Neuromancer

Neuromancer William Gibson

Resenhas - Neuromancer

rschuwenk 20/02/2024

Neuromancer
Um pouco de tudo que poderia ter sido mas não foi. Vai por caminho i imagináveis e pouco palpáveis pra esse agora.

leiturasdaelle 13/02/2024

Leitura massante
Foi o meu primeiro livro desse autor, que eu conheci por causa da série adaptada de outro livro dele. Gostei da temática, mas achei um pouco confuso a compreensão quando em um parágrafo era falado uma coisa e no seguinte, entrava um outro assunto que não tinha nada a ver com o que havia sido falado antes. As passagens de tempo eram confusas, uma hora era de manhã em uma praia e no mesmo instante, era o começo da noite em outro lugar dessa praia sendo que o que os personagens tinham começado a conversar na praia, não havia sido finalizado.

Pensando nas tecnologias descritas para a época em que esse livro foi escrito, acho o autor muito visionário. Estou curiosa para saber o que acontece nos próximos livros, mas espero que eu consiga gostar mais do que gostei deste.

Carolina 05/02/2024

Acho que minha nota é injusta
Não sei se li esperando muito. Não sei se é porque comecei e larguei esse livro várias vezes. Não sei se é porque tem muita informação no meio e muito descritivo (talvez supérfluo), mas terminei o livro com uma sensação de vários nada. Vou reler, porque acho que o problema fui eu.

Marivaldo.Barreto 31/01/2024

Já estava querendo ler Neuromancer a algum tempo. Por ser o livro que inspirou o filme, Matrix atiçava minha curiosidade.
O livro em alguns momentos parecia fluir muito bem, mas em outros, era uma leitura difícil.
Achei um pouco confuso, mas gostei da leitura. Talvez volte a lê-lo em um outro momento, quem sabe então eu consiga entendê-lo melhor.

Eloi 30/01/2024

Cyberpunk
Achei a leitura muito massante e em certos pontos bem confusa, não consegui entender o que estava acontecendo com muita clareza. Se eu lesse esse livro há 2 décadas talvez fosse muito bom e eu tivesse mais apelo, no entanto, achei as tecnologias bem rasas e o uso de termos conhecidos em outras teorias deixou a leitura mais complicada.

Tiago.Guedes 30/01/2024

Surge o cyberpunk
Eu adorei ler Neuromancer. Achei a escrita de Gibson evocativa e envolvente, e fiquei fascinado com o mundo que ele criou. O romance é cheio de ideias e explora temas como tecnologia, inteligência artificial, consciência e o futuro da humanidade.
Achei Henry Case um personagem convincente e complexo. Ele é um anti-herói falho e viciado em drogas, mas também é um hacker talentoso e inteligente. É fascinante ver Case lutar contra seus demônios enquanto tenta completar o trabalho que lhe foi dado.
Neuromancer é um romance inovador e influente que ainda é relevante hoje. É uma leitura obrigatória para fãs de ficção científica, cyberpunk e qualquer pessoa interessada no futuro da tecnologia, mas deixo uma ressava quanto ao texto que se mostra desafiador.

Pol 27/01/2024

Cyberpunk 2077
O Gibson conseguiu atingir um nível de detalhe estético visual do filme através de descrições exatas de tudo que o envolve (as vezes sendo até complicado de entender/imaginar algo que ele tá falando visto que não temos referências exatas das coisas) com perfeição.
Nunca tinha lido algo dentro desse subgênero de ficção científica e realmente da pra entender porque esse livro é um supra sumo do assunto, tá na base de uma árvore genealógica de várias histórias que vieram depois em todos os outro formatos, de filmes até jogos eletrônicos.
Senti que o enredo demorou um pouco para me pegar, devido ao fato de não entender direito na primeira leitura todo o mundo que Gibson criou sempre sendo muito específico nos detalhes mas quando engatou conseguia entender tudo com mais facilidade da minha forma, pra entender o universo e a dinâmica da sociedade pessoas do livro é algo que realmente requer um nível de esforço, como se precisasse de um tempo pra pensar e imaginar o que ele descreveu.
Livrinho necessário pra quem gosta do gênero ok?
xx

Trapp 23/01/2024

O cyberpunk é a cara do realismo capitalista? pobreza, vícios em drogas e uma capacidade enorme de se desenvolver tecnologias que substituem a mão de obra humana; tudo isso acompanhado de uma crítica a classe rica que faz todo o possível para ter uma vida fora dos padrões humanos?
Uma distopia que a cada dia tem mais a cara da realidade

Grifa.Textos 21/01/2024

Cyberpunk visionário
O autor nos leva a um mundo distópico com hackers e inteligências artificiais. Case, o nosso protagonista, um hacker que é recrutado pra um trabalho que talvez seja o seu último. Ele corre contra o tempo para salvar sua vida. Resta saber se será o suficiente.
Nesse mundo, as mega corporações dominam e o virtual se entrelaça com o real, tentando ter o controle das ações.
Trazendo uma narrativa profética com termos como a Matrix. Muitas vezes com complexidades técnicas desafiadoras, mas sempre contribuindo para o gênero.
Recomendo para aqueles que queiram entrar nesse universo tecnológico interconectando o real com o virtual.

Becca0 20/01/2024

Excluí minha resenha antiga acidentalmente ?

Mas, agora que terminei de ler toda a saga de Sprawl, posso afirmar, com certeza, que Neuromancer foi meu livro favorito da trilogia.
Apesar de ter um nível de aprofundamento menor que os livros subsequentes, a obra nos apresenta ao universos distópico e tecnológico de forma incrível.
Lembro de ter ficado maravilhada, quando fiz minha primeira leitura, com a criatividade do autor ao introduzir diversos conceitos inovadores para época. É perceptível que Neuromancer foi o precursor de toda a cultura cyberpunk e as obras que nasceram dela.

Ótima leitura. Linguagem simples com personagens cativantes, ainda que rasos em alguns quesitos.

Guiwc 19/01/2024

Julguei o livro pela capa
Sinceramente, não gostei

Uma escrita extremamente confusa

Muito entediante em vários momentos

O universo criado pelo autor me pareceu interessante, porém a história e a escrita do mesmo não foram de acordo com as minhas expectativas

Acredito que fui atraído pelo título e pela capa

Milena.Bessan 18/01/2024

Primeiro contato com o Cyberpunk do ano
Vamos lá, eu de verdade, gostei demais da construção desse livro e do universo, como é o primeiro livro, em muitas partes ele acaba sendo um livro mais voltado a explicação do que está acontecendo.
O gênero do Cyberpunk é algo mais pessimista, onde não se tem necessariamente uma visão positiva do futuro ou da humanidade.
E é exatamente o que esse livro apresenta, uma visão nada positiva do futuro, e o mais bizarro disso tudo, é o quanto esse livro conversa com coisas que estão acontecendo no século XXI

Khasparov 10/01/2024

Importante e Revolucionário mas com resalvas
Antes de ler o livro, acabei lendo algumas críticas e muitas pessoas citaram que não gostaram do livro, confesso que estranhei, mas hoje entendo, o mundo criado pelo livro é sim muito bom porem a história em si acaba tendo seus deslizes, personagens pouco profundos e pouco explorados e um final que particularmente não achei que sustenta, acho que vale sim a leitura principalmente que e fã de sci-fi, mas não consigo coloca-lo como um 5 estrelas