Maus

Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

Renato 09/09/2020

Uma obra de ART!
Um relato verídico sobre um sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, retratado através dos quadrinhos com a mais alta elegância e sutileza.

A história é contada por Art Spielgelman filho do protagonista que sem nenhum sentimentalismo retrata o próprio pai como valoroso e destemido, mas também como avarento, racista e teimoso.

Na história os judeus são desenhados como ratos, os nazistas ganham feições de gatos; os poloneses não judeus são porcos e os americanos cachorros.

Esse livro fará brilhar seus olhos, tanto pela tristeza do que foi o holocausto como pela magnitude da obra.

????
?????
Lk.s.s 09/09/2020minha estante
Maravilhoso ???

Rafael.Montoito 03/10/2021

Testemunho histórico
O holocausto nunca vai passar, pois as atrocidades que causou deixam marcas até hoje em qualquer pessoa que advogue pela dignidade humana - e se essas dores são sentidas por aqueles que não têm nenhuma ligação direta com a comunidade judaica, quanto mais o serão pelas pessoas que tiveram a vida de seus familiares marcada por essa barbárie?
As marcas e consequências desse pesadelo histórico estão por todas as páginas desta incrível HQ que, por uma metanarrativa autobiográfica, abocanhou merecidamente o Pulitzer. Na história, Art Spiegelman, um cartunista americano, entrevista seu pai, sobrevivente dos campos de concentração, para, a partir de suas memórias, escrever uma HQ.
Nela, o leitor acompanha as manobras de Hitler e seu partido para demonizar os judeus e as incontáveis tentativas dessas pessoas de viverem às escondidas, com todas as privações possíveis, seja de comida, de saúde ou humanidade. As relações de poder e de ódio também dão forma às personagens: os judeus são representados por ratos (daí o nome da HQ), tal qual eram vistos pela população alemã; já os alemães são gatos - gatos caçam ratos o tempo todo.
A narrativa longa mostra todo o aclive da brutalidade alemã - é preciso ter em mente que as barbáries contra a humanidade não acontecem da noite para o dia, mas vão se instaurando pouco a pouco, se naturalizando, até serem fortes e coesas demais para que seja possível lhe oferecer resistência. Eis aqui uma obra literária que deveria ser lida e relida, em vários espaços, porque as HQs têm, devido à sua forma ilustrada, potencial para comunicar muito bem uma ideia.
E já que nada nos impede de viver algo semelhante novamente - porque o bicho homem é o mais traiçoeiro e porque há inúmeras formas distintas de se provocar um holocausto -, a melhor posição de luta é estar bem informado e saber reconhecer os sinais dos sistemas autoritários.
paulo henrique da silva 04/10/2021minha estante
Baita HQ, extremamente sensível. Resenha mt boa.

Daniel1179 05/03/2022

Maus
QUE HQ, MEUS AMIGOS.

Maus não só é uma hq sobre o holocausto ? o que por si só já seria extremamente necessária e importante, visto que denuncia os horrores da época nazista ? como também sobre como isso provocou sequelas em quem passou por isso e quem nunca vivenciou, mas convive com pessoas que viveram esse período.

As artes e a edição são incríveis, simplesmente perfeitas.

Você vai chorar, sentir pena, se entristecer e ficar horrorizado com o fato de tudo isso realmente ter acontecido na vida real.

A nota não poderia ser menor que 5 estrelas. Incrível.

agvolpato 04/01/2023

JULHO 2022
Meu primeiro contato com HQs não poderia começar de forma mais honrosa e espetacular!
Maus deveria ser leitura obrigatória e sem dúvidas, é um livro que eu indico de olhos fechados, sempre e sempre!
Eu li tudo em um dia, literalmente em uma ?sentada?, a forma como o autor descreve as soturnas experiências do próprio pai no Holocausto é admirável e ao mesmo tempo, dolorosa e real.
Já vi diversos autores tentando romantizar ou amasiar os horrores vividos naquele lugar, porém Art Spiegelman usa ?humor?, ironia, metáforas e diversos questionamentos pra mostrar que o Holocausto NUNCA acabou ou acabará, as marcas que ele deixou em seus sobreviventes é tangível e grotesca.
Em diversos momentos eu ficava me questionando: ?como o ser humano pode ser tão cruel? Até onde iremos em busca da perfeição? Até onde os preconceitos (preconceitos estes que diversas vezes nós mesmos camuflamos) podem nos levar??.
Soturno, horrível, grotesco, palavras que eu mesma escolhi para essa resenha, nunca farão jus a tudo que aconteceu nesse período.
Valerio.Assolari 04/01/2023minha estante
Essa HQ é fantástica e impactante

agvolpato 04/01/2023minha estante
Foi um dos melhores livros que li esse ano, Valério!

hady (dy) 04/01/2023minha estante
Vou ler por conta da sua resenha

agvolpato 04/01/2023minha estante
nossa, fico feliz demais por ler isso!
O livro é incrível, tenho certeza que você não irá se arrepender e dps me conta oq achou :)

pabloviniciusra 01/08/2020

Ser humano vil
História muito triste que nos faz refletir como o ser humano é capaz de fazer sofrer o próximo. A falta de amor, compaixão e bondade é a pior coisa que pode acontecer a humanidade e leva a atrocidades e genocídios.

Del 03/07/2023

Impactante!!!
Já tinha ouvido falar muito bem dessa HQ e agora que tive a oportunidade de ler fui com todo entusiasmo devido aos relatos ouvidos posteriormente e tenho que dizer que tudo dê bom que falam dessa história é realmente verdade. A forma com que o autor descreve o horror sofrido por seus pais nos campos de concentração nazistas é realmente muito triste. Muito mais triste é saber que em pleno 2023 tem uma escória que ainda defende os horrores causados pelo nazismo. Super recomendo a leitura.
Ananias3 03/07/2023minha estante
Livraço!!!

Del 03/07/2023minha estante
Nossa! Livraço mesmo.

Ananias3 03/07/2023minha estante
Até tô querendo reler

Del 03/07/2023minha estante
Acho que há um segundo volume, né? Já leu?

Gerdson.Nascimento 04/07/2023minha estante
Quero ler !!

Ananias3 04/07/2023minha estante
Não sei dizer, ele era em dois volumes, aí foi unificado nesse aí

Del 05/07/2023minha estante
Então deve ser isso mesmo. Só tinha visto um link de propaganda e não pesquisei sobre.

Víctor Morais 23/04/2023

Um relato cru...
A minha professora de História, pediu para eu ler alguns livros que se passam na segunda guerra. Entre esses livros, estava: Maus.

Eu que já sabia que esse livro tinha feito um monte de gente ficar dias chorando e refletindo sobre a história, fui lá e li.

E galera...

Realmente, eu não tenho muito o que falar. É uma história de tristeza e morte. Não tem como falar que os alemães eram em suma vítima nesse livro, não tem como ver o lado bom, se é que tinha, da história desse sobrevivente, não tem como, até o fim do livro, ter esperança.

E o pior, é pensar que essa história é real. Cinco estrelas, um dos melhores do ano!
Flavia512 23/04/2023minha estante
Amo essa HQ

Yaya 22/08/2022

Incomparável
Relatos do holocausto é uma história difícil de ser contada, mais ainda ser contada de forma única, diferente das anteriores. Essa HQ consegue isso com uma maestria impecável.
A forma como são retratados os personagens é maravilhosa e o modo como é mostrado os traumas deixados pelos horrores da guerra é sensível e direto.
A história mescla entre passado e parente e ainda uma quebra de quarta parede entre o autor e sua obra que eu achei genial como uma forma diferente de contar a história.
Diferente e ainda certeiro em contar uma história que se conhece, mas não sabe o quão grave foi os anos de escravidão.

Laís 29/01/2021

O pior da humanidade
Art nos apresenta o relato do seu pai Vladek, sobrevivente da segunda guerra mundial, sobre suas experiências durante aquela época e o terror de ser um judeu nas mãos da Alemanha nazista. O que mais me chamou atenção nessa obra foi a sinceridade e a honestidade com que o autor narra os fatos. É uma história imperfeita por ser real. Ele não tenta esconder a personalidade do pai e dos outros indivíduos que compõem a narrativa. Faz isso de forma humana, expressando ao máximo possível os sentimentos dos personagens e a realidade da situação que eles viviam. Maus é aquele livro que você deseja que fosse leitura obrigatória nas escolas, é necessário demais. Uma obra dolorosa, verdadeira e essencial. É incômodo ler e ver todas esses acontecimentos terríveis, mas a mensagem é clara: vejam, saibam para que não aconteça de novo.

Daniela200 21/02/2023

Primeira HQ que leio.
Os livros que retratam o holocausto sempre são difíceis.
Maus é impressionante e profundo, bem escrito e desenhado, envolvente.
Daquelas leituras que é difícil parar.
Vitoria.Ravenna 22/02/2023minha estante
Difícil parar e difícil continuar pela gravidade do tema. O autor teve uma ótima sacada ao dar uma leve comicidade pra quebrar o clima tenso das memórias.

Jenniii_15 24/04/2024

Trágico, comovente e um final mais ou menos feliz.
O livro maus (rato em alemão, coisa que descobri minutos atrás e fiquei ?) retrata de forma ilustrada a trajetória de um senhor judeu que viveu no período da segunda Guerra mundial.

O livro retrata o holocausto de forma "suavizada?" Deixando a leitura mais contínua e tranquila mas deixando amostra todo o desastre, dor e sofrimento que essa era deixou em tais.

A obra te deixa confuso nos primeiros momentos pela linguagem peculiar do pai do autor, homen no qual conta sua trajetória, porém logo depois é possível se acostumar e até mesmo se envolver com a história

A leitura desse livro vai te trazer mais conhecimento de uma forma descontraída pela sua arte detalhada e bonita, retratando os personagens por animais.

Uma história comovente, trágica mas tbm muito bonita.

Jon 06/06/2022

Estarrecedor e comovente
Bom.. não é de hoje que as barbáries do holocausto nos chocam, porém, um relato como esse (tão íntimo) mexe profundamente com nossos sentimentos, uma experiência dura, cruel, humilhante.. um verdadeiro terror. A real é que não da nem pra imaginar o tamanho da dor e as sequelas físicas e psicológicas de quem sentiu na pele aquilo lá. Os quadrinhos foram muito enriquecedores para o relato desse sobrevivente, conseguiu transferir uma maior carga de drama e realidade. Foi uma grande experiência literária para mim. Entendo que o grande legado desta obra está nas profundas reflexões que promove sobre o ser humano, principalmente do seu lado sombrio e cruel, um soco no estômago. Recomendo fortemente esta HQ.

Nanda5Oli 06/03/2023

Cheio de camadas...
Um relato íntimo da sobrevivência de uma família atravéz de Spiegelman entrevistando seu pai acerca das experiências deste enquanto um judeu polonês durante o Holocausto.

Gih 28/12/2021

Uma leitura que vale a pena
Posso ter demorado mais tempo que o normal lendo esse livro (pelo menos para meu ritmo de leitura foi uma leitura bem devagar ), mas uma leitura que mesmo demorada e bem pesada, vale a pena, existem muitos livros sobre o holocausto, mas esse te suga para época, principalmente pela sua riqueza em detalhes e seus desenhos.
Livros e Ivaílton 28/12/2021minha estante
Eu amo esse livro!

@LuanLuan7 02/06/2021

Leitura obrigatória (!)
Uma obra em quadrinhos que relata a triste história de um sobrevivente do Holocausto: Vladek Spiegelman, pai do autor.

Os relatos são contados pelo próprio sobrevivente que detalha cada etapa vivida durante a segunda guerra mundial. Desde a incredulidade até a iminência de ser levado à uma câmara de gás.

É um relato diferente dos outros que ja li. Não há romantização. O sobrevivente conta como fazia para conseguir comida, roupas etc.
Há, por exemplo, o relato de quando foi obrigado a viajar de trem com os demais judeus, todos amontoados, sem aquecimento, comida ou água... então para matar a sede ele comia a neve que seu braço alcançava da janela, e trocava essa neve por açúcar (para não desmaiar) com os demais que não podiam chegar à extremidade do trem.

Um livro que merece ser relido no futuro.
Marcinhow 02/06/2021minha estante
Sempre quis ler essa HQ, mas já havia me esquecido... Seu post reavivou meu desejo.

@LuanLuan7 03/06/2021minha estante
A obra tem detalhes sobre a rotina e o sentimento dos prisioneiros, desde quando eram ricos judeus até o momento em que trocavam diamantes por dois pedaços de pão. Vale muito a pena a leitura!

Marcinhow 03/06/2021minha estante
Valeu pela dica ?