Os Últimos Casos de Miss Marple Agatha Christie

Resenhas - Os Últimos Casos de Miss Marple

1 | 2 | 3 | 4

Shirlei 27/02/2021

Muito bom. Uma serie de contos curtos nos quais a fanosa tia jane ajuda a solucionar.
Tem ate um toque de terror que nunca tinha lido na nossa rainha do crime!!

laupetersen 05/01/2021

Amei
Agatha Christie sempre perfeita e sempre um passo à frente, menos em uma história que descobri o mistério ? mas de modo geral é praticamente impossível de pensar na hipótese que o livro trás de ser a causa dos mistérios. Último livro publicado pós sua morte. Um livro para fechar sua carreira de muito sucesso ??

HENRIQUE CESAR 26/12/2020

Os contos
Um bom livro, porém muito distante dos clássicos da autora. Livro para quem quer conhecer e iniciar uma leitura das obras de uma de minhas autoras favoritas que fez parte de minha juventude nos anos 80.

Lu 21/11/2020

Divertido
Comprei este "Os últimos casos de Miss Marple" por um impulso, porque, se tem uma coisa que eu não consigo resistir, além de livros alusivos a Jane Austen, é claro, são livros da Agatha Christie que eu ainda não li. E foi uma ótima ideia, porque eu não estava gostando tanto de "A espada do destino", como eu esperava e precisei dar um tempinho das (des) aventuras do Geralt of Rivia.

Sendo absolutamente franca, é claro que esse não é o melhor livro da Agatha, ou mesmo as melhores histórias com a Miss Marple. São seis histórias curtas, com tramas simples, mas bem feitas, na medida para o leitor se distrair vendo a Miss Marple dar um baile nos inspetores incompetentes que aparecem em St. Mary Mead, quando acontece algum crime.

Eu, sinceramente, gostei bastante. Eu me diverti, como sempre me divirto lendo os livros da Agatha. Acho que os livros dela têm essa coisa de tornar a leitura quase uma brincadeira, na medida em que brincam com a percepção do leitor. Apesar de simples, as histórias são gostosas de ler a Miss Marple é uma simpatia e simplesmente genial.

Enfim, é uma leitura rápida e gostosa.

Recomendado!

Gaal 26/07/2020

Leitura rápida
O livro traz várias pequenas história solucionadas pela Miss Marple. A leitura como sempre é rápida e gostosa, aí da mais neste caso pelo tamanho contos.
Pra mim o maior defeito do livro foi o quão desconexo são dois contos, o da boneca e o do espelho.
O grande charme pra mim é o trabalho da Miss Marple, e esses contos não apresentam a personagem, e além de serem mais "sobrenaturais", totalmente diferente do resto.

Marlonbsan 07/07/2020

Os Últimos Casos de Miss Marple
Miss Marple é aquele tipo de senhora observadora que está sempre por dentro de tudo o que acontece, possui uma grande sagacidade e poder de dedução. Com grande capacidade lógica ela desvenda os mistérios a partir do seu conhecimento e análise do comportamento humano.

O livro traz um copilado de histórias curtas envolvendo Miss Marple, bem, nem todas, uma delas acaba tendo um tom mais sobrenatural, o que foi bem interessante de ver, pois não imaginava que veria algo assim escrito por Agatha.

A linguagem de todos as histórias é bastante simples e direta, intercala entre primeira e terceira pessoa. Uma ou outra chega a ser um pouco densa, mas nada que influencie na progressão da leitura.

Aqui percebemos como histórias curtas e simples podem trazer as mensagens desejadas, não há a necessidade de um desenvolvimento a fundo dos personagens e nem descrições desenfreadas de ambientações, aspectos físicos dos personagens, apenas o básico para nos situar. O intuito estava mesmo em contar a história e Agatha sempre faz isso com maestria. Mas ao mesmo tempo, isso faz com que o nosso envolvimento com cada história seja rápido demais e assim não nos prende tanto com cada uma delas, talvez mais naquelas que nos identifiquemos.

Como de costume, as histórias apresentadas possuem suas peculiaridades, seus desfechos mirabolantes, intuitivos e bem construídos, o por menos detalhadas que sejam, possuem todos os elementos que dão início e fim para cada uma delas. São histórias bem leves e ótimas para passar o tempo, mas não diria que são os melhores para retratar a capacidade da Agatha em criar contextos e tramas, mesmo assim é possível apreciar e se divertir com a leitura.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan

mere 26/06/2020

Amo os livros que tem as Miss Marple. Mas esse achei razoável.

Carol.Alves 15/05/2020

Adoro Miss Marple
Esses últimos casos de Miss Marple encantam pela simplicidade e a lógica do raciocínio dessa simpática velhinha de St Mary Mead. São divertidos

Caroline 21/03/2020

Miss Marple e a arte da observação
Dentre as criadas por Agatha Christie, Miss Marple é a minha personagem favorita! Nestes contos ela mais uma vez surpreende as pessoas que subestimam a inteligência de uma mulher idosa, observadora e perspicaz! Neste livro há tbm dois contos de suspense.. o conto da boneca me deu arrepios de ler, rsrs, muito bom!
Adorei o último conto, com certeza um dos melhores estrelados por Miss Marple.

Antonio.Alvaro 08/03/2020

Miss Marple, a simpática velhinha de Sant Mary Meed, desvenda mais uma vez intricados mistérios nessa coletânea de contos.

Nicolas.Rodrigues 20/02/2020

Apesar de não ser grande fã de contos, é um livro bem leve e gostoso de se ler, ótimo para os momentos de ócio

Carol Galvão 07/11/2019

Mais mistérios
Depois que tudo é esclarecido, parece tudo tão claro e óbvio mas só conseguimos enxergar depois que a astuta e atenciosa Miss Marple soluciona o caso. Assiciando a pessoas e situações que acontecem no dia a dia de uma vila quieta ela consegue solucionar os mais variados crimes!!!
É sempre uma leitura prazerosa ver como essa senhorinha soluciona tudo.

Mr. Jonas 12/02/2018

Os Últimos Casos de Miss Marple

“Quando tudo fica claro, o leitor pode apenas dizer: ‘Por que eu não pensei nisso antes?’ Mas isso nunca acontece. Agatha Christie está perfeita.”
Springfield Republican

Miss Marple, a simpática velhinha que adora tricotar e passou a vida em St. Mary Mead, tem um faro apurado para o crime. Mesmo naquelas situações em que uma morte parece natural ou quando todos acreditam tratar-se de um acidente, ela não consegue deixar de notar algo suspeito. Alguns dos seus mais intrincados casos estão nos contos desta coletânea: “Santuário”, “Uma piada incomum”, “O caso da fita métrica”, “O caso da zeladora”, “O caso da criada perfeita”, “Miss Marple conta uma história” e “A extravagância de Greenshaw”.

O livro Os últimos casos de Miss Marple foi publicado postumamente, em 1979, com um bônus de duas histórias de mistério aqui reproduzidas: “A boneca da modista” e “Através de um espelho sombrio”.

Bio 31/01/2018

Os Últimos Casos de Miss Marple
Achei um excelente livro. Meu segundo livro da Miss Marple. Lembro que eu já tinha gostado dela quando li "Um corpo na Biblioteca" e esse concretizou essa adoração. Miss Marple parece uma senhorinha indefesa mas tem um cérebro inabalável e com um faro sensacional para assassinatos.

Ana Mc Bairros 19/06/2017

Eu li - Os Últimos Casos de Miss Marple
Miss Marple, para quem ainda não conhece, é uma velhinha muito observadora que mora na pequena cidade de St. Mary Mead. Nesse vilarejo fictício, é onde se desdobram várias cenas de investigação resolvidas por Marple, uma das personagens mais famosas e queridas, criada pela rainha do crime Agatha Christie.

Os Últimos Casos de Miss Marple reúne sete contos onde a presença de Miss Marple se faz necessária para a resolução de situações misteriosas e difíceis de resolver. Os outros dois contos que vêm como bônus nessa edição, não falam sobre crimes a serem resolvidos, mas apresentam certo ar de mistério de fatos sobrenaturais e inexplicáveis pela lógica.

Santuário

Um homem chega ferido em uma igreja e Bunch, a esposa do vigário, presencia o fato e ouve suas últimas palavras. Bunch pedirá ajuda à sua velha tia que é perita em resolver casos assim. A tia é nada mais nada menos do que Miss Marple, que rapidamente arma um plano para pegar o(a) assassino(a).

Uma piada incomum

O casal de jovens Edward Rossiter e Charmian Stroud tem certeza absoluta que seu tio havia deixado uma fortuna escondida para eles antes de morrer. O problema é que já tinham procurado o “tesouro” em todos os lugares possíveis. Bom, quase todos os lugares possíveis, pois Miss Marple irá encontrar no lugar mais improvável uma herança mais improvável ainda.

O caso da fita métrica

No vilarejo de St. Mary Mead, um crime premeditado e a sangue frio já parece bastante óbvio. O marido de uma mulher com uma rica fortuna parece ter se livrado dela para herdar tudo, mas a simpática e irreverente velhinha Miss Marple irá investigar no passado outra razão para a morte da senhora Spenlow.

O caso da zeladora

Miss Marple está de recuperação no hospital e recebe a medicação perfeita para seu estado: um envelope contendo uma história a ser investigada. A história verídica apresentada pelo médico de Miss Marple, conta sobre o fato que aconteceu com um homem rico, de precedência duvidosa. Ao se mudar com a nova esposa em um casarão herdado por ele, a antiga zeladora, que parece ter enlouquecido após ter sido mandada embora, joga uma maldição no casal. Pouco tempo depois a esposa daquele homem morre em um acidente, que não parecia tão acidental assim.

O caso da criada perfeita

A criada de Miss Marple afirma que sua prima havia sido acusada de ter roubado um broche das patroas e por essa razão acabara perdendo o emprego. Miss Marple resolve visitar as irmãs que tinham feito tal coisa, por acreditar piamente na inocência da moça. Na segunda visita a casa, Marple é atendida por uma nova empregada considerada perfeita pelas patroas. Mas para os olhos da velhinha observadora ninguém pode ser considerado tão perfeito assim.

Miss Marple conta uma história

Um homem estava sendo acusado de ter matado a esposa durante a hospedagem do casal em um hotel e pede ajuda, por intermédio de um amigo, à Miss Marple para tentar tirá-lo dessa. Com um pouco de raciocínio e breves descrições do ocorrido e das pessoas envolvidas, Miss Marple consegue mais uma vez desvendar um crime de forma brilhante.

A boneca da modista

Ninguém que havia visitado a modista Alicia Coombe antes havia reparado em uma boneca que descansava em uma grande poltrona de veludo. A boneca parecia ter feições próprias de um ser humano, e mesmo quem não acreditava em possessão de objetos inanimados poderia negar que ela tinha expressões humanas. Com o passar do tempo as ajudantes da modista começaram a perceber que a boneca mudava de lugar sozinha. Eles a colocavam em um determinado local e algumas horas depois ela estava em outro. E estava sempre sentada, demonstrando que estava se sentindo à vontade. O caso não possui nada relacionado à investigação, mas deixa o leitor um pouco apreensivo com o teor “macabro” da história.

Através de um espelho sombrio

Durante sua hospedagem em uma pensão, um homem tem a visão de um assassinato de uma mulher. Quando ele descobre que a mulher que havia visto era a irmã de um de seus amigos, resolve contar para a mesma, pois tinha se apaixonado por ela. A moça pareceu acreditar nas palavras dele, tanto que resolveu não se casar com o homem que aparentemente iria tentar matá-la. Os anos se passam e parece que a visão daquele homem não estava livre de acontecer.

A extravagância de Greenshaw

Greenshaw foi um homem que conseguiu juntar uma grande fortuna e construiu uma enorme mansão. Porém, ele havia investido tudo na casa e não deixou mais nada de herança para seus parentes. Sua única herdeira foi uma neta, que, depois da morte dele, passou a morar na mansão com uma governanta e um jardineiro. A sobrinha de Miss Marple tem a oportunidade então de produzir um livro sobre o velho Greenshaw e usar a documentação da casa para suas pesquisas, mas um assassinato acontece diante de seus olhos, e o que ela vê pode ser algo totalmente diferente do que parece. É graças a Miss Marple que a verdade é revelada e quem está por trás do crime.

Assim como todos os outros livros de Agatha Christie, foi muito difícil descobrir quem era o(a) bandido(a) das histórias. A rainha do crime consegue prender a atenção do leitor em cada parágrafo, e sempre quando pensamos que sabemos o que vai acontecer ela mostra que estávamos enganados. Por isso considero a autora uma das minhas favoritas da vida, e indico imensamente a leitura tanto desse livro quanto das outras obras dela. É uma escrita muito envolvente.

site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2017/06/eu-li-os-ultimos-casos-de-miss-marple.html

1 | 2 | 3 | 4