ser sede desta história, apenas ser mencionado por hora. Mas, fora isso, meu outro problema foi com as fantasias um tanto pornográficas. Felizmente, ocorreram apenas no início do livro, de forma á não me incomodarem tanto.

Filosofia, ação, romance, ficção. Conclusão? Leiam.

Thaís Cavalcante 26/07/2012

Resenha: O Sonho de Eva | Chico Anes
É engraçado como este livro me intrigou tanto quanto "Anjos e Demônios", do Dan Brown. Me intrigou porque existem nomes que eu nunca tinha ouvido falar ou nunca havia pesquisado sobre. Um exemplo gigantesco são os "Assuras", citados no livro de Chico Anes, são bem próximos dos "Iluminatis" do livro de Dan Brown. Além disso, Chico cita a maçonaria como um pressupostos, o que também é muito curioso, por ser uma sociedade secreta, ou secretíssima, onde para os que estão do lado de fora é completamente misteriosa. Existe também "Os Nove Desconhecidos" que foi, ao pesquisar descobri isso e Chico também cita em seu livro, uma sociedade secreta com nove homens e nove livros com todo o conhecimento universal. E eu que sou uma pessoa meio doida, não poderia deixar de pesquisar e ler mais sobre a teoria de conspiração por trás disso tudo.

Partindo do pressuposto que o livro tem relação com o conhecimento universal, conhecemos a Dra. Eva Abelar, uma pesquisadora, psiquiatra e especialista em sonhos lúcidos. Daí você pode perguntar-se: O que são sonhos lúcidos? Os sonhos lúcidos ocorrem quando "você participa de um sonho, age como bem entende e muda as cenas", ou seja, você tem a capacidade de estar sonhando e sabendo disso, pode modificar tudo. Mas tudo começa a mudar na vida de Eva quando ela recebe a notícia que sua irmã, Anna, que estava no Brasil e Eva em Viena, havia se suicidado. E ao perguntar por seu filho, Joachim, ele também havia desaparecido.

Eva volta para o Brasil, reconhece o corpo da irmã e no velório conhece Adhya, representante da mesma empresa para qual Anna trabalhava no projeto DreamGame, um jogo onde as pessoas poderiam sonhar e jogar dentro dos próprios sonhos, tendo sensações tão reais quanto como se estivessem acordados. Adhya convida Eva a trabalhar na empresa Yume, mas ao convidá-la, torna a vida de Eva um caos ainda maior, praticamente obrigando-a a trabalhar para a Yume. Eva aceita a proposta, mas tem certeza que além do projeto mirabolante, eles podem estar por trás da morte de Anna e do sequestro de seu filho.

- Agora, imagine se durante o período em que estamos sonhando, pudéssemos usar conscientemente o sonho, implantando nele todas as fases de um jogo. Todas as sensações dos jogadores, enquanto estivessem jogando, seriam percebidas exatamente como se eles estivessem vivendo no mundo real!

O autor escreve de uma maneira, que ao meu ver, tornou o livro mais curioso. A cada capítulo ele vai te mostrando peças para que você mesmo possa ir unindo e descobrindo toda a verdade juntamente com Eva. E o mais legal da narrativa é que não temos apenas a visão de Eva, mas também do próprio autor, de Alec, ex-namorado e atual grande amigo de Eva, e, a visão mais curiosa de todas, de Joachim, por ser um menino autista. Outra característica que foi um grande destaque para mim, foi que o primeiro sonho lúcido que Eva teve após os sequestro e morte de seu filho aconteceu no Éden, com a mesma serpente e o mesmo fruto, mas todos com um significado direto para a história e principalmente para Eva.

O livro foi um prato cheio para mim, principalmente por ter grande relação com teorias da conspiração ligadas às mídias, por tratar os sonhos não apenas como metas, mas como meios de conquistar o mundo e sequestrar a vontade do outro.

Leia mais em: http://pronomeinterrogativo.blogspot.com.br/

"Ana Paula" 23/07/2012

O Sonho de Eva, conta a estória de Eva Abelar, uma expert em sonhos lúcidos, ou seja, saber exatamente o que esta fazendo quando se está sonhando.

Eva é uma mulher muito forte, não depende de ninguem, teve uma infância conturbada com sua mãe, mas depois do nascimento de seu filho Joachim, Eva conseguiu ser mais feliz. Eva tem uma irmã, Anna, que trabalha para as indústrias Yume, e, misteriosamente aparece morta quando Eva está em uma palestra fora do pais. Seu filho estava com Anna e foi sequestrado.

Eva não sabe o que fazer para encontrar seu filho, até que Adhya, vice presidente sênior das industrias Yume pede para ela trabalhar para a empresa em um novo game que é usado quando se esta dormindo... Mas pessoas começam a morrer, e um sujeito misterioso, insiste para que Eva não aceite a oferta de Adhya, mas Eva quer achar seu filho e decide voltar aos sonhos lúcidos em busca de respostas e de Joachim.

"Irei retornar aos sonhos lúcidos, decidira. Se havia algo em seu inconsciente que pudesse ajudá-la a encontrar o filho, estaria preparada a viajar de novo pelo mundo onírico..." Pag: 48

Que livro fantastico!!!! A capa é linda, a grafica é linda!!! A Novo Conceito é show msm!!E os livros brasileiros estão dando um show viu!!! Este ano li alguns livros brasileiros e nenhum me decepcionou. Adorei cada personagem, principalmente o Zed, adorei aquele menino. Uma estória de tirar o folego do começo ao fim, parece que o sofrimento de Eva não vai acabar nunca!!!! Super recomendado para todos os gostos e principalmente para quem gosta de um game. Um livro cheio de reviravoltas e muito, mas muito sinistro mesmo! Viajei na estória e se pararmos para pensar, um dia desses, dormir vai ser mesmo um jogo perigoso!!

"...Era o fim da tecnologia 3D para os games. Quem se contentaria em brincar com bonecos virtuais quando poderia realmente viver a aventura?" Pag: 231

Prateleira Cult 25/07/2012

Um sonho muito louco
Eva é uma estudiosa sobre sonhos lúcidos, o que significa que você fica consciente dentro do seu sonho e pode usufruir deste mundo onde tudo por acontecer, mas depois que sua irmã Anna morre e seu filho Joachim - que é autista- desaparecem vai se envolver em um jogo muito perigoso.

Com o filho desaparecido e a morte inexplicada da irmã Eva acaba aceitando uma oferta de emprego na Yume, uma empresa que está usando os sonhos lúcidos para desenvolver o DreamGame, um jogo de videogame que usa os sonhos como palco, mas ela vai descobrir que está envolvida em algo mais obscuro.
Essa busca de Eva pelo filho desaparecido nos leva a vários flashbacks do passado, principalmente em relação a sua mãe que era muito rigorosa em relação a sexo e das pesquisas do pai com os sonhos lúcidos, a relação com o seu ex-namorado, Alec.
O sonho de Eva é um livro que possui mistério e ação, o autor Chico Anes tem um bom estilo de escrita, - sem muitas gírias ou formas coloquiais, - que me agradou bastante, achei que a história foi bem apresentada, porém alguns pontos ficaram um pouco esparsos e sem explicação.
Só achei que O sonho de Eva não deveria estar no selo Jovem da editora Novo Conceito, pois o conteúdo do livro é adulto e o fato de estar atrelado a este selo pode causar confusão e desconforto para algumas pessoas.

Bruna 28/07/2012

O Sonho de Eva
Eva Abelar, é uma jovem psicóloga, que incentivada pelo seu já falecido pai, sempre se interessou por uma assunto nem um pouco comum: “Sonhos Lúcidos”. A arte da pessoa interagir com seus próprios sonhos, experimentando diferentes sensações e sentimentos. Porém esta técnica se usada de maneira descontrolada pode causar devastadores efeitos colaterais.
Quando Eva viaja a Europa para defender sua tese a respeito deste assunto, coisas terríveis começam a acontecer: sua irmã Anna, se atira do 20º andar, seu filho Joachin, autista de 6 anos é sequestrado e seu ex-namorado Alec é baleado durante o enterro de sua irmã.
Após estes terríveis acontecimentos, sem noticia alguma de seu filho, Eva decide seguir os seus instintos, por mais perigoso que isto seja, ela vai trabalhar em uma empresa chinesa Yume, que está desenvolvendo um equipamento perigosíssimo chamado DreamGame que permite que a pessoa jogo como se fosse um vídeo-game enquanto sonho. O equipamento já provou ser fatal, mas a raiva de Eva aumenta quando ela descobre que seu precioso filho é a “cobaia”.
E a claro que nenhuma mãe deixaria isto barato, é então que Eva encontra os maiores perigos e dificuldades para poder ver seu Joachin nem que seja ao menos mais uma vez.
Viviane 06/08/2012minha estante
Oh! O tema é muito interessante, esse sim é meu gênero, adorei o modo como vc escreveu.

Giselle Trindade 13/09/2012

Uma Viagem nos Sonhos
Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme.

Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem.

Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

O Sonho de Eva me surpreendeu positivamente, imaginava que fosse um YA Book, mas voltado para Jovens Leitores, mas me deparei com uma Trama muito bem enraizada e concreta, mais voltada na minha opinião tanto para o Público Adulto quanto o para o Público de todas as Idades.

O Livro possui todos os elementos necessários para ser uma boa Leitura: Mistério, ação, o Poder do Inconsciente, Romance, Grandes Ensinamentos e uma Crítica Social muito relevante. Esses para mim são os ingredientes essenciais para ser um livro muito bem recomendado. Porém apesar de tantos elementos, a leitura não se torna complicada, pelo contrário, apesar de nos depararmos as vezes com termos Científicos, tudo fica muito bem esclarecido e explicado, e em momento algum sentimos vontade de parar de ler, ou a leitura se torna maçante, ao invés disso nos faz querer ter vontade de adentrar no Mundo dos Sonhos e descobrir o seu verdadeiro sentido ou o que um simples Sonho pode nos querer dizer ou alertar. Será que o Sonho pode ser um Aviso ou somente lapsos de Memória? Ou um resgate de algo que estava escondido no seu mais Profundo Inconsciente?

Esse assunto para mim é bem interessante, devido a área que escolhi que é a Psicologia, que nesse quesito é bem controversa em relação ao significado dos Sonhos. Cada Subaérea classifica os Sonhos a sua Maneira, e para mim além de ser uma Leitura interessante e agradável, se torna em alguns momentos esclarecedora. Apesar de ser uma Historia de Ficção não deixa a desejar também nesse quesito.

No mais, não podia deixar de Indicar mais uma excelente Obra da Literatura Nacional, ou melhor dizendo aqui da Minha Terra: Minas Gerais.

abraços

Blog Vida de Le 15/09/2012

O Sonho de Eva - Vida de Leitor
Hey pessoal, tudo bem?

Quando comecei a ler este livro, fiquei super ansioso para testemunhar o quão foda legal seria. Contudo, tal expectativa não foi preenchida pois, por mais que este seja um excelente livro, ele induz o leitor a pensar que a história tomaria outro caminho.

A família Abelar é a pioneira das comprovações cientificas da existência dos chamados "sonhos lúcidos", que nada mais é do que sonhar e saber que está sonhando de maneira a poder controlar a "realidade" da maneira que quiser. O livro começa com a Anna Abelar saltando de um prédio e indo ao encontro de quilos de concreto. Ao mesmo tempo temos a Dra. Eva Abelar, desenvolvedora da teoria de que com os "sonhos lúcidos'' podemos desenvolver algo chamado Superconsciência, em uma palestra onde descobre que sua irmã estava morta e que seu filho, Joachim, está desaparecido. Não bastando, a Coca-Cola das empresas de vídeo game, YUME, desenvolve certo interesse na pesquisa da Dra. Abelar e pede sua ajuda no desenvolvimento do dreamgame, um vídeo game onde você pode jogar enquanto dorme. Não sabia ela que tal empresa visava usar tal jogo para moldar o comportamento das pessoas de maneira que elas façam tudo o que for mandado pela empresa.

"O que me perturba? O fato de não saber onde estou, nem para onde estou indo? Tatear, inconsequentemente, as bordas de um precipício mortal que espera um passo em falso para me engolir inteira? Ou é essa risada diabólica? Ela está mais perto. Seu timbre, por alguma razão, traz uma agonia horrível."
Pág. 110

Como foi supracitado, o livro é bom, mas ao ler me senti comprando gato por lebre. O livro parte de uma premissa onde temos um vídeo game que pode ser jogado nos sonhos, mas o que realmente temos são jogos de poder entre um "clã", a YUME e a Dra. Abelar, onde um acha que está enganando o outro para conseguir impedir a criação do dreamgame, ou seja, não temos o jogo em si, mas sim todo o "sistema" de produção do aparelho que proporcionará tal aventura.

Uma coisa que me agradou muito é que este é um livro de autor nacional onde grande parte da história se passa no Brasil. Isso é um super ponto a favor pois são muitos os autores que preferem narrar suas histórias em outros países sendo que no BR temos muitos lugares lindos e exóticos. Agora, o que não me agradou nesse quesito é que , como a história se passa em sua grande maioria aqui, o autor, em seus diálogos, usa muito de expressões naturais da fala, mas que, quando escritas, dão um ar pobre à narrativa. Um exemplo do que falei é este trecho: "Sabe, dona Eva, parece que o doutor aqui tá começando a acreditar em mim. Ainda vou mostrar pra todo mundo que não tô inventando coisas. Né, chefe?"

"- Deves estar dizendo isso por causa do autor, não? Hitler foi um louco, mas o livro... Bem, isso vale para qualquer livro: se não serve para instruir, serve ao menos para divertir. O problema é quase sempre o leitor..."
Pág. 129

Cabe ressaltar também alguns pontos onde o autor pecou durante a narrativa. Um deles é o fato de que o dreamgame, um GRANDE projeto da YUME e que está envolvido em transações com bilhões de dólares, parece ser do conhecimento de quase todo mundo no livro. Não há aquele sigilo entre algumas partes, simplesmente alguém acha um protótipo e sai mostrando pra todo mundo. Outro ponto é o fato de a empresa alegar que seus planos são secretos, MAS TODOS MUNDO SABE!!. Sério, todo mundo sabe que a YUME foi a responsável por algumas mortes e quais os planos dela para esse vídeo game, mas no final de tudo, sabe o que é pior? É que mesmo sabendo de tudo, a Dra. Abelar vai trabalhar com eles. O_O. Como eu queria dar umas porradas gritar com essa mulher que, apesar de super inteligente, é tão burra. Mais uma das coisas que me desagradaram foi o uso constante de termos técnicos, sendo que muitos deles não são explicados no momento, demandando assim um certo conhecimento prévio do leitor sobre o assunto.

O trabalho na edição está perfeito e de tirar o fôlego. A capa, a diagramação e a edição estão sublimes. Os personagens são bem construídos, contudo, alguns deles apresentam uma ingenuidade palpável, o que pode não agradar alguns leitores. Com exceção do que foi dito sobre o uso das expressões coloquiais nos diálogos, eles são dinâmicos e bem desenvolvido, o que hoje em dia é coisa difícil de ver.

Ante ao exposto, recomendo este livro não pela premissa a que ele induz, mas pela qualidade com que, mesmo sendo algo diferente, o autor consegue cativar o leitor com sua escrita e excelência.

Abraços,
Matheus Braga

Mari 25/11/2012

''Será que não trazemos para nossas vidas os ecos de nossos sonhos?"

Ana é uma mulher que trabalha em um projeto que pesquisa um meio de levar o jogo para os sonhos. Em uma noite que poderia ser como outra qualquer, Ana começou a ter sonhos com coisas confusas, imagens que em sua cabeça sem que ela pudesse ter certeza de nada. Em um momento do sonho, Ana sai para o terraço de seu prédio, sobe no parapeito e acaba se jogando, levando-a então, à morte.

Eva Abellar é uma especialista de sonhos lúcidos. Ela é mãe de Joachin, um menino autista e irmã de Ana. Ao receber a notícia da morte de sua irmã, Eva fica desesperada, sem entender o que fez sua irmã se jogar da cobertura e preocupada com seu filho, que ela havia deixado sobre os cuidados de sua irmã. Um dos detetives que foi lhe informar sobre a morte da irmã diz que deve haver algum engano, já que nenhuma criança foi encontrada no apartamento.

Em meio a muitos questionamentos, Eva recebe uma proposta de emprego de Adhya, que trabalha na empresa Yume e faz parte do projeto DreamGame, que seria um jogo onde o jogador passa a agir como sonâmbulo: a pessoa pode sonhar com qualquer coisa (uma luta, uma conversa, uma morte...), mas estará dormindo e quando acorda, aquilo realmente aconteceu.

Eva aceita a proposta e acaba viajando para Pequim, rumo à Kumo, onde fica a sede da Yume. Lá ela conhece Lee e Chiang, funcionários da Yume. Os dois a recepcionam em Pequim e em meio a conversa, Chiang, misturando inglês e mandarim, diz que o V11, o mais moderno centro de pesquisa sobre sonhos do planeta, não é tão maravilhoso como Lee diz para Eva. Eva não os conta que entendeu a conversa, mas começa a desconfiar das pessoas com quem ia trabalhar.

''-Os sonhos são o novo mundo! [...] Um mundo onde se pode ser o que quiser! E vou lhes dizer uma coisa: num mundo onde poderíamos ser Deus, a maioria de nós vai preferir ser o Diabo!"

Eva começa a trabalhar na Yume, mas não são só eles que escondem segredos. O verdadeiro motivo de Eva ter aceitado a proposta de emprego, é porque ela encontrou o diário de sua irmã, onde na última página estava escrito "O livro velho. É nele que está o segredo. Eles querem roubar nossos sonhos; querem roubar Joachim". Qual o mistério por trás da morte de sua irmã? Por que seu filho foi sequestrado, ou melhor, por que seu filho é necessário nessa investigação?

CONTINUE LENDO EM: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2012/11/o-sonho-de-eva-chico-anes.html

Isabel 01/12/2012

Eva Abelar é uma das maiores especialistas do mundo em sonhos lúcidos. Embora talentosa e dedicada, ela é ridicularizada pela comunidade científica graças a abordagem pouco ortodoxa de suas pesquisas – e que “vingança” melhor do que ser convidada a trabalhar para a Yume, uma das maiores e mais sérias empresas do mundo? Poderia ter sido uma enorme vitória.

Poderia.

Mas as circunstâncias não são exatamente propícias para uma celebração. Dias antes, durante uma conferência em Viena, Eva havia recebido as notícias de duas catástrofes: a de que Anna, sua irmã, se jogara de cima da cobertura onde morava e que Joachim, seu filho de sete anos (autista e entregue aos cuidados da tia durante a viagem da mãe) desaparecera.

Diante da falta de respostas da polícia e pressentindo uma conexão entre a morte de Anna, o desaparecimento de Joachim e a Yume, Eva então faz o inesperado: aceita a proposta. Sua missão: ocupar o posto da irmã na equipe do DreamGame, empreitada inusitada da Yume que permitirá aos seus usuários que sonhem no mais real e ilimitado ambiente que existe: seus sonhos.

Às vezes algo me marca tanto em um autor que acabo (geralmente só na minha própria cabeça) denominando determinado conjunto de características com seu nome. O sonho de Eva foi completamente “Dan Brown”, porque assim como os livros do escritor americano:

a) parece ter exigido uma quantidade estupenda de pesquisa;

b) tem uma narrativa construída de forma a prender o leitor ao livro – mesmo em partes não essenciais para o enredo, é impossível não ter curiosidade quanto ao que acontecerá depois;

c) e, por fim, um enorme defeito: ao mesmo tempo que o autor cria personagens femininas fantásticas e talentosas, ele abertamente as “objetifica”. Explico: tudo bem, eu entendi que Eva é uma mulher bastante bonita – e que isso é importante para a história em certo ponto – mas creio que dizê-lo uma ou duas vezes no decorrer do livro seja o suficiente. Uma menção ao fato em cada página é, no mínimo, desnecessário.

Mas deixe que eu esclareça algo: embora ambos os autores tenham vários pontos em comum, Chico Anes é infinitamente superior em alguns pontos. Sua prosa flui melhor, alternando momentos reflexivos e de ação habilidosamente. Além disso, menções aqui e ali ao passado que Eva gostaria de esquecer fazem com que o livro pareça um quebra-cabeça bem complicado, mas que teimamos em montar e vibramos com o resultado final.

Falando em final, não gostei da maneira com que o livro terminou: foi bastante corrida e passível de continuação. Sinceramente? Sempre digo que não gosto muito de séries literárias; que cedo ou tarde elas me decepcionam. Mas não reclamaria de uma para O sonho de Eva: assim como um sonho "de verdade", sinto que foi rápido demais. E quero dormir de novo, para ver se consigo voltar.
Publicada originalmente em http://distopicamente.blogspot.com.br