Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

mottacarols 10/06/2024

Necessário.
Talvez ao ver ?Maus? de primeira, alguém pode pensar que o assunto não deveria ser retratado assim, em quadrinhos, mas esse é um fato histórico a ser retratado e discutido de todas as maneiras, para que não se repita.

Extremamente forte e mais ainda pelas ilustrações, traz no enredo as memórias do pai do autor, um judeu sobrevivente de Auschwitz, mesclando com a vida dos dois enquanto escreviam, o que também deixa muito claro as consequências duras que os sobreviventes e suas famílias enfrentaram no pós guerra, e então conclui-se que as vítimas são incontáveis, direta e indiretamente.

Foi uma leitura impactante. É ver a guerra além dos documentários e aulas de história, entrar naquele mundo antes, durante e depois.

Marry dudis 10/06/2024

Maus
Uma excelente obra sobre o grande terror do holocausto,demonstrando as diversas faces daquele período e as consequências dele para os sobreviventes

Gustavo.Radi 09/06/2024

MAUS
"Sim, a vida sempre fica do lado da vida, e de alguma forma as vítimas são culpadas. Mas não foram as melhores pessoas que sobreviveram, nem as melhores morreram. Foi aleatório!"

Não se deixe enganar pelo fato de estar lendo uma HQ. A história varia bem entre momentos extremamente pesados e sérios e momentos de leveza entre o autor (Art) e seus familiares. Acredito ser um livro extremamente necessário que apresenta um relato bastante pessoal de alguém que sofreu com o holocausto e carrega suas cicatrizes. Mal posso esperar para ler o outro livro de Art Spiegelman (Metamaus). Tudo nessa HQ é bem feito, a arte, os diálogos, a tradução. Ótimo livro.

Léo 09/06/2024

Incrível
Arte, desenhos, histórias. O holocausto contado de uma forma muito particular. Todo o horror daquele período escuro da humanidade

Jess 08/06/2024

É difícil descrever essa HQ em palavras que deem conta de explicar os sentimentos despertados. É um misto de impotência com compreensão e tristeza. Muita tristeza

Art conseguiu fazer um retrato impiedoso de si mesmo, com a crueldade que o trauma não-compreendido faz os outros sentirem.

O desejo de registrar talvez fosse mais forte do que a vontade de entender. Mas não deixa de ser, por isso, um grande sucesso literário.

Sofi 08/06/2024

Maus
Gostei bastante da escrita, como ele narra a construção do livro junto com as memórias do pai. História emocionante e que causa reflexão, livro com a estética bonita, e detalhes em cada imagem e frase.

Eduardo2073 08/06/2024

Li esse livro para um trabalho de escola, na hora que fui comprar online acabei comprando em inglês sem querer, mas foi bom pq pude treinar.

foi a primeira hq física que li sem ser turma da Mônica. o fato da história ser hq ajudou muito na minha leitura, acho q dá mais gosto de continuar a história. talvez eu até prefiro ler hq doq histórias no formato comum.

não fiquei entediado em momento algum do livro, todas as histórias e arcos são interessantes. vc se conecta com os personagens, ficava triste com as tragédias que eles passavam e amava quando eles tinham sucesso em algo

é um livro q leria mais algumas vezes.

mariatmorigi 08/06/2024

Que livro incrível!
Quem quiser conhecer mais sobre a história de quem passou por Auschwitz, leia! Obviamente não fala somente sobre o campo de concentração, mas conta a realidade de quem viveu lá em quadrinhos, os quadrinhos amenizam um pouco a história, mas certamente é uma linguagem forte!
Recomendo dms!!

Rafaela2407 07/06/2024

Um livro necessário
Comecei a ler esse livro por conta da escola, e se eu ñ tivesse lido eu teria feio uma cagada!
Esse livro é extremamente NECESSÁRIO para entender o que foi a perseguição aos judeus já época da 2° guerra. O livro não apresenta só as feridas que aconteceram no holocausto, mas mt além! O autor mostra tbm as sequelas q os nazistas deixaram na vida dos judeus q sobreviveram e isso trouxe o sentimento necessário para o livro para q fosse possível comover o coração de alguém.
O livro é um mergulho na vida de um sobrevivente ao holocausto, enquanto você lê o livro é possível saber de coisa q a gnt n tem nem ideia que aconteceu.
Esse livro é o registro de uma vida que foi destruída física e mentalmente...
Leitorconvicto 07/06/2024minha estante
Como essa obra é importante

AmandatSevero 06/06/2024

Mesmo sendo em quadrinhos a história conseguiu ser contada da forma sem que virasse uma piada.

Recomendo a todos, sei que nem todo mundo consegue ler quadrinhos, mas vale esforço.

Lucas1429 05/06/2024

A bruta realidade de um mundo não tão distante
As pessoas estudam holocausto e segunda guerra na escola, mas nada se compara a esse relato tão pessoal da guerra. O detalhismo trazido por Art e Vladek é de embrulhar o estômago. As artes de Art são geniais, somadas as suas metáforas dos animais.

As vezes era difícil acreditar que as coisas que estavam sendo descritas nesse livro eram reais. Difícil acreditar que a mais ou menos 80 anos atrás, o mundo que vivíamos era dessa brutalidade.

É um livro necessário pra ter uma dimensão maior do que foi um dos, se não o, maiores crimes contra a humanidade. Não basta estudar pra entender, é preciso essa visão de quem viveu.

Ciço 05/06/2024

Fantástico livro, com um desenho belíssimo, incrível como o autor conseguiu passar um assunto tão pesado de uma forma leve e cativante, o livro em si eu achei de um teor infanto juvenil, apesar de momentos que dói o coração; outra coisa q eu achei fantástico foi a representação das pessoas com animais e obviamente o próprio título que é genial

Brí 05/06/2024

Todos deveriam ler
Sem palavras para conseguir expressar tudo o que senti ao ler esse livro. Uma abordagem franca e necessária para compreendermos melhor o que aconteceu durante a Guerra Mundial.

Catarina 05/06/2024

Impactante de muitos modos
Tratando-se da história de um sobrevivente do holocausto, era óbvio que seria impactante e aterrorizante. No entanto, o livro me surpreendeu pelo estilo narrativo, que entrelaça o testemunho de Vladek Spiegelman com a própria experiência de Art Spiegelman, o autor, e sua relação turbulenta com seu pai. Não esperava por insights em relação à velhice e me surpreendi ao identificar nos comportamentos de Vladek coisas que vejo no meu próprio pai e em tantos outros idosos. Apesar de ter vivido algo único, horrendo e inexplicável, Vladek ainda é só um velhinho com suas manias como tantos outros... E Art é um filho como nós, tentando entender o próprio pai. Isso confere ao livro um tom genuíno e original que explica sua fama.
Além disso, o traço dos desenhos e a metáfora dos animais ilustrando as diferentes "raças" das pessoas também fazem da obra uma história marcante.