Maus

Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

Suéllen 26/05/2024

Indicação de um amigo, o livro é em quadrinhos mas isso não o torna mais leve o holocausto é sempre um tema triste e ver a realidade das pessoas que passaram por isso é horrível

Anderson Galeno 26/05/2024

O relato de um sobrevivente do holocausto é sempre chocante, porém este é diferente de todos os outros que abordam o mesmo tema. Ver como foi a vida de um sobrevivente depois da guerra, como reiniciaram a vida e os desafios que tiveram que enfrentar é ter uma outra noção de como o genocídio feito pelos alemães deixou marcas que jamais poderão ser apagadas, mas conhecê-las nos alerta para que possamos evitá-las, se é que isso é possível. A escolha de relatar essa história tão triste em Graphic Novel adiciona ainda mais realismo a história. Leitura excelente, mas que também pode ser difícil para pessoas mais sensíveis ao tema.

jack.ruelo 26/05/2024

Maus é uma intensa reflexão sobre a história e o holocausto, é super complicado de digerir algumas parte da história. A história tem um desenvolvimento esplêndido, da para sentir o pavor e o horror que acontece.
Alison77 26/05/2024minha estante
Maus é espetacular !!!

lawlietp 26/05/2024

Eu amo esse livro, amo qualquer livro que mostre o lado inocente da 2 guerra.
Li rápido, uma leitura leve você nem vê o tempo passar.

yara.dias.7927 26/05/2024

Art temia ter exposto seu pai ao ridículo. Espero que ele tenha entendido que honrou muito bem a história dele, deixando-a registrada de uma forma simples e completa.

Não há o que dizer sobre o conteúdo.

Rodrigo R. 25/05/2024

Leitura obrigatória!
Dentre todas as minhas leituras, está tem um toque diferente, talvez seja por ser uma história real ou por ser tão impactante, tanto como uma leitura sobre história do século XX, tanto quanto pessoal, pois provoca os seus sensos políticos e sociais.
Indico a todos, leiam com cautela, este livro contém muitas verdades?
Boa leitura!

Ju Harue 25/05/2024

Maus, indiscutivelmente é uma obra densa, que termina com aquele peso no estômago. Ler um recorte de uma vida que passou por tudo isso, é fatigante, parece que li por meses, acompanhando tudo que está retratado.
A escolha de usar quadrinhos como estilo de narração, foi incrível. O recurso de serem animais, foi genial. A tradução está ótima, mantendo características oratórias.
Não dá pra "gostar" de uma história assim, mas é sem dúvida uma obra excelente.

Rayna 25/05/2024

Quando se sobrevive por sorte
Os sobreviventes do holocausto não são melhores que outros pq sobreviveram, só tiveram mais sorte. Essa HQ mudou minha percepção sobre esse tema, acho que eu tinha uma visão muito simplista do tema formada pelos livros de história e filmes.

Cl.lcs 25/05/2024

Maus
Que história, é difícil de falar sobre, impacta muito, a gente ler muito sobre o que houve, mas a gente só vê números e aqui ver uma pessoa real, torna tudo mais doloroso, teve momentos onde eu parava de ler e refletia sobre o momento que passou e assim poder seguir em frente, um dos poucos livros em que chorei, o final lamentei pelo Vladek, uma hora você achava ele um velho rabugento e depois estava se compadecendo por ele, que obra incrível.
Parabéns Art, seu pai estaria orgulhoso de ti e sua mãe mais ainda

mitagem 24/05/2024

SENSACIONAL
Apenas fiquei meio confusa em algumas partes, como por exemplo, não havia entendido o porquê de anja ter se matado.
Mas o livro é incrível, e super rápido de ler, me deu a sensação de estar ali ouvindo a história ser narrada pelo pai.

Léo 24/05/2024

Acho incrível livros que seguem para o período pós 2GM, o que aconteceu com as pessoas que estiveram lá. Elas seguiram a vida, mas como foi essa vida?
Em MAUS, muito mais que sabermos como foi o pré-guerra é o campo de concentração, nos deparamos como uma relação pai (sobrevivente do holocausto) e filho extremamente atribulada.
Um pai que nunca esqueceu da guerra, mas que também nunca se permitiu ser tudo o que poderia pq tinha marcado na pele a marca da guerra. E isso doía, e dói, e a lembrança é cruel com ele todos os dias.
Uma escrita excelente, desenhos reais e intensos, um livro que vale a pena se permitir.

Danielle.Braganca 24/05/2024

O livro MAUS é muito bom, principalmente porque mostra a perspectiva dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial e tudo que eles passaram e lutaram para sobreviverem.

AmandaCamilo 22/05/2024

A importância da história
A gente só começa a compreender uma pessoa quando conhece a sua história.

Quando se via o Vladek de longe, só dava para enxergar um senhor avarento que economizava todo o seu dinheiro e odiava desperdícios. Era rigoroso e exigente com o filho, obrigando-o a aprender as mais diversas atividades e serviços.

E era assim que o Art enxergava o pai. E foram alguns dos motivos que fizeram ele se afastar.

Porém, depois que conhecemos a história,
tudo se justifica.

Um homem que tinha tudo: trabalho, dinheiro, família, influência e beleza, de repente não tinha mais nada.

A comida era racionada e ele aprendeu a guardar para comer quando estivesse fraco, ou trocar por outros itens e favores.

Tudo que ele aprendeu antes e durante a guerra serviu para que ele conseguisse ser útil em Auschwitz e, assim, sobreviver.

E foi assim que ele conseguiu viver e ter a chance de reconstruir sua família, ainda que falha e ainda que cheia de dor.

Vendo de longe, é muito fácil falar que tudo melhorou, que ele não precisava mais se preocupar com comida ou dinheiro, mas ele já teve essa certeza um dia até tudo virar insegurança e medo, sem nenhuma garantia do amanhã.

No final, tudo que ele sentia era amor e medo pelo filho, que precisava estar preparado pra enfrentar o que viesse no seu caminho.

Miguel 22/05/2024

Tudo pela Alemanha
Dieses Buch ist unglaublich, mit kalten Details und ohne Schnörkel, eine fesselnde Geschichte über den Holocaust

Lulucarneiro 22/05/2024

Balde de água fria
O livro é um balde de água fria. Pois, todo contato que tivemos com a 2° guerra foi por meio de filmes e livros que tratavam do assunto de forma impessoal, focando no período. Já Maus é diferente pois atribui uma vida ao personagem, o importante no livro é a vida de Vladek, a guerra foi um elemento. Já é algo que se sabe, mas quando acompanhamos a vida de Vladek desde antes da guerra, criamos um sentimento de intimidade com ele e a guerra se torna mais trágica ao lembrar que não só ele, mas muitos "não-arianos" tiveram suas vidas interrompidas, suas famílias mortas, suas conquistas apagadas num piscar de olhos, e até os mais ricos tiveram que morar com os porcos (forma de expressão que interessantemente faz sentido no contexto do livro). Vale muito a pena ler.
Mila 22/05/2024minha estante
Vale a pena? A tempos quero ler mas o preço é muito salgado, vale o preço do livro?

Igor Miranda 22/05/2024minha estante
Um dos melhores quadrinhos que já li na vida

Lulucarneiro 22/05/2024minha estante
sim, vale sim! Mas se não tiver interesse de adquirir o livro, existe o pdf! Foi por la que eu li