Maus

Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

Rayleituras 02/06/2024

Uma obra prima
Chega a ser falta de respeito não dar 5 estrelas pra essa história. O Holocausto sempre vai ser um assunto extremamente delicado mas que não pode ser esquecido. Art conseguiu colocar no papel os relatos de seu pai, um sobrevivente do Holocausto, de forma primorosa!!!

Anna 02/06/2024

Adoro como o autor se preocupou e conseguiu representar as pessoas das formas mais reais e fiéis possíveis.

Isa 30/05/2024

Que livro gostoso de ler!!
Tem uma brutalidade e ao mesmo tempo consegue passar bem a sensação de desespero que sobreviventes do holocausto sentiram!

Erick Simões 30/05/2024

Eu sou meio preconceituoso com quadrinhos, mas quando se trata do holocausto é difícil algo não te tocar e te deixar comovido a respeito do que houve. É impossível ler e imaginar o que essas pessoas passaram e não se entristecer com o tamanho que a crueldade humana pode chegar. A história é de um carinho, tão modesta e singela que a torna extremamente cativante. Excelente!

Sra. Star Wars 30/05/2024

Ratos x Nazismo
Quando comecei a ler, de início pareceu meio desapontante, mas é incrível, super indico.

A história do quadrinho é focada em um filho que entrevista seu pai e expõe tudo o que ele viveu na segunda guerra, sendo um judeu.

Mesmo já tendo estudado, lido, assistido a filmes e documentários sobre o nazismo, esse quadrinho ainda conseguiu me surpreender com outras barbaries que foram cometidas contra os judeus e eu não sabia.

A estrutura da história mesclando com os bastidores de quem a conta, acaba saindo do padrão e se torna marcante. Juntando isso com uma versão cru do relacionamento pai e filho (amor e briga) traz ainda mais veracidade a história e descarta a possibilidade de romanização cega dos personagens.

Aline Maria 29/05/2024

Tem partes tão difíceis de ler e não somente sobre os ocorridos da guerra, mas principalmente as consequências dos sobreviventes. As sequelas foram eternas...

Leonardo1003 28/05/2024

Um diário em quadrinhos.
Tudo que passamos por nossas escolhas é compreensível, porém viver momentos por escolhas dos outros é uma luta pela liberdade. História incrível sobre o olhar de um judeu. Toda história tem marcas que determina seu futuro.

Marcela115 27/05/2024

Maus: Uma história entre ratos e gatos
Um relato pungente e original

O que torna Maus tão especial é a forma como a história é contada. Art Spiegelman utiliza a técnica da antropomorfização, representando os judeus como ratos, os nazistas como gatos e os poloneses como porcos. Essa escolha, além de ser visualmente impactante, permite ao autor explorar temas como a desumanização das vítimas e a crueldade dos opressores de forma ainda mais profunda.

Maus é uma leitura essencial para todos que desejam entender a barbárie do Holocausto e a importância da luta contra a intolerância e o preconceito. A obra é dura e comovente, mas também é um testemunho da força do espírito humano e da esperança em meio à escuridão.
Recomendação: Se você ainda não leu Maus, eu recomendo fortemente que você faça isso.

É uma obra que vai te marcar para sempre.

debskii 27/05/2024

?mas deus não ia lá. nós estar sozinho?
Não consigo encontrar palavras pra descrever o quão surreal é essa hq, nunca li algo tão íntimo e tão sensível quanto a ela. é tão envolvente e direta que as vezes tinha que parar um pouco pra digerir o que tinha acabado de ler. além da história de vladek, a gente pode ver as marcas que o holocausto deixou, não só nele, mas em art também. é devastador. maus mostra pra gente que ninguém sobreviveu ao holocausto.

Suéllen 26/05/2024

Indicação de um amigo, o livro é em quadrinhos mas isso não o torna mais leve o holocausto é sempre um tema triste e ver a realidade das pessoas que passaram por isso é horrível

Anderson Galeno 26/05/2024

O relato de um sobrevivente do holocausto é sempre chocante, porém este é diferente de todos os outros que abordam o mesmo tema. Ver como foi a vida de um sobrevivente depois da guerra, como reiniciaram a vida e os desafios que tiveram que enfrentar é ter uma outra noção de como o genocídio feito pelos alemães deixou marcas que jamais poderão ser apagadas, mas conhecê-las nos alerta para que possamos evitá-las, se é que isso é possível. A escolha de relatar essa história tão triste em Graphic Novel adiciona ainda mais realismo a história. Leitura excelente, mas que também pode ser difícil para pessoas mais sensíveis ao tema.

jack.ruelo 26/05/2024

Maus é uma intensa reflexão sobre a história e o holocausto, é super complicado de digerir algumas parte da história. A história tem um desenvolvimento esplêndido, da para sentir o pavor e o horror que acontece.
Alison77 26/05/2024minha estante
Maus é espetacular !!!

lawlietp 26/05/2024

Eu amo esse livro, amo qualquer livro que mostre o lado inocente da 2 guerra.
Li rápido, uma leitura leve você nem vê o tempo passar.