Neuromancer

Neuromancer William Gibson

Resenhas - Neuromancer

Marcelo.Pedroni 08/01/2024

Temática envelheceu mal (?)
Não quero ser injusto e dizer que envelheceu mal, talvez eu que não esteja mais na fase de curtir "cyberpunk".
Os detalhes de estética, ambientação, personagens memoráveis (ou não) ficam em segundo plano, na minha visão.
O que me pega é essa trama toda de mega corporações maléficas e cowboys fora da lei que lutam contra o sistema, hackeando e burlando firewalls etc etc para acabar com a ameaça da IA ..
Pode ter sido interessante na década de 80 e hoje pode ser interessante para introduzir jovens na ficção científica, mas passa longe de ser instigante para quem sabe o que é uma IA, para quem conhece um pouco de como as tecnologias evoluíram e entendem a salada mista (não bem temperada) de termos e tecnologias que o autor fez uso.

Osmar Weyh 08/01/2024

Obra prima do universo cyberpunk
Um cowboy do ciberespaço ou melhor dizendo, um hacker da matrix, infectado com um vírus que o impossibilita de conectar novamente e uma garota com garras de metal e olhos cibernéticos. Ambos contratados para um trabalho de invasão corporativa, uma missão sem volta. A obra prima precursora do universo cyberpunk com elementos de várias obras que vieram depois, como Matrix, Cyberpunk 2077, entre outras.

Ale 08/01/2024

Resenha Neuromancer
Vamos ter um livro de ficção cientifica que deve ter sido um alvoroço na época do seu lançamento, 1984, e trouxe termos técnicos e vivências como inteligências artificiais, cyberespaço, conceitos que hoje não nos causam estranheza.
Toda história se passa em um mundo muito a frente do nosso, um mundo distópico onde a tecnologia domina e o caos impera... Durante a leitura muitas vezes me senti perdida, e lá ia eu voltar algumas páginas...Os personagens tem apelidos e codinomes então muitas vezes pensava "quem é esse" e lá na frente descobria que o "infeliz" já fazia parte da trama...
Vou tentar falar um pouco aqui do que eu entendi, mas, apesar de tudo foi uma leitura boa, é necessário persistir...
A história se passa no Japão, nosso personagem principal é um cowboy, que pelo que entendi seria um fora da lei, um hacker, seu nome é Case e em algum momento ele pisou na bola com o chefão e o seu cérebro foi modificado o impedindo de se conectar com o cyberespaço.
Como ele não consegue se conectar mais ao cyberespaço, vive de bico para sobreviver e todo o dinheiro que consegue usa é para se drogar. Em meio ao caos total, ele vai ser sequestrado e sedado, modificado e para voltar ao "normal" terá que cumprir uma missão...Nesse momento aparece a Molly, que pelo que entendi não é humana ou é meia humana, enfim, tirem suas conclusões e me contem, por favor! E vão viver uma aventura, até para fora da Terra eles irão, Tudo muito doido!!! E não consigo explicar melhor sem dar spolier, então vou ficando por aqui...
Dizem que esse livro foi a inspiração para o Matrix!
E o final me surpreendeu!!!

site: https://blogtalendo.blogspot.com

Vini 31/12/2023

Neuromancer
Um livro bem detalhado com personagens que te prendem, eu mesmo fiquei fascinado pela Molly e torci pra ela ficar bem até o fim. O final me surpreendeu não era o que eu esperava, mas foi muito bom.

Estevam.Moraes 31/12/2023

O criador dos conceitos, o pioneiro do futuro
Difícil dizer oq veio primeiro, a realidade ou o sonho de Gibson.

Tantas coisas presentes nesse livro viraram referência para outras obras, fica impossível não reconhecer esse universo em muitas outras coisas da cultura pop.

Vou continuar a saga no próximo ano, vejamos oq o futuro nos reserva.

Kamilla 25/12/2023

Honestamente...
Ainda não sei se gosto ou não desse livro. Não dá pra negar os pontos positivos e nem sei se tem tantos pontos negativos assim. Uma coisa é certa: a ambientação é incrível.

Eduardo.Staque 19/12/2023

Estética interessante...
Mas o livro não me agradou muito.
Não é meu estilo de livro, e a escrita e ambientação deixaram muito a desejar.

Há outros temas na ficção científica que me chamam mais a atenção, e eu achava que esse seria um.

Achei tudo muito mediano, diálogos confusos, personagens muito fracos e nada cativantes, e fiquei um pouco decepcionado com o cyberpunk nesse livro não ser aquilo que eu esperava.

O ponto que mais pode ser levado a sério é a descrição das coisas que acontecem na matrix, lembrando bastante Tron, mas sem nenhum sentido prático, e nisso eu posso dar um desconto pro autor.

Vou ler toda a série, mas só um livro por ano.

skuser02844 11/12/2023

Cyberpunk
O começo do cyberpunk. Uma história muito interessante com uma narrativa as vezes amarrada. Como introduz um mundo novo, com uma realidade alternativa e uma filosofia única, é difícil compreender tudo sem ter que voltar a leitura duas ou três vezes.

Juliana 07/12/2023

A fusão entre forma e conteúdo
Livro de uma linguagem caótica, com cortes bruscos na narrativa, o que reflete o próprio enredo.
Um leitor iniciante pode ter dificuldades em acompanhar ou achar chato, mas a construção desse mundo da matrix, desse mundo futurista é fantástica!

Lucas 02/12/2023

Detestei
Que livro bagunçado e decepcionante... eu odeio esse livro pq ele poderia ser sensacional mas só é frustrante mesmo.

ViniciosLimer 21/11/2023

Definiu o gênero Cyberpunk
Livro a frente do seu tempo! Confesso que foi uma das leituras mais complicadas já fiz, parando e voltando alguns capítulos para entender o que está acontecendo. O ambiente cyberpunk é muito bem construído, trazendo conceitos na década de 80 sobre tecnologia que estamos começando a vivenciar hoje.

Valentina.Dummer 14/11/2023

Mediano
A história até que é interessante mas a forma como o autor narra a história eu achei confuso e não entendi várias partes do livro, tive que ir atrás de resenhas no youtube para entender o que estava acontecendo.

Igor.Rodrigues 14/11/2023

O percursor do cyberpunk
Neuromancer é uma obra antológica de William Gibson, livro este que além de catalisar movimentos que viam numa crescente em sua época de publicação, deu uma nova cara ao Sci-fi e se tornou o pioneiro das obras cyberpunk.

Bem, isso tudo é apenas o currículo de Neuromancer, bagagem essa que a obra faz jus até os dias de hoje, devido aos conceitos trazidos na obra, personalidade dos personagens e o desenvolvimento e imersão na realidade (ou realidades) que permeiam a história.

Se você gosta dos aspectos acima retratados nas obras Ghost in the Shell, Cyberpunk 2077, a trilogia Matrix... Todas elas bebem de uma mesma fonte que é Neuromancer.

Mas mais do que o aspecto maravilhoso do cyberpunk, o romance Neuromancer é excelente.

Por mais que Gibson em alguns momentos é abstrato até demais em algumas descrições, além de ter o costume ao longo de toda obra de introduzir nomes e conceitos a qual nem explica o que são e o que significam. Gibson consegue te prender na narrativa da obra do início ao fim, sabendo dosar maravilhosamente bem o ritmo da história e a emoção de cada cena. Ao longo de toda a minha leitura, senti que estava vendo um filme ou uma série, e não lendo um livro.

É uma obra mais do que recomendada para quem é apaixonado na estética cyberpunk e tudo que o engloba.

Thais 05/11/2023

Cinematográfico
O cyber punk em seu melhor! Um livro extremamente cinematógrafico e com enredos tão surpreendentes quanto seus personagens!