O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Nina 03/02/2022

Que viagem..
Eu fiquei surpresa com essa leitura, estava imaginando uma coisa e foi outra completamente diferente. É uma leitura rápida de fazer, interessante e que tem um humor específico que particularmente eu curto. Dá para entender o porquê desse livro ser tão amado pelo meio nerd. Surper recomendo.

Allan 28/07/2022

Um livro certamente incomum
Livro super fora da casinha, não sei exatamente se esse tipo de humor funciona para mim. Vou dar um tempo antes de voltar para ler a sequência.

A narrativa é frenética, não tem um minuto de descanso, os personagens foram hit and miss para mim honestamente. Não sei o que pensar direito ainda hahaha

J. P. 29/04/2023

A VIDA, O UNIVERSO E TUDO MAIS
No prefácio, esse livro já mostrava que ia ser incrível e, que ia se tornar um dos meu favoritos. Achei um livro que me fez dar boas risadas, procurar coisas sobre física que eu nem sabia que existia, e, principalmente, pensar sobre a vida, o universo e tudo mais.

A forma como ele te induz a pensar coisa que vão muito além da sua própria existência, é incrível. E traz um conforto tão grande, que acaba se tornando assustador, às vezes. Por isso que eu amo ele.

Quando você começa a ler, é surpreendido pela frase "NÃO ENTRE EM PÂNICO". Eu recomendo levar ela a sério. Porque na hora que aparecer um robô depressivo, ratos mega inteligentes e os vogons, você vai precisar de muita calma.

Pri pri 29/12/2020

Insanamente divertido!
Finalmente li mais este clássico!
Achei o início muito bom, o meio muito louco e o final mais louco ainda.

A história é basicamente ficção científica com insanidade nível máximo...rs

A leitura é muito agradável e instigante.

Divertido, irônico e recheado de boas pitadas de humor negro, Douglas Adams traça sua própria trajetória literária e mergulha de cabeça nela. Sem dúvidas deixou um verdadeiro legado aos fãs do mundo todo.

Esses mesmos fãs, obviamente, não podiam deixar de homenageá-lo e foi assim que foi instituído o Dia da Toalha que é comemorado todos os anos no dia 25 de maio, conhecido também como o Dia do Orgulho Nerd.

Afinal, a toalha é de grande importância à todo viajante interestelar. Item mais do que necessário em sua viagem.

Mas lembre-se sempre: Não entre em Pânico e....

Até mais, e obrigada pelos peixes?

Daniel Vitor 17/04/2020

42 é a resposta!
O que falar do livro mais irônico que eu já li em toda minha minúscula vida terrestre? O autor Douglas Adams teve como inspiração o guia do mochileiro da Europa e enquanto estava bêbado olhou pro céu, viu as estrelas e pensou como seria mais interessante viajar pelo universo. É mais ou menos assim a história de inspiração.
Mas que inspiração heim? Porque o guia do mochileiro da galáxia tem uma narrativa divertidíssima, uma pegada de ficção incrível daquelas que você fica querendo que fosse real e ao mesmo tempo dizendo que viagem é essa cachoeira!?
Não tem como você parar de ler quando está embalado nas leituras desse livro. Mesmo assim n tem como surgirem várias perguntas: quem? Como? Quando? Esse é um livro que vale a pena ler? Não sei, apenas digo: 42 é a resposta para todas as perguntas.
Vivian 17/04/2020minha estante
Legal, fiquei curiosa

Larissa 17/04/2020minha estante
??
Só digo que:
?Jamais, em hipótese alguma, deixe um Vogon ler poesias para você.?
Maravilhosos os livros da saga ??

Horikita 13/02/2023

Douglas abençoado Adams
Se eu tivesse que escolher um livro para ler pro resto da minha vida, sem duvidas seria esse. O Adams escreve de uma forma incomparável, divertida e envolvente. Eu AMO comédia, e ele escreve uma da melhor maneira possível.

J. R. P. LIMA 05/08/2021

NÃO ENTRE EM PÂNICO!
Não entre em pânico!
São excelentes palavras para quem vai explorar o universo. Principalmente se esse alguém for um marinheiro de primeira viagem, em um mar cósmico.

Em "O Guia do Mochileiro das galáxias" Douglas Adams conseguiu representar bem o espanto de uma pessoa comum ao ver os mistérios do universo revelados e não entender nada. Nesse Clássico da literatura de ficção científica, com um humor ácido e inteligente, as provocações e sacadas de Adams são capazes de arrancar muitos risos de seus leitores, pelo menos funcionou comigo.

"Praticamente Inofensiva".

Nessa narrativa encontramos o pleneta Terra ameaçado pelas frotas Vogon (extraterrestres que trabalham com demolição e construção de estradas espaciais), funcionários do governo galáctico. Sim, aqui estamos ocupando um lugar por onde uma via intergalática precisa passar.

Em paralelo a isso, nos deparamos com o protagonista Arthur Dent aa luta para tentar salvar sua casa. Ironicamente a casa de Dent está ocupando o lugar por onde uma nova estrada precisa passar. Aí conheceremos Ford Prefect, um do personagens interessantes do Livro, que no meio da crise do colega ele resolve que melhor seria se eles se embebedasses.. afinal o mundo estava prestes a acabar mesmo, ninguém merecia passar por isso sóbrio.

Mas isso tudo acontece bem no início do Livro. A história se segue, e com ela algumas aventuras e piadas sobre a vida inteligente no universo e nosso real objetivo. O motivo pelo qual a vida na terra existiu e tudo mais.

Aviso: não subestime os ratos. Os golfinhos agradecem pelos peixes. E se ainda houver qualquer pergunta... A resposta é 42.

Aaaah antes que eu esqueça... tenha sempre sua toalha em mãos e NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Gostou? Segue meu Instagram @limaricardo 91... aah tenho um Conto Whattpad "O Conto de Sputs", fique vontade para ler.

heybee.lia 11/07/2022

Quarenta e dois
Meu pai sabe muito bem me recomendar livros, e esse é mais um dos livros incríveis que ele leu.
Não leio muito livros de ficção científica, prefiro mais romance e fantasia, mas esse livro foi diferente. Ele é uma mistura de comédia e sci-fi, o que deixa a história bem divertida, e tem uma leitura fluída, o que me levou apenas três dias pra ler.
Então para os leitores que não gostam muito de ficção científica, recomendo esse livro, ou para todos os outros que amam ficção, ou até para aqueles que não lêem, esse livro é incrível!

krnero 31/12/2021

Melhor livro ja feito
Douglas Adams é simplesmente genial, e essa é, com certeza, sua obra prima. Usa uma linguagem simples e um humor inteligente.

Milena.Saleh 23/07/2022

Excelente
Devemos avaliar cada livro de acordo com seu estilo e ao que ele se propõe. O Mochileiro das Galáxias não é um livro de literatura clássica e não foi feito para edificar o leitor. Ele foi feito para abrir novas portas e janelas nos horizontes da mente de quem lê. E, nesse quesito, ele é excelente.
O livro se trata de Arthur, terráqueo que de repente se vê sem lar e é obrigado a viajar com seu amigo Ford, não tão terráqueo assim, pelo universo. Nesse caminho, encontram o Presidente da Galáxia, Zaphod Beeblebrox e Tricia, também terráquea, e entram em aventuras extremamente improváveis, por meio do gerador de improbabilidade. A história é absurda, tanto que garante muitas gargalhadas ao leitor, e nunca fica monótona. É um livro para se devorar.
Recomendo a leitura, pois nem só de livros cults vive o leitor. E que chato seria!

@apilhadathay 01/09/2012

Fenomenal.
Imagine o cenário: Não apenas não estamos sozinhos no Universo, como há todo um sistema governamental galáctico, que funciona sem o nosso pleno conhecimento [mas está tudo à sua disposição, se quiser informar-se]. E tem mais: alguém decidiu que a galáxia precisava de uma via expressa hiperespacial, e o planeta Terra era apenas um detalhe no caminho, logo, ela precisava ser demolida. Mas... Don't Panic. A resposta para a Vida, o Universo e Tudo Mais não é o que realmente importa, mas a pergunta certa a ser feita a partir dela. Isso, e andar sempre com a sua toalha, item fundamental a todo mochileiro!

"O Guia do Mochileiro das Galáxias faz algumas afirmações a respeito das toalhas. Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático: (...) você pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e, naturalmente, pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa. Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc.Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha acidentalmente perdido. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está a sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito." (P. 36)

O Guia do Mochileiro das Galáxias é o primeiro livro daquela que começou como uma trilogia, passou a uma série de 5 livros e hoje tem 6 volumes lançados. Clássico da FC, é uma ode ao humor inteligente, de que Douglas era plenamente dotado. Surgiu como um programa de rádio, passou para fitas K-7, virou livro e, enfim, foi para a TV britânica. Ainda conta com uma produção para cinema, de 2005, com Martin Freeman, Bill Nighy, Zooey Deschannel e Alan Rickman.

Durante esta aventura espacial hilária, o autor [de quem se dizia ser capaz de fazer tudo, menos escrever, e na realidade guardava uma inteligência acima da média] nos apresenta seres estranhos com nomes difíceis, planetas incríveis e situações surreais, naquela que pode ser a jornada mais louca e criativa já empreendida fora da Terra. Usando do melhor do sarcasmo, ele tece críticas sagazes à política, à sociedade, à burocracia e, bem... muitas instituições mais!

"Uma das coisas que Ford Prefect jamais conseguiu entender em relação aos seres humanos era seu hábito de afirmar e repetir continuamente o óbvio (...) Ford elaborou uma teoria para explicar esse estranho comportamento. Se os humanos não ficarem constantemente usando seus lábios, eles grudam e não abrem mais. Após pensar e observar por alguns meses, abandonou essa teoria em favor de outra: se eles não ficarem constantemente exercitando seus lábios, seus cérebros começam a funcionar." (p. 57)

O livro narra o início das aventuras vividas por Arthur Dent, um inglês típico, sem nada em especial, mas que se vê às voltas com a notícia inesperada da demolição de sua casa, para construção de um desvio. Ele nem imaginava que havia problemas maiores em jogo, e foi poupado de ser vaporizado junto com a Terra graças ao amigo Ford Prefect. Ford é natural de um pequeno planeta perto de Betelgeuse, e passara 15 anos na Terra disfarçado de ator desempregado [uma desculpa perfeitamente aceitável], fazendo pesquisa de campo para a edição revista do Ultimate Book para os mochileiros interestelares, O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Os dois amigos acabam escapando da demolição da Terra de carona em uma nave espacial vogon e nem sonhavam com tudo o que viria em seguida. Entre coisas tão legais quanto viajar no espaço com bons amigos e tão horríveis quanto a poesia vogon, Arthur descobre a "verdadeira" história do nosso planeta e a resposta para a Pergunta Fundamental da Vida, do Universo e Tudo Mais. Mas, principalmente, aprende a não se surpreender com nada do que iria ver no caminho.

"Os homens sempre se consideraram mais inteligentes que os golfinhos, porque haviam criado tanta coisa a roda, NY, as guerras, etc enquanto os golfinhos só sabiam nadar e se divertir. Porém, os golfinhos, por sua vez, sempre se acharam muito mais inteligentes que os homens exatamente pelos mesmos motivos." (p. 151)

Finalmente a bordo da nave Coração de Ouro, Arthur viaja na companhia do amável Ford, da amiga Trillian, de um impagável Zaphod Beeblebrox e do fofo Marvin [um robô maníaco-depressivo, que nos proporciona as melhores cenas do livro e conquista o coração de qualquer pessoa, até com suas alfinetadas]. Eles avançam no espaço, sobrevivendo às maiores improbabilidades da galáxia e encontrando seres hilários, como aliens que se sentem felizes por terem a chance de ficarem irritados e governantes planetários que não dão a mínima para os governados [mera coincidência?]. Com esse grupo heterogêneo e carismático, conhecemos a natureza selvagem no cosmos e nos deparamos com a curiosa questão de reconstruir o mundo, despojando-o de suas falhas originais.

O livro é um clássico da ficção científica que flerta abertamente com a Filosofia, quando discute algumas das questões fundamentais...Existe um plano maior e sinistro em andamento no Universo? Quem somos? Aonde vamos? Por que estamos aqui? Onde podemos almoçar?

Apesar das inúmeras declarações sobre o ateísmo de Adams, porém, não posso deixar de relevar algo que, para mim, permanece claro: levando em conta as tantas brincadeiras, indagações e menções a respeito de Deus, e a ideia de que há um limite para as repostas da ciência, talvez Douglas acreditasse mais n'Ele do que muita gente que anda sobraçando a Bíblia. Só uma ideia.

"A ciência conseguiu algumas coisas fantásticas, não vou negar, mas acho mais importante estar feliz do que estar certo." (p. 183)

Esta é uma coleção para se ter na estante, guardar, presentear e debater [muito] em clubes do livro. Um clássico da FC que você vai desejar ler NOW. E não se esqueça da sua toalha, mochileiro o//
Diego.Ferreira 28/05/2022minha estante
Estou lendo, mas meio que arrastado... Acho que estava esperando muito e acabei um pouco decepcionado...

Karen 29/07/2023

O livro é bem legal, mas a experiência teria sido melhor se não fosse livro para a prova. Fiquei confusa em muitas partes, mas quando comecei a entender melhor a história ficou legal.

Agnaldo 20/03/2022

Um bom dia para ser amigo de um E.T
Gostei bastante de toda história, a forma como o Douglas mostra que o ser humano é uma simples formiguinha numa estrada espacial é uma forma fascinante de mostrar o quão insignificante somos. As maluquices tecnológicas e científicas são de uma inteligência inimaginável e apresentar tudo isso na sua história sem perder a essência do desconhecido foi genial. E por mais fantasiosa que seja, ele não foge dos problemas mais humanos que podem ocorrer em qualquer espécie, e assim ele compõe seu universo com várias espécies, raças e planetas de forma tão completa como nossa própria origem. Foi uma leitura muito divertida e cheia de reviravoltas alucinantes.
Daiana.Borges 20/03/2022minha estante
O segundo livro tbm é ótimo ?

Agnaldo 20/03/2022minha estante
Já vou me preparar pra começar ?

Vivian 31/05/2020

Bem bobinho na realidade. Sei lá, acho que na infância a leitura seja mais prazerosa
Contos e Tal 31/05/2020minha estante
Quando li achei meio viagem tb kkkkk

Natiara @leiturasdanati_ 07/06/2020minha estante
Achei muita viagem ?

Contos e Tal 07/06/2020minha estante
Natiara, não sei se vc curte muito sci fi, mas um que eu achei bem melhor e que se encaixa nesse tema é o Shada, da coleção do doctor who