Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves

Resenhas - Um Defeito de Cor

Ju 23/05/2024

Aula de história
O livro é uma verdadeira aula de história. O início tem o ritmo mais envolvente, que retorna no final. Achei muito estranho a personagem chamar os africanos de selvagens e mudar a sua percepção sobre a África no fim do livro.

Roseli33 20/05/2024

Verdadeira aula de história
O livro realmente casou um grande efeito em mim, sempre quis entender as causas do absurdo da escravidão ter acontecido e por tanto tempo. Foram incríveis descrições de como era a época, os costumes, a política, as religiões, o povo. Em muitos momentos pude sentir e ver claramente as aflições, as revoltas, as injustiças. Só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de ler este livro incrível.

Flávia 19/05/2024

E após um ano...
Enfim concluo essa obra prima clássica brasileira. Confesso que demorei devido a densidade da história e por saber que as partes duras e pesadas fazem parte da história do Brasil. Dessa forma, a leitura não foi fluida, mas pesada. Apesar disso, a autora conseguir mesclar os fatos reais com os ficcionais de maneira excepcional. Sobre o final, acredito que a autora tenha deixado a margem da nossa imaginação. Assim, prefiro acreditar que o reencontro aconteceu, e a que a protanista conseguiu, enfim, ter uma morte tranquila.

Andressa 19/05/2024

Um defeito de cor
É rico, precioso e incomparável. Eu nunca li nada igual à história de Kehinde.
Um defeito de cor é uma viagem na história para conhecer a força de uma mulher negra e o potencial de suas crenças e cultura.
Com dor no coração e com os olhos cheios de lágrimas termino essa leitura.
Lindo sem igual.

imslost 19/05/2024

Serendipidade
?Quando não souberes para onde ir, olha para trás e saiba pelo menos de onde vens.? Provérbio Africano

Acredito que não existam palavras o suficiente, ou talvez eu ainda não tenha aprendido a usá-las, para descrever a importância desse livro.

Acompanhar a história de Kehinde, sua família escolhida e consanguínea foi uma honra. Digo ?honra? por saber que nem todos tem conhecimento dessa obra preciosa feita pela Ana Maria Gonçalves que, além de uma escritora excelente, é também uma pesquisadora incrível.

A escravização deixou marcas físicas, psicológicas e sociais que sofrem ainda hoje grande invalidação e tentativa de apagamento. ?Um defeito de cor? nos faz lembrar da imensa dívida resultante desse longo histórico de violência que se perpetua de inúmeras formas na nossa sociedade.

Para além de uma reflexão profunda, é um convite para que não deixemos que histórias como as contadas ao longos dessas páginas sejam esquecidas.

Essa leitura me tocou de muitas formas e, por isso, assim como esse livro, ela é fruto da serendipidade.

Bárbara 16/05/2024

Leitura obrigatória
Um livro fascinante que mostra um mundo amplo pela visão de uma mulher incrível com uma trajetória cheia de todo tipo de emoções e experiências. Faltam até palavras pra explicar, mas foi uma ótima leitura, com certeza recomendo!

Paula 14/05/2024

Um defeito de cor
Um dos melhores livros que já li. Como historiadora, achei bastante rica a pesquisa para a elaboração do enredo, que versa sobre diferentes culturas, tempos e regiões. Um livro que, sem dúvidas, pode auxiliar no ensino sobre a história do Brasil, a partir de uma perspectiva cultural, além do estudo sobre raça, gênero e religiosidade, bastante elaboradas ao longo da trama. Apesar da quantidade de informação, a leitura é bem fluída, muito embora a extrema violência e opressão retratadas no livro (que se passa no decorrer do século XIX) podem fazer com que essa fluidez mereça algum intervalo.

Fernanda.Ogura 13/05/2024

Avassalador
"?Acho que para você, ser branco não era ter a pele clara, mas ter a alma má."
O tamanho dele engana bastante.Dá a impressão de ser uma leitura lenta e difícil. Mas que nada... passa rápido e quando acaba dá aquele vazio no peito.
A obra é uma fantasia histórica riquíssima de detalhes. Ninguém sabe se a protagonista realmente existiu,mas sabemos que muitas mulheres negras passaram pelo o que ela passou.
É forte e avassalador em alguns momentos, em outros uma leitura calma e tranquila.
Recomendo!

Jess 13/05/2024

"Quando não souberes para onde ir, olha para trás e saiba pelo menos de onde vens."
Provérbio africano

Kehinde foi trazida da África para o Brasil para ser escrava ainda na infância, sendo essa mais uma tragédia a marcar a sua infância que já tinha sido maculada por uma situação bastante triste e traumática.

Ao chegar aqui, ela não fazia ideia do que encontraria, de quanto tempo passaria aqui e, nem de longe, imaginava tudo o que viveria nessas terras estranhas.

A escravidão é uma mancha na nossa história que jamais deve ser esquecida, perdoada ou romantizada, mas conhecer um pouco mais desse período através das palavras de uma mulher que sentiu na pele todas as dores de ser uma escrava, de não ter o poder para controlar a própria vida, e que lutou bravamente para mudar a sua condição foi uma experiência que excedeu qualquer expectativa que eu tinha colocado sobre essa leitura.

Apesar de ser um calhamaço, em nenhum momento me senti entediada pelos relatos da Kehinde/Luísa, e a sua sinceridade crua me conquistou ao contar sobre as suas virtudes e defeitos, acertos e erros.

Não é uma leitura fácil, mas é muito necessária. Mais acurada que qualquer aula de história que eu já tenha tido na vida. Recomendo muito!

Gois 13/05/2024

Um épico brasileiro
Um épico brasileiro. Longo mas importante. Essencial para entender o Brasil de antigamente e de hoje. Conta a historia de vida de Kehinde, uma menina negra, no século 19, capturada, transformada em escrava na África e traficada pro Brasil. Com isso, o livro faz um panorama do Brasil nesse século, a comida, as festas, a religião (em seus vários formatos), as relações familiares, as relações com outros países e claro, o que significava a escravidão e negritude ( em suas várias facetas). Emocionante e necessário. Informação e entretenimento. Duro mas poético. Eventualmente, um pouco prolixo e didático demais, mas a história é tão incrível que vale demais. Recomendo fortemente. Fortemente!!

Janete75 10/05/2024

Que livro! muita tristeza, sofrimento, angustia, confusão, conquistas, felicidade, superação, fé. Assim, defino este livro. A luta de uma mulher para mostrar que é muito mais do que ?um defeito de cor?

Gaia 09/05/2024

A história não contada
Comecei o livro após a repercussão do tema no Carnaval de 2024, sem nem ter noção da quantidade de páginas (coisas típicas das minhas leituras no kindle), mas isso não impactou em nada na decisão de continuar a ler.

Toda a vivência da personagem Kehinde, uma mulher escravizada ainda criança, que foi retirada da região de seu país, sua família, sua cultura e crenças e trazida ao Brasil, onde grande parte da história se passa, é impressionante, porém, baseada em acontecimentos comuns do período da colonização.

Cada lugar por onde ela anda é rico em detalhes históricos, fazendo com que consigamos imaginar nitidamente as ruas de Salvador/Bahia, assim como as de outras cidades que a personagem passa.

Li sem ter lido nenhuma sinopse, comentário ou resenha, tudo porque ao começar o livro já foi suficientemente estimulante para que eu continuasse, mas se você ainda tem dúvidas ou está assustado pelo tamanho, apenas vá em frente, ele realmente é uma grande parte da verdadeira história do nosso Brasil.

toricarvl 08/05/2024

SERENDIPIDADE
Essa história me fez amar as minhas raízes com mais intensidade, enxergar as origens da minha cultura e admirar cada personagem com características tão únicas. Agora eu vejo meu país de uma forma diferente.
CPF1964 16/05/2024minha estante
???????

Kamila357 08/05/2024

Uma verdadeira aula
Esse livro é daqueles livros que não são fáceis de ler (não digo pelo tamanho mas pelo conteúdo) mas que são necessários. É uma aula de história do ponto de vista que os nossos livros didáticos não nos mostram, do olhar de quem sofreu as barbáries de ser escravizado, e, quando liberto, ser extremamente discriminado. Enfim, recomendo a todos esse livro, é uma história linda que te prende do início ao fim. É uma obra de arte que vale a pena aproveitar.