Antes de dormir

Antes de dormir S.J. Watson

Resenhas - Antes de Dormir

vit 21/01/2023

Estou fazendo a resenha agora, mas já tinha lido.
O livro Antes de Dormir, escrito por S.J. Watson, é uma história intensa e intrigante que prende o leitor desde a primeira página. A narrativa é contada em primeira pessoa por Christine, uma mulher que sofre de amnésia hipocampal - uma condição rara que faz com que ela esqueça tudo o que aconteceu desde o momento em que adormece até o momento em que acorda.

A história começa quando Christine acorda em um quarto desconhecido e não tem ideia de como chegou lá. Ela logo descobre que está casada com um homem chamado Ben, mas não tem nenhuma lembrança dele ou do casamento. A partir daí, a história se desenrola com Christine tentando desesperadamente descobrir sua verdadeira identidade e o que aconteceu com sua memória.

O livro é repleto de reviravoltas e surpresas que mantém o leitor aderido à trama. Watson é habilidoso em criar um clima de tensão e mistério, fazendo com que o leitor se sinta tão confuso quanto Christine. A escrita do autor é incrivelmente eficaz em transmitir as emoções e sensações de Christine, fazendo com que o leitor se sinta completamente imerso na história.

A personagem principal, Christine, é incrivelmente bem desenvolvida e complexa. Ela é ao mesmo tempo vulnerável e forte, e sua jornada para descobrir sua verdadeira identidade é desesperadamente emocionante. Os personagens secundários também são bem desenvolvidos e contribuem para a construção da trama.

O livro também aborda questões importantes, como a importância da memória e do passado, e como as coisas que não lembramos podem afetar nossas vidas de maneiras surpreendentes. Ele também explora as questões de confiança e traição, e como as mentiras podem ter consequências devastadoras.

Em resumo, Antes de Dormir é um livro incrivelmente intrigante e emocionante que prende o leitor desde a primeira página. A escrita de Watson é deslumbrante e a história é repleta de reviravoltas e surpresas. A personagem principal é incrivelmente bem desenvolvida e a trama aborda questões importantes de forma significativa. Definitivamente recomendo esse livro para todos os amantes de thrillers psicológicos.
Rebeca427 22/01/2023minha estante
Quero muito ler esse livro

vit 22/01/2023minha estante
Pois não passe vontade! O final na minha concepção, não foi dos melhores pq não tô acostumada com o final que teve? mas o livro em si, é muito bom mesmo. Me prendeu do começo até o final.

Naty 21/03/2012

www.meninadabahia.com.br

Lembram do filme ‘Como se fosse a primeira vez’? A vida de Ben e Christine é basicamente parecida com a do casal do filme. Quando tinha 29 anos, ela foi atropelada por um ônibus. Conseguiu sobreviver, mas as sequelas no cérebro foram praticamente irreversíveis. Ela ficou amnésica e não conseguia reter nem as novas informações.

Passou anos na ala psiquiátrica, depois anos em uma casa de repouso, até Ben levá-la para casa. Nessa época, ela estava com 47 anos. Mas ela não se lembra de nada disso, essas poucas informações lhe foram passadas por um médico que explicou que sua amnésia é de uma modalidade rara: ela consegue, por exemplo, lembrar dos acontecimentos de um dia inteiro – atualmente -, mas ao cair em sono profundo e acordar já esqueceu tudo novamente.

Achando que pode ajudá-la, Dr. Nash a incentiva a escrever num diário, depois escondê-lo do marido – porque Ben é contra o tratamento. E todo dia, ele ligaria para lembrá-la onde ela escondeu o diário.

Todos os dias, sempre a mesma coisa. Porém, ela começa a vislumbrar fragmentos de seu passado e nem tudo que Ben dizia era verdade. Por que seu marido, o único em que ela podia confiar mentia para ela? Será que Dr. Nash, também, mente?

Inundada por dúvidas e incertezas, Christine só pode confiar em uma coisa: seu diário. Com o tempo sua memória parece estar melhorando e ela consegue recordar do diário, antes do Dr. Nash ligar, e a cada novo dia tem um novo flash de lembranças. Claro, ela ainda precisa ler todo seu diário para lembrar-se do principal, mas ela consegue vislumbrar e sentir certas sensações, como a felicidade por estar grávida (mas cadê esse filho?), o êxtase por ter um livro publicado (mas como se Ben diz que ela nunca escreveu nada?). Serão esses flashes realmente lembranças ou peças que a memória está lhe pregando?

Antes de Dormir, de S. J. Watson (Record, 400 páginas, R$ 39,90), me deixou agoniada. É agora que minha aflição irá acabar?, pensava toda hora. Imaginei algo terrível... Realmente algo terrível aconteceu; apesar dos fatos levarem a crer que seria algo grandioso, o desfecho foi fraco, mas nem por isso deixei de ficar chocada quando descobri toda a verdade.

Esse é o livro de estréia do autor, ele começou a escrever durante um curso para escritores iniciantes. E ele é incrível, a trama é super inteligente. Os detalhes são perfeitos. Não espere tiroteios, facadas e sanguinolência. Espere uma história brilhante de ficção baseada em um amnésico real. Aprendemos que muitas vezes ignorância é felicidade. Recomendo!
Katia 04/08/2012minha estante
Qndo vi a sinopse, achei q seria igual o filme, mas o autor me surpreendeu ja no inicio. Como ele ia desenvolver a historia se ele ja tava contando td no comeco?:-). Ai veio a surpresa, o diario e o q acontece depois e depois... E vc nao pode parar de ler mais. Admito q nao esperava muito por ser um romance de estreia, mas o autor tem talento de sobra. :-)

Naty 04/08/2012minha estante
Tb gostei muito Katia :D
E ele começou a escrever esse livro num curso, muito legal isso!

LarissaaRodrigues 02/09/2020

Nasci amanhã, hoje eu vivo, ontem me matou
Christine todo dia acorda como uma criança, uma adolescente, mas nunca se sentindo uma adulta. Todos os dias se esquece de tudo que aconteceu. Ben, seu marido, é o responsável para lhe dizer sobre sua vida todos os dias. Mas será que ela pode confiar nele?

Que livro fantástico!! Todo dia eu me surpreendo lendo um livro. Como uma autora pode ter tanta criatividade para fazer livros assim? É uma história que você viaja. Demais. A única coisa que conseguimos pensar é: o que eu faria se fosse essa mulher?

A narrativa é muito diferente. A maior parte da história é contada pelo diário dela, que ela começa a ler no começo do livro e vai até quase no final. A gente entra nas memórias dela de modo incrível.

O final eu amei, muito bem colocado e bem feito. Eu já sabia o que seria, já imaginei tudo que a autora colocou e interliguei todos os pontos. Pena que a última frase do livro deixou um suspense, uma interrogação, que eu queria muito saber a resposta.

Indico demais pra qualquer um que goste do gênero. Valeu muito a pena!!
Li 02/09/2020minha estante
Adorei o resumo, me deu vontade de ler, até já adicionei na minha lista rsrs

LarissaaRodrigues 02/09/2020minha estante
Aproveita que ta no kindle unlimited. Muito boom thriller

Gabriel 12/10/2019

Previsível demais
A escrita e a ideia são interessantes, porém, parece que ja comecei o livro sabendo do desfecho final. Os dias acabam se tornando massantes tanto prá nós quanto pra protagonista (não sei se essa era a intenção do autor). Raramente dou menos de três estrelas pra um livro, mas esse, apesar de ter lido rápido, desgostei. Vou ver o filme por causa da Nicole Kidman, espero que tenham conseguido melhorar de alguma forma a história.
Triz 11/12/2019minha estante
Você também achou que a Christine é pouco esperta? No fim, tava óbvio o que estava acontecendo e ela levou muito tempo pra perceber

Gabriel 04/07/2020minha estante
Pode ter sido pouco esperta, ou pode ter sido devido ao problema dela rs

Fabi129 24/01/2017

MELHOR LEITURA DO MÊS
Livros que tem a capa com metade da face mostrando, sempre que bato o olho, me interessam.
Daí vi este livro um dia e pensei: vou ler. E o que houve?
Antes de dormir, virou meu novo livro favorito. Aehhhhhhhhhh, =) =) =)
Desde a primeira página, a escrita me pegou. Tive que parar no primeiro dia a leitura, porque se não, nada de dormir nessa noite.
Você lê e não quer parar a leitura!
É como vocês devem perceber, eu amei este livro S2
Em 2 dias li ele. Com uma narrativa que prende o leitor, o livro nos conta a história de Christine, uma mulher de 47 anos que tem amnésia. Tá até aí beleza, o curioso, é que todo dia ela não reconhece o seu marido, Ben. Christine, não consegue armazenar lembranças por mais de 24 horas no cérebro.
Ela todos os dias acorda e nem ao menos se reconhece, na mente dela ela ainda é jovem.
Imagine que situação essa.
Só que todas as manhãs também, ela recebe uma ligação de um doutor, que a ajuda diariamente enfrentar este drama, mas escondido de seu marido, pois o mesmo não acha que vale a pena Christine continuar tentando melhorar, pois já tentaram isso e não deu em nada.
O doutor, logo entrega um diário, em que Christine anotou diariamente suas lembranças. O que faz com que ela possa ler e saber o que aconteceu no dia anterior. Só que no livro algo escrito chama a sua atenção: Não confie em Ben.
Ela logo fica assustada e começa a leitura do diário.
Christine perceberá que Ben esconde muitas coisas dela, principalmente o que houve com ela, para estar com perda de memória. Ele logo diz que ela foi atropelada, mas futuramente ela descobrirá que algo a mais está encoberto.
Durante algumas visitas em que o Dr Nash a acompanha, Christine tem lapsos de lembranças e assim tentará de todo jeito saber se deve ou não confiar em seu marido.
Motivos para você ler este livro:
O livro até agora foi a minha melhor leitura do mês. O melhor livro de suspense e mistério que eu já li. O final é bombástico, nunca eu ia imaginar o que aconteceria.
Com uma escrita fluida e que te prende, Antes de dormir é uma ótima leitura para quem quer ler algo que te surpreenda no final.
E se querem saber? Ele merecia uma boa continuação. Caso não ocorra futuramente, valeu super a pena ter lido esta belezura kkkkkkkk
Leiam! Recomendo de olhos fechados! *-*
Mi 26/01/2017minha estante
Li a sua resenha sem piscar os olhos.
Que história ein kkkkkk

Fabi129 27/01/2017minha estante
eu achei ela mt boa Mi :)

Honeymoon 30/01/2023

"O que somos se não o acúmulo de nossas próprias memórias?"
que livro incrível! Eu comecei ele imaginando o plot, mas, em nenhum momento, a narrativa dele me decepcionou. É um livro que vai lhe instigando, lhe angustiando, quando você acha que a história está completamente redondinha, vem uma avalanche de informações. em nenhum momento é cansativo, apesar de parecer que ler uma pessoa com amnésia seja clichê. A leitura foi fácil, eu queria acabar com o livro em 1 único dia, eu queria saber o final... é super valeu a pena! Entrará nos meus favoritos.
camsszy 30/01/2023minha estante
OMG quero ler

GotikaOMG 30/01/2023minha estante
eitaaaa amei

Mayara 20/02/2018

Decepcionante!
Esta obra tinha de tudo para ser boa, pois sua premissa é atrativa e a narrativa fluída. Mas, infelizmente a história foi extremamente monótona para mim, além de muito superficial, dificultando a conexão com todos os personagem, por isso não senti suas emoções.
A despeito da protagonista sofrer de amnésia, o autor repetiu informações desnecessárias que obviamente tornaram o enredo enfadonho.
Enfim, o que salvou a história foram as revelações no encerramento.
Daniana.Bittencourt 04/05/2018minha estante
Me senti tbm assim após a leitura. Enfadonho é a palavra que o resume mesmo.

Rodrigo 23/09/2019minha estante
Concordo 100%! Tinha tudo pra ser um bom livro.

lua 04/09/2022

mt bom
a perda de memória dela lembra muito a da drew barrymore no filme ?como se fosse a primeira vez? todos os dias quando ela dorme acorda no outro sem memórias. a única pessoa na vida dela é o marido e a partir disso a história vai desenvolvendo.
a protagonista é interessante, ela tomou muitas decisões questionáveis mas o tanto que essa coitada sofre...
o plot twist não é extremamente surpreendente mas as últimas páginas são sufocantes da pra sentir o que ela está sentindo. a resolução foi meio corrida meio mal feita, parece que autor só queria finalizar logo o livro e poderia ter um epílogo pra explicar como ficou a vida dela depois mas no geral é um bom livro.
L P 04/09/2022minha estante
Lembra Drew no tal filme pq é o mesmo problema!? ?

lua 04/09/2022minha estante
é mas drew lembra de toda a vida dela até o momento do acidente, a cristine as vezes acorda achando que é uma criança, ela não lembra quase nada do que ela já viveu. por isso falei que ?lembra?

Maria Carolina 16/01/2023

Foi bom, mas esperava mais
Confesso que eu criei um milhão de teorias pra saber o que estava acontecendo com ela, confabulei varios cenários diferentes para o real motivo da falta de memória, eu cheguei acreditar que era tudo fruto da imaginação dela também...mas do meio pro final eu consegui pegar o que tava acontecendo, era obvio que o "marido" dela nao era aquele Ben. A unica coisa que me confortou foi o Adam ainda estar vivo, mas do resto achei que o final da história deixou um pouco a desejar, nao fechou todos os arcos, ficou muita coisa em aberto....assim como o final do livro.
Isabella658 17/01/2023minha estante
Foi a mesma coisa comigo, eu tava confiando nem nela e no que ela tava escrevendo, criando teorias malucas, mas até chegar no plot é um clima legal de thriller psicológico

Maria Carolina 18/01/2023minha estante
Nossa eu criei um milhão de teorias kkkkkk pra no final ser a mais óbvia

Rascunho com Café 01/10/2015

Um livro para ser devorado
Não sei porque não ainda não havia lido este livro? Antes de Dormir estava na minha fila de leitura por mais de um ano e, por mais que ouvisse críticas positivas, eu protelava a leitura. Infelizmente.

Posso dizer que o autor S. J. Watson estreou com o pé direito. Ele nos levou a um arrebatador mistério. Logo de inicio, o leitor acompanha um dos primeiros dias de Christine, no plural, afinal ela sofre de amnésia e sua memória dura apenas 24 horas, antes disso ela só se recorda 20 anos atrás.

Portanto seus dias são iguais e completamente novos para ela, dependendo exclusivamente de informações recebidas por outros, como o seu marido e o médico que fica sabendo do seu caso e tenta ajudá-la, através desse médico que ela toma conhecimento de uma pequena mentira do seu marido, será apenas para poupá-la ou ele esconde algo mais sombrio?

Isso tudo a deixa em uma situação delicada, sem saber em quem pode confiar, até que ela começa a escrever um diário que servirá como memória, de modo que ela não dependa exclusivamente das informações recebidas por terceiros.

Como temos acesso somente ao ponto de vista de Christine, assim como a protagonista, vemos sua vida como um quebra-cabeça que precisa ser montado, peça por peça, para que junto com ela possamos entender: o quê, porque e quem causou seu transtorno. A boa notícia é que, por mais inverossímil que seja, temos no fim uma resposta plausível e, portanto, coerente.

Um livro para ser digerido em segundos, rápido e fácil de ler, a linguagem não é rebuscada e a tensão constante prendem o leitor. Entretenimento garantido.
Nota:5/5

PS1) Por favor não assistam a versão cinematográfica, é péssima. Tenho pena que quem assistiu o filme antes de ler o livro

PS2) O autor se inspirou em dois casos: Henry Molaison e Clive Wearing e ambos os casos a memória acumulado não passa de minutos. Como pode ser visto no documentário abaixo:
acesso o blog e assista o vídeo http://www.rascunhocomcafe.com/2015/09/antes-de-dormir-um-livro-para-ser.html#

site: www.rascunhocomcafe.com.br
Karen229 01/10/2015minha estante
Muitooooooooooo bommmmmmmmmm esse livro!!!!!!!

Maria Janir Pir 25/11/2015minha estante
Acabei de ver a chamada no Telecine Premium e fiquei pensando, acho que tenho esse livro!
E não e que tenho mesmo!!! vim conferir as resenhas e pensei, porque ainda não li esse livro?
Ok vou seguir sua recomendação não vou ver o filme, vou começar o livro agora mesmo..rsrsrs..
Alias parabens pela resenha

daphnemerces 07/09/2022

li pq vi indicação no tiktok berro kkk

achei muito bom, não esperava o final e conseguia sentir a angustia dela acordando todo dia assim

inclusive...chegava final do livro e eu já tava estressada mds, acordar e não saber quem é você, ter que ler um diário pra saber e não poder confiar em ngm pelo amor

gostei do plot, de como foi desenvolvendo a história e a gnt descobrindo as coisas com ela

achei o final muitooooo corrido, muita coisa acontecendo, ela descobrindo rápido, o pessoal reaparecendo e n tivemos a oportunidade de ver essa parte enfim...só queria saber do outro dia, oq aconteceu!!!faltou um epilogo :')

quero ver o filme dia desses!!
Talita707 07/09/2022minha estante
O filme é maraaaa

daphnemerces 07/09/2022minha estante
quero muito assistir

Mi 05/02/2017

"Sou tão vulnerável quanto uma criança."
"O quarto é estranho. Nada familiar. Não sei onde estou, nem como vim parar aqui"

Christine Lucas não se lembra de nada.
Do lugar onde está
Não se reconhece.
Nada.
Em sua mente,ela ainda é uma jovem.
Ela não consegue armazenar lembranças por mais de 24 horas.
Assim que vai se situando dos acontecimentos. Tudo não lhe servirá de nada ,pois no dia seguinte será esquecido tudo novamente.
Todo dia, uma luta atrás de orientação.
Lacunas e mais lacunas em brancos.
Mas como ela chegou a esse estado?

"Há duas de mim, agora, no mesmo corpo: uma delas é uma mulher de 47 anos, calma, educada, ciente do tipo de comportamento que é apropriado e do que não é, enquanto a outra tem 20 e poucos anos e quer gritar."

Ela só tem Ben, seu marido, que se vê obrigado a recontar todos os dias a história do casal, ele ja não confia em sua cura, e o seu médico, que ainda não desistiu dela.
Que liga diariamente, todas as manhãs, assim que Ben sai para trabalhar.
Por que ela tem que esconder do marido seu tratamento?

" - Você tem amnésia - explica, pousando a mão sobre o meu braço. -
Há muito tempo. Não consegue reter novas lembranças, portanto esqueceu
boa parte do que aconteceu com você ao longo de toda a sua vida adulta.
Todos os dias você acorda pensando que é uma mulher jovem. Em alguns
dias, você acorda pensando que é uma criança. "

O médico lhe entrega algo.
O diário.
Suas anotações pessoais.
O pequeno livro, pode conter as informações necessárias, para ela descobrir o que realmente lhe aconteceu.
Um acidente envolvendo um carro aos 29 anos, diz seu marido. Será que foi apenas isso?
Só uma coisa.
Acima de tudo :

"Algo inesperado, aterrorizante. Mais
aterrorizante do que qualquer coisa que vi hoje. Ali, sob o meu nome, em
caneta preta e letras maiúsculas, estão quatro palavras."

Palavras, elas que jamais deverão ser esquecidas :
"Não confie em Ben"
Jamais.
Nunca.

Não irei ir mais a fundo na resenha, sobre a história, pois não quero estragar o suspense galerinha.
Só digo algo ...Que final, Que final minha gente.
É disso que tô falando kkkk
O único problema foi que meio..que...eu ja desconfiava, sobre a grande bomba kkkk
Sério, eu não sei como faço isso, mas vire e mexe eu desvendo as grandes revelações do livro kkkk Mas claro , teve um detalhe que eu nao desconfiei kkkk
Só acho que eu deveria estar trabalhando na polícia desvendando crimes kkk
Enfim, Gostei de ter lido o livro, foi uma ótima leitura.
Fabi129 06/02/2017minha estante
''Só digo algo ...Que final, Que final minha gente.''

Faço minhas suas palavras Mi, o final é bem revelador, mas dá para se ir deduzindo durante a leitura.
Fico feliz que tenha gostado da minha indicação *_*
Um bom livro que indico a todos.

Mi 06/02/2017minha estante
Valeu pela a indicação.
Foi um ótima leitura, um livro maravilhoso de se ler

House of Chick 10/09/2012

O nome do livro é bem sugestivo e despertou minha curiosidade a respeito da leitura, ainda mais por saber que o assunto é memória ou, no caso, a perda dela, e esse é um tema que me interessa bastante. Juntando isso a uma capa extraordinária, só conseguiu aumentar ainda mais as minhas expectativas.

Em “Antes de Dormir” conhecemos Christine, que todas as manhãs acorda sem saber nada, já que sua memória apaga todas as noites quando ela dorme. Ela sempre acorda assustada e confusa e nunca sabe onde está, o que fez, e quem está a seu lado. Tudo isso é muito doloroso para ela. Quem a faz se situar sobre o que acontece em sua vida é seu marido, Ben, que sempre parece um homem estranho para ela, porque ela nunca consegue lembrar-se dele.

Até que ela recebe uma ligação de seu médico, Dr. Nash, que a está ajudando com a sua perda de memória. Relutante em encontrar-se com ele para mais uma consulta, já que ela não se lembra dele, acaba se convencendo depois que acha um bilhete que escreveu para ela mesma, a respeito da consulta com um comentário que a deixa intrigada: “Não conte a Ben”. Além disso, a voz dele, diferente da de Ben, desperta uma certa familiaridade nela, então resolve ir em frente e se encontrar com o médico.

No encontro, ela acaba sabendo que mantém uma espécie de diário, onde escreve tudo o que acontece com ela todos os dias, e o guarda escondido de seu marido. Acha tudo muito estranho, mas precisa descobrir o que a leva a fazer isso. É a partir desse momento que podemos começar a acompanhar sua vida através de seu diário.
Se você espera uma coisa mais voltada para o romance, está enganado, esse livro é de suspense, e muito bem escrito. Dividido em três partes e narrado em primeira pessoa, é uma ótima forma de conhecer o que se passa na cabeça da protagonista e tentar entender, junto com ela, o que está vivendo.

O começo é meio cansativo, pois volta sempre como se não existisse o ontem, um passado. Deve ser muito triste ter essa sensação. No decorrer das páginas, procuramos fazer parte da vida de nossa protagonista, e acabei por imaginar como seria se tivesse essa doença. Christine é casada com Ben, um homem meio que escorregadio demais, ou melhor, muito evasivo, parece que está sempre escondendo alguma coisa dela ,o que faz com que quem o leitor tenha a sensação de que eles não tem uma conexão, tipo um relacionamento forçado, meio que superficial. Mas eu até entendo isso, pois era preciso demonstrar esse tipo de distanciamento entre os dois para começarmos a entender o desenrolar da história.

Continuação:
MauMau 14/09/2012minha estante
Nossa! To super curioso por esse livro, já anoite o nome, preciso ler ele!!!
O tema até é comum mas, dessa forma.. ai eu amo suspenses desse tipo, já que eu não gosto de livros policiais. A investigação dessa forma é perfeita. Acho que eu sempre quis ler um livro assim! Que demais, adorei a dica e resenha bem construída! É sucesso mesmo. E o filme vai ser incrível tbm. Com certeza vou ter que lê-lo ainda. E espero que possa ser em breve. O tempo é uma loucura. Eu também penso como seria se eu tivesse essa doença. Nossa que martírio. Por outro lado ia esquecer de certas coisas que eu quero e não consigo! Simplesmente perfeito, não tem palavras pra descrever isso. To boquiaberto com tudo. Nossa que fantástico^^ D +
Meninas parabéns! Vocês merecem!

Bjão
Mauricio Dias
maumauz@live.com

Vanilda 21/09/2012minha estante
Não conhecia esse livro mas a história me lembrou outro filme: "Como se fosse a primeira vez", com Adam Sandler e Drew Barrymore, onde acontecia mais ou menos isso: todos os dias ela acordava sem lembrar de nada e ele tinha que reconquistá-la dia após dia. No filme, a história é uma comédia romântica ou um "check list" como tem sido chamada agora. Pela sua resenha, notei que a história de "Antes de dormir" é mais séria e "angústia" acho que é a palavra chave do enredo. O suspense presente na trama deve dar um toque especial ao livro porque realmente acredito que deva dar uma ansiedade para tentar saber o porquê dessa amnésia e talvez como terminar com ela. Espero que o filme faça jus a tudo que você comentou sobre a história. Se for assim, será sucesso na certa.

Fabiana 19/06/2012

Previsível!
Não é de admirar que os direitos desse livro para o cinema já estejam comprados. Parece até que foi articulado para se torna um roteiro hollywoodiano.

Me senti atraída pelo tema amnesia, thriller psicológico, mas tirando o bom enredo (uma história realmente bem contada!), o livro não tem profundidade, complexidade, não explora em nada a questão da amnesia, do drama real de quem vive nesse estado. Enfim, é um suspense bem escrito, mas não deixa de ser um livro comercial, um blockbuster, um "sessão da tarde".

Antes dos últimos capítulos eu já sabia do seu desfecho e toda a leitura perdeu um pouco a graça; o livro parecia ainda mais superficial.

Sabe quando vc assiste a um filme cujo roteiro já é bem bem manjado e mesmo sabendo o que vai rolar, você continua assistindo por que no geral o filme não é ruim?

Me incomodou bastante também clichês típicos de livros comerciais: o mau é muito mau, o bom é sempre muito bom, a mocinha-vítima é sempre a mocinha-vítima e o final, ah o final é sempre feliz! (me lembrei de ter lido em uma das resenhas que a pessoa não gostava quando o autor deixa o final em aberto - o final é notadamente explícito e muito, mas muito previsível!)

Não é surpreendente, não é complexo, não tem personagens bem construídos (mesmo a protagonista), na última página até me pareceu haver um erro da trama (aquele parte manjada que os personagens ficam explicando os fatos a luz do drama já solucionado!), mas ainda sim seu tempo não é perdido.

Juliana Walker 28/07/2013minha estante
Concordo com o previsível. Mas a leitura me aborreceu logo no inicio. Achei muito enrolado a forma e monótono a narração da personagem.

Kelviane 20/02/2014minha estante
Concordo Tbm. Gostei de lê-lo, mas não foi nada surpreendente. E como a Juliana comentou, a narrativa é muito monótona.
Não foi um dos piores, mas como vc falou, só mais um livro comercial!

Rebeca 02/09/2022

Meu Deus
Não tenho palavras para descrever , um dos melhores livros q já li. Estou tremendo de emoção. Simplesmente leiam!! Perfeito! Amei
hadley1 03/09/2022minha estante
da muito medo? kkkk

Rebeca 07/09/2022minha estante
Rapaz, o livro é algo mais psicológico. Mas no final, eu fiquei MUITO TENSA e nervosa