Neuromancer

Neuromancer William Gibson




Resenhas - Neuromancer


628 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


sara277 04/11/2023

As duas faces do futuro
Neuromancer pode ser descrito como uma obra atemporal. Mesmo após décadas desde que foi escrito, continua tecendo sua crítica contra a sociedade contemporânea. Um cyberpunk que retrata um futuro caótico que, ao mesmo tempo, se distancia e se mostra presente na realidade atual. Traz consigo a definição de dinamismo e brilhantismo em cada uma de suas páginas. A dupla de protagonistas eleva o universo e se propõe a tudo o que promete, representando a recusa em sucumbir ao mundo em que se encontram. Mesmo que tenha sido escrito sob uma perspectiva de futuro que não condiz com a tecnologia atual, a beleza se encontra em perceber como tudo se conecta com a realidade do ser humano da contemporaneidade.O plotwist é a conclusão perfeita de uma narrativa genial, o que coloca toda a história no pódio dos livros de ficção.
comentários(0)comente



Rafael1082 03/11/2023

I.A.
O livro nos remete muito a trilogia Matrix, que parece ter sido inspirada diretamente desse mundo cyberpunk e dominado por uma inteligência artificial, é incrível como o autor soube explorar que mesmo com grandes tecnologias, os nossos lados negativos como sociedade também acompanham esse crescimento e se nutrem dele, uma visão pessimista mas plausível, o nilismo preenche a obra. O ponto que deixa a desejar são as descrições difíceis dos cenários e da Matrix, mas entendo que faz parte por se tratar de um universo desconhecido e muito além de nosso tempo e imaginação.
comentários(0)comente



bewpy 01/11/2023

SENSACIONAL
Meu gênero literário preferido sempre foi ficção científica mas fazia muito tempo que não lia um livro de tal gênero, e quando eu li esse livro percebi a razão de eu amar tanto, foi FODA, foi SENSACIONAL, pra quem não curte e não é habituado pode ser massivo e lento, e até eu posso entender o motivo, mas vale a pena, um livro nunca valeu tanto a pena.
Os personagens, a distopia muito bem construída, como um ser humano consegue imaginar tantas coisas, um mundo tão complexo e com tantos detalhes?
Eu mal posso esperar pra ler os outros mas eu tenho certeza que esse sempre ficará em primeiro lugar no meu coração.
comentários(0)comente



Lucas.Valle 29/10/2023

Deve ser muito bom de reler
O livro é bom. Ele te transporta para um universo, até então, nunca visto.
O problema dele é que justamente por ser algo completamente novo, se passando num futuro alternativo completamente diferente de qualquer coisa que se vê, é difícil de entender muitas coisas. Ele te joga num mundo sem explicar direito.
É diferente de um livro de fantasia medieval, por exemplo, pois nesses casos você pode lembrar do que aconteceu no nosso próprio mundo, enquanto em Neuromancer não.

Contudo, há males que vem pra bens, porque o livro definitivamente te coloca num mundo novo. Num futuro alternativo com uma tecnologia nunca vista e que nunca seria funcional (com os conhecimentos de informática que temos hoje), com novas modas, cidades, culturas e subculturas.

O livro é bom, mas é bem difícil de entender em uma primeira lida. Vale ler com um glossário de termos aberto no celular.
comentários(0)comente



Mateus 24/10/2023

A melhor leitura inicial do gênero
Para quem gosta do gênero ou quer se aventurar no "cyberpunk" pela primeira vez é o título obrigatório.
Livro muito cativante tanto pela narrativa, que mistura desde sequências frenéticas até somente os relatos da vida distópica que mescla de forma muito curiosa a tecnologia e o corpo.
Mas o verdadeiro brilho do livro é a abordagem do cyberespaço e suas implicações. Todos os elementos do livro se confluem muito bem para acreditarmos em tecnologia x e situação y gerada pela mesma (mesmo que seja uma versão tecnologicamente avançada de algo que hoje em dia defasado).
E é preciso elogiar o conhecimento de mundo do autor, que sem ele a experiência ficaria uma rasa imersão num mudo tecnológico.
comentários(0)comente



Eder.Machado 18/10/2023

Indisponível para quem gosta de scifi
Uma ótima história de aventura no mundo do scifi, referência para muitas histórias que hoje em dia ainda faz a cabeça de muitos jovens e fãs. Muitas referências ao filme Matrix e outros do gênero.
comentários(0)comente



Tai 12/10/2023

Vendo o futuro com olhos do passado
Foi uma experiência interessante ler esse livro, sempre tive interesse no universo cyberpunk e distopia futuristas, tanto que inventei de me meter nessa área academicamente kkkkkkkkk. Gostei da história e do desenrolar, é interessante observar como o autor imaginou certas coisas, mas confesso que foi um dos livros que fiquei mais perdida, tanto que mal comentei a leitura. Acredito que muito por conta da diferença de tecnologias que o autor cita (só vemos isso em introdução a computação e outras disciplinas) e pelo jeito da escrita que muitas vezes me deixou confusa por não entender o significado. Mas é um bom livro pra quem quer entender o início da cultura cyberpunk.
comentários(0)comente



Agnaldo Alexandre 11/10/2023

IA humana ou humano Androide?
Após a leitura, não tratou dúvidas de por que ele Inspirou tantas obras, e não apenas livros. Claro, Gibson não é o mestre da narrativa, sua escrita é às vezes confusa, sem muitos esclarecimentos, mas acredito ser, em parte, proposital, querendo causar maior imersão do leitor em um mundo, que também é confuso para os personagens. A falta de conhecimento em informática de Gibson não foi uma falha, mas uma vantagem, já que assim, ele não associa os termos e tecnologias reais com sua história, pois se assim fosse, iria ficar ainda mais datada.

A trama gira em torno de uma inteligência artificial, que beira uma entidade, pois ela se refere a si mesma como "entidade potencial", o que é extremamente perigoso. Essa IA acaba tendo muitos aspectos e comportamentos humanos, enquanto que do outro lado, muitos humanos estão "virando silício ", ou seja, substituindo tantas partes do corpo que quase deixam de ser humanos.

Em suma, recomendo demais a leitura, e vou agora partir para os próximos.
AndrAa58 16/12/2023minha estante
Gostei da resenha. Não vejo a hora de conhecer o Gibson, mas sempre vou deixando para depois. Você me deu um empurrãozinho ?


Agnaldo Alexandre 16/12/2023minha estante
Olá Andrea, tudo bem?

Que bom que pude ajudar a decidir. Eu curti muito esse livro, e adiava ele demais por conta de comentários de que era meio truncado para ler e tal. Como tenho pouquíssimo tempo para ler (trabalho, filhos, casa) adiava demais, mas, finalmente li.

Espero que a experiência para você seja tão boa quanto foi a minha.


AndrAa58 16/12/2023minha estante
Obrigada, Agnaldo. Também tinha me desanimado com alguns comentários


Agnaldo Alexandre 16/12/2023minha estante
Vai que ajuda, eu ouço dois podcasts de discussão após a leitura, mas pode ser feita assim que ler cada capítulo. Me ajudou bastante com alguma coisas que não havia percebido na leitura. Deixa mais amplo o entendimento


Agnaldo Alexandre 16/12/2023minha estante
Um chama-se DEAD CHANNEL, são duas meninas. Bem legal. O outro vou procurar, mas acho que foi pelo YouTube.




LGjs 11/10/2023

Interessante mas meio enrolado?
Não vou dizer que não gostei. O mundo que ele cria é realmente muito interessante. Apesar de, como ele mesmo diz no prefácio dessa edição, não ter acertado muitas coisas sobre o futuro (não tem nem celular em Neuromancer, usando o exemplo dele mesmo). Mas ao mesmo tempo, ele aborda coisas (na década de 1980!) que só estão começando a ser debatidas hoje, como inteligência artificial. E ele vai além e cria algo que eu acho que deveria vir a existir realmente, que é um órgão internacional que regula essas IAs. Do jeito que estamos hoje, definitivamente precisamos de uma Polícia de Turing (sim, e o nome também é maravilhoso). Além disso, só falando por alto, ele aborda matrix (basicamente cria o conceito), estações espaciais comerciais e residenciais, gravidade rotacional, drogas psicotrópicas, lavagem cerebral, e até alienígenas numa citação rápida. Então assim, de tudo um pouco, em sci-fi.

Mas falando do que eu não gostei agora? Ele joga conceitos e coisas aleatórias sem explicar e vai explicar só muito depois. Passei quase o livro todo tentando entender pq raios eles tavam fazendo o que eles tavam fazendo, sabe? Aí no final, ele explica? pô! Mas enfim? E também não gostei da forma como ele descreve as cenas? Não sei se foi a tradução? acho que não, a Aleph não é a Rocco né. Mas, dando um exemplo, num mesmo parágrafo ele fala que o personagem ?deixou a vodka na mesa?, fez isso e aquilo, e aí ?deixou a vodka de lado?? pô kkkk ele já tinha deixado! Enfim, enfim? Tolkien é só um mesmo?

Enfim, mensagem final: ele realmente foi muito importante pra cultura de Cyberpunk, de ficção-científica geral. Criou um mundo maravilhoso, com conceitos como a própria matrix, abordou temas muito complexos muito antes de todo mundo, como IA. Realmente muito grande o cara. (Mas eu não vou ler as continuações? principalmente pq ele fecha esse livro nele mesmo, ainda bem.)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Murillo48 04/10/2023

O berço do cyberpunk
Um dos livros mais estilosos que tive a oportunidade de ler. Um cenário invejável, enebriante e facilmente imersivo, com cenas de ação insanas dignas do gênero. Os personagens são caricatos (de um jeito bom), que ganham vida com a estilística das falas recorrentes. Faz valer todos os filmes, livros e jogos que beberam da fonte criada por este livro.
comentários(0)comente



Patricia 24/09/2023

Vai ser complicado fazer essa resenha, pois creio que ela possa ser ofensiva para o fãs do livro. Primeiramente devo dizer que, sim, durante a leitura eu consegui ver o pioneirismo da obras e ver como ela impactou toda uma cultura após sua publicação. Mas não adianta eu saber disso, e ver isso, porque isso não muda o fato que venho lendo a décadas obras "herdeiras" desse livro, e que, querendo ou não, acaba fazendo com que a minha experiência com esse livro seja diferente, por não ser algo inédito para mim.

Então, desconsiderando a importância do livro, vamos a minha experiência de leitura da obra.

Muitas vezes ouvi dizer que o livro era complicado e confuso. Discordo disso, não sei bem colocar em palavras, mas creio que a leitura seja mais bagunçada, por assim dizer. Não é essa exatamente a palavra que procuro, mas no momento não me vem outra a cabeça, estão usarei essa mesmo. Tem sempre muita coisa acontecendo o tempo todo, a todo momento alguma coisa ocorre. Então se você se distrair por um segundo na leitura de uma frase, você pode se encontrar sem saber o que está acontecendo no parágrafo seguinte, fazendo com que tenha de voltar pra reler. Então, não é que o livro seja complicado, pq prestando atenção em toda a leitura você consegue facilmente seguir a história. Mas o problema comigo foi o seguinte, o livro demanda atenção na leitura, porém não me prendeu na mesma. Existem livros que te absorvem e vc simplesmente esquece o mundo real, pode ter uma bateria de escola de samba do teu lado e vc nem vai perceber, pq foi transportado para o livro. Mas nesse, pelo menos comigo, isso não ocorre. Então qualquer distração externa, como um barulho, uma música no vizinho, já me atrapalhava a leitura. E isso fez com a leitura se tornasse lenta e cansativa, ainda mais porque o livro é pequeno. Os melhores momentos para ler era bem cedo ou bem tarde. Eu sempre fui leitora de transporte público, então sempre consegui ler muito facilmente mesmo cercada de barulho, mas não teria conseguido ler esse livro em um ônibus. Então para mim isso é um ponto negativo.

A originalidade da história, como disse, não está sendo debatida aqui. Mas como também disse, como já li e assisti muitas obras do gênero, ela deixou de ser original para mim. Então se você é alguém já acostumado com esse tipo de cultura, mas que não que é fanático por ela, talvez também não fique tão empolgado. Digo fanático, pq tenho certeza que os verdadeiros fãs devem amar esse livro. Algo como o que sinto quando estou lendo um livro de fantasia épica que seja precursor do gênero. Então entendo o sentimento.

Pretendia ler a trilogia toda de uma vez, mas creio que seja melhor pelo menos intercalar outro livro.

Resumindo: o livro é bom? Sim, é bom. Mas para mim, com a expectativa que estava para ler e com os problemas que já citei, acabou não sendo uma experiência tão boa.
Agnaldo Alexandre 26/09/2023minha estante
Olá, tudo bem como você?

Eu concordo com você sobre o livro, e também tive contato com muitas obras anteriores no estilo, que beberam sim desta fonte. Mas, não diria que por isso ele não é original, mas sim, não é novidade. Mas isso seria eu falando.

Sobre a leitura, concordo também, pois as vezes cansa, e pesa pois ele não é explícito, mas tem por vezes uma narrativa implícita. Digo no sentido de que, as vezes ele inicia um parágrafo e você se pergunta do que ele está falando, e aí vem logo depois a revelação, que era algo subjetivo, um sonho ou a Matrix.

Mesmo assim, não sei por que deixei esse livro de lado por 20 anos. Para mi. Está sendo 5 estrelas. Mas entendo seu ponto de vista.

Espero não ter sido fã chato rss


Patricia 26/09/2023minha estante
Oie, tudo bem e vc? Creio que esteja certo, você se expressou melhor, é isso mesmo: ele é original, mas não teve novidade, por já ter bebido de outras fontes.
Sobre a leitura, isso varia muito. Não só da pessoa, mas também do momento da pessoa. Acabei de ler outro livro que pessoas criticavam a narrativa, que para mim foi ótima. Isso reforça minha intenção de esperar um pouco antes de ler o próximo.
E imagina, você não foi nem um pouco chato.




Louise.Rosado 20/09/2023

Confuso
Digo sem vergonha, acho que entendi 30% desse livro.
Achei confuso, estranho, o linguajar do autor é muito esquisito e eu não conseguia absorver o que estava lendo.
LGjs 12/11/2023minha estante
Nossa, achei que fosse só eu! Concordo 100%, gostei do universo criado e do que eu entendi da história, mas foi pouco o que entendi kkkkkk




Gustavo124 17/09/2023

Neuro (nervos) Mancer (romance)
Reflexão sobre o que é real e o que não é, se controlar as emoções de alguém irá fazer ela te obedecer, tudo isso em um romance que (modeste à parte) eu concordo que é difícil de ler, mas a história se desembola como um embaralhado de fios e se torna um único fio com começo, início e fim (que não é tão fim assim).
Sinceramente o melhor livro que eu li até hoje e que inspirou tantas obras como Matrix e há várias referências no gênero cyberpunk, eu amei o livro e se está difícil a leitura, seja persistênte que do meio pra frente só melhora ?
Agnaldo Alexandre 23/09/2023minha estante
Olá, tudo bem? Estou terminando, e nem precisa chegar ao meio, já lá pelos 30% fica mais tranquilo. leio ficção científica a 30 anos e sempre evitei esse livro, por conta dos comentários mais negativos, como aqui, vemos notas díspares. Mas, não querendo ser partidário do livro, acho que as notas mais baixas decorrem de duas coisas: 1) pessoas que não curtem ficção científica e afins e leram por seguirem indicações. 2) pessoas que mesmo gostando, não conseguem passar dos 30%, e não conseguem interagir com o texto, por ser menos explícito, por conta dos termos e detalhes de um mundo pouco explicado, mas rico. Enfim, para mim, 5 estrelas sem dúvidas.




EaKerol 12/09/2023

Honestamente, não é um livro ruim. Só não foi um estilo que gosto muito de ler, mas a história é bem construída. Provavelmente agradaria os fãs de Blade Runner
comentários(0)comente



628 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR