Maus

Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

Gustavo Rodrigues 07/03/2021

"Mas Deus não ia lá, nós estar sozinho".
Minha primeira experiência com HQ, e acho que não poderia ter sido melhor. Comovente, pesado, muito real, espetacular. Deveria ser leitura obrigatória pra todo mundo.

O autor conseguiu relatar fatos históricos extramamente pesados, fortes, de uma maneira muito bacana. Se fosse um livro normal, não sei se eu conseguiria ler. Acho que a magia dessa HQ é conseguir gerar em nós sentimentos muito fortes, com apenas pequenas frases e imagens até um pouco abstratas.

É muito triste ler e pensar que tudo isso foi real, e que com certeza existem relatos muito mais tristes. A cada página é um soco no estômago, um relato mais impactante que o outro, e a gente consegue imaginar de forma bem realista tudo que esse povo sofreu.

O que eu achei genial foi a forma que o autor conseguiu intercalar momentos densos com momentos mais leves. Talvez seja o ponto crucial pra que essa obra seja tão boa, porque não daria certo se tivesse apenas as partes mais pesadas, sem algo pra aliviar um pouco o enredo.

Mais um ponto positivo foi o fato do autor conseguir mostrar, mesmo de forma sucinta e implícita, como a guerra e o sofrimento pode mudar complemente o jeito de alguém. A personalidade do Vladek é a prova disso, basta observar.

Essa é uma das melhores coisas que li, em relação a qualidade. Mas também é uma das piores coisas que já li, em relação a temática. Pode parecer contraditório, mas só quem leu é que talvez me entenda.

Recomendo demais. A qualidade é absurda, e a capacidade que essa leitura tem de impactar o leitor é surreal.
Carlos Bennoda 07/03/2021minha estante
Ótima resenha e essa Graphic é fantástica, já pula pra próxima retalhos, Persépolis, v de vingança e não pare mais.

Ste 07/03/2021minha estante
Ainda não superei

Julio 07/03/2021minha estante
Mais uma obra pra lista de desejos infindável! As vezes parece impossível ler tudo que quero no tempo que tenho kkk! Bela resenha!

Catarina42 07/03/2021minha estante
Tô mal até agora, só igual a Steph

Henrique695 08/03/2021minha estante
Lê Persépolis, certeza que cê vai amar essa HQ e é uma história tocante e real.

Fred 13/03/2021minha estante
Isso é bom pra kct!
Narrativa ímpar.

Adegilson.Alves 22/02/2022minha estante
Já deu vontade de ler

Bianca.Ariadni 31/03/2022minha estante
Como faz para ler o livro eu instalei o app hoje e não sei como se faz alguem me ajuda?

O seu é ebook?

Adegilson.Alves 31/03/2022minha estante
Se você comprou pra ebook e já baixou o app já era para tá baixado no app

O livro

Marimrio 05/01/2023minha estante
Engraçado, eu tirei uma foto exatamente do tema da sua resenha, sobre Deus. Achei bem impactante. Essa passagem e aquela que dizia ?Ele era milionário, mas isso não salvou a sua vida?

Eduarda 08/02/2023minha estante
eu nunca consegui ler ou ver relatos da segunda guerra ou de campos de concentração mas decidi dar uma chance pra esse livro por conta de ser em quadrinhos e foi a melhor coisa q eu fiz,q livro maravilhoso,os relatos são incríveis e como a história vai sendo narrada e vc percebe o quanto o pai do autor foi mudando por conta da guerra e os traumas a ele carregou ao longo de sua vida. q livro maravilhoso

LetAcia 28/02/2023minha estante
Esse livro é sinceramente incrível, a forma que ele mostra tudo como aconteceu, as consequências disso, os personagens e seus conflitos que se relacionam diretamente ou indiretamente com a guerra é incrivelmente triste e interessante. Confessou q terminei o livro quase sem reação, pq foi de uma forma tão triste e marcante, que até agora não superei. Super indico

eliza! 27/06/2023minha estante
Um dos melhores livros que eu já li! O livro é super envolvente, e a história simplesmente incrível. Uma verdadeira obra prima.

Marcos 03/08/2023minha estante
Eu tenho muita dificuldade em me concentrar e focar em uma leitura. De uma só vez li 201 páginas, acho que amanhã termino. É maravilhosa essa HQ, incrível.

Vitor124 04/10/2023minha estante
Aaaa queria MTO ler Mas ainda n consegui comprar!!!

Karol Alencar 01/12/2021

Maus
Talvez isso que vou escrever nem faça sentido, nem pareça uma resenha?

Eu terminei essa HQ e até agora não consigo expressar como me sinto, ainda não conseguir digerir essa história e sinceramente talvez eu nunca consiga? É uma leitura muito intensa, cruel, dolorosa,violenta? Tive que parar de ler em alguns momentos pra respirar um pouco?

Eu já li algum livros sobre o holocausto e nenhum me chocou dessa forma, a forma como autor abordou é de uma veracidade que deixa qualquer um de estômago embrulhado? O autor escreveu através dos quadrinhos a história de seu próprio pai, um dos sobreviventes de Auschwitz? O pai dele conta não só sua história mas de toda sua família e de sua esposa Anja ( mãe do autor) que tbm é personagem da história, o Archie.

Ele faz isso com maestria eu posso garantir, sem dúvidas a melhor história que eu já li sobre o tema, apesar de ser um tema muito difícil de ler eu acho de extrema importância que todo mundo tenha conhecimento do que essas pessoas sofreram,esses relatos, essas vítimas não podem cair no esquecimento!

Enfim, recomendo muito a leitura a todos, só faço o alerta pra se preparar, pois é uma história cruel e real !
João 01/12/2021minha estante
?? fico muito feliz que tenha amado a leitura amor! ?? essa HQ é umas das minhas preferidas. ?

Karol Alencar 01/12/2021minha estante
Se tornou umas das minhas tbm amor ! Mto obrigada pela indicação maravilhosa?

João 01/12/2021minha estante
De nada! Tô feliz a beça ????

??????????

?????????

Patty Amanajás 01/12/2021minha estante
É de uma genialidade e brutalidade absurda. Detalhes simples como a representação por animais ou como o Vladek falava fez todo diferença. Li esse ano tbm e de longe é uma das melhores que já li.

Karol Alencar 01/12/2021minha estante
Exatamente Patty, o assunto já vimos abordado inúmeras vezes, mas dessa forma, eu confesso que me chocou muito? É dolorosamente genial !!

CPF1964 01/12/2021minha estante
Parabéns pela resenha, Karol. Ficou excelente.

Mto obrigada amigo ???

felipebrb 01/12/2021minha estante
Sabia q tu ia gostar, é incrível mesmo

Incrível demais !!! Só deixa a gente destruído kkkkkk

Renan.Menchik 05/01/2023minha estante
Obrigado pela resenha, "roubou" palavras da minha mente, estou terminando a obra e está difícil digerir tudo, é muito brutal e real, a genialidade na narrativa e na arte gráfica é visceral! ?

Brujo 05/01/2023minha estante
É uma obra marcante mesmo, Renan!

Geovana 05/01/2023minha estante
Sidney, estou vendo uma grande evolução em suas resenhas. Já eram boas e agora estão mais claras e mais envolventes. Muito legal a forma como você expressou sua opinião sobre Maus. Está de parabéns ?

Brujo 05/01/2023minha estante
Muito obrigado, Geovana!!! ?

Douglas Finger 05/01/2023minha estante
Obra de arte!!

Jessica 06/01/2023minha estante
Simplesmente as ruas resenhas passam uma experiência muito significativa para os futuros leitores. A obra está na minha lista e não poderia ser diferente depois desta resenha. Obrigada mais uma vez!

Brujo 06/01/2023minha estante
Obrigado pelas palavras, Jéssica !!! ?

B.norte 07/01/2023minha estante
Mês de Janeiro tem que começar com uma leitura sobre o tema, visto que dia 27 é o dia em Memória às Vítimas do Holocausto. Maus já está na minha lista da Amazon.

Brujo 07/01/2023minha estante
Bom saber dessa informação!!!

Joyce429 10/01/2023minha estante
Maus é sensacional em todos os sentidos! Já quero ver os conteúdos que você deixou como dica!
No Prime vídeo tem uma série chamada nos campos do holocausto, cada episódio conta a história de um sobrevivente do Holocausto que vive no Brasil, é muito boa, é aquele tipo de conteúdo necessário.

Brujo 11/01/2023minha estante
Obrigado pela dica, Joyce!! Vou conferir.

Regis 22/08/2022

Simples e importante...
Maus é uma graphic novel (Primeira ganhadora do prêmio Pulitzer) que fala sobre a Segunda Guerra Mundial de forma simples através da história de Vladek Spielgeman, narrada por ele a seu filho Art.

O quadrinho em preto e branco é uma biografia e uma fábula antropomorfizada, evidenciando o simbolismo dos personagens judeus serem representados por ratos, os nazistas por gatos, os poloneses por porcos e os americanos por cães.

Achei o livro de escrita simples e fácil compreensão, imersivo, capaz de despertar emoções e profundas reflexões com o retrato de tudo que Vladek, Anja e suas famílias passaram durante A Segunda Guerra Mundial.
Muito me surpreendeu o relato de como eles foram sistematicamente explorados por alemães em troca de esconderijo e também por judeus, que ainda possuíam alguma influência e eram capazes de ajudar.
É um retrato realista e sensível, de uma época terrível e sombria onde até seus iguais poderiam te levar para a morte.
Vemos inúmeros casos de pessoas que se ajudaram durante a guerra, mas em maus, também vemos essa relação de interesses e até de traição entre os próprios judeus.
Claro que podemos perceber, que por pior que seja, eles também estavam apenas tentando sobreviver.

Senti um pouco de aversão por alguns comportamentos do autor em relação ao pai (principalmente sobre os diários de Anja), enquanto esse narrava sua jornada pela sobrevivência.
Mas a história de Vladek é tão rica e Art a escreve (alternando entre o passado e os momentos tensos entre ele e o pai durante o relato), de forma tão verdadeira, que é impossível não se indignar com tudo que ele viveu, e compreender completamente os comportamentos que muito incomodam o filho.

A história narrada por Vladek emociona, choca, desperta revolta e um desejo profundo de que nunca mais algo tão tenebroso como o holocausto seja vivenciado na história humana.
O livro é maravilhoso e importante.

Acho que todos deveriam ler esse relato inestimável, e com sorte não teremos que ver novamente a ascensão de um regime tão execrável e caliginoso... que sabemos ainda viver, e possuir influência na nossa realidade. Hitler foi vencido, mas o nazismo ainda possui vozes que ressoam pelo mundo.
Adriana 22/08/2022minha estante
Uau, sempre arrasando amiga @Regis. Fica difícil até comentar diante desta linda resenha ???? mas amo ler tudo ao q se refere a Segunda Guerra Mundial. Não consigo mensurar o sofrimento, dor, desespero q essas pessoas passaram. Como seres humanos podem tratar seus semelhantes de formas tão cruel? E como você disse, Hitler foi vencido, mas o nazismo continua pelo mundo. E a dor, o sofrimento, as perdas, jamais serão esqcidas. ?

Cleber 22/08/2022minha estante
Adorei a resenha! Essa hq é realmente incrível

Caio 22/08/2022minha estante
Estou ficando mal acostumado. Que resenha! Obrigado.

AnonymousCow 22/08/2022minha estante
Quem sabe se as pessoas lessem obras assim e realmente sentissem o que ela se propõe a sentir esse tipo de comportamento e ideologia criminosa não seria presente hoje em dia. É uma aberração social intragável e que deveria ser combatida de maneira ativa e constante.

Novamente, bela resenha ??

Obrigada Drica! ?
Concordo com você, também não consigo mensurar tamanha dor e desespero passados nos campos de concentração e em toda a trajetória durante a guerra até se chegar a eles, mas sei que é algo que não desejo que se repita na vida de ninguém.

Obrigada Cleber! ?
Sim, essa HQ é incrível! E consegue transmitir de forma simples e rica toda a jornada de Vladek Spielgeman e sua família, transformando esse relato forte em um alerta sensível e necessário para todas as idades.

Obrigada Caio! ?
Aprecio que tenha gostado.

Regis 22/08/2022minha estante
Esse também é meu desejo AnonymousCow, que com o conhecimento da história atrocidades como essa não tornem a acontecer.

Canuto 22/08/2022minha estante
Quero muito ler esse !

Regis 22/08/2022minha estante
Espero que goste Canuto, é uma HQ que vale muito a pena. ?

Adriana F. 30/08/2010

Ratos por todos os lados
A História, todos já conhecemos. Quantos livros e filmes já foram feitos sobre o Holocausto? Quantos documentários sobre a Segunda Guerra Mundial já foram vistos, discutidos, aclamados? De fato, o tema não é novidade.

Mas de todas as releituras que já tive a oportunidade de conhecer, nenhuma é tão intensa, tão profunda, tão triste e tão dolorosa quanto Maus. Ler o relato de um filho sobre a vida miseravelmente sofrida de seu pai e ainda assim não usar eufemismos para esconder seus defeitos foi de uma sensibilidade extraordinária, a despeito de, a princípio, parecer frieza. Impossível ler sem chorar, mesmo que sem derramar lágrimas.

Vladek é um judeu polonês com um talento formidável para os negócios. Graças a essa característica (que muitos consideram inerente aos judeus), sua passagem pelos campos de concentração foi menos torturante que de muitos. A fome que passou foi levemente mais amena. As surras que levou foram levemente menos brutais. E suas esperança e determinação de sair vivo de Auschwitz eram absurdamente maiores que de qualquer outro.

Além de cuidar de si mesmo tentando sobreviver dia após dia, Vladek tentava cuidar da sobrevivência de sua esposa Anja, também presa nos campos. E também cuidava de outros parentes, amigos ou apenas conhecidos menos fortes, adoentados, desafortunados, desamparados. Caridade? Talvez. Oportunidade de fazer negócios num futuro ainda que sombrio? Certamente.

Art Spiegelman narra como seu pai sobreviveu à Guerra e ainda conta como o velho judeu continuou sendo uma pessoa mesquinha, sovina, oportunista e racista. Sim, como disse no começo, o autor não usa eufemismos e nem santifica seu pobre pai. Ainda assim, era um senhor carente, atormentado, precavido, amoroso.

A grande sacada de Maus está, no meu ponto de vista, no fato de que todos são ratos. Todos são vilões, todos são vítimas. Nazistas, judeus, poloneses que só queriam que aquilo terminasse, todos eram ratos acuados, desesperados pela sobrevivência, apegados em migalhas de esperança. Enquanto o maior de todos eles estava a salvo dos mísseis, em perigo ante seus próprios fantasmas.

Terminada a Guerra, resta a pergunta: o Holocausto também terminou? Judeus que sofreram atrocidades por conta da raça são racistas, alemães que viram a queda de sua nação ainda se consideram superiores, americanos que foram tidos como os heróis da liberdade são os maiores escravocratas dos tempos atuais. Judeus, negros, homossexuais, deficientes físicos e mentais e toda e qualquer diferença AINDA HOJE são perseguidos, julgados, condenados, mandados para os fornos.

Vivemos o holocausto diariamente e não nos damos conta. Acho que isso fica muito visível no relato do autor, pois se nem os judeus, como protagonistas de sua própria desgraça desde os primórdios, aprenderam a ser mais generosos, mais humanos e menos separatistas, que dirá daqueles que assistiram tudo do sofá de suas casas?

Sendo assim, passado e presente fundem-se neste livro que sangra história.

Erika 23/11/2009minha estante
Uau! Que resenha fantástica! Cheia de verdade e significado.

Parabéns!

Júlia 25/11/2009minha estante
Vi este link da comu do skoob e adorei sua resenha! Ta aí não pensava em ler este livro justamente por ter cansado do tema holocausto. Mas a sua resenha me deixou curiosa para lê-lo! Parabéns.

Mad Jr 13/12/2009minha estante
Bem, eu disse que leria uma resenha sua pra tomar coragem e postar minhas resenhas. Foi ao contrário: sua resenha está perfeita... eu não teria cabeça pra resenhar nada parecido. Está fantasticamente bem escrito... parabéns!!!

Leka Moraes 08/01/2010minha estante
Essa é uma das resenhas mais bem escritas sobre Maus, definitivamente.

Dani 13/02/2010minha estante
Parabéns pela resenha. Sem sombra de dúvida é a melhor resenha sobre Maus. Achei fantástica a forma com que você descreveu o holocausto do dia-a-dia.

SasoriGui 24/08/2011minha estante
Boa resenha , mas o final achei muito apelativo e vago.

Maya 06/03/2012minha estante
Como eu chorei ao ler esse livro...

Vilmar 14/11/2012minha estante
Só eu achei engraçado ela estar usando a foto de um gato no perfil e fazendo uma resenha de maus?

Bianca 03/02/2015minha estante
Lembro de ter chorado horrores assim que terminei de ler. Nenhuma obra sobre o Holocausto vai mexer tanto com o leitor quanto Maus.

João 19/11/2016minha estante
Sangra história. Que delícia de expressão.

Phelipe Guilherme Maciel 06/03/2017

Cães são melhores que Gatos, que são melhores que Porcos, que são melhores que Ratos (...)
O tema do holocausto está bastante desgastado. Há bastante histórias sobre isso, para todos os gostos. Mas nenhuma destas narrativas é como MAUS. Art Spiegelman utilizou-se de seu talento -que seu pai odiava- para contar a história... De seu pai!
MAUS é sobre Vladek. E consequentemente, sobre a Guerra. E o Holocausto. Mas não espere ver detalhadamente os terrores que os nazistas fizeram contra os judeus, pois apesar de estar lá, o foco do artista foi contar a história de seu pai, os traumas de seu pai, e as consequências da guerra na sua vida. E claro, os reflexos disso na sua vida, e seus próprios traumas.
Um dos pontos principais do livro é a difícil relação entre Art e seu pai, graças as diferenças entre eles, agravadas pela impaciência do autor com os costumes e manias do sobrevivente. O relacionamento se torna mais complicado pelas ocasionais comparações feitas por Vladek entre Art e seu falecido irmão, Richieu, morto nas câmaras de gás.
Não é um quadrinho imparcial. Art demonstrou o nazismo e o holocausto pela ótica de seu pai e não poupou ao demonstrar que mesmo após ter sofrido tudo aquilo, o pai tinha um forte racismo contra negros, comum tanto aos judeus quanto à tantos outros brancos. Em determinado momento do livro, Art mostra que seu pai considerava que os Judeus estavam abaixo dos Brancos Cristãos numa escala social, e que os negros se encontravam abaixo dos ratos. (Comparação minha, não me contive.)
Vladek chegava a considerar normal que os negros fossem tratados como eram tratados, e achava que era uma injustiça o modo como os judeus eram tratados, por ser apenas uma questão religiosa a deles, enquanto no caso dos negros, eles estavam corretos, pois negros não eram confiáveis.

Este trabalho é uma denuncia, e serve para deixar fresco na memória a lembrança do holocausto e para também condenar pensamentos racistas em geral, que podem culminar em outras eras de dor como foi a época da 2° Guerra Mundial.
Tom 06/03/2017minha estante
Coisa mais difícil conseguir esse livro

Phelipe Guilherme Maciel 06/03/2017minha estante
Ele é realmente difícil de conseguir nas rodas de desapego que frequentamos, porque não dá para desapegar disso. É um capolavoro. A Amazon está vendendo ele atualmente por um preço acessível de 35 reais, mas nas grandes livrarias ele continua com status de burguês, custando seus 65, 70 reais. A Edição definitiva vale muito a pena comprar.

Nickyzinhaa 06/03/2017minha estante
Eu o li, achei fascinante a narrativa, apesar de o Holocausto ser bem maçante em termos de leitura, já que há diversos livros tratando do assunto.

Phelipe Guilherme Maciel 06/03/2017minha estante
É realmente fascinante, justamente por essa tratativa que ele deu ao tema: Focar no sobrevivente, e não no holocausto em si. É o charme especial de O Diário de Anne Frank também... Alguns escritos do Holocausto são particularmente bons por focar nas pessoas e não na dramaticidade daquele crime. Esse livro é um deles. Do mesmo modo, ele não romantiza o que aconteceu. É bem cru. Isso também é bom.

Luciano.Silva 13/03/2017minha estante
undefined

jcemelanda 14/04/2017minha estante
O meu comprei na Amazon

Phelipe Guilherme Maciel 16/04/2017minha estante
É um investimento e tanto :)

jcemelanda 01/05/2017minha estante
Tá em promoção na Amazon hoje, se alguém quiser aproveitar

Natália 22/10/2019minha estante
Incrível reflexão e você está totalmente correto. MAUS é um livro que voce deve ler e JAMAIS esquecer.

Annanda 04/01/2022

Detalhes impressionantes!
Começando pela capa: título, cores, gato ao centro da suástica nazista, ratos; essa Graphic Novel chamou a minha atenção desde a primeira vez que a vi. Temática sobre holocausto sempre aguça minha curiosidade.

A história de ?Maus? é bem interessante não somente pelo formato de escrita, mas, por vários detalhes, incluindo a forma como Spiegelman retrata os personagens. O autor conseguiu criar uma Graphic Novel com uma arte rica em detalhes históricos, personagens incríveis, com uma história emocionante e romanticamente cruel, capaz de nos fazer enxergar o horror e o sofrimento que milhões de pessoas viveram, de uma forma diferente.
Devido ao fato de, a história ser ?desenhada?, nos dá uma visão ainda mais brutal dos fatos ocorridos durante o holocausto.

Vale a pena a leitura!
Espero que gostem e apreciem essa obra fantástica! ?
Renato 04/01/2022minha estante
É uma excelente Graphic Novel de lubrificar constantemente nossos olhos. Recomendo dessa mesma temática e também uma Graphic Novel: Grama da editora Pipoca e Nanquim, trata - se de jovens sul coreanos que são vendidas que são levadas para a China para servir de garotas de prostituição para o exército japonês, é revoltante e comovente, vale a pena conferir.

Daniel 04/01/2022minha estante
Sou apaixonado por Maus, que obra incrível

Annanda 04/01/2022minha estante
Obrigada pela dica, Renato. Já vou procurar aqui e colocar na minha lista! ??

Annanda 04/01/2022minha estante
Fiquei apaixonada pela obra também, Daniel. ?

Vitor 06/01/2022minha estante
Um clássico dos quadrinhos, e uma das obras fundamentais sobre o Holocausto, seja em qualquer mídia.

Neidee 07/01/2022minha estante
Quero muito ler, está na minha lista falam tão bem.

Kaleo 12/01/2022minha estante
Está na minha lista de leituras desse ano, sua resenha passou ela um pouco mais para o topo

Lelouch_ph 13/01/2022minha estante
Só por essa resenha vai ser minha próxima leitura física.

Del 03/07/2023

Impactante!!!
Já tinha ouvido falar muito bem dessa HQ e agora que tive a oportunidade de ler fui com todo entusiasmo devido aos relatos ouvidos posteriormente e tenho que dizer que tudo dê bom que falam dessa história é realmente verdade. A forma com que o autor descreve o horror sofrido por seus pais nos campos de concentração nazistas é realmente muito triste. Muito mais triste é saber que em pleno 2023 tem uma escória que ainda defende os horrores causados pelo nazismo. Super recomendo a leitura.
Ananias3 03/07/2023minha estante
Livraço!!!

Del 03/07/2023minha estante
Nossa! Livraço mesmo.

Ananias3 03/07/2023minha estante
Até tô querendo reler

Del 03/07/2023minha estante
Acho que há um segundo volume, né? Já leu?

Gerdson.Nascimento 04/07/2023minha estante
Quero ler !!

Ananias3 04/07/2023minha estante
Não sei dizer, ele era em dois volumes, aí foi unificado nesse aí

Del 05/07/2023minha estante
Então deve ser isso mesmo. Só tinha visto um link de propaganda e não pesquisei sobre.

Luiz H. 23/04/2023

"Se trancar elas em quarto sem comida por um semana... Aí ia ver o que é amigo!"
Não me vejam com desprezo: há muitas virtudes de quadrinização e de metodologia de como contar uma própria história. Em físico, talvez um dos mais belos que já pude apreciar. Mas, levá-lo-emos "Maus" ao nosso introspectivo: do que "Maus" retrata de maneira profunda? Melhor dizendo, o que Maus quer trabalhar em vosso pensamento. Maus nada mais, nada menos, de que, uma jornada muito bem quadranizada e bem coesa com os fatos veridicos, do uso de simbolismos para retratar a Segunda Guerra: é uma bela virtude, mas sendo sincero, em meu ler, não consegui senti-lo da forma que gostaria, e por apenas 2 motivos:
1- A obra não tem uma mensagem clara, diria que é apenas um quadrinho retratando um momento histórico
2- A tradução, da versão que li, estava podre: conjugação de verbos e utilização de pronomes corretamente; inexistente. Uma pena.
Liu 23/04/2023minha estante
Narrado por uma vítima, então não apenas um retrato.

Gabi 23/04/2023minha estante
Oi Luizz, Td bem? Entendo sua experiência com Maus. Só alertando sobre a última parte da sua resenha?. A tradução é ?péssima? justamente para tratar realisticamente o depoimento do pai do autor, que, quando falava inglês, não sabia fazer o uso totalmente correto desse. Então, retrata o pai de maneira completa, ( a partir da visão do filho e relatos do pai), sem esconder as falhas dele, visto que o Vladek não era uma pessoa fácil de se lidar, principalmente por conta dos traumas dele. Ou seja, todos esses erros gramaticais são propositais. ?

Louise.Rosado 23/04/2023minha estante
Eu soube que as conjugações de verbos estarem erradas é proposital. É a história real de um sobrevivente polonês que fugiu e teve família no Estados Unidos, e o inglês dele era bem ruim, ou seja, o filho transcreve da forma que um não nativo com o inglês ruim falaria. Acabaram mantendo isso na tradução, para demonstrar a difícil de comunicação do sobrevivente com o filho

Gabi 23/04/2023minha estante
Além disso, a HQ tem uma mensagem sim, retratar a vida de muitos judeus durante a Segunda Guerra Mundial, com o nazsmo instalado na Europa. Como eles não tinham para onde ir, as dificuldades que enfrentaram, a maneira como viram suas vidas serem completamente alteradas por um bando de idiotas racistas. Tudo isso através do relato de um sobrevivente dos Campos de concentração, Vladek Spiegelman, e como ele carregou consigo os traumas da Segunda Grande Guerra até o seu último suspiro, sua vida não foi nada fácil.

Luiz H. 23/04/2023minha estante
Uma breve resposta a Gabi e a Hedache. Não sei se há uma maneira fácil de "respondê-los", visto que, comecei a utilizá-lo agora, mas trarei os pontos que apresentaram-me.
Entendo querer repassar ao leitor a verdadeira forma que ali foi contado, visto que trata de um retrato. Mas perdoe-me, não há nada, nem sequer uma fagulha, não há próposito narrativo em traduzir o livro erroneamente apenas para "transparecer o pai de maneira completa". É extremamente falho, é irritante: muitas frases que poderiam ser boas no livro, foram totalmente arrebentadas pela tradução. Não tem lógica tomar uma decisão que apenas irá conturbar o leitor, estragando sua própria experiência.

Novamente, como postulei na review, não há mensagem que enriqueça, que transforme, que mude. A mensagem não existe: o próposito é um relato, a mensagem é a dor que ali passara na Segunda Guerra, e não tem impacto, se não fosse pela boa quadrinização que melhorou o situacional e pela própria vivência do autor,seria tal como uma aula de história - não vejo valor suficiente nisto.

Liu 25/04/2023minha estante
Quadrinho premiadissimo!!! Ainda bem que vc deixou claro que a "falta de valor" e "erros gramaticais são opiniões suas. A tradução exatamente da forma como a pessoa falou é largamente utilizada em quadrinhos, livros, estudos científicos e etc

Michelle.Oliveira 12/06/2022

Vício caro esse
Meu Deus, pq não li antes?
Primeira HQ que leio. Demorou um pouco para adaptar o traço, mas depois não conseguia parar de ler, apesar que precisei parar diversas vezes para respirar. É doido saber que tudo que está contíndo nas páginas foi real, lamentável.
Michele 12/06/2022minha estante
Sou doida para ler essa hq , tb nunca li hq mas falam muito bem dessa

Michelle.Oliveira 12/06/2022minha estante
É tudo que falam!

eudayvidalves 12/06/2022minha estante
também foi minha primeira hq e o sentimento foi o mesmo

saraiva 12/06/2022minha estante
esse livro eh muito incrivel

Beeea.triz 12/06/2022minha estante
Ainda pretendo ler ???? e depois disso agr vou correndo ler!

leleale 08/04/2022

Tenho nem palavras
É incrível a forma humana de descrever como as pessoas sofreram em Auschwitz e q além disso eram famílias imperfeitas, q sofreram consequências e tiveram traumas para toda vida mesmo já em liberdade.
Isa Riva 08/04/2022minha estante
É bom? Tenho de ler p escola e não me aparenta prender o leitor...

leleale 08/04/2022minha estante
É muitíssimo bom, mas essa questão de prender depende sempre do gênero que a pessoa gosta de ler

leleale 08/04/2022minha estante
Ele é hq então visualizando torna mais leve a leitura

leleale 08/04/2022minha estante
apesar de ter partes bem pesadas

Isa Riva 08/04/2022minha estante
Entendi

Maddu / @litera.poesia 08/02/2021

?Quando eu era pequeno, ficava pensando: se pudesse salvar só um dos meus pais, qual eu ia deixar os nazistas levar para o forno?"

Esse foi um dos momentos, entre os inúmeros, no qual eu tive que fechar o livro, beber uma água, respirar e então retornar a leitura.
Tive pouquíssimas experiências com HQ's e quadrinhos durante a vida, então foi algo bem novo pra mim e gostei demais da experiência.
Sempre fui fã de não ficção, principalmente relatos de sobreviventes e o autor não poderia escolher outro formato para contar a história.
Acompanhamos a trajetória de Vladek, que conta tudo ao filho Art, sobre suas vivências horríveis dentro de todos os campos em que ficou.
A reflexão que fica é que nem sempre conseguimos nos curar das coisas que nos abalam, tanto fisicamente como psicologicamente. Acompanhar essa história e todo esse desgaste mental do Vladek é de doer o coração.
Quem quiser conhecer, eu indico a leitura
Rodrigo Leão 08/02/2021minha estante
Caramba , parece bem profundo em... Gostei kkkkk tenho uns livros q estão me deixando assim kkkkk adoro livros ou HQs assim

Maddu / @litera.poesia 09/02/2021minha estante
poxa, de quadrinhos eu só lia turma da monica, mas é uma outra experiência mesmo!!! Ver as ilustrações, mds kkkk

Rodrigo Leão 09/02/2021minha estante
Kkkkkk eu imagino, como eu comecei com Disney, eu ainda leio , mas deve ser legal

Maddu / @litera.poesia 09/02/2021minha estante
É muito legal sim, indico muito

Rodrigo Leão 09/02/2021minha estante
Kkkk taa ,eu vou colocar no carrinho kkk

Tames 24/01/2022

História HQ comovente e fantástica
#oneweekonebook rapaz, esse livro é um tesouro sobre a 2° Guerra e o Holocausto. O autor Art Spiegelman, jornalista e cartunista cujo a maior parte da familia foi dizimada no holocausto, redige o livro baseado em relatos e gravações das conversas com o seu pai, o judeu polonês sobrevivente de Auschwitz Vladek Spiegelman,já mais velho, de uma forma muito lúdica, até para dar uma leveza ao tema que é pesadíssimo, e os relatos são chocantes demais para estarem em um livro tradicional. Ele satiriza compondo os personagens como animais: "maus" significa "rato" em alemão,mas tudo sendo uma história real, e mostra sincero os fatos e as consequências do que a História nos conta. Art ainda não era nascido na época. Genial a maneira dele de passar a história dessa forma, embora os fatos sejam tristes e horrendos. É um livro de reflexões, que ensina sobre o que valorizamos, sobre o trabalho, sobre os defeitos e virtudes humanas, sobre sacrifício e resiliência, e por aí vai. É em quadrinhos, então é uma leitura rápida. Recomendo demais. É no estilo de "Persepolis", outro sensacional que tem resenha no meu feed. ??
#2/2022 #leya
"Deus não ia lá, nos estar sozinho".
Nada 24/01/2022minha estante
Ratos os judeus, gatos os alemães e os cachorros os americanos

Nada 24/01/2022minha estante
Amo essa obra por ela ser auto consciente, não é apenas segunda guerra é a vida transtornada de traumas pós-guerra e o próprio desenhista se desenhando com uma máscara de rato em cima de corpos como se ele falasse "estou ganhando dinheiro em cima destas mortes" e a sua saga de redenção

Minha HQ favorita sem dúvidas

Tames 24/01/2022minha estante
Certamente....relatos de durante a guerra e das consequências pro mundo moderno...muito foda mesmo!

Lara.Bia 03/05/2020

Adoro a junção de história (real) com o mundo em quadrinhos
Esse livro fala com muita responsabilidade e sensibilidade sobre o holocausto, mas trata também de temas: depressão, racismo, xenofobia, empatia e a dificuldade de sobreviver, quando outros não conseguiram. O quadrinho não trata só das tragédias de proporção mundial, mas sobre todas aquelas maiores e menores que acontecem a cada dia. A história o tempo inteiro nos lembra que são pessoas reais que estão ali, que acertam e erram, mas merecem a chance de viver com dignidade.
Ele vai para aquela lista de quadrinhos maravilhosos que nos fazem refletir sobre a própria vida e as dos que nos cercam.

"Aqueles que não aprendem com o passado estão condenados a repeti-lo" - S.K.
Mah 04/05/2020minha estante
Esse livro e mt bom. Amo. Ainda vo comprar. Quando essa quarentena acabar

Lara.Bia 05/05/2020minha estante
Eu estava pensando a mesma coisa kkkkkkkk

Luan 16/05/2020minha estante
Bela análise! Parabéns. Se o tema e a maneira como Art Spiegelman aborda todas essas condições humanas relacionadas ao Holocausto te impressionaram, sugiro que dê uma olhada na HQ "O Relatório de Brodeck", uma adaptação da premiada obra de Philippe Claudel ?literatura do mais alto nível)? por Manu Lacernet.
É fantástico! Tão pungente, porém um pouco mais visceral que Maus. Acho que tu vai curtir.

Lara.Bia 17/05/2020minha estante
Muito obrigada. Adicionado na minha lista