Battle Royale Koushun Takami

Resenhas - Battle Royale

sarinha 15/03/2021

PFVR LEIAM BATTLE ROYALE
battle royale é simplesmente o meu livro favorito. Não tenho nem mto oq falar pq ele fala por si só.

Isso é um apelo pq não conheço ngm que já tenha lido e preciso falar sobre essa obra prima literária ?

edit: se vc já leu pfvr me manda msg
juusliet 21/03/2021minha estante
12/10 pra resenha

sarinha 23/03/2021minha estante
pfvr lê

RobertaToussaint 25/03/2021minha estante
Ele é maravilhoso!!!

Cinara... 21/05/2022

Até eu morri!
"Boas pessoas são boas. Em vários aspectos. Mas mesmo as pessoas boas podem se tornar más em algum momento. Ou pode ser que acabem boas durante a vida toda."

Até eu morri, mas morri de amores pela escrita do Koshun Takami!
O que um ser humano é capaz de fazer para sobreviver? Até onde vai a linha tênue do certo ou errado?
Não matar para sobreviver é suicídio?
Que livro incrível!!!!!! Um dos melhores livros que eu já li na vida! E claro se tornou um top 10 dos meus favoritos.
Mas definitivamente não é pra qualquer um, suas mãos ficam sujas de sangue a cada página! As mortes dos personagens são extremamente gráficas e violentas.
Mas incrivelmente no meio de tanta selvageria, sangue e mortes a escrita do Takami te abraça, te envolve de uma maneira que você lê 200 páginas numa sentada e nem percebe o tempo passar. A escrita maravilhosamente fluída te enfeitiça e você nem percebe que está em uma ilha de carnificina!
Te amo Koushun Takami.

Cartola de Bigode 10/10/2023

Muito bom mesmo.
É impressionante como esse livro de te deixa imerso no caos e na loucura que é o battle royale, onde todos são forçados a se matarem. Os personagens conseguem ser bastante carismáticos, com o tempo você se pega torcendo e ficando tenso em diversas situações. Ainda mais que os conflitos são de segurar o fôlego, já que qualquer coisa pode acabar ferrando alguém legal.
Recomendo demais se estiver procurando uma leitura com tiro, porrada e bomba. E de bônus crítica social foda.
Paloma 10/10/2023minha estante
Gostei ! Já tá na lista, em breve comprarei.

Cartola de Bigode 10/10/2023minha estante
Espero que goste, pq achei do balacobaco

Swt_Tears 04/04/2022

"-Bem, os bons nem sempre são salvos[...]"
Gostei muito da leitura, achei a narrativa bem direta e descritiva nos momentos certos. O fato do livro ser narrado pelo ponto de vista de cada personagem me deixou bem animada para continuar a ler.
Os únicos aspectos negativos pra mim foram: A quantidade de personagens, que me deixavam um pouco confusa (os nomes também, mas esse eu relevo porque é uma obra japonesa) e por causa de alguns capítulos arrastados.
O final foi bem interessante, me deixou surpresa e talvez um pouco irritada. Enfim, recomendo o livro, a menos que você seja sensível.

drago 13/01/2023

imagina ter que matar seus colegas de turma
gatilhos: morte, estupro, prostituição (na infância), violência, bullying, alcoolismo e violência doméstica

“Battle Royale” é um livro que conta a história de uma turma de 42 estudantes (21 meninos e 21 meninas) do 9° ano que é selecionada pelo governo japonês para participar de um programa que acontece anualmente onde os jovens devem matar uns aos outros até que reste apenas um sobrevivente.

Eu queria começar dizendo que eu queria esse livro a anos e eu queria muito ter ele porque eu sentia que ia ser um livro que eu ia gostar muito, e eu não me enganei. Esse livro com certeza virou um dos meus favoritos e sério, ler ele sem receber nenhuma spoiler foi maravilhoso, deu pra aproveitar todos os capítulos.

Desde o início da história é perceptível uma grande variedade de personalidades nos alunos que são trabalhados durante o decorrer do programa na forma de reação que cada um deles têm diante do cenário de ter que matar seus colegas. Gostei muito de como todos eles tiveram pelo menos um momento em que a personalidade e os pensamentos foram aprofundados e podemos de fato ler eles como pessoas, e especificamente, como jovens de cerca de 15 anos, isso me ajudou muito a ter sentimentos diante do livro e não só ver os personagens como números que vão diminuindo mas sim como pessoas que tem histórias e sentimentos próprios.
Falando em sentimentos, a falta de confiança e o pavor andam juntos durante toda a narrativa e gere um certo nervoso no leitor que, por conta do narrador onipresente, sabe como os personagens se sentem e sabe que as coisas poderiam ter sido diferentes. No geral é um livro que trata de assuntos pesados e tem uma descrição gráfica das mortes que pode causar certo nojo ou agonia em quem lê, então é bom saber disso e ficar atento nos gatilhos caso queira ler.

Gostei muito de como assuntos políticos foram abordados a partir dos alunos “rebeldes” e como outras questões éticas e morais apareceram na narrativa.Acompanhar o raciocínio dos jovens, seus planos de fuga, os diálogos entre os alunos que podiam resultar em uma conversa pacífica ou em uma morte agressiva foi uma experiência muito interessante, especialmente por nunca se saber ao certo o rumo que as coisas estavam tomando.

A escrita prende demais e por mais que o livro tenha mais de 600 páginas, eu senti que ela me fez perder a noção do tempo e simplesmente desfrutar da leitura. A muito tempo eu não lia um livro que me absorvia pra dentro da narrativa dessa forma. Não é massante nem desinteressante, tudo é muito bem colocado. Eu sempre ficava com um gostinho de quero mais ao parar de ler e com uma enorme curiosidade pra saber o destino de cada um daqueles estudantes. Uma coisa é certa, é bom não ir ler esse livro com um olhar otimista, porque é provável que a tristeza e decepção te peguem mais frequentemente.

É uma leitura que eu recomendo principalmente pra quem gosta de distopia e mais ainda pra quem é fã da saga de Jogos Vorazes. Enfim, gostei muito da escrita, da construção dos personagens e do decorrer da história. Com certeza favoritado.
Okaywinx 13/01/2023minha estante
MDS que resenha PERFEITA, definiu perfeitamente oq eu senti lendo

drago 13/01/2023minha estante
@Okaywinx aaaa mto obg :)) fico feliz que alguém compartilhe das mesmas impressões que eu

Lavínea.Evelyne 01/03/2023

Terminei de ler algumas semanas atrás então não sei ao certo o que comentar, vou só relatar um final bom para um desenvolvimento bom e um começo bom. Eu teria amado mais se não demorasse tanto pra ler, lia e ficava semanas sem continuar então perdia a emoção. De qualquer forma gostei de vários personagens, mesmo com passagens tão rápidas nós capítulos.

eu.laaaa 05/10/2022

Battle Royale
O livro é fantástico!! A cada página que se passava eu ficava cada vez mais nervosa e ansiosa com os acontecimentos que estavam acontecendo e os que iriam acontecer, que por sinal aconteciam diversos seguidamente, e isso deixava o livro mais legal e com mais emoção.
Yasmin 05/10/2022minha estante
Esse livro é tudo!

Aninha568 05/10/2022minha estante
o maior de todos

Marcelo1119 04/05/2024

Battle Royale
Em um país com um sistema político que proíbe partidos políticos, ou seja, um regime autoritário, na província de Kagawa que aconteceu o programa que tem todo ano em que uma turma do Ensino Fundamental é escolhido para um jogo (mortal).
Os alunos da turma escolhida para participar do jogo (obrigatório) são levados para uma ilha (Kagawa) e lá cada aluno recebe um kit de sobrevivência contendo armas, umas de fogo e outras não para matar cada um que entrar na frente do outro. Um artefato me chamou atenção que é a coleira que é colocado no pescoço de cada aluno, com isso os organizadores conseguem monitorar cada um na ilha, onde possui microfone embutido e com explosivo. O aluno que sobreviver é televisionado para o país, além de receber um dinheiro.
O livro é de tirar o fôlego, no início a leitura ficou um pouco presa por causa dos nomes dos alunos, depois a gente acostuma. É ação o tempo todo, é relatado sobre a política do país, é bem interessante. O final trouxe um plot Twist que me surpreendeu, vale muito a pena fazer a leitura dessa obra. Até agora estou com pena de Shogo Kawada.
AliJu 05/05/2024minha estante
Um dos melhores que li esse ano!

Marcelo1119 05/05/2024minha estante
Esse livro é bom mesmo, eu não esperava muito desse livro. Ele trata sobre cultura do país, política e ação o tempo todo. Principalmente o plano de fulga que foi top, no final eu fiquei puto com Shogo, só que ele me enganou kkkkkkk

N sei 12/05/2024minha estante
Shogo kawada viverá pra sempre no meu coração

Nando 13/08/2022

Sensacional
Livro completamente incrível.
Ótima narrativa e de uma escrita fluida e contagiante.

Estava para ler esse livro a anos, mas por críticas negativas referente ao livro acabei me desanimando, agora eu só me arrependo de não ter lido ele antes.

Thaina66 28/11/2020

Brutal, Sangrento e Viciante
O primeiro e único livro publicado pelo escritor japonês Koushun Takami, em 1999, vendeu mais de 1 milhão de exemplares sendo comentado no Japão inteiro e espalhando um rastro de polêmica.

Battle Royale me prendeu durante toda a leitura, o autor conseguiu me fazer desconfiar o tempo todo de todos os estudantes e conseguindo nós fazer sentir a dor e angústia dos personagens a cada nova morte e a cada página que lia não conseguia parar de pensar de como essa história poderia acabar.
Em muitos momentos senti uma agonia, enquanto o autor descrevia a maneira em que os estudantes lutavam (muitas vezes quebrando seus princípios) entre si e consequentemente morrendo.
Por outro lado, uma coisa que me incomodou um pouco foi o fato de estudantes do ensino fundamental de 15/16 anos terem um conhecimento tão grande a ponto de conseguirem hackear o sistema do governo ou em questões de medicina.
Mas nada disso consegue estragar a experiência fascinante do livro e acho que não poderia ter um final melhor do que esse.

"Mentiras são necessárias para o mundo continuar a girar de forma harmoniosa. (...) Quer dizer, não há fim para desconfianças depois que se começa."
Bobs 28/11/2020minha estante
A desconfiança vai funcionar perfeitamente cmg pq eu so muito paranoica jsssssksksksk

Thaina66 28/11/2020minha estante
Hahaha então você vai amar esse livro

Bobs 28/11/2020minha estante
Tô planejando comprar

Mateus.Caixeta 05/08/2021

Um misto de emoções
Eu definitivamente amei esse livro, a forma como ele foi conduzido e sua escrita, que se tornou uma das minhas favoritas. Não tem nenhum momento que o livro me cansou, o autor soube trabalhar, mesmo sendo um livro de quase 700 páginas. Da um medo no começo com esses 42 personagens, mas eu acabei me apegando a muitos deles, alguns momentos eu ficava triste por saber seus destinos.

Takako Chigusa: Preciso de um parágrafo pra enaltecer essa personagem LENDÁRIA, 20 páginas e ela simplesmente brilha. Se tornou uma das minhas personagens favoritas da vida.

Trio protagonista: Até gostei de vários diálogos entre eles, acho que faltou tempo pra trabalhar dois deles mas tudo bem.

Vilões: QUE ÓDIO DESSES VILÕES, um deles era imortal, não é possível, o personagem é literalmente um oco vazio. Agora a outra, adorei ela e seu final, entendi os motivos dela, não passo pano mas me emocionei no final com ela.

Os outros alunos: Gostei de vários, todos tinham suas diferenças. Queria dar uma ênfase pro personagem gay (bem estereotipado), apareceu em poucas páginas e roubou a cena, não esperava por ser um livro de 1990 tem um personagem assim, gostei. O autor sabe desenvolver um personagem com poucas páginas.

Motivo de não ser 5 estrelas: Estava pensando muito se dava 5 estrelas ou não, achei melhor não fazer isso. Passei pano pro livro em alguns momentos, acho que alguns pontos de vista não deveriam ter tantas páginas assim, me irritou a conclusão de um arco. O plot final também não achei o hype todo, foi bem meh.

"Vale a pena?": Com toda certeza, sim! É um livro frenético, tem algumas cenas violentas, diálogos bem feitos. Pode não ser primoroso por já haver um livro parecida, no caso Jogos Vorazes. Apenas leiam
NIX @n.i.c.o.l.l.e 05/08/2021minha estante

óóóóó kkkkkkkkkkkk

Isabelli13 07/08/2021minha estante
a takako mesmo tendo 3 capitulos eh simplesmente incrivel

Isaaquit0 06/06/2021minha estante
Concordo totalmente com oq vc falou do sho e da representação das meninas, já o final eu curti, me surpreendeu muito, é um dos meus livros fav, que bom q curtiu a leitura

Nati 21/08/2021

Fazia bastante tempo que eu desejava ler o livro que possivelmente inspirou Jogos Vorazes, que é uma trilogia que amo.
E Battle Royale é um distopia japonesa e tanto, pois, irá se ambientar em uma República da China ditatorial, em que não há nenhuma liberdade individual e para reafirmar o poder do governo todo ano uma turma do 9° ano ( último ano do ensino fundamental) é levada até uma ilha, equipada com armas e somente o último vivo é declarado vencedor.

O livro vai ter um personagem principal ( a partir de certo momento um trio principal), mas a narrativa é em terceira pessoa, com cada capítulo alternando entre todos os estudantes, assim conhecemos um pouco de cada um, de seu passado e do estado mental nos jogos.

Esse livro é uma distopia com muita ação e terror também, porque diversas mortes acontecem com bastante crueldade. E o livro me lembrou bastante da escrita da autora de Confissões e Penitência.

É um pouco impossível não torcer para que tudo acabe bem para Shuya, Noriko e Shogo e até mesmo para alguns dos outros alunos e tanto por isso o final me decepcionou um pouco, ficou aquela deixa para uma continuação. Contudo, a leitura vale muito a pena e é impossível não devorar todas as páginas.
Breno 21/08/2021minha estante
Achei a mesma coisa, o final não foi tão bom, mas gostei muito do livro

Bual 14/12/2020

[RESTAM 0 PÁGINAS]
Envolvente. As páginas voam. Recomendo pra quem gosta de suspense, terror e distopia.

Impressões pessoais:
- Cenários bem descritos;
- Cenas mais cruéis são transmitidas de forma incisiva.
- Vai além da matança; Aborda, com justaposição, temas políticos, sociais e sentimentais.
- Muitos personagens; nomes japoneses parecidos não ajudaram, mas os principais foram mais tranquilos de associar.
- Os principais antagonistas possuem teletransporte ? só assim para aparecerem do nada ?, um deles com munição infinita.
- [RESTAM X ESTUDANTES]... spoiler pronto.
- Final surpreendente!

Lhyz 10/07/2022

"Corra o mais rápido que puder."
Depois de +40 mortes e um final inesperado, eu estou embasbacada. Meu livro está cheio de marcações.

O plano de fundo dessa história se situa na República da Grande Ásia Oriental, esse país é regido por um sistema fascista que promove a cada ano um programa com jovens do ensino fundamental e esse jogo consiste em que eles têm que se matar para que sobre apenas 1, o/a vencedor(a). E a construção desse mundo me lembrou muito 1984 do George Orwell.

São 42 alunos, 21 garotos e 21 garotas. E cada capítulo temos uma ida e vinda de perspectivas, o que acarreta em vermos um acontecimento sendo experimentado por vários estudantes. E claro, aos poucos vamos vendo o quão frágeis eram as relações entre eles e o quanto eles não se conheciam, assim como novas relações surgindo no meio do desespero.

Eu estava na página 240 e o objetivo era ler só mais um capítulo... De repente me vi na página 664 surtando às 2:50 da madrugada, e creio que isso já diz muito sobre o fluxo de ações do livro.

Leitura divertida e muito sanguinolento. Fica de aviso aos estômagos e mentes sensíveis: esse livro tem descrições grotescas de cada morte... por isso eu amei tanto.
Silvana137 19/07/2022minha estante
Nossa esse deve ser top vai pra lista gigantes de quero ler

Lhyz 26/07/2022minha estante
Eu me surpreendi! Tava com medo por conta do tamanho, mas a história é escrita de forma super rápida! Investe.