O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Daniele 07/02/2021

Qual o sentido da vida?
Que livro incrível, divertido e inteligente! Mas principalmente, que viagem hahahha.

Andreia Santana 17/10/2011

Viagem nonsense pelo universo
O escritor britânico Douglas Adams morreu em 2001. A série Guia do Mochileiro das Galaxias deve ter chegado as estantes de Bobbie uns dois ou três anos depois que o seu autor foi morar nas estrelas para sempre. Eu só parei de enredar e peguei os livrinhos para ler em meados de 2009. A leitura trouxe reflexão sobre a vida, o universo e tudo mais muita diversão, gargalhadas que faziam minha mãe erguer uma sobrancelha e questionar se eu estava no meu juízo perfeito e a sensação de que, como diz minha irmã, nem que eu tente vou conseguir explicar o que é a saga do Guia do Mochileiro das Galáxias (devorei os cinco livros em questão de um mês). Só dá para saber o que é lendo. Ainda assim, eu me arrisco a tentar explicar o inexplicável e, talvez, por uma das leis do gerador de improbabilidade infinita, eu consiga.

A coisa mais importante que preciso deixar clara para quem por ventura (ou aventura) cair nessa página via buscador da internet, é que eu não entendo nada de física, geofísica, astrofísica, física quântica, ou qualquer outra área correlata. Não me peçam para explicar o que é o gerador de improbabilidade infinita, porque Douglas Adams até tentou me fazer entender em cinco livros. Mas, o mais perto que a leitura da série fez, foi me deixar com a sensação de que ele estava sacaneando a tal da Lei de Murphy. Ou ainda, que tentou explicar o que é o acaso.

Douglas Adams nasceu em Cambridge, Inglaterra, em 1952. Antes de transformar o Guia do Mochileiro das Galaxias em livro, ele era autor de um programa de rádio com o mesmo nome. Foi roteirista do Monty Python's e era apaixonado por tecnologia e ecologia. Colecionava todo tipo de parafernália. Também era macqueiro (fissurado em Macintosh). Sofria de asma e morreu aos 49 anos, dizem que muito bem vividos.

A série Guia do Mochileiro das Galaxias começou a ser escrita nos anos 70 e o último livro ficou pronto nos anos 90. O intervalo entre os quatro primeiros títulos e o último revelam que Adams cresceu tanto como autor quanto como filósofo do acaso ou da improbabilidade infinita que rege nossas vidas num universo cujo tamanho não somos capazes de imaginar nem se multiplicarmos o tamanho da Terra vezes dez trilhões, somados a cinco bilhões elevados a máxima potência que algum tarado por matemática provavelmente vai tentar calcular. Boa sorte!

Ironia é a palavra de ordem em cada um dos livros. Uma capacidade infinita de rir de si mesmo, da sociedade a qual pertencia, das outras culturas estranhas a sua sobretudo a norte-americana -, da ciência, das instituições, do governo, do autoritarismo, da xenofobia Adams era um anarquista, talvez venha daí minha idenficação imediata com ele. "Outros autores também tem essa capacidade", algum leitor da resenha deve estar resmungando. Verdade. Mas não conheci nenhum ainda que tenha criado todo um universo, com centenas de planetas, estrelas e constelações de nomes esquisitos só para dizer: ei, terráqueos, é com vocês que estou falando!.

Ecologia é outro tema presente em todos os cinco volumes e o desfecho, já naquele tempo, é o total apagamento, ou demolição da Terra, excluída para sempre do resto do cosmos. Fico me perguntando o que ele escreveria se estivesse vivo. Porque em sete anos desde sua morte, a coisa está mais caótica. Adams não viu o tsunami na Indonésia, os terremotos na China ou no Paquistão, ou os ursos polares sob risco iminente de morrerem afogados

Para quem gosta de sinopses, abaixo um pouco do que cada livro trata

1 - O Guia do Mochileiro das Galaxias: A série conta as aventuras dos amigos Arthur Dent, um terráqueo que está prestes a ter a casa demolida para que uma via expressa passe pelo local; e Ford Prefect, um E.T que vive disfarçado na Terra e sabe que o planeta será demolido para a passagem de uma via expressa hiperespacial. Nesse primeiro episódio, os dois saem do planeta, de carona em um disco voador, segundos antes da Terra ser vaporizada. Conhecem o ex-presidente da Galáxia Zaphod Beeblebrox, primo de Ford; Trillian, uma terráquea que vive um esquisito romance com Zaphod e o robô Marvin, um andróide maniaco-depressivo. O Guia em si é um livro com dicas de viagens, de como conhecer todo o universo gastando apenas trinta dólares altairianos por dia, mas que na verdade não ensina nada de útil e mete todo mundo que tenta botar em prática suas orientações, em enrascada. No caminho dos aventureiros estão os Vogons, uma raça de alienigenas que são idênticos a funcionários públicoscom todo respeito aos funcionários sérios.

2 O Restaurante no Fim do Universo: Aqui a cabeça do leitor começa a dar um nó. Porque esse segundo episódio brinca com as viagens no tempo. Nossos aventureiros Dent e Prefect, junto com seus novos amigos, vão esbarrar no restaurante mais caro e chique da galáxia, situado justamente no fim do universo. Todas as noites, clientes vips gastam uma nota para assistir a uma supernova que irá destruir toda a criação, o contrário do big bang, a grande explosão que teria dado origem a tudo. As reservas para ver o grande espetáculo são feitas com anos luz de antecedência. O raciocínio rápido do autor e sua narrativa veloz exigem atenção para acompanhar as idas e vindas da história

3 - A vida, o universo e tudo mais: O terceiro livro começa com uma busca frenética pelo sentido da vida. Arthur Dent, que agora não tem mais casa e nem planeta, sente-se um estranho em meio a tantos mundos e ETs desconhecidos. Junto com Ford, Zaphod e Trillian, além de Marvin, eles precisam encontrar a grande pergunta para a resposta que explica a origem da vida. A resposta, que levou 10 bilhões de anos para ser calculada por um super computador anos luz à frente do tempo em que nossos companheiros de jornada vivem (mais viagem no tempo e nós de marinheiro no cérebro do leitor) é o número 42. Resta aos aventureiros encontrarem uma grande pergunta que se encaixe em resposta tão estapafúrdia. E se você, espertinho, andou tentando multiplicar 7×9, esqueça, a pergunta suprema para a resposta universal não está nem perto de ser um simples cálculo da tabuada

4 Até mais, e obrigado pelos peixes: O quarto livro mostra que Arthur Dent, após oito anos vagando pelo universo, acorda um belo dia em sua própria casa, sentindo-se tonto e de ressaca. A primeira ideia é de que tudo não passou de uma alucinação, que a Terra não foi destruida e que ele andou bebendo mais do que devia. No entanto, Arthur descobre que todos os golfinhos desapareceram do planeta, não sem antes deixar um presentinho de despedida para cada pessoa no Terra. O mochileiro precisa encontrar um ecologista que entende tudo sobre comportamento de golfinhos e que é o único que talvez possa explicar o que está realmente acontecendo Aaah, nesse volume eles não encontram a pergunta suprema, mas se deparam com uma mensagem deixada pelo Criador do Universo, para toda a sua criação. Não posso contar qual é a mensagem, senão tira a graça para quem não leu, mas estou rindo até agora

5 Praticamente Inofensiva: A série termina com Arthur Dent de volta ao espaço sideral, vivendo uma vida pacata de fazedor de sanduiches em um planetinha desolado e escondido nos confins da galáxia. Enquanto isso, Ford Prefect descobre que a sede do Guia do Mochileiro, ou seja, a editora que publica o guia e no qual ele trabalha, foi vendida para um grupo esquisito de burocratas que chefiam os vogons, aqueles ETs que parecem maus funcionários públicos. Já Trillian, numa das suas incontáveis viagens no tempo como apresentadora de TV, acabou pegando amostras do DNA de Arthur, que trocava pedaços de pele, unhas e cabelos por passagens de primeira classe em naves espaciais para conhecer o universo, e usou para fazer uma inseminação artificial. O mochileiro terráqueo, que não sabe nem cuidar de si mesmo, terá de se virar para cuidar de uma filha adolescente rebelde, enquanto finalmente encontra, na Terra (mas ela não tinha sido destruída?) a bendita pergunta suprema cuja resposta é 42 Praticamente Inofensiva, por sua vez, é a definição que consta no Guia para o verbete Terra. Lindo!
Julia Andrea 21/02/2011minha estante
Com todo respeito ao Douglas, que ja passou desta pra melhor, e por causa dele e do "Monty Python" q resolvi num impulso comprar logo os 5 livros da serie,e...PQP!!!Que Meleca e Arrenpedimento, ai credo!!Chatíssimo.Talvez(arrisco a dizer, que a tradução não tenha sido feliz, pois sempre admirei o humor acido do Douglas.E em admiração a ele estou me esforçando ao maximo pra terminar a tortura de finalizá-lo....Será q os outro ssão piores...Bom aqui surge esperança q não!!!

Andreia Santana 21/02/2011minha estante
De fato, Julia, o senso de humor de Douglas Adams é irônico, ácido e sarcástico. Já a narrativa dele é cheia de referências à física quântica e a cultura pop, daí tem de curtir essas coisas para se divertir com os livros dele. Nem todo livro dito de humor nonsense é de fácil leitura, mas espero que essa sua má impressão mude no decorrer da série. Abs.

Isa 12/06/2020

" -42...mas qual era a pergunta mesmo?"
um livro super descontraído sobre dois viajantes no espaço, que se envolvem em várias aventuras e descobertas.
Leitura e . 12/06/2020minha estante
Oii... Bom diaa... Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Mly 29/01/2022

história bemm viajada... literalmente
Eu botei muita expectativa nesse livro. Não foi o que eu imaginava, e ainda bem.

Só por ser uma história elogiada por Neil Gaiman já deu pra saber que era boa, mas não sabia que ia ser nesse nível.

Pensei que a escrita seria confusa, por se tratar de um livro não tão atual, mas foi bem fácil e fluído. Me lembrou star wars, mas um pouco mais nerd e com muito humor!!

Amei os personagens, o narrador que se intrometia e explicava o universo de uma forma irônica e até ácida.

Com certeza vou ler mais livros do autor, recomendo também

Rodrigo.Artioli 21/01/2023

Uma caótica comédia!
Com uma história surreal, já fui fisgado nas primeiras páginas pela comédia irônica de Adams. A história vai de aventura a ficção científica com pequenas pitadas de humor. Totalmente indicado para quem não espera por uma história simples

Brenda sena 25/01/2022

Legal
É bom, mas nem tanto. No começo achei bem divertido. Criativo. Engraçado? mas em alguns momentos a leitura ficava arrastada e eu demorei um pouco p conseguir terminar. Mas no geral é bom, eu gostei mais ou menos. ?

Allife 01/06/2020

"Um dos principais problemas em governar pessoas, está em quem você escolhe para fazê-lo. Ou melhor, em quem consegue fazer com que as pessoas deixem que ele faça isso com elas"

lorena 25/04/2022

a resposta é 42.
sem palavras... que livro genial, do começo ao
fim. não dá pra explicar, a sacada que o douglas teve foi sensacional, criei conexão com os personagens (marvin, eu te amo!), e o cenário, meu deus o cenário, o detalhamento do ambiente que eles estão, é tudo perfeito. pra mim, leitura obrigatória. referência 42!

julisianthus 06/08/2021

Cativante, inteligente e engraçada!
Na realidade foi uma releitura, eu havia lido esse livro outras duas vezes. A primeira eu li quando era bem novinha e a segunda faz mais ou menos uns 4 anos.
Fazer essa releitura foi muitíssimo especial, eu pude ter um entendimento mais profundo de algumas tiradas do autor e isso tornou a experiência ainda melhor. Anteriormente essas partes eram apenas engraçadas, não tinham um contexto maior pra mim.

A história é extremamente cativante, engraçada, inteligente e única. Simplesmente perfeita! Eu não mudaria nadinha nela.

Nas três vezes eu simplesmente comecei a ler sem muita expectativa, só deixei a história me guiar e quando eu percebi já estava no fim do livro. Eu simplesmente amo quando isso acontece, quando a história é boa de uma forma tão maravilhosa que a gente se entrega pra ela e nem percebe o tempo passando.

Leitura super rápida, fluída e diferente de tudo que eu já vi até hoje!
GABRO 06/08/2021minha estante
O mochileiro se tornou um dos livros mais engraçados e fantásticos que já li, eu adoro o Marvin e o seu bom humor kjjjkkkk.

julisianthus 06/08/2021minha estante
É perfeito né? Tão único!
Eu também adoro o Marvin hahaha.

Evy 16/01/2009

So consigo dizer uma coisa sobre esse livro: Hahahahahahahahahahahahahahaha!! AAAAAAAAAAhahahahahahahahhahahha!!

xtoia 21/05/2020

apesar de tudo ser extremamente aleatório, tem algo nesse livro que me fez gostar dele

Raphael 26/05/2020

Estranhamente lindo e estranho
Nada nesse livro faz nenhum sentido, mas ao mesmo tempo faz um enorme de sentimento. Leitura obrigatória para qualquer um. Amei!
Caio 26/05/2020minha estante
É extremamente poético a falta de sentido, e a estranheza nesse livro! Amo demais também!

Neto Murracho 23/01/2021

Mochilando
Uma história meio bobinha, mas divertida.

Manoela138 12/06/2020

Não superou o 1º volume
"-Sem em algum momento futuro você achar que precisa de ajuda novamente, se tiver um problema difícil, se precisar de socorro...
-Sim?
-Por favor, não hesite em se danar."
A minha parte favorita foi essa, onde Zaphod tenta convencer o bisavô a ajudar eles a não serem atingidos pela nave dos vogons.
No geral, achei confuso ler esse livro, foi difícil pra saber onde eles estavam em algumas passagens ou o que estava acontecendo kkk Mas, a história continua engraçada e continuo gostando muito dos personagens, especialmente Marvin e Zaphod.