O Segredo de Chimneys

O Segredo de Chimneys Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Segredo de Chimneys

Fabio Shiva 31/08/2010

Existe uma bela metáfora para as boas coisas da vida que ganhou a Internet recentemente:
viver é como comer jabuticabas. Inicialmente, quando há muitas pela frente, vamos comendo sofregamente, sem muita atenção para o que estamos fazendo. À medida que as jabuticabas vão rareando, contudo, começamos a saborear com mais cuidado e concentração cada pequena fruta que chega a nossos lábios. Por isso apreciamos muito mais intensamente o prazer e a alegria de comer uma jabuticaba justamente quando elas estão acabando!

Essa metáfora vale para tudo de bom na vida, então aplica-se também a Agatha Christie!

Posso dizer que li esse livro no momento mais propício. Pois quase não me restam mais livros da Dama por ler e, assim, saboreei intensamente a leitura, que em outros tempos provavelmente teria me desagradado.

A trama é aventuresca e ingênua, totalmente inverossímil e repleta de coincidências forçadas. E nem por isso deixa de ser divertida!!! Mas sem dúvida recomendo esse livro para quem tiver lido um mínimo de quarenta livros da Rainha! Quem ainda estiver cheio de jabuticabas pela frente, que vá se empanturrar com O Assassinato de Roger Acroyd, O Caso dos Dez Negrinhos, O Misterioso Caso de Styles, Cai o Pano e A Casa Torta! O Segredo de Chimneys é só para os true fans!!!

A história mistura espionagem e mistério policial, sempre de uma forma leve e suave. Herdeiros do trono em um país imaginário, documentos comprometedores, jóias roubadas e escondidas em passagens secretas, organizações criminosas são os ingredientes, e o cenário é a majestosa propriedade de Chimneys, mais aristocrata e britânica impossível.

O livro foi escrito em 1925, ou seja, um dos primeiros escritos por Agatha Christie. O que não explica a trama meio frouxa, pois um dos melhores livros da Rainha foi justamente o seu primogênito O Misterioso Caso de Styles, de 1920. De modo geral, li com grande prazer essa aventura. Só não gostei mesmo foi das manifestações explícitas de racismo e implícitas de esnobismo. Mas acho que estou sensível a esses temas ultimamente. Nada que atrapalhe o amor de um verdadeiro fã.

(05.08.10)
Fran RW 07/07/2011minha estante
Sou uma "true fan" de Agatha e esse aí foi o décimo-alguma-coisa que li. A minha opinião sobre ele é a prova de que para cada um a leitura de um livro é única, pois minhas impressões sobre ele foram totalmente diferentes das suas. Talvez seja porque gosto de livros "engraçadinhos", mas para mim esse é muito melhor que "Assassinato na Casa do Pastor", por exemplo. Só minha modesta opinião, mais nada.

Fabio Shiva 07/07/2011minha estante
Oi Francieli!
Ah que massa ler o seu comentário!
Cada leitura é única, e que bom que você compartilhou a sua, já me trouxe uma nova visão sobre a obra!
Eu prefiro Agatha em suas histórias clássicas de descobrir o assassino, mas amo todos os livro dela (mesmo os que eu não gosto de ler rarara!).
beijos e viva Agatha Christie!

Joylande 09/07/2015minha estante
Esse livro é um dos melhores, adorei o final!!! Também sou true fan da rainha do crime.

Obs.: Achei que tinha sido a única a ler um trecho racista.

Glauci 09/09/2020minha estante
Ler Ágatha Christie na adolescência é uma coisa, reler essas aventuras depois de adulta e quando já se tem uma "experiência literária" é outra completamente diferente. Sempre tive vontade de ler todos os livros da autora, e nessa quarentena deu um ponta pé inicial a esse projeto. Esse livro é o sexto escrito por ela, e realmente parece até um tanto pueril, no que se refere a tramas e reviravoltas. Não é o melhor, até o momento, Styles reina absoluto, seguido de pertinho pelo O Inimigo Secreto. Mas as questões racistas, preconceituosas e machistas aparece com muita evidência na obra dela, principalmente se levarmos em consideração o momento histórico/cultural no qual o contexto do livro está inserido. Fora, que em alguns momentos. Os personagens aparecem com frases tão atuais que me deixam a refletir por muito tampo, tamanho o impacto. Eu sou fã dessa escritora desde cedo. Por conta de seus livros de mistério e suspense, e hoja admiro mais

Glauci 09/09/2020minha estante
... ainda, por perceber o quanto ela propõe uma revolução criando personagens femininas independentes e totalmente a frente do seu tempo na busca pelo seu lugar no mundo.

(O Skoob cortou o comentário kkkkkkk, vulgo textão)

Aleksandra UtriniC 05/05/2021minha estante
Deve ser por isso que tô me arrastando com esse livro, até o momento só li sete livros dela, estou em extasse, só que esse...aiii

Camila 31/05/2022

Fiquei muito tempo sem ler algum livro da autora. Mas sigo firme, no meu projeto pessoal, de ler os livros de investigação que ela escreveu.
A primeira parte do livro foi um pouco demorada para mim, mas, conhecendo a autora, sabia que aquela demora era necessária.
A investigação é maravilhosa e tudo é resolvido no final. Sem pontas soltas.
Sei que verei Battle em ação em outros livros e gostei muito da forma que ele trabalha.
E vamos de mais livros de suspense!
Adriel 31/05/2022minha estante
Eu queria ser aplicado assim. Todas as vezes que abro o skoob, você leu um livro diferente. Meus parabéns.

Adriel 31/05/2022minha estante
Meus parabéns pela resenhas...

Camila 31/05/2022minha estante
Obrigada! Esse ano estou tentando ler mais ????

Margô 03/06/2022minha estante
Olá Camila, vou te indicar um livro de suspense, um "trillher" piscológico que é impossível alguém não gostar! "Eu não sei quem você é" da inglesa Penny Hancook... Quando for o seu desejo, confira!

Camila 03/06/2022minha estante
Muito obrigada pela indicação! Vi a resenha e estou super curiosa! Já coloquei na minha lista!

Margô 03/06/2022minha estante
???

Alininha 18/04/2021

Poderia ser pior
Que fase da Rainha, que fase. Que saudade de Poirot. Foi na força do ódio que terminei esse livro... Espero que o próximo da cronologia seja o retorno das boas aventuras.
Michela Wakami 03/07/2021minha estante
Estou em 83%, lutando para terminar.?

Alininha 06/07/2021minha estante
Esse livros foi um parto no clube de leitura. Boa sorte, Michela. haha

Aline MSS 28/06/2023

Política e mtooooosss personagens
[6°LIVRO]

É bem difícil resenhar esse livro, pq apesar de trazer todas as características da escrita de Agatha Christie, a historia segue uma linha bem diferente dos anteriores e mais famosos da autora.

A historia conta com muitos personagens, mtos plots twists, mas a investigação do crime em si NÃO é o cerne do livro. O foco é mais voltado p/ a política e os detetives q entram em ação não protagonizam os eventos.

Particularmente achei bem confuso, mas consegui compreender o final apesar de ter me entediado ao longo da leitura. AMO política, amo mistério, amo investigação, mas acho q a construção da história ficou confusa demais e tirou um pouco a "vontade" de ser enganada pela autora.
??

- Tem racismo no final, aff! Lamentável e desnecessário!
- A única parte q me interessou foi a da personagem feminina Virgínia, mas ela teve pouquíssimo destaque ao longo da história.
- Li q o Superintendente Battle (um dos detetives desse caso) faz parte do universo de Poirot. Então ficarei na expectativa de vê-lo sendo trucidado pelo belga caso eles trabalhem juntos em outros livros da autora.

Li o e-book e não recomendaria p/ quem nunca leu nada da autora. Agatha têm outros livros BEM melhores! ???
Vehalcantara 15/07/2023minha estante
Siim, a parte do racismo me pegou tbm :(

Aline MSS 16/07/2023minha estante
Do nada e sem necessidade alguma. ??

Cris 09/01/2018

Divertido
"As histórias policiais são conversa fiada (...) mas agradam às pessoas."

A história acontece na mansão de Chimneys, que pertence ao Lorde Caterham, em que abriga vários hóspedes e onde ocorre um assassinato. Nesta história existem alguns personagens que aparecem depois em outras histórias da Agatha, e é aqui que surge o Superintendente Battle, que ajuda a desvendar o mistério.

O livro é cheio de personagens, histórias paralelas e muitas confusões. Tanto, que fiquei confusa várias vezes. A história é meio absurda, mas os diálogos são divertidos e tem uma resolução muito legal.

Os livros da Agatha são deliciosos de ler pelo bom humor e pela forma como ficamos presos à história até saber o que realmente aconteceu. O suspense é leve e bizarro e não deixa de ser divertido. Vou tentar aos poucos ler todos os livros dela, porque é entretenimento na certa.

Este livro tem uma continuação que se chama “O mistério dos Sete relógios”, que eu fiz a burrada de ler antes. Mas que segue uma investigação bem diferente.

"Pode-se sempre conseguir o que se quer, quando se está disposto a pagar o preço.”

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/
Casa da mãe Joana 04/02/2019minha estante
Não sabia que "O mistério dos sete relógios" era continuação!

Cris 04/02/2019minha estante
Não seria uma continuação direta, mas são os mesmos personagens. Se você não leu nenhum, eu indicaria ler primeiro "O mistério dos sete relógios." :)

Bia Lara 14/05/2021

Segundo livro dos surtos da Agatha! O clube do livro que participo até procurou a biografia dela para ver o que estava acontecendo nessa época kkkkkkk

Foi melhorzinho que o anterior, mas não parecia ser a mesma Rainha do Crime que vi nos outros livros. Demorei bastante tempo para me envolver na narrativa, estava quase lendo na força do ódio.

Tem o mesmo problema de "O Homem do Terno Marrom": confiar muito fácil. Virginia confiou muito rápido no Anthony, ele simplesmente apareceu na porta dela e ela disse que tinha um corpo no escritório (????). Além de que não gostei de nenhum personagem no livro, foi bem sem sal a história.
Michela Wakami 03/07/2021minha estante
Pensei a mesma coisa, confiou muito rápido e irreal.

Cintia 03/07/2022

Apenas ok
Um pouco melhor que o anterior da Agatha, mas mesmo assim não tão melhor, esse livro apesar de um pouco maçante, conseguiu me prender no enredo e o personagem principal achei interessante.
Clarysse1 03/07/2022minha estante

Macys 05/04/2020

Suspense surpreendente
Primeiro livro da Agatha Christie que li, fazia tempo que estava na minha lista, mas tinha medo de criar grandes expectativas e me decepcionar. Porém foi totalmente o oposto, quando comecei a ler, consegui parar apenas quando cheguei na última página! Com um toque envolvente de mistério a autora consegue envolver totalmente os leitores, com certeza irei ler mais livros dela, e não é por menos que ela leva o título de ?rainha do crime?!
Raul 05/04/2020minha estante
Haha tenho ele na minha estante há anos e ainda não li... o único que li de mesma autoria foi "E Não Sobrou Nenhum "

Ashafe 30/09/2013minha estante
Na minha opinião essa obra da Agatha está entre as melhores dela. É uma leitura ótima, agradável e cativante.

Vanessa Passos 23/05/2012

Início cativante, meio instigante e fim inimaginável.
Nunca havia lido um livro de Agatha antes. Acho que escolhi um ótimo título para começar.O Anthony, personagem principal, simplesmente me conquistou! Um aventureiro incorrigível. A forma como os capítulos se desenrolam praticamente te obriga a continuar lendo. Humor inteligente, suspense e até romance. Temperou a minha semana.
Re 02/06/2012minha estante
Continue lendo Agatha, é sempre muito bom.

Luiza Machado 28/01/2010

O livro começa contando a história de Anthony Cade, aventureiro carismático incumbido de entregar um manuscrito, para a editora em Londres, cuja publicação é temida por muitos. A partir desse fato outros personagens curiosos são apresentados e surpreendentes descobertas feitas. Um livro de leitura muito fácil, do tipo que não se consegue parar de ler. Muito boa leitura.

Audrey 16/12/2009

Por que parou?
Parei de ler por absoluta falta de concentração nesse texto. Pretendo voltar a lê-lo em breve...

Babi 31/01/2011

Resenha O Segredo de Chimneys
Livro maravilhoso. É a história de Chimneys, que é uma casa de campo para pessoas importantes. Então surge Anthony, um homem que recebeu um trabalho de mandar publicar certas memórias de um cara importante que morreu. Ele não esperava se envolver em tantos rolos por causa de simples memórias, mas foi o que aconteceu. Além disso ele tem a missão de entregar a Virginia Revel (uma das pessoas importantes que frequenta a casa de campo) cartas de amor de um suposto amante. Só que ele acaba descobrindo que ela não tem nada a ver com as cartas, encontra um cadáver na casa da moça e a ajuda a escondê-lo. Agora Anthony e Virginia precisam desvendar o segredo que cerca Chimneys e a relação entre os fatos.

Eu sei que fiz uma enorme confusão, mas o livro é incrivelmente bom. Vale MUITO a pena ler.

Liz 09/04/2011

The secret of chimneys
"No magnífico palácio de Chimneys morre assassinado o monarca de um país dos Bálcãs. Somam-se ao crime o desaparecimento de um manuscrito revelador de importantes segredos de Estado, o roubo de uma coleção de cartas comprometedoras e a existência de um famoso diamante escondido no palácio". Esse é o núcleo da história.
O jovem Anthony Cade é designado para entregar um manuscrito que contém as memórias de um famoso político que pode causar reviravoltas e polêmicas com o seu conteúdo. È perseguido e ameaçado devido aos manuscritos e decide conhecer Chimneys. Conhece Lady Virginia Ravel, que, e ajuda a ocultar o cadáver de um chantagista. Na mansão estarão um famoso ladrão, o “Rei Vítor”, que pretende encontrar o diamante; o importante funcionário do Foreign Office, George Lomax, que tramou e organizou esse encontro na mansão por interesses políticos e econômicos; o colecionador de livros raros H. Fish, que de livros sabe muito pouco;o magnata Isaac Stein, que quer explorar o petróleo balcânico; o superintendente Battle, da Scotland Yard, investigador do assassinato, que sempre sabe mais do que aparenta; e, por fim, o velho proprietário de Chimneys, Lord Caterham, que só pretende, inutilmente, que o deixem viver em paz.
Todos se encontram na mansão de Chimneys e, depois do assassinato do monarca, casos estranhos e obscuros começam a acontecer, a história é de muito suspense e bastante interessante. RECOMENDO A LEITURA.