O Segredo de Chimneys

O Segredo de Chimneys Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Segredo de Chimneys

Camila 31/05/2022

Fiquei muito tempo sem ler algum livro da autora. Mas sigo firme, no meu projeto pessoal, de ler os livros de investigação que ela escreveu.
A primeira parte do livro foi um pouco demorada para mim, mas, conhecendo a autora, sabia que aquela demora era necessária.
A investigação é maravilhosa e tudo é resolvido no final. Sem pontas soltas.
Sei que verei Battle em ação em outros livros e gostei muito da forma que ele trabalha.
E vamos de mais livros de suspense!
Adriel 31/05/2022minha estante
Eu queria ser aplicado assim. Todas as vezes que abro o skoob, você leu um livro diferente. Meus parabéns.

Adriel 31/05/2022minha estante
Meus parabéns pela resenhas...

Camila 31/05/2022minha estante
Obrigada! Esse ano estou tentando ler mais ????

Margô 03/06/2022minha estante
Olá Camila, vou te indicar um livro de suspense, um "trillher" piscológico que é impossível alguém não gostar! "Eu não sei quem você é" da inglesa Penny Hancook... Quando for o seu desejo, confira!

Camila 03/06/2022minha estante
Muito obrigada pela indicação! Vi a resenha e estou super curiosa! Já coloquei na minha lista!

Margô 03/06/2022minha estante
???

Aline MSS 28/06/2023

Política e mtooooosss personagens
[6°LIVRO]

É bem difícil resenhar esse livro, pq apesar de trazer todas as características da escrita de Agatha Christie, a historia segue uma linha bem diferente dos anteriores e mais famosos da autora.

A historia conta com muitos personagens, mtos plots twists, mas a investigação do crime em si NÃO é o cerne do livro. O foco é mais voltado p/ a política e os detetives q entram em ação não protagonizam os eventos.

Particularmente achei bem confuso, mas consegui compreender o final apesar de ter me entediado ao longo da leitura. AMO política, amo mistério, amo investigação, mas acho q a construção da história ficou confusa demais e tirou um pouco a "vontade" de ser enganada pela autora.
??

- Tem racismo no final, aff! Lamentável e desnecessário!
- A única parte q me interessou foi a da personagem feminina Virgínia, mas ela teve pouquíssimo destaque ao longo da história.
- Li q o Superintendente Battle (um dos detetives desse caso) faz parte do universo de Poirot. Então ficarei na expectativa de vê-lo sendo trucidado pelo belga caso eles trabalhem juntos em outros livros da autora.

Li o e-book e não recomendaria p/ quem nunca leu nada da autora. Agatha têm outros livros BEM melhores! ???
Vehalcantara 15/07/2023minha estante
Siim, a parte do racismo me pegou tbm :(

Aline MSS 16/07/2023minha estante
Do nada e sem necessidade alguma. ??

caspaeletrica 28/11/2022

7.5/10: A novela sangrenta de Mary Westmacott
O livro começa como uma grande conversa confusa política, mas depois dessas primeiras 30 páginas, o livro alavanca de uma maneira fantástica. Claro que nos livros da Agatha, é comum que a história só engate quando ocorre o crime, o que não é diferente aqui.

Há várias reviravoltas pequenas, prenúncios de reviravolta. O/a culpado/a final pode não ter sido surpreendente, mas já se sabe que a grande graça pelos livros de suspense de Agatha não se deve ao culpado e a surpresa, e sim a engenhosidade de cada crime. E ela sempre se prova cada vez mais engenhosa e criativa.

No fim, tudo se junta e se transforma numa grande novela mexicana ou uma peça de teatro dramática.

Mary Westmacott e Agatha Christie se encontram.

Fabio Shiva 31/08/2010

Existe uma bela metáfora para as boas coisas da vida que ganhou a Internet recentemente:
viver é como comer jabuticabas. Inicialmente, quando há muitas pela frente, vamos comendo sofregamente, sem muita atenção para o que estamos fazendo. À medida que as jabuticabas vão rareando, contudo, começamos a saborear com mais cuidado e concentração cada pequena fruta que chega a nossos lábios. Por isso apreciamos muito mais intensamente o prazer e a alegria de comer uma jabuticaba justamente quando elas estão acabando!

Essa metáfora vale para tudo de bom na vida, então aplica-se também a Agatha Christie!

Posso dizer que li esse livro no momento mais propício. Pois quase não me restam mais livros da Dama por ler e, assim, saboreei intensamente a leitura, que em outros tempos provavelmente teria me desagradado.

A trama é aventuresca e ingênua, totalmente inverossímil e repleta de coincidências forçadas. E nem por isso deixa de ser divertida!!! Mas sem dúvida recomendo esse livro para quem tiver lido um mínimo de quarenta livros da Rainha! Quem ainda estiver cheio de jabuticabas pela frente, que vá se empanturrar com O Assassinato de Roger Acroyd, O Caso dos Dez Negrinhos, O Misterioso Caso de Styles, Cai o Pano e A Casa Torta! O Segredo de Chimneys é só para os true fans!!!

A história mistura espionagem e mistério policial, sempre de uma forma leve e suave. Herdeiros do trono em um país imaginário, documentos comprometedores, jóias roubadas e escondidas em passagens secretas, organizações criminosas são os ingredientes, e o cenário é a majestosa propriedade de Chimneys, mais aristocrata e britânica impossível.

O livro foi escrito em 1925, ou seja, um dos primeiros escritos por Agatha Christie. O que não explica a trama meio frouxa, pois um dos melhores livros da Rainha foi justamente o seu primogênito O Misterioso Caso de Styles, de 1920. De modo geral, li com grande prazer essa aventura. Só não gostei mesmo foi das manifestações explícitas de racismo e implícitas de esnobismo. Mas acho que estou sensível a esses temas ultimamente. Nada que atrapalhe o amor de um verdadeiro fã.

(05.08.10)
Fran RW 07/07/2011minha estante
Sou uma "true fan" de Agatha e esse aí foi o décimo-alguma-coisa que li. A minha opinião sobre ele é a prova de que para cada um a leitura de um livro é única, pois minhas impressões sobre ele foram totalmente diferentes das suas. Talvez seja porque gosto de livros "engraçadinhos", mas para mim esse é muito melhor que "Assassinato na Casa do Pastor", por exemplo. Só minha modesta opinião, mais nada.

Fabio Shiva 07/07/2011minha estante
Oi Francieli!
Ah que massa ler o seu comentário!
Cada leitura é única, e que bom que você compartilhou a sua, já me trouxe uma nova visão sobre a obra!
Eu prefiro Agatha em suas histórias clássicas de descobrir o assassino, mas amo todos os livro dela (mesmo os que eu não gosto de ler rarara!).
beijos e viva Agatha Christie!

Joylande 09/07/2015minha estante
Esse livro é um dos melhores, adorei o final!!! Também sou true fan da rainha do crime.

Obs.: Achei que tinha sido a única a ler um trecho racista.

Glauci 09/09/2020minha estante
Ler Ágatha Christie na adolescência é uma coisa, reler essas aventuras depois de adulta e quando já se tem uma "experiência literária" é outra completamente diferente. Sempre tive vontade de ler todos os livros da autora, e nessa quarentena deu um ponta pé inicial a esse projeto. Esse livro é o sexto escrito por ela, e realmente parece até um tanto pueril, no que se refere a tramas e reviravoltas. Não é o melhor, até o momento, Styles reina absoluto, seguido de pertinho pelo O Inimigo Secreto. Mas as questões racistas, preconceituosas e machistas aparece com muita evidência na obra dela, principalmente se levarmos em consideração o momento histórico/cultural no qual o contexto do livro está inserido. Fora, que em alguns momentos. Os personagens aparecem com frases tão atuais que me deixam a refletir por muito tampo, tamanho o impacto. Eu sou fã dessa escritora desde cedo. Por conta de seus livros de mistério e suspense, e hoja admiro mais

Glauci 09/09/2020minha estante
... ainda, por perceber o quanto ela propõe uma revolução criando personagens femininas independentes e totalmente a frente do seu tempo na busca pelo seu lugar no mundo.

(O Skoob cortou o comentário kkkkkkk, vulgo textão)

Aleksandra UtriniC 05/05/2021minha estante
Deve ser por isso que tô me arrastando com esse livro, até o momento só li sete livros dela, estou em extasse, só que esse...aiii

Vanessa704 27/02/2023

Muito bom!
O Segredo de Chimneys é um livro de romance e mistério um tanto quanto fantasioso, porém muito surpreendente.

Confesso que as primeiras páginas do livro são entediantes, mas a partir do momento que o Anthony Cade, protagonista astuto e bem humorado, parte para sua missão em Londres a leitura torna-se fluida e interessante.

A meu ver, o livro não é um dos melhores da Agatha Christie por ter um enredo bem improvável, com inúmeras coincidências. Mas apesar disso, a leitura é prezerosa e a Autora amarra todas as pontas num final surpreendente.

Karyn 02/02/2022

O Segredo de Chimneys
Nesse livro acompanhamos Anthony en uma missão que parece inicialmente ser simples, mas acaba com dois assassinatos e muitas suspeitas! Um livro com personagens interessantes, leves reviravoltas e uma pitada de humor. Amei esse mistério envolvendo realezas e personagens que nem sempre são o que aparentar ser. Uma leitura leve e rápida, na qual novamente Ágatha Christie conseguiu me surpreender!

Monique.Mingoranse 04/09/2021

Tem misterio reviravoltas inesperadas falta algo a mais kkk mas nao sei bem o que mas é um livro gostoso de se ler

Aline.Sacramento 19/08/2021

Ótimo
Muito boa história, que prende e com personagens bem interessantes. Virginia e Antony foram ótimos, gosto muito do superintendente Battle também. Me senti muito detetive decifrando alguns dos problemas. A veia não me levou totalmente a pagode dessa vez, amei.

Felipe 17/01/2021

Quinto livro de Agatha Christie
Quinto livro da rainha do crime, escrito em 1925, nos leva a uma intriga internacional envolvendo Inglaterra e a Herzoslováquia, um país dos Balcãs.

O jovem Jimmy McGrath vive na África do Sul e pede ao seu amigo Anthony Cade que viaje a Londres para entregar um pacote contendo as memórias do Conde Stylptitch, do país da Herzoslováquia que está passando uma revolução tendo a família real retirada do poder e brutalmente assassinada. Essas memórias podem colocar a perder a retomada da monarquia ao país dos Balcãs e estragar os interesses comerciais da Inglaterra no país, uma vez que foi descoberto petróleo nas terras herzoslovaquias. Junto com as memórias do Conde, Jimmy pede que Anthony encontre Virginia Revel e a entregue cartas em que parecia ser chantageada.

Cade parte para Londres e encontra Virginia Revel, mas as cartas não pertecem a ela. Existiria uma outra Virginia Revel? Ele é convidado por Lorde Caterham a passar alguns dias no Palácio de Chimneys e no dia de sua chegada, o príncipe Michael da Herzoslováquia é assassinado. O superintendente Battle é chamado para tentar solucionar o mistério e uma caçada ao assassino se inicia com muita ação e reviravoltas. Logo percebe-se que as cartas assinadas por Virginia Resel e o manuscrito do Conde estão mais entrelaçados do que se imaginava e além disso, um famoso ladrão francês, conhecido como Rei Victor, entra em cena para tentar roubar o Palácio de Chimneys.

Mais uma vez não consegui descobrir o assassino antes do final do livro e achei toda a história muito bem montada. Esse livro é muito parecido com os outros anteriores a esse, mesmo tipo de narrativa e mesmo tipo de desfecho, uma marca registrada da autora.

Rafael 29/07/2022

A mansão e um escândalo real
Bom livro. Os personagens se desenvolvem muito bem, a leitura é fluída e fácil. A trama nem tanto, ao meu ver parece que falta algo de virada repentina e inesperada que é clássico da autora. Posso dizer que não me convenceu e é provável que eu logo me esqueça dele.

Rafa 15/04/2021

Não é um livro ruim, mas não chega aos pés de outros livros da autora.

Anthony está trabalhando na África quando seu amigo Jimmy lhe encarrega de um trabalho, ir até Londres e entregar as memórias de um falecido a uma editora. Nesse caminho, muita coisa acontece, até Anthony ir parar em Chimneys e se ver envolvido no meio de um assassinato, onde o principal suspeito é ele.

Tinha tudo pra ser um livro excelente, mas a autora misturou muita política no meio, os personagens não me cativaram e eu achei o final muito fora da realidade, muito conveniente.

Como sempre, não suspeitei das pessoas certas e não acertei quem era o assassino.

luciana 14/11/2021

Tenho lido vários livros, e resolvi experimentar audiobook pela primeira vez, para intercalar, ouvindo as histórias da rainha do crime.
Esse livro me levou uns dias para terminar, e também não me lembrava da história.
Não é uma das melhores, na minha opinião, e não me prendeu.

belligna 03/02/2021

Uma coisa que me deixa meio sem paciência nos livros da Agatha Christie são os 67391 personagens. São tantos nomes/sobrenomes/apelidos que eu acabo me confundindo, talvez seja proposital mesmo, mas as vezes atrapalha um pouco a minha leitura.

Gostei do plot, apesar de achar umas partes bem previsíveis. Esse foi o que eu menos gostei da autora, mas não desanimo, sigo querendo ler todos.

Elizabeth 26/05/2022

Muitos nomes
Um caso cheio de pessoas com mais de uma identidade. Um dos primeiros livros de Agatha, que me enganou até o final.

Heloísa 03/04/2020

Crime na realeza
Um príncipe assassinado e um montão de reviravoltas. Todo mundo é suspeito. Ou seja, sensacional!