Battle Royale

Battle Royale Koushun Takami

Resenhas - Battle Royale

nickhys0 12/01/2023

errr, legal
Gostei do livro, porque gosto dessas coisas sanguinárias pra chocar mesmo. Porém achei uma leitura muito devagar e cansativa. Algumas narrações eram muito longas para personagens que não queria saber mais do que o necessário sobre, tirando um pouco da imersão nos principais. A morte que mais me chocou foi de um personagem secundário que nem estava tão apegada. Quando o ***** morreu, não me pegou tanto e era o meu favorito. O livro peca na questão de amarmos os personagens e eu acho que é por focar demais nos outros. Então, o final não foi tão marcante para mim. O autor é bem perspicaz, no entanto, na construção de mundo, nas explicações sobre a política daquela sociedade, nas imagens autoritárias.

Não leria de novo, mas curti a história..

Kadyc 06/10/2023

MUITO BOM!!!
Um livro cheio de reviravoltas e muito mas muito sangrento, então leia apenas se não for sensível pra cenas como alguém dando uma machadada na cara de alguém.

gostei muito da leitura mas fiquei bem triste com o final, o que me surpreendeu muito, visto que a maioria era personagem maluco.

como sempre a autora matando meus favs mas nada mudou né amigos? deve fazer parte do combo de ser um escritor.

no meu ver foram vários plot twist e eu particularmente não consigo escolher qual me surpreendeu mais.

uma das melhores partes desse livro (na minha opinião, é claro) é a garota da foice, não posso dizer como nem o que ela fez pois seria spoiler demais (mas quem leu sabe), tipo carambaaa, ela deu tudo de si nesse momento e eu achei a própria kinga!!!

leiam muito esse livro, se está cansando deixa pra continuar no outro dia, mas leiam! vale muitoooo.
samara.lorrayne 06/10/2023minha estante
quero muito ler esse!!

Kadyc 06/10/2023minha estante
pois pode ler sem medo amg, esse aqui entregou tudo!!

Nath 30/11/2022

Battle Vorazes
Eu amei muito esse livro. Lembra bastante Jogos Vorazes, principalmente no começo, mas não é uma JV não é cópia desse, é mais uma inspiração mesmo. Apesar dele ser bem longo, com algumas coisas que eu não tava interessada em saber (risos), mas foram bons pra entender os contextos dos estudantes. Tem um ritmo muito bom, o final é incrível e tudo bem explicado. A autora faz você amar e odiar os personagens e entrar na ilha com eles. Enfim, vale a pena!
Taytay1 30/11/2022minha estante
Na vdd jogos vorazes q é inspirado nesse livro ? eu amo inclusive mas ainda não terminei pq é gigante skkk

Ives2 02/12/2022minha estante
Amore, esse livro que inspirou Jogos Vorazes kkkkkkk

Nath 05/12/2022minha estante
Eu sei gente, por isso que coloquei, é só uma inspiração ??

Fernanda 24/04/2014

Resenha: Battle Royale
Resenha: “Battle Royale” é completamente diferente das últimas histórias que li recentemente. O livro possui uma atmosfera exaltada e suspeita, fazendo com que o ritmo dos acontecimentos se torne mais ágil e sincronizado. Ocasionalmente também é possível citar várias semelhanças com outras distopias. Porém cada obra se define pelas ações e este pode ser marcado como hostil, amedrontador e muito enigmático.

Battle Royale é o nome que se dá a um tipo de luta livre profissional, só que possui definições bem peculiares e decisivas. Por meio desta pequena introdução, inicia-se, sem que houvesse algum tipo de comunicação, um jogo de vida ou morte, com várias batalhas e passagens alarmantes.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/04/resenha-battle-royale-koushun-takami.html

Luchenriques 02/12/2014

Nós vamos matar uns aos outros
Battle Royale, como o genial Stephen King definiu muitíssimo bem, é uma trama insana, divertida e, esta última por minha conta, impossível de não ler em doses cavalares. 42 estudantes isolados numa ilha com a obrigação de matar uns aos outros, no qual o último sobrevivente será o vencedor do jogo, desenvolvido para mostrar que é impossível confiar nas pessoas, seja seu colega, ou o melhor amigo de infância. Simples, seco, direto e bem estruturado, a obra, além de ser o filme que Tarantino sempre quis filmar, inspirou a saga Jogos Vorazes, febre que não me pegou e não me despertou o mesmo interesse deste livro.

Primeiro, cabe explicar que o termo que dá nome à história se refere a uma luta entre diversos oponentes, em um mesmo cenário, todos contra todos, no qual só um sairá vencedor, deixando várias possibilidades de táticas a serem utilizadas. E é esse o espírito. Um cenário, todos equipados, de forma não igualitária, com o objetivo de eliminar os demais oponentes.

Escrito por Koushun Takami em 1999, Battle Royale começa sem rodeios, com a turma B do nono ano da Escola de Ensino Fundamental de Shiroiwa se dirigindo a uma excursão, que os levará ao fatídico destino. Após terem seu ônibus interceptado pelos responsáveis de colocar o “Programa” em prática, os alunos começam a acordar dentro de uma escola localizada na ilha de Okishima, onde descobrem do que realmente se trata tudo aquilo.

Bem articulado no desenrolar dos acontecimentos, o autor é competente em contar as histórias de 90% dos participantes, construindo uma identidade fácil de ser identificada. As interações, perfil dos personagens e formas de organização entre os mesmos é construída de maneira simples e clara. A preocupação de decorar os nomes em japonês acaba conforme a leitura flui, tudo graças à rica e precisa descrição dos jogadores.

Uma atitude acertada de minha parte foi anotar cada vez que alguém morria e quem era seu assassino, o que ajudou ainda mais a fixar a história. Verificando esta lista enquanto faço a resenha, consigo lembrar cada cena com exatidão, o que auxilia na memorização.

A riqueza e precisão cirúrgica de Takami no detalhamento dá carisma, raiva, ansiedade ou qualquer outro sentimento aos personagens, que não serão simplesmente descartados e utilizados como meros fantoches, não causando indiferença por parte do leitor quando alguém é assassinado, o que confere ainda mais emoção à narrativa.

Um dos problemas, a meu ver, é o fato de muitas alunas serem apaixonadas por Shuya Nanahara, um dos protagonistas. Determinados personagens amarem um colega ao ponto de dar a vida também incomoda, pois nenhuma destas conversas foi muito além de um cumprimento ou meia dúzia de palavras, ainda mais por se tratar de adolescentes entre 15 e 16 anos em sua maioria. Porém, quem já assistiu/leu Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco ou outro desenho/mangá sabe que isso é algo recorrente neste tipo de produção.

Por fim, Battle Royale cumpre e vai além de todas as propagandas, elogios, número de vendas e recomendações. Organizado e bem criado, o livro não deixa pontas soltas e familiariza o leitor com a ilha e as histórias de todos os envolvidos, com um projeto gráfico que valoriza e ambientaliza visualmente graças ao mapa da ilha e os horários em que cada quadrante é proibido.

Kamy 18/10/2022

Não sei bem o que dizer sobre esse livro. Foram tantas informações, parece que ainda estou processando tudo o que aconteceu.
Mesmo sabendo que é um jogo cruel, que só um pode sobreviver, eu me apeguei a vários personagens e caramba viu... Mesmo sabendo que os personagens vão morrer eu me surpreendi como tudo aconteceu, incrível como esse livro conseguiu me surpreender em tantos momentos.
Pra quem gosta de muita ação, drama, conhecer um pouco de cada personagem, esse livro é perfeito.
Mas é importante ressaltar que esse livro, além das lutas e todo sangue, tem muitos temas pesados, então é bom dar uma pesquisada sobre antes de decidir ler.

Xingmi 15/12/2022

Eu tinha esquecido a resenha ?. Na minha opinião esse livro é bem longo e algumas partes poderiam ser cortadas pra fluir mais a leitura, o plot é ótimo, o desenrolar é inesperado, mas acaba sendo cansativo as vezes. Os personagens são bem desenvolvidos, há momentos de grande tensão, o final é incrível, então apesar dos pesares, é um livro muito bem construído e que vale a experiência.

anicca 25/02/2020

Nossa, apenas n-o-s-s-a
Imagine minha surpresa quando, pouco depois de terminar Jogos Vorazes (meu primeiro contato com distopias e um favorito desde então), descobri que a trilogia possivelmente fora resultado de plágio de um livro japonês! Mas a quantidade de páginas me desanimou e nem busquei conferir. Coisas da vida, né.

Anos depois, finalmente me desafiei a conhecer "a obra original". Valeu tão a pena que até gostaria de me esquecer da história para poder relê-la e, mais uma vez, ter todos os seus elementos provocando em mim autoanálise, indecisão quanto ao que preferir e sobre como agiria, revolta pelas ações governamentais e, acima de tudo, reflexões sobre política e cidadania.

Fica o aviso: ele é bastante gráfico, isto é, conta com cenas bastante sangrentas e até perturbadoras. É preciso ter isso em mente ao iniciá-lo.

Sem sombra de dúvidas, é um livro muito bom e merece atenção. Não é demasiadamente descritivo ao apresentar cenários ou ao mergulhar na psique dos personagens, por isso torna a leitura aprazível. Ele demonstra como cada pessoa detém uma escala de intensidade única em termos de emoções e, talvez o mais importante, politicamente falando, delineia a ascensão de um governo totalitário e as hediondas consequências disto.

A forma como os personagens se portam, lidando com os desastres e consigo próprios, sendo forçados a tomar atitudes drásticas diante das intempéries, é impressionante. Eu diria que Koshun Takami trabalha com os limites, sejam eles físicos ou psicológicos. Todos os cenários dentro do jogo são interessantíssimos, e o background de cada aluno enriquece muito a história, que é triste de acompanhar pela desumanidade envolvida. Porque o pano de fundo é grotesco, e os engenheiros do caos, pérfidos. Mas os laços forjados pela necessidade também surgem... e são poderosos.

Em suma, Battle Royale traz reflexões sobre inúmeros assuntos, desde os limites da lealdade a que tipo de gente você pode se tornar quando colocado em risco fatal, e, pela crítica ao autoritarismo e ao perigo envolvido na centralização de poder, é de considerável importância. Ele discute bem como a violação da liberdade ocasiona situações devastadoras e compromete a própria existência e identidade dos indivíduos.
Hügø 14/07/2021minha estante
Já estava pensando em lê-lo porém agora estou mais motivado. Toda vez que me disserem sobre texto bem construído voltarei aqui, a coesão e o modo como é expressado sua opinião desencadeam uma escrita única, incrível!

Fdesiderio5 14/07/2021minha estante
Falando sobre o começo do seu texto, seria uma cópia da cópia da cópia kkkk
Pq o Battle Royale vem da ideia provavelmente, de um livro do Stephen King que saiu antes, e o autor do Battle... lia o King, pq ele cita no livro kkkk
Ninguém cria todo mundo copia rs.

anicca 14/07/2021minha estante
Ah tá de brincadeira, é um interminável ciclo de "copia, só não faz igual" kkkkkkkkkk mas agora que você disse, a premissa de "o concorrente" é bem parecida ?

anicca 14/07/2021minha estante
Quando ler e se quiser comentar, aqui estou!

Juninho 18/11/2020

Intenso
Livro que passa uma tensão do início ao fim, o medo nos persegue em cada página de algum personagem querido morrer, o ritmo e alucinante sempre com muita coisa acontecendo o tempo inteiro, é aquele tipo de que começando a ler e difícil de parar. Estará na minha lista de releituras com certeza.

3.14etra0 12/07/2023

MEU DEUS
Apesar do livro ser grande, a história te envolve muito, o plot twist no final me pegou um pouco não vou mentir

joaodobrandino 18/03/2023

Cadê a Katniss?
Senta lá que vem texto

Foi uma leitura rápida e gostosa de se fazer.
Mesmo com mais de 600 páginas, faz você devorar cada capítulo, pois mesmo que seja um livro grande são capítulos curtos e diretos.

O autor não nos deixa cair de paraquedas neste universo e nem enrola até o início da matança. A narrativa direta, descritiva nos momentos certos e evolutiva permite que você entre de fato na história e consiga se sentir dentro do jogo.

Os personagens, que são vários, possuem diversas características marcantes que podem cativar cada leitor. Personagens que vão se construindo conforme o decorrer da história e é a partir daí que o você começa a criar vínculos ou desfazer conforme mais e mais personagens morrem no meio desta matança.

? Noriko Nakagawa, minha personagem favorita na história. Simpatizei com desde o começo da história. Uma personagem carismática que faz você se simpatizar com ela desde o primeiro momento.

? Mitsuko Souma, embora ela tenha entrado de fato no jogo e matado um grande número de pessoas. Achei a personagem muito cativante e bem construída. A história dela me chocou bastante inclusive a morte dela, achei pesado demais relembrar o passado dela enquanto ela morria.

? Yumiko Kusaka e Yukiko Kitana, elas não apareceram muito, mas a morte delas foi um pouco chocante pra mim, porque elas morreram acreditando que os outros poderiam não quer jogar, e ainda por cima, morreram juntas uma da outra.

? Shogo Kawada, desde o primeiro momento que o Shogo apareceu na história eu já sabia que ele seria um personagem importante, pois ele é o típico garoto silencioso de todo livro/filme.

Teve muitos outros personagens que eu gostei, mas esses ganharam meu coração.

Um problema muito severo é a idade dos estudantes. Muitas das vezes, é difícil de se imaginar os estudantes de nono ano que agem como se fossem jovens adultos.

Quando comecei a ler, não tinha expectativas monstruosas para ler esse livro, e definitivamente não estou decepcionado. Na verdade, estou EXTREMAMENTE emocionado e realizado. Tudo que um ávido leitor de thriller/terror sonha está presente nesse livro: leitura fluída, final icônico, cenas memoráveis, drama, um pouquinho de romance, conceito e MUITAS mortes marcantes. Além disso, ainda existe um mapa na folha de guarda do livro que pode ser utilizado para acompanhar as devidas localizações na ilha dos participantes do jogo.
Mayhara.Ferreira 24/03/2023minha estante
Achei alguém que pensou o mesmo que eu da idade. Gosto do livro mas ideia de adolescentes é de outro nível. Apenas Shuya,Norigo e mais um tinha a essência de um adolescente porque o resto tinha uma linguagem e ações que não são compatíveis com a ideia. Se fosse apenas mas era a maioria na história assim. Mitsuko por ser bem construída me convencia ela ser o que foi no livro

Bianca 22/09/2023

Perfeito
Battle Royale é um livro incrível, apesar de ter mais de 40 personagens (e eu criei afeição pela maioria, o que achei surpreendente) é uma leitura que prende a todo instante e suas mais de 600 páginas bem são sentidas.
O final é impactante.

vsamia 06/02/2023

Battle Royale
???????? ??????? ?

Apesar de ter abandonado ele por uns dias por que não esteja conseguindo acompanhar a leitura, quando voltei devorei o livro. A cada página acontece uma coisa diferente, podem falar tudo desse livro menos que ele não possui vários acontecimentos, as vezes um em cima do outro e você ficar tentando acompanhar tudo que está acontecendo, e muitas reviravoltas. Chorei com várias mortes, teve muitas que doía na alma, apesar que o desenvolvimento de alguns personagens serem rasos, as mortes sempre acabavam comigo. O que dizer do final? Nem eu sei, mesmo depois de dias tendo terminado ainda não cheguei na conclusão se gostei ou não. No livro existem cenas muito pesadas e mortes brutais, fazendo você esquece que são adolescentes e colegas de sala. Shogo injustiçado, não mereceu o final que teve, e o plano de Shinji achei impressionante se eles não pudessem ouvir a conversar dos estudantes ele teria dado um jeito de destruir aquela escola.

"Relaxe quando necessário. Mas também esteja preparado para quando for preciso. Ou seja, não erre em seu julgamento."