O Sonho de Eva

O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

Giselle Trindade 13/09/2012

Uma Viagem nos Sonhos
Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme.

Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem.

Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

O Sonho de Eva me surpreendeu positivamente, imaginava que fosse um YA Book, mas voltado para Jovens Leitores, mas me deparei com uma Trama muito bem enraizada e concreta, mais voltada na minha opinião tanto para o Público Adulto quanto o para o Público de todas as Idades.

O Livro possui todos os elementos necessários para ser uma boa Leitura: Mistério, ação, o Poder do Inconsciente, Romance, Grandes Ensinamentos e uma Crítica Social muito relevante. Esses para mim são os ingredientes essenciais para ser um livro muito bem recomendado. Porém apesar de tantos elementos, a leitura não se torna complicada, pelo contrário, apesar de nos depararmos as vezes com termos Científicos, tudo fica muito bem esclarecido e explicado, e em momento algum sentimos vontade de parar de ler, ou a leitura se torna maçante, ao invés disso nos faz querer ter vontade de adentrar no Mundo dos Sonhos e descobrir o seu verdadeiro sentido ou o que um simples Sonho pode nos querer dizer ou alertar. Será que o Sonho pode ser um Aviso ou somente lapsos de Memória? Ou um resgate de algo que estava escondido no seu mais Profundo Inconsciente?

Esse assunto para mim é bem interessante, devido a área que escolhi que é a Psicologia, que nesse quesito é bem controversa em relação ao significado dos Sonhos. Cada Subaérea classifica os Sonhos a sua Maneira, e para mim além de ser uma Leitura interessante e agradável, se torna em alguns momentos esclarecedora. Apesar de ser uma Historia de Ficção não deixa a desejar também nesse quesito.

No mais, não podia deixar de Indicar mais uma excelente Obra da Literatura Nacional, ou melhor dizendo aqui da Minha Terra: Minas Gerais.

abraços

Blog Vida de Le 15/09/2012

O Sonho de Eva - Vida de Leitor
Hey pessoal, tudo bem?

Quando comecei a ler este livro, fiquei super ansioso para testemunhar o quão foda legal seria. Contudo, tal expectativa não foi preenchida pois, por mais que este seja um excelente livro, ele induz o leitor a pensar que a história tomaria outro caminho.

A família Abelar é a pioneira das comprovações cientificas da existência dos chamados "sonhos lúcidos", que nada mais é do que sonhar e saber que está sonhando de maneira a poder controlar a "realidade" da maneira que quiser. O livro começa com a Anna Abelar saltando de um prédio e indo ao encontro de quilos de concreto. Ao mesmo tempo temos a Dra. Eva Abelar, desenvolvedora da teoria de que com os "sonhos lúcidos'' podemos desenvolver algo chamado Superconsciência, em uma palestra onde descobre que sua irmã estava morta e que seu filho, Joachim, está desaparecido. Não bastando, a Coca-Cola das empresas de vídeo game, YUME, desenvolve certo interesse na pesquisa da Dra. Abelar e pede sua ajuda no desenvolvimento do dreamgame, um vídeo game onde você pode jogar enquanto dorme. Não sabia ela que tal empresa visava usar tal jogo para moldar o comportamento das pessoas de maneira que elas façam tudo o que for mandado pela empresa.

"O que me perturba? O fato de não saber onde estou, nem para onde estou indo? Tatear, inconsequentemente, as bordas de um precipício mortal que espera um passo em falso para me engolir inteira? Ou é essa risada diabólica? Ela está mais perto. Seu timbre, por alguma razão, traz uma agonia horrível."
Pág. 110

Como foi supracitado, o livro é bom, mas ao ler me senti comprando gato por lebre. O livro parte de uma premissa onde temos um vídeo game que pode ser jogado nos sonhos, mas o que realmente temos são jogos de poder entre um "clã", a YUME e a Dra. Abelar, onde um acha que está enganando o outro para conseguir impedir a criação do dreamgame, ou seja, não temos o jogo em si, mas sim todo o "sistema" de produção do aparelho que proporcionará tal aventura.

Uma coisa que me agradou muito é que este é um livro de autor nacional onde grande parte da história se passa no Brasil. Isso é um super ponto a favor pois são muitos os autores que preferem narrar suas histórias em outros países sendo que no BR temos muitos lugares lindos e exóticos. Agora, o que não me agradou nesse quesito é que , como a história se passa em sua grande maioria aqui, o autor, em seus diálogos, usa muito de expressões naturais da fala, mas que, quando escritas, dão um ar pobre à narrativa. Um exemplo do que falei é este trecho: "Sabe, dona Eva, parece que o doutor aqui tá começando a acreditar em mim. Ainda vou mostrar pra todo mundo que não tô inventando coisas. Né, chefe?"

"- Deves estar dizendo isso por causa do autor, não? Hitler foi um louco, mas o livro... Bem, isso vale para qualquer livro: se não serve para instruir, serve ao menos para divertir. O problema é quase sempre o leitor..."
Pág. 129

Cabe ressaltar também alguns pontos onde o autor pecou durante a narrativa. Um deles é o fato de que o dreamgame, um GRANDE projeto da YUME e que está envolvido em transações com bilhões de dólares, parece ser do conhecimento de quase todo mundo no livro. Não há aquele sigilo entre algumas partes, simplesmente alguém acha um protótipo e sai mostrando pra todo mundo. Outro ponto é o fato de a empresa alegar que seus planos são secretos, MAS TODOS MUNDO SABE!!. Sério, todo mundo sabe que a YUME foi a responsável por algumas mortes e quais os planos dela para esse vídeo game, mas no final de tudo, sabe o que é pior? É que mesmo sabendo de tudo, a Dra. Abelar vai trabalhar com eles. O_O. Como eu queria dar umas porradas gritar com essa mulher que, apesar de super inteligente, é tão burra. Mais uma das coisas que me desagradaram foi o uso constante de termos técnicos, sendo que muitos deles não são explicados no momento, demandando assim um certo conhecimento prévio do leitor sobre o assunto.

O trabalho na edição está perfeito e de tirar o fôlego. A capa, a diagramação e a edição estão sublimes. Os personagens são bem construídos, contudo, alguns deles apresentam uma ingenuidade palpável, o que pode não agradar alguns leitores. Com exceção do que foi dito sobre o uso das expressões coloquiais nos diálogos, eles são dinâmicos e bem desenvolvido, o que hoje em dia é coisa difícil de ver.

Ante ao exposto, recomendo este livro não pela premissa a que ele induz, mas pela qualidade com que, mesmo sendo algo diferente, o autor consegue cativar o leitor com sua escrita e excelência.

Abraços,
Matheus Braga

Mari 25/11/2012

''Será que não trazemos para nossas vidas os ecos de nossos sonhos?"

Ana é uma mulher que trabalha em um projeto que pesquisa um meio de levar o jogo para os sonhos. Em uma noite que poderia ser como outra qualquer, Ana começou a ter sonhos com coisas confusas, imagens que em sua cabeça sem que ela pudesse ter certeza de nada. Em um momento do sonho, Ana sai para o terraço de seu prédio, sobe no parapeito e acaba se jogando, levando-a então, à morte.

Eva Abellar é uma especialista de sonhos lúcidos. Ela é mãe de Joachin, um menino autista e irmã de Ana. Ao receber a notícia da morte de sua irmã, Eva fica desesperada, sem entender o que fez sua irmã se jogar da cobertura e preocupada com seu filho, que ela havia deixado sobre os cuidados de sua irmã. Um dos detetives que foi lhe informar sobre a morte da irmã diz que deve haver algum engano, já que nenhuma criança foi encontrada no apartamento.

Em meio a muitos questionamentos, Eva recebe uma proposta de emprego de Adhya, que trabalha na empresa Yume e faz parte do projeto DreamGame, que seria um jogo onde o jogador passa a agir como sonâmbulo: a pessoa pode sonhar com qualquer coisa (uma luta, uma conversa, uma morte...), mas estará dormindo e quando acorda, aquilo realmente aconteceu.

Eva aceita a proposta e acaba viajando para Pequim, rumo à Kumo, onde fica a sede da Yume. Lá ela conhece Lee e Chiang, funcionários da Yume. Os dois a recepcionam em Pequim e em meio a conversa, Chiang, misturando inglês e mandarim, diz que o V11, o mais moderno centro de pesquisa sobre sonhos do planeta, não é tão maravilhoso como Lee diz para Eva. Eva não os conta que entendeu a conversa, mas começa a desconfiar das pessoas com quem ia trabalhar.

''-Os sonhos são o novo mundo! [...] Um mundo onde se pode ser o que quiser! E vou lhes dizer uma coisa: num mundo onde poderíamos ser Deus, a maioria de nós vai preferir ser o Diabo!"

Eva começa a trabalhar na Yume, mas não são só eles que escondem segredos. O verdadeiro motivo de Eva ter aceitado a proposta de emprego, é porque ela encontrou o diário de sua irmã, onde na última página estava escrito "O livro velho. É nele que está o segredo. Eles querem roubar nossos sonhos; querem roubar Joachim". Qual o mistério por trás da morte de sua irmã? Por que seu filho foi sequestrado, ou melhor, por que seu filho é necessário nessa investigação?

CONTINUE LENDO EM: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2012/11/o-sonho-de-eva-chico-anes.html

Isabel 01/12/2012

Eva Abelar é uma das maiores especialistas do mundo em sonhos lúcidos. Embora talentosa e dedicada, ela é ridicularizada pela comunidade científica graças a abordagem pouco ortodoxa de suas pesquisas – e que “vingança” melhor do que ser convidada a trabalhar para a Yume, uma das maiores e mais sérias empresas do mundo? Poderia ter sido uma enorme vitória.

Poderia.

Mas as circunstâncias não são exatamente propícias para uma celebração. Dias antes, durante uma conferência em Viena, Eva havia recebido as notícias de duas catástrofes: a de que Anna, sua irmã, se jogara de cima da cobertura onde morava e que Joachim, seu filho de sete anos (autista e entregue aos cuidados da tia durante a viagem da mãe) desaparecera.

Diante da falta de respostas da polícia e pressentindo uma conexão entre a morte de Anna, o desaparecimento de Joachim e a Yume, Eva então faz o inesperado: aceita a proposta. Sua missão: ocupar o posto da irmã na equipe do DreamGame, empreitada inusitada da Yume que permitirá aos seus usuários que sonhem no mais real e ilimitado ambiente que existe: seus sonhos.

Às vezes algo me marca tanto em um autor que acabo (geralmente só na minha própria cabeça) denominando determinado conjunto de características com seu nome. O sonho de Eva foi completamente “Dan Brown”, porque assim como os livros do escritor americano:

a) parece ter exigido uma quantidade estupenda de pesquisa;

b) tem uma narrativa construída de forma a prender o leitor ao livro – mesmo em partes não essenciais para o enredo, é impossível não ter curiosidade quanto ao que acontecerá depois;

c) e, por fim, um enorme defeito: ao mesmo tempo que o autor cria personagens femininas fantásticas e talentosas, ele abertamente as “objetifica”. Explico: tudo bem, eu entendi que Eva é uma mulher bastante bonita – e que isso é importante para a história em certo ponto – mas creio que dizê-lo uma ou duas vezes no decorrer do livro seja o suficiente. Uma menção ao fato em cada página é, no mínimo, desnecessário.

Mas deixe que eu esclareça algo: embora ambos os autores tenham vários pontos em comum, Chico Anes é infinitamente superior em alguns pontos. Sua prosa flui melhor, alternando momentos reflexivos e de ação habilidosamente. Além disso, menções aqui e ali ao passado que Eva gostaria de esquecer fazem com que o livro pareça um quebra-cabeça bem complicado, mas que teimamos em montar e vibramos com o resultado final.

Falando em final, não gostei da maneira com que o livro terminou: foi bastante corrida e passível de continuação. Sinceramente? Sempre digo que não gosto muito de séries literárias; que cedo ou tarde elas me decepcionam. Mas não reclamaria de uma para O sonho de Eva: assim como um sonho "de verdade", sinto que foi rápido demais. E quero dormir de novo, para ver se consigo voltar.
Publicada originalmente em http://distopicamente.blogspot.com.br

Envenenadas 07/12/2012

O que é sonho? Podemos dizer que o sonho é um universo paralelo onde somos capazes de projetar a realidade futura que desejamos viver ou criarmos uma vida completamente diferente da que estamos vivendo. Enfim, onde nosso inconsciente flui e nos leva a explorar nossos desejos mais íntimos. É nesse contexto de sonho que conhecemos a Dra. Eva Abelar, uma brasileira sensual formada em psicologia e unanimidade em sonhos lúcidos, que nada mais é do que ter consciência do que estamos sonhando e viver o sonho como se realidade fosse. Imagine-se sendo o ator principal do seu filme favorito ou sendo beijada pelo galã da novela. Eva é contratada pela Yume, empresa internacional de entretenimento, para completar a pesquisa e lançar no mercado o DreamGame, um vídeo game virtual que será conectado aos nossos sonhos e nos permitirá jogar como personagem vivendo todas as experiências, sentimentos e sensações sem o perigo que correríamos na vida real. Porém, essa excelente oportunidade de emprego ocorre depois que mais uma tragédia acontece na vida de Eva; sua irmã se suicida de maneira misteriosa e no mesmo dia raptam seu filho Joachim, que é autista. Enfrentando fantasmas do seu passado, avaliando decisões dolorosas e tendo que fazer novas e difíceis escolhas, Eva é colocada à prova a cada capitulo. À medida que vamos conhecendo a personagem, aprendemos a admirá-la com sua determinação e coragem; traços determinantes para encontrar seu filho e lutar pelo seu grande amor. Essa história nos envolve em uma trama internacional e junto com Eva viajamos entre o sonho e o pesadelo, onde de forma real ela arrisca sua vida em um país distante sem saber em quem confiar para encontrar seu filho e o verdadeiro responsável pela morte de sua irmã. O autor Chico Anes, nos conquista com uma narrativa rápida, e que prende o leitor intercalando as várias histórias que se misturam com perdas, violência, doses de suspense, assassinatos, drama e a busca pelo amor. O livro é muito bem impresso. O papel e a fonte utilizada facilitam a leitura. A capa é muito bem feita e possui detalhes que nos lembra das visões, às vezes turvas, que permeiam nossos sonhos. Atenção especial para os detalhes interessantes dos ideogramas. É realmente um livro cativante, que não te deixará largá-lo até que você desvende todos os seus mistérios. Quem não gostaria de viver duas vidas em uma? Se for isso que você deseja, saiba que pode ser bastante perigoso. “Vou tentar ser mais claro: se você sonhasse sempre a mesma coisa, não acabaria por confundir ilusão com realidade? Pular do edifício, sonho após sonho, inúmeras vezes. Uma bela noite não sairia da cama e saltaria para a noite? Não?” Gostaram?

GianiPlata 27/12/2012

O SONHO DE EVA - Chico Anes
Olá Docinhos Sonhadores!

Lembram daquela minha aventura Nórdica com a Lara?
Pois então... Minha mãe leu e resolveu que ia me internar numa clinica psiquiátrica, pois com toda aquela abobrinha, eu só poderia estar louca... #FAIL

Para não criar atritos, concordei com ela.
Porém, tive que parar meu tratamento logo no inicio, pois a irmã da Dra Eva (uma das médicas da clínica), se suicidou pulando da janela do prédio em que ela morava. E me parece que na mesma noite, Joachim, o filhinho autista da Dra Eva foi sequestrado! =O
Coitada... E justo quando ela estava no exterior dando palestras de suas pesquisas sobre sonhos lúcidos.
Ela voltou na mesma noite para o Brasil, pois precisava reconhecer o corpo. (Coitada... Nunca quero passar por uma coisa assim!)

Durante o enterro, Eva e Alec (amigo de Eva) foram abordados por uma chinesa chamada Ayda. Ela é a presidente da empresa Yume, local onde Anna (irmã de Eva) trabalhava no projeto de um jogo revolucionário e super secreto que transportaria o jogador para dentro de seus sonhos, tornando assim qualquer jogo o mais real o possível. Dizem que as sensações que temos nos sonhos são tão fortes quanto as que sentimos quando estamos acordados, a diferença é que se você souber que está sonhando, poderá fazer aquilo que desejar, sem se importar com limites ou medos.

Estou tentando ter um sonho lúcido, mas ainda não consegui... Se um dia der certo eu conto!).

Voltado a Dra Eva... Ela foi convidada por Ayda a continuar o projeto que Anna havia começado, mas para isso deveria ir morar na China, onde estão localizadas as instalações da Yume.
Eva recusa, pois com Joachim desaparecido, não poderia sair do Brasil de maneira nenhuma, e precisava continuar seu trabalho na universidade.
No fim do enterro, um sr com cara de indiano alerta Eva para que não aceite a proposta de Ayda, pois o que a Yume faz é voltado para o mal. Eva não sabia que seu chefe havia sido muito bem pago para demiti-la. A Yume precisa de Eva a qualquer custo.
Agora, sem família e sem trabalho, Eva aceitou o emprego, pois desconfia que aquele tal jogo tem alguma coisa a ver com o suicídio de Anna e com o seqüestro de Joachim.

Ao chegar na sede da poderosa Yume, uma surpresa: um lugar deserto no meio do nada, afastado de qualquer sinal de civilização... E o pior: Cadê o PRÉDIO????
Qual o motivo de tanto segredo na produção de mais um jogo?
Vamos entrar nos sonhos mais íntimos de cada personagem. Descobrir seus medos e desejos...
Mas cuidado! Com o tempo poderemos não mais saber o que é real e o que é não é...
Vamos visitar antigas livrarias e encontrar nos livros mais empoeirados o conhecimento que pode nos dar o controle do mundo (Que perigo!).
Cuidado em quem confia... Te garanto que nesse jogo ninguém vai querer um “GAME OVER”.

Beijocas Lúcidas

@AnnyPlata
aestranhaestantedagi.blogspot.com.br

Moonlight Books 01/01/2013

Uma história que nos faz pensar se nós dominamos a tecnologia, ou ela nos domina.

Quando comecei a ler este livro não pensei que encontraria uma história com mistérios, conspirações, assassinatos, jogos de poder, críticas sociais, traumas pessoais, coragem e desafios. Pode parecer um pouco confuso, mas a verdade é que Chico Anes conseguiu reunir neste livro diversos elementos e criar uma trama que prende o leitor da primeira a ultima página.

Como vocês podem ler na sinopse, Eva Abelar, tem seu filho sequestrado e perde sua irmã, tudo ao mesmo tempo, uma situação um tanto suspeita, que leva a doutora a mergulhar em um universo perigoso, afim de encontrar o filho e descobrir a verdade sobre a morte da irmã.

Eva é uma mulher inteligente, bem sucedida na carreira, honesta e corajosa, ela não vai medir esforços em sua busca, contando com o apoio de um ex-namorado prestativo, enfrentará os piores tipos de criminosos, aqueles que além de violência, usam jogos psicológicos para atingir as pessoas, invadindo a intimidade de todos e deixando traumas irreparáveis.
A mulher é forte pessoal, ser fria e manter a cabeça no lugar, enquanto seu filho estava desaparecido, foi admirável, e tem mais um detalhe, ele é autista, imaginem o quanto ela não estava preocupada com a situação dele.
Conforme a história vai seguindo, fui ficando com mil perguntas na cabeça, tentando imaginar a relação de Eva com os acontecimentos, ou seria a relação de sua irmã Anna o foco, ou será que tudo estava ligado á um certo manuscrito do ano 960, chamado "Os nove desconhecidos", uma obra escrita por sábios, que explicava todos os conhecimentos existentes? Quantas perguntas!!

Ambientado no Brasil e na China, poderia ser apenas um suspense policial, mas a história vai além, pois ao mostrar a situação que envolve estes crimes, o escritor nos mostra o quão longe o ser humano é capaz de ir em busca de dinheiro e poder. Aqui as pessoas tem suas maiores fraquezas exploradas, para que se curvem à vontade dos outros, o avanço tecnológico que deveria ser usado em prol da humanidade, é posto em discussão, pois tanto pode ser uma ferramenta do bem, quanto do mal; paramos para refletir se vale avançar tanto tecnologicamente se o preço à pagar for o nosso direito de tomar decisões.
Além disso Chico apresenta de uma maneira muito esclarecedora e detalhada, o tema dos sonhos lúcidos. Achei bem interessante, imaginem dominar o que fazemos em nossos sonhos, controlar cada um e até mesmo construir um mundo só nosso enquanto dormimos?
Sério, é um tema para pensar, eu na primeira noite que li este livro, não consegui dormir muito bem, ficava tentando reproduzir as experiências narradas no livro e ver se poderiam dar certo. Olha isso gente, eu viajando na história, mas tenho certeza que foi em decorrência do impacto que o livro causa ao apresentar este tema.

O Sonho de Eva é um livro mais adulto que nos presenteia com uma leitura inteligente e reflexiva, tudo em um ritmo alucinante.
Agradeço ao Chico a oportunidade de questionar o que é real e o que não é.
Será que estou sonhando?

Eri Guimarães 15/01/2013

Estou Sonhando?
Conheci esse livro no finalzinho de Outubro de 2012, quando fui ao Clube do Livro. Conheci o autor no mesmo dia e pude ouvi-lo palestrar sobre a teoria dos sonhos lúcidos e me interessei muito. Demorei um pouco, mas o livro.
Este é um livro que aborda um tema diferente de todos os quais já havia lido, se eu não tivesse assistido à palestra do autor talvez demoraria muito mais para ouvir algo sobre isso e, me surpreendi, pois ao ler percebi que era diferente do que eu havia imaginado.
Começamos o livro de forma trágica e isso já me motivou no início da leitura – uma porque geralmente acho primeiros capítulos monótonos, principalmente por serem mais introdutórios e outra porque quem me conhece sabe que adoro uma “carnificina” básica – e o que considerei ainda melhor foi o fato de por trás desta tragédia haver um grande mistério.
Logicamente vamos conhecendo e desvendando este mistério ao longo de todo o livro, mas não é difícil ter ao menos uma pequena ideia do que ocorreu com Ana e isso, ao contrário do que muitos podem pensar, isso não me desmotivou, pelo contrário, me instigou a querer saber se tudo que imaginei era real.
O trabalho de pesquisa do Chico é muito rico criando um contexto perfeito em torno de sonhos lúcidos e suas possíveis consequências. Fora toda a parte usada sobre lendas e psicologia usada para criar um ambiente tão incrível como a sede de pesquisas da Yume e dar uma base crível para todos seus objetivos.
Além disso, muitas explicações dadas ao leitor durante a leitura podem ser percebidas como bastante técnicas, apesar de não conterem uma linguagem complicada, o que mostra realmente que o livro é fruto de muito trabalho em cima do assunto.
Uma das coisas que me chamou a atenção foi a forma como foi explorado os sentimentos dos personagens. Não sei se é porque a trama mexe com psicologia, mas muitos ali não me convenceram muito. A própria Eva não conseguiu transmitir um nível desespero esperado pra uma mãe que teve o filho raptado, assim como outros foram tão superficiais que não deu para se criar uma conexão mais profunda com os personagens.
Uma das coisas que mais apreciei foi o autor conseguir desenvolver todo o drama e suspense equilibrando com uma boa dose de humor. O menino Zed é um destaque, pois com sua inteligência e espontaneidade consegue roubar a cena quando aparece.
Esse é um livro que recomendo muito, um bom e instigante suspense que te fará perceber como nosso mundo está vulnerável tanto a repressão do governo e as futuras tecnologias.

Critérios de Avaliação
a) Arte da Capa:
A capa é bem instigante, talvez pelas suas cores fortes, já que a cor predominante é o azul, ou talvez pelo detalhe da menina que está bem sutil, do tipo que a gente só repara prestando atenção. Há também os caracteres chineses, também bem sutis. É uma daquelas capas de ficar se observando por um tempo e a cada segundo descobrir mais detalhes.
b) Trama:
A trama se desenvolveu de um jeito envolvente, mantendo o suspense sem deixar ficar enfadonho. Impossível não sentir aflição e claustrofobia junto com os personagens ou torcer e se lamentar por alguns. O final foi bom, com todas as pontas ligadas e explicadas. Um livro muito bem planejado.
c) Caracterização dos Personagens:
Visualmente os personagens são muito bem descritos, mas em relação aos sentimentos é um pouco fraco, nada que atrapalhe a trama, mas é algo que poderia ter sido mais aprofundado.
d) Qualidade do livro (papel, letra, erros, etc.)
O Sonho de Eva é publicado pela Editora Novo Conceito que sem sombra de dúvidas é uma das melhores nesse quesito. A revisão impecável, a diagramação é simples porém ótima e a escolha do papel que é mais opaco e amarelado também é acertada, como sempre, deixando a hora da leitura mais cômoda.
e) Comparação com outras obras do gênero:
Chico Anes traz um suspense embasado em sonhos lúcidos, nunca vi outros livros abordando o assunto. O suspense é bem trabalhado e me lembrou um pouco a serie de TV dos anos 80 “Casal 20” com a protagonista e seu amado em uma investigação, mesmo a distancia.
Nota: 4,5

Essa resenha pode ser vista e comentada no blog: http://edensaga.blogspot.com.br/2013/01/resenha-o-sonho-de-eva.html

Isabella Pina 19/01/2013

E tudo não passou de um sonho...
“Com uma capa linda que nem essa e um enredo assim, como não criar expectativas?”, é o que você pensa. E eu criei. Afinal, faz tempo que eu não leio algum livro envolvendo sonhos e tecnologia. Os dois juntos pode ser algo tão bom quanto perigoso. E é justamente o que o livro procura nos avisar.

Eva Abelar, uma renomada doutura, sofre duas perdas ao mesmo tempo: a morte, sem explicação, de sua irmã Anna (que estava trabalhando em um novo projeto para uma empresa muito suspeita, devo dizer) e o desaparecimento de seu filho autista, Joachim. É de esperar que qualquer um surte um pouco por causa disso, mas Eva nem tem tempo para isso, pois é convidada (ou intimada? #dúvidas) pela empresa em que sua irmã trabalhava, Yume, a continuar o que sua irmã estava fazendo.

Claro que ela fica relutante uns capítulos, mas como o livro tem que continuar, ela aceita e é levada para um lugar no meio do nada, perto de lugar nenhum, bem isolado do resto do mundo. Isso tudo, segundo a Yume, para impedir espionagem industrial das outras empresas de videogame, já que ela está desenvolvendo um incrível novo jogo, que permite o jogador a jogar enquanto dorme. “Como se o mundo já não jogasse 24 horas por dia”, foi o meu pensamento, mas a ideia era boa. E perigosa, extremamente! Quero dizer, não sei se sou eu, mas a ideia que enfiar algo na minha cabeça que possa tomar o controle da minha mente não é muito legal. Sou cismada com essas coisas desde sempre, mas mesmo assim, fiquei bem curiosa em como a empresa estava desenvolvendo isso. Além disso, Eva ainda tem que lidar com umas coisas bem doidas que acontecem lá na empresa.

Então... A história que prometia tanta coisa, não chegou ao ápice que poderia ter chegado. O meu maior problema foi a protagonista, Eva. Não que ela seja uma idiota bobinha, ainda mais por já ser uma mulher feita, com um filho e tudo o mais. Esse não foi o problema. Eu simplesmente não consegui gostar dela, nem simpatizar nem nada. O mais próximo que cheguei disso foi por causa do Joachim, que achei adorável. Além dela, os outros personagens não apresentavam nada demais. Foram simplesmente... Regulares.

Porém, se os personagens não eram tudo que eu esperava, a trama foi interessante. Os mistérios que apareciam eram de fato legais, mas a resolução deles não tanto, o que é uma pena, porque esse livro tem um plot que tinha tanto potencial... Mesmo assim, eu gostei do livro, pois toda a história que o Chico Anes criou foi bem genial, na verdade. Só achei que o final ficou meio aquém do resto do livro.

Num geral, é um livro bem legal, mas para mim, não funcionou como eu achei que iria. É um bom livro e não vou dizer que é uma perda de tempo, pois está muito longe disso. Na verdade, eu indico, porque já vi gente que gostou bastante da história, então vá lá, leia e tire suas conclusões.

Flor de Lis 29/01/2013

Resenha: O Sonho de Eva
Dr. Eva Abelar é uma psicóloga, cuja especialidade no meio acadêmico é a pesquisa sobre sonhos lúcidos. Isso acontece quando você “acorda” dentro de seu próprio sonho, permitindo a mudança das coisas conscientemente, moldando as cenas como um diretor de cinema. E é nesse fenômeno que a mundialmente famosa empresa de games Yume (“yume” significa “sonho” em japonês) pensa em investir no seu próximo produto. Um game que daria ao jogador o poder de controlar sua partida como quisesse, sonhando!

Um dia, Eva fica sabendo que sua irmã Anna se joga da janela do 20º andar de um prédio da tão conhecida Rua Augusta, em São Paulo. Nesse mesmo dia, ela estava tomando conta de Joachim, filho de Eva, que é autista. Pela investigação nada se sabe além de que havia mais alguém naquela casa no dia do suicídio.

A Yume entra em contato com Eva, pedindo para que viesse substituir sua irmã como a principal cientista do projeto revolucionário da empresa, o DreamGame. O instinto dela sente que há alguma coisa errada; então resolve aceitar o cargo para saber se o que aconteceu lá teve alguma influência nos sentimentos suicidas de Anna e o mais importante: se poderia encontrar respostas sobre o desaparecimento de seu filho.

Em meio a esse pesadelo, ela descobre que a empresa deseja muito mais do que um game que mudaria a história dos jogos de videogame. Assim, Eva é levada aos perigos de seus próprios sonhos, medos e frustrações. E a resposta para tudo isso está mais perto dela do que imagina.

Se você é um daqueles que sofre do mal desse século (preconceito contra livros nacionais), tenho certeza de que largaria essa ideia no momento em que lesse esse livro. Acredito que antes de O Sonho de Eva, eu nunca tinha lido antes outro livro brasileiro assim: muitas tecnologias, mortes trágicas (e criativas), temas psicológicos, questões filosóficas.

Muito bem escrito, de linguagem não tão rebuscada e nem tão simples. O momento do clímax da história é muito bem construído. Só a capa que não me agradou muito, apesar de ter gostado da fonte usada no título (que se parece muito com a fonte de Dezesseis Luas).

@igormedeiroz 29/01/2013

A história é bom construída e flui muito facilmente, foi diferente para mim porque não tinha visto nenhuma história parecida como essa. Ao iniciar o livro achei chato, mas com o decorrer das páginas foi ficando mais cativante, e prendendo cada vez mais o leitor. Até que por fim, quando acabei o livro, fiquei horas e horas pensando na vida de Dr. Abelar, a personagem central, que após a perda de sua irmã, seu filho desaparece. Isso leva a nossa protagonista Eva a se aventurar a procura do seu filho.

Estranho! Foi isso que Eva acho quando recebeu uma proposta da empresa em que sua irmã trabalhava, Yume. Aceitou a proposta em trabalhar na empresa, intuição de mãe (só pode), ela sabia que dentro dessa indústria seu filho estava escondido. A procura de seu filho, descobriu muita coisa, que parece até ser cômico, mas a empresa queria dominar o mundo através de que? Dos sonhos.

Os personagem criados não são tão bem descritos, isso prejudicou um pouco é um leitura simples. Mas é uma trama que vai de país à país só para salvar a vida de um garoto, ou a vida de bilhões de pessoas.

Se eu recomendo? Sim, além de ser um livro nacional, não parece. É um ficção muito gostosa de se ler, porque é diferente, além de conter pitadas de suspense durante todo o livro. Esse é o segundo livro do autor, e uau, é impecável e bem escrito. Mas fica a dica:
Dormir as vezes pode ser um jogo perigoso.

@cheiade9h 29/01/2013

Realidade ou sonho?
Comprei o livro por impulso na Bienal de SP e desde aquele dia o livro ficou na minha estante mofando. Eu li resenhas sobre o mesmo, algumas negativas e poucas positivas e assim conclui que eu deveria tirar minha própria conclusão de uma obra nacional lançada nesse ano. Um ponto que tive que concordar em algumas resenhas é o vocabulário dos personagens, muito cheio de ‘dona’ e ‘doutor/doutora’, e a tentativa frustrante de escrever gírias nas falas do personagem Zed foram um tanto quanto chatas pra mim, mas tudo isso foi irrelevante no enredo da estória.

A forma que ele organizou o livro me fez lembrar os livros do Dan Brown e só pra deixar claro, não estou comparando nenhum escritor com o outro, só estou dizendo o que me veio na cabeça quando eu comecei a leitura, a forma inteligente que foi criada o enredo.
Como o livro envolve psicologia, filosofia e teorias de sonhos lúcidos, não é bem um livro fácil por conta do uso de termos específicos desses três temas, mas nada que o enredo não ajude com explicações nas entrelinhas, então nem se preocupe porque tudo é bem explicado e se você não achar isso... o Google tá ae -q

Leia mais em http://livroterapias.blogspot.com.br/2012/12/resenha-o-sonho-de-eva.html

Lála 01/02/2013

Resenha O Sonho de Eva - Na Toca com a Coruja http://www.natocacomacoruja.com/
Você já teve a sensação de saber que estava sonhando? Já desejou poder controlar seus sonhos e realizar seus maiores desejos por meio deles? Para Eva Abelar, uma psicóloga especialista em sonhos, isso é possível após muito estudo e treino, sendo tal fenômeno chamado de sonhos lúcidos.

Chico Anes conta a história da bela e bem sucedida Eva, que está em busca de seu filho autista desaparecido exatamente no mesmo dia em que sua irmã se jogou da sacada do prédio. Ela conta com a ajuda de seu amigo e ex-namorado Alec, um psiquiatra que busca na loucura de um dos seus pacientes as chaves para ajudá-la.

A narrativa é em terceira pessoa, porém muda para primeira quando uma personagem está sonhando, o que faz com que possamos sentir exatamente o que se passa naquele exato momento. O autor faz uso da língua portuguesa com maestria e floreia a história sem perder o rumo ou a ponto de deixá-la monótona.

A trama é eletrizante desde o início, afinal, começar um livro com assassinato e sequestro é pedir para que os leitores devorem o restante das páginas. Ela segue com muita emoção, intercalando momentos de ação com investigação científica, mas sempre deixando um gostinho de ‘preciso continuar’ ao final de cada capítulo.

O tema principal do livro parece bem surreal, mas é superado pela narrativa. É de se relevar até os poucos momentos mais absurdos em troca de um suspense bem construído.

Chico explora as personagens ao longo da história e cada uma tem seu momento revelador, sendo que ‘primeira impressão’ não se aplica neste livro. Particularmente, a minha opinião sobre as personagens secundárias foi mudando com o decorrer dos fatos, quando elas foram aos poucos se revelando.

A tranquilidade que Eva consegue manter na busca pelo seu filho soa estranha. Ela tem um primeiro momento de desespero (como qualquer mãe), mas depois se controla como uma lady para buscar o menino. Acredito que qualquer mulher normal já teria enlouquecido nesse caso!

Por fim, Chico Anes nos trouxe uma obra excelente, um suspense digno de ser lido, elogiado e destacado pela literatura brasileira. O Sonho de Eva merece atenção pelos leitores sedentos de um bom livro nacional.

Mylloka 18/02/2013

O sonho de Eva conta a história de Eva Abelar (isso é óbvio, né? u.u) que está fazendo uma dura pesquisa sobre sonhos lúcidos; sonho lúcido é quando você está consciente mesmo que esteja dormindo, estranho, não? Pois bem, Eva foi convocada para apresentar o seu projeto em uma universidade no exterior e deixa seu filhinho Joachim com a irmã, Anna. Alguns dias depois, Anna comente suicídio, se atirando do 20º andar prédio e o mais estranho: não acharam o menino, o apartamento estava vazio. Haviam sequestrado Joachim, mas quem raptaria o garoto sem pedir o dinheiro do resgate? Eva tem uma pista: a Yume, local onde a irmã trabalhava e estava projetando um aparelho para que possa ter consciência no sonho.

Eva aceita trabalhar na empresa para descobrir o que aconteceu de verdade com a sua irmã e onde está seu filho e com isso irá descobrir os terríveis mistérios da Yume. Dormir pode ser um jogo perigoso.
Sempre me interessei por sonhos, acho muito interessante esse assunto.

O que será que acontece quando estamos sonhando? Uns acreditam que nossa alma viaja mundo a fora, uns acreditam que sonhos são como um filme reproduzido pelo nosso subconsciente e tem aqueles que nem pensam sobre isso. Nesse livro, Chico Anes nos apresenta um mundo onde há sonhos lúcidos e uma empresa que quer controlar o sonho de todos para poder controlar a sociedade.

A resenha ainda não acabou, leia mais: http://myllokasecret.blogspot.com.br/2013/02/resenha-o-sonho-de-eva.html