O Segredo de Chimneys

Agatha Christie

Resenhas - O Segredo de Chimneys

Ana Luiza 12/01/2021

Uma releitura muito divertida
Acho que gosto desse estilo de mistério que envolvem problemas internacionais. Tenho lido a obra em ordem cronológica e o avanço que a autora tem feito em seus enredos é notável.

Claro que não se pode ler, sem por a mão na consciência. Infelizmente a autora era uma mulher branca e inglesa. Fruto de uma pais com preconceitos enraizados. Mesmo que forneça personagens femininas muito divertidas e fortes, ainda escorrega mostrando o racismo de sua época.

Karla578 26/06/2022

Essa Agatha...
Embaralhou minha cabeça, me perdi no meio de tantos personagens e nunca imaginaria o desenrolar da história.
Gostei da escrita desse livro, diferente dos outros dela lido até agora.

daleriku 10/06/2023

Demorei 2 meses para ler, tanto pela falta de tempo quando por sentir que precisava sentar e ler de uma vez só pra entender os fatos. Admito, sou ruim com nomes, deixei muitos personagens passarem e não reconheci suas histórias como deles, mas, ainda assim, o livro não me decepcionou. Anthony foi um dos meus protagonistas favoritos da Agatha Christie, a forma como me envolvi com a narrativa e com a existência dele desde o primeiro momento me lembrou meus primeiros encontros com Jerry Burton (mão misteriosa) e com o Tommy (adversario secreto).

Ana Clara R Boffelli 23/06/2020

O SEGREDO DE CHIMNEYS - POR: PENSAMENTO LITERÁRIO (ANA CLARA)
Resumo

Anthony Cade recebe de um velho amigo uma proposta; ir para a Inglaterra e executar duas tarefas. A primeira é entregar para uma editora um manuscrito das memórias de um falecido conde e a segunda é entregar cartas comprometedoras para uma mulher que foi chantageada. Anthony aceita a proposta com a intenção de viver aventuras, porém ele se depara com expectativas que superaram a sua imaginação e, acaba parando no palácio histórico de Chimneys. No entanto, não é só isto, neste palácio acaba acontecendo um assassinato de um príncipe da Herzorlosvaquia somando-se a essa informação o desaparecimento dos manuscritos e a existência de um diamante escondido em algum lugar de Chimneys.

Sobre os personagens

Anthony é bem esperto e algumas vezes até sarcástico, já Virginia Revel é uma mulher muito inteligente e temperamental. Lorde Carterham é o proprietário do castelo e só quer, inutilmente, que o deixem em paz, todavia em alguns momentos ele é bem engraçado. O superintendente Battle é um agente da Scotland Yard e aparenta saber mais do que parece, além disso, é muito pouco expressivo. Mr. Hiram Fish é desconfiado e dentro da trama suspeita do americano o achando muito misterioso e um leigo em se tratando de livros. Ainda nessa avaliação dos personagens, temos Mr. Isaacstein o financista que é imperturbável e inteligente. George Lomax é um alto funcionário do Foreign Office sendo esperto e discreto e Bundle é a filha mais velha de Lorde Carterham tendo como característica ser corajosa e às vezes lança frases com um humor ácido. Há também personagens coadjuvantes que aparecem pouco, mas são interessantes e misteriosos como, por exemplo; Mademoiselle Brun, o Barão e Bóris o servo do príncipe assassinado.

Sobre a narrativa e a trama

Como sempre, nos livros de Agatha, a narrativa é corrida com bastantes diálogos. Achei em alguns momentos que a estória nos enrola um pouco para ficamos confusos propositalmente. A trama fluí bem, algumas vezes nos desenvolvimento há um determinado suspense para enganar o ledor, por conseguinte não é um particularidade ruim, visto que isso deixa a trama mais surpreendente. Em relação ao final, toda a perspectiva foi contrária ao pensamento dedutivo, já que a autora nos faz acreditar em um cenário que não condiz com o final.

site: https://pensaliterario.blogspot.com/2020/06/resenha-o-segredo-de-chimneys-sem.html#more

Viviane 04/06/2020

Mais um da Rainha concluído
Uma estória cheia de surpresa, mais um livro da Aghata que levei a maior resteira kkkkk.

Aline Maia 05/07/2023

Agatha Christie #6.

Esse foi o primeiro livro da Agatha que não gostei tanto. Achei ele apenas ok. A leitura ficou meio arrastada, mas não sei se foi porque eu estava tendo um mês corrido ou se foi a narrativa mesmo.

Anthony Cade é um jovem malandro que decide retornar a Inglaterra numa missão de entregar um manuscrito para uma editora e cartas para uma moça enigmática chamada Virgínia Ravel. Nesse processo Anthony acaba percebendo que está no meio de uma trama política maior do que imaginava.

Eu gostei da leitura e dos personagens, mas acho que o que acabou não me cativando tanto foi a história em si. O mistério é interessante, mas não foi tão legal como os outros da autora. O ponto alto para mim foi a personalidade e o jeito do Anthony, foi divertido ler sobre ele.

Vou reler no futuro com certeza e com mais atenção. Mas de qualquer forma, é um outro livro da rainha que foi muito bom de acompanhar.

Beto | @beto_anderson 26/02/2020

Projeto Lendo Agatha Christie - Livro 6
"O segredo de Chimneys" tem uma trama quase improvável de acontecer, com várias situações que precisariam uma conspiração intergalática para que se desenvolvesse. Mas a Agatha Christie consegue desenvolver uma história que nos prende, que é engraçada, às vezes, e que se desenrola de forma muito empolgante. Gostei. Mas não é o melhor da autora.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Silvana.Pereira 13/07/2022

Não é um dos melhores livros da Rainha do Crime, mas a reviravolta do final vale a leitura. Talvez se tivesse menos personagens fosse menos confuso.

Stéphanie 08/07/2022

Muito parado
Apesar de apresentar muitos elementos e acontecimentos incríveis para um livro de crime, a leitura foi muito maçante. A resolução do crime foi surpreendente, mas não apaga o fato de que não gostei do desenrolar da história. Primeiro livro da Agatha que não gostei.

Mirian.Lima 28/06/2021

Cheio de frases preconceituosas
Não é pq naquela época, uma coisa sempre foi a mesma, humanos são iguais, e preconceituosos sempre existiram. Decepção.

Isabella.Prado 11/07/2022

O que é isso ? Um filme ??
E não é que eu acertei a identidade do Rei Victor UAHAHAHSIAJAHAUA chocada, passada. Mesmo assim a Agatha sempre têm um jeito de surpreender

DeiaMolder 13/09/2018

Mais Agatha, sem Poirot.
Vamos novamente de Agatha....nesse livro o começo é meio amarrado, mas depois vê-se que tudo é importante para entendermos algumas coisas mais adiante.
No meio da narrativa Agatha dá tantos caminhos para solucionarmos o mistério que acabamos nos perdendo, mas o interessante que sem que a escritora dar sinais visíveis do romance surgindo entre os personagens principais, é com naturalidade que aceite-se sem surpresa.
A atmosfera da narrativa não poderia ser melhor, um lindo castelo inglês, com um autêntico mordomo sisudo e fofoqueiro.
Já deixei de tentar solucionar os crimes de Agatha deixo que ela me leva até me apresentar o desfecho redondinho sem pontas soltas.
Para variar adorei!

Garcia 13/03/2022

Que plot twist ?
Meu primeirinho livro da a gata triste, gostei muito e recomendo. Não sei onde estava que não estava lendo romances policiais.

Lucas Garcia 13/12/2021

Forçado.
Para estória acontecer tem muitas coincidências forçadas e uma enrolação insuportável na primeira parte do livro.
A estória flui melhor na metade pro final, se não fosse o mistério da identidade do vilão, o livro não se sustentava.

EstefaneHelen 24/05/2021

Esperava mais...
Acho que nesse livro a Agatha tentou juntar todos os outros livros hahaha parecia que a gente estava lendo um pouquinho de cada livro que foi lançado antes desse.

Fiquei muito confusa enquanto lia. Tem muitos personagens, muitas histórias e na hora de fechar a história foi tudo muito rápido.

Comecei animada esperando uma aventura lá Adversário Secreto, mas não foi bem isso. Então vamos para o próximo!