Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

AmandaCamilo 22/05/2024

A importância da história
A gente só começa a compreender uma pessoa quando conhece a sua história.

Quando se via o Vladek de longe, só dava para enxergar um senhor avarento que economizava todo o seu dinheiro e odiava desperdícios. Era rigoroso e exigente com o filho, obrigando-o a aprender as mais diversas atividades e serviços.

E era assim que o Art enxergava o pai. E foram alguns dos motivos que fizeram ele se afastar.

Porém, depois que conhecemos a história,
tudo se justifica.

Um homem que tinha tudo: trabalho, dinheiro, família, influência e beleza, de repente não tinha mais nada.

A comida era racionada e ele aprendeu a guardar para comer quando estivesse fraco, ou trocar por outros itens e favores.

Tudo que ele aprendeu antes e durante a guerra serviu para que ele conseguisse ser útil em Auschwitz e, assim, sobreviver.

E foi assim que ele conseguiu viver e ter a chance de reconstruir sua família, ainda que falha e ainda que cheia de dor.

Vendo de longe, é muito fácil falar que tudo melhorou, que ele não precisava mais se preocupar com comida ou dinheiro, mas ele já teve essa certeza um dia até tudo virar insegurança e medo, sem nenhuma garantia do amanhã.

No final, tudo que ele sentia era amor e medo pelo filho, que precisava estar preparado pra enfrentar o que viesse no seu caminho.

Miguel 22/05/2024

Tudo pela Alemanha
Dieses Buch ist unglaublich, mit kalten Details und ohne Schnörkel, eine fesselnde Geschichte über den Holocaust

Lulucarneiro 22/05/2024

Balde de água fria
O livro é um balde de água fria. Pois, todo contato que tivemos com a 2° guerra foi por meio de filmes e livros que tratavam do assunto de forma impessoal, focando no período. Já Maus é diferente pois atribui uma vida ao personagem, o importante no livro é a vida de Vladek, a guerra foi um elemento. Já é algo que se sabe, mas quando acompanhamos a vida de Vladek desde antes da guerra, criamos um sentimento de intimidade com ele e a guerra se torna mais trágica ao lembrar que não só ele, mas muitos "não-arianos" tiveram suas vidas interrompidas, suas famílias mortas, suas conquistas apagadas num piscar de olhos, e até os mais ricos tiveram que morar com os porcos (forma de expressão que interessantemente faz sentido no contexto do livro). Vale muito a pena ler.
Mila 22/05/2024minha estante
Vale a pena? A tempos quero ler mas o preço é muito salgado, vale o preço do livro?

Igor Miranda 22/05/2024minha estante
Um dos melhores quadrinhos que já li na vida

Lulucarneiro 22/05/2024minha estante
sim, vale sim! Mas se não tiver interesse de adquirir o livro, existe o pdf! Foi por la que eu li

Gab 21/05/2024

Maus
Art, filho de Vladek, conta a história de seu pai que antecede antes da Segunda-Guerra até os horrores que vieram acontecer de 1939 a 1945, que nesse caso pro pai dele foi o Holocausto, já que ele era judeu. A história vai ficando tensa quando eles vivem se escondendo para não serem achados, eles tem que sair sempre atentos pra conseguir comida, se escondendo e se esgueirando como se fosse um rato mesmo e aqui a analogia de colocar os judeus como ratos e os alemães como gatos se encaixa como uma luva, foi uma boa escolha do Arti, enfim vai se tornando tudo muito tenso, Vladek e sua esposa Anja, se separam, ambos vão pra campos de concentração diferente e no decorrer da história vai ficando mais e mais aterrorizante, porque Vladek vai falando tudo que prensciou nos campos e o que mais me admira nele, foi o conhecimento que teve, o conhecimento que o salvou no fim das contas e ele foi extramamente forte por ter aguentado tudo aquilo. É uma leitura muito boa e fluída, e foi um pouco diferente pra mim, por ser HQ, no fim compensou bastante cada minuto.

Duda Mello 21/05/2024

SENSACIONAL
Não imaginei que fosse me tocar tanto assim, chorei muito nesse livro e as imagens apesar de ser em quadrinhos são extremamente chocantes e te traz muita noção de como tudo aconteceu.
Me sensibilizei demais igual em Anne Frank.
Ele te ensina ainda mais como foi naquela época e com detalhes, fazendo com que você tenha muito conhecimento e consiga guardar informação quando se tratar disso.
Simplesmente INCRÍVEL!

Fernanda3339 21/05/2024

Maus mesmo
Essa história em quadrinhos é incrível. Pelo modo que o autor escreve e descreve todos esses horríveis acontecimentos. É impressionante como seu pai foi inteligente e perspicaz ao realizar trocas, se esconder e manter sua gentileza com aqueles que mereciam. Recomendo muito para quem quer aprender mais sobre história, mas saiba que você irá se emocionar em algumas cenas fortes e extremamente necessárias.

Andriane 21/05/2024

Ótima HQ
Sempre ouvi falar muito de Maus, comprei uma edição anos atrás e ficou na estante até então. Finalmente, tive a oportunidade de ler esta obra e me arrependi por não ter feito antes. O autor consegue retratar os horrores vividos por seu pai, de maneira com que o leitor anseie pela próxima página. Recomendo demais!

Glau. 20/05/2024

Acho que por ser um livro de quadrinhos, tecnicamente "infantil", deveria ser usado nas escolas para mostrar às pessoas, mesmo com pequenos trechos, o que foi a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto

Mesmo sabendo de tudo q houve e tendo visto vários documentários e etc, esse livro ainda me pegou bastante.... não consigo entender como tanta crueldade pode ter sido planejada e executada; e pensar que isso acontece até hoje, partindo de quem antes foram as vítimas é perturbador e revoltante

Alex Corrêa 20/05/2024

Maus
Não sei ao certo como me sinto em relação ao livro. Obviamente é uma história muito marcante, o livro é muito bom, mas não deixa de nos fazer mal. Não acho que a ignorância seja um caminho plausível, entretanto o conhecimento tem um preço.

Não importa quão detalhado o livro é, nunca vou conseguir imaginar de fato a dor e o sofrimento que o vladek passou.

Torna tudo pior saber o que se passa na Palestina. A história se repete na nossa cara, é assustador.

Acho que essa é a palavra que define o livro, não é uma história de terror, é a assustadora vida real.

Pedro 18/05/2024

Uma HQ esplêndida!
Um verdadeiro tapa na cara de quem diz que HQs são histórias infantis e rasas. Trata-se de uma história profunda, mordaz e comovente. É incrível a forma como o autor entrelaça muito bem as relações familiares com a segunda guerra mundial, criando um painel muito interessante em que macro e micro dialogam de uma maneira muito coesa. Recomendo a leitura e, de preferência, com uma caixinha de lenços do lado para ser usada a qualquer momento!

Isabela1480 18/05/2024

Difícil ter palavras para esse livro. Além das ilustrações serem muito boas mesmo, a história é uma coisa de outro mundo. Em muitos momentos lendo tive a sensação de estar lendo muito rápido e não estar conseguindo assimilar de fato a história. Mas é impossível assimilar de fato essa história. Pra gente que não conheceu a guerra, claro que felizmente, é impossível assimilar. Ainda assim, ele te traz uma noção muito maior. Todo mundo sabe que foi horrível e sabe os absurdos que aconteceram, mas ver como tudo isso começou e como tudo aparecia na vida de quem estava passando por isso, alguém que estava vivendo dia após dia na guerra, é outra coisa. Saber o quanto eles negociavam com a fome, se ?acostumavam? com as más condições e as mortes? Ver como tudo acontecia pelo medo e se perguntar como era possível que qualquer coisa disso foi um dia permitido (como a gente sabe que ainda é em alguns lugares). Enfim, mas também é incrível ver como ele tinha tanta inteligência nisso tudo, como ele encontrava força para dar um jeito em tudo e tentar controlar o mínimo da situação para conseguir sobreviver. Além disso, tem a sacada do autor de colocar o próprio processo de criação do livro e dos seus sentimentos, tudo dentro da história feito de uma forma que eu não tenho palavras! Leiam

PaulaHaru 17/05/2024

Incrível!!

Não tenho o costume de ler HQs, mas já estava querendo ler esse há tempos.
Relatos, histórias, e filmes desse período sempre me chamaram a atenção, não só pare entender como que tudo isso aconteceu, mas como entender até onde a crueldade humana pode chegar... E é um assunto que ao mesmo tempo me trás curiosidade, me apavorada também.
É impossível terminar uma história desses sem ficar impactado.

O que mais me chamou a atenção nessa HQ não foi a saga de sobrevivência do Vladek, mas a relação pai e filho e a pessoa que a guerra fez dele.

Muito bom mesmo!!!
Esse vai pra um dos favoritos do ano com certeza!
Onassis Nóbrega 17/05/2024minha estante
Uma de minhas HQs preferidas. Nem lembro quando li. Talvez uns 15 anos. Preciso reler

PaulaHaru 17/05/2024minha estante
Muito bom! Releia sim!

Felipe1503 17/05/2024

Livro muito bom, conta a história dos judeus na 2 guerra de uma jeito diferente e muito interessante, de modo q usa os desenhos metafóricos dos animais pra representar cada país. Amei a forma como ele contou a história, falando do presente e passado e contando de forma bem fluida. Livro mto bom, recomendo!

Beatriz.Mitsuiki 16/05/2024

Incrível
O livro é muito emocionante e ilustra muito bem o que foi o holocausto. A ideia de representar os judeus como ratos e os nazistas como gatos foi muito inteligente.