Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

mottacarols 10/06/2024

Necessário.
Talvez ao ver ?Maus? de primeira, alguém pode pensar que o assunto não deveria ser retratado assim, em quadrinhos, mas esse é um fato histórico a ser retratado e discutido de todas as maneiras, para que não se repita.

Extremamente forte e mais ainda pelas ilustrações, traz no enredo as memórias do pai do autor, um judeu sobrevivente de Auschwitz, mesclando com a vida dos dois enquanto escreviam, o que também deixa muito claro as consequências duras que os sobreviventes e suas famílias enfrentaram no pós guerra, e então conclui-se que as vítimas são incontáveis, direta e indiretamente.

Foi uma leitura impactante. É ver a guerra além dos documentários e aulas de história, entrar naquele mundo antes, durante e depois.

Marry dudis 10/06/2024

Maus
Uma excelente obra sobre o grande terror do holocausto,demonstrando as diversas faces daquele período e as consequências dele para os sobreviventes

Gustavo.Radi 09/06/2024

MAUS
Não se deixe enganar pelo fato de estar lendo uma HQ. A história varia bem entre momentos extremamente pesados e sérios e momentos de leveza entre o autor (Art) e seus familiares. Acredito ser um livro extremamente necessário que apresenta um relato bastante pessoal de alguém que sofreu com o holocausto e carrega suas cicatrizes. Mal posso esperar para ler o outro livro de Art Spiegelman (Metamaus). Tudo nessa HQ é bem feito, a arte, os diálogos, a tradução. Ótimo livro.

Léo 09/06/2024

Incrível
Arte, desenhos, histórias. O holocausto contado de uma forma muito particular. Todo o horror daquele período escuro da humanidade

Jess 08/06/2024

É difícil descrever essa HQ em palavras que deem conta de explicar os sentimentos despertados. É um misto de impotência com compreensão e tristeza. Muita tristeza

Art conseguiu fazer um retrato impiedoso de si mesmo, com a crueldade que o trauma não-compreendido faz os outros sentirem.

O desejo de registrar talvez fosse mais forte do que a vontade de entender. Mas não deixa de ser, por isso, um grande sucesso literário.

Sofi 08/06/2024

Maus
Gostei bastante da escrita, como ele narra a construção do livro junto com as memórias do pai. História emocionante e que causa reflexão, livro com a estética bonita, e detalhes em cada imagem e frase.

Eduardo2073 08/06/2024

Li esse livro para um trabalho de escola, na hora que fui comprar online acabei comprando em inglês sem querer, mas foi bom pq pude treinar.

foi a primeira hq física que li sem ser turma da Mônica. o fato da história ser hq ajudou muito na minha leitura, acho q dá mais gosto de continuar a história. talvez eu até prefiro ler hq doq histórias no formato comum.

não fiquei entediado em momento algum do livro, todas as histórias e arcos são interessantes. vc se conecta com os personagens, ficava triste com as tragédias que eles passavam e amava quando eles tinham sucesso em algo

é um livro q leria mais algumas vezes.

mariatmorigi 08/06/2024

Que livro incrível!
Quem quiser conhecer mais sobre a história de quem passou por Auschwitz, leia! Obviamente não fala somente sobre o campo de concentração, mas conta a realidade de quem viveu lá em quadrinhos, os quadrinhos amenizam um pouco a história, mas certamente é uma linguagem forte!
Recomendo dms!!

Rafaela2407 07/06/2024

Um livro necessário
Comecei a ler esse livro por conta da escola, e se eu ñ tivesse lido eu teria feio uma cagada!
Esse livro é extremamente NECESSÁRIO para entender o que foi a perseguição aos judeus já época da 2° guerra. O livro não apresenta só as feridas que aconteceram no holocausto, mas mt além! O autor mostra tbm as sequelas q os nazistas deixaram na vida dos judeus q sobreviveram e isso trouxe o sentimento necessário para o livro para q fosse possível comover o coração de alguém.
O livro é um mergulho na vida de um sobrevivente ao holocausto, enquanto você lê o livro é possível saber de coisa q a gnt n tem nem ideia que aconteceu.
Esse livro é o registro de uma vida que foi destruída física e mentalmente...
Leitorconvicto 07/06/2024minha estante
Como essa obra é importante

AmandatSevero 06/06/2024

Mesmo sendo em quadrinhos a história conseguiu ser contada da forma sem que virasse uma piada.

Recomendo a todos, sei que nem todo mundo consegue ler quadrinhos, mas vale esforço.

Lucas1429 05/06/2024

A bruta realidade de um mundo não tão distante
As pessoas estudam holocausto e segunda guerra na escola, mas nada se compara a esse relato tão pessoal da guerra. O detalhismo trazido por Art e Vladek é de embrulhar o estômago. As artes de Art são geniais, somadas as suas metáforas dos animais.

As vezes era difícil acreditar que as coisas que estavam sendo descritas nesse livro eram reais. Difícil acreditar que a mais ou menos 80 anos atrás, o mundo que vivíamos era dessa brutalidade.

É um livro necessário pra ter uma dimensão maior do que foi um dos, se não o, maiores crimes contra a humanidade. Não basta estudar pra entender, é preciso essa visão de quem viveu.

Ciço 05/06/2024

Fantástico livro, com um desenho belíssimo, incrível como o autor conseguiu passar um assunto tão pesado de uma forma leve e cativante, o livro em si eu achei de um teor infanto juvenil, apesar de momentos que dói o coração; outra coisa q eu achei fantástico foi a representação das pessoas com animais e obviamente o próprio título que é genial

Brí 05/06/2024

Todos deveriam ler
Sem palavras para conseguir expressar tudo o que senti ao ler esse livro. Uma abordagem franca e necessária para compreendermos melhor o que aconteceu durante a Guerra Mundial.

Catarina 05/06/2024

Impactante de muitos modos
Tratando-se da história de um sobrevivente do holocausto, era óbvio que seria impactante e aterrorizante. No entanto, o livro me surpreendeu pelo estilo narrativo, que entrelaça o testemunho de Vladek Spiegelman com a própria experiência de Art Spiegelman, o autor, e sua relação turbulenta com seu pai. Não esperava por insights em relação à velhice e me surpreendi ao identificar nos comportamentos de Vladek coisas que vejo no meu próprio pai e em tantos outros idosos. Apesar de ter vivido algo único, horrendo e inexplicável, Vladek ainda é só um velhinho com suas manias como tantos outros... E Art é um filho como nós, tentando entender o próprio pai. Isso confere ao livro um tom genuíno e original que explica sua fama.
Além disso, o traço dos desenhos e a metáfora dos animais ilustrando as diferentes "raças" das pessoas também fazem da obra uma história marcante.