Os Últimos Casos de Miss Marple

Resenhas - Os Últimos Casos de Miss Marple

1 | 2 | 3 | 4

Mariana.Vilela 20/12/2022

Os últimos casos de Miss Marple
Como uma boa fã dos casos da Agatha, eu não poderia deixar de me divertir com esse, mas, boa parte dos contos eu já tinha lido em outras coletâneas da Agatha.
É divertido, mas não tem aquele ar de encerramento da Miss Marple como o título faz parecer. Além disso, tem uns casos interessantes, mas não é a melhor coletânea da Agatha. Vou sempre preferir o "Três ratos cegos e outros contos".
Mas, se você já é um grande fã da Agatha Christie, vale a pena ler esse daqui.

Dani Guimarães 14/11/2022

Casos
Esse foi meu primeiro contato com os livros de Agatha, achei que fosse apenas uma história mas o livro na verdade é um compilado de casos diferentes. Leitura fácil e rápida, gostei!

Thiago 03/11/2022

Coletânea razoável
Este livro reúne seis contos de Miss Marple, a velhinha que resolve qualquer enigma com comparações envolvendo o vilarejo de St. Mary Mead e dois contos voltados para o sobrenatural.
As histórias sobrenaturais não são o forte da autora, os argumentos são rasos e a condução é deficiente. Já os contos restantes são tão bons quanto o formato permite que um livro de Agatha Christie seja; pois o mais marcante da autora é a caracterização dos personagens, o envolvimento que temos com eles e as teorias desenvolvidas a cada página pelos leitores, pois a solução só pode surpreender se pensamos em várias outras possibilidades que nos pareciam plausíveis. Quando a história se resume a algumas dezenas de páginas, todos esses fatores acabam sendo enxugados, o que prejudica a experiência. Não ajudou o fato de vários já terem sido incluídos em livros anteriores os quais eu já lera. Resumindo, nada de especial.

Tuts 10/10/2022

Deixou a desejar
Quando o assunto é Agatha Christie,pra mim sem sombra de dúvidas os romances dão de 10 a zero nos livros de contos(antologias) o que não me impediu de gostar bastante de alguns livros de contos dos poucos que li,como Assassinato no Beco(o melhor na minha opinião),Poirot investiga e Os primeiros casos de Poirot e Testemunha de acusação e outras histórias. Esse livro pra mim foi um dos piores de contos que li da autora,só perde para ?Três ratos cegos e outros contos? tão esquecível que 1 mês depois não lembrava de nenhum.

Achei bem fracos os contos,gostei apenas de 2 dos 9 contos aqui listados,e não entendi porque a editora colocou 2 contos que nem sequer tem a Miss Marple,já que a proposta do livro era reunir os últimos casos da detetive. Enfim,deixou bastante a desejar e foi custoso terminar esse livro.

1.Santuário 2,5??
2.Uma piada incomum 4??
3.0 caso da fita métrica 4??
4.O caso da zeladora 2??
5.0 caso da criada perfeita 2??
6.Miss Marple conta uma história 3??
7.A boneca da modista 2,5??
8.Através de um espelho sombrio 1??
9.A extravagância de Greenshaw 2??

Média : 2,55 = ~ 2,5

bookkey 10/10/2022

Leitura rápida e gostosinha. De todo os livros de A.C., os da Miss Marple são os que mais me divertem, principalmente porque dá pra descobrir junto com ela quem são os culpados.

Chelsea.Archer 15/09/2022

Miss Marple é demais!
O livro é uma coletânea de vários contos onde Miss Marple acaba se envolvendo nas investigações.

Eu sou muito suspeita pra falar da ?Tia Gata? já que foram os livros dela que me despertaram o amor pela leitura (e por Thrillers), mas esse livro foi tão gostoso de ler!

Por serem contos a leitura fluiu muito rápido. E a qualidade da escrita dela é incomparável.

Para quem gosta do gênero recomendo muito a leitura.

Melissa.Aparecida 12/06/2022

Com Miss Marple nunca tem erro
É uma ótima leitura, rápida e agradável. Não é um dos melhores livros da Agatha, mas, ainda assim, é bom. Alguns contos, inclusive, não parecem ter sido criados para estarem nesse livro.

O cérebro da velha Miss Marple é inacreditável, espero um dia ter metade dessa genialidade. Sua capacidade de análise através da observação e comparação com as pessoas que conhece, a torna mais esperta do que qualquer outra pessoa.

Fabio Shiva 25/03/2022

Histórias de uma doce velhinha com a mente pra lá de diabólica
Dentre os mais de 100 livros que Agatha Christie escreveu, calculo ter lido uns 80 ao menos uma vez. Desses, li boa parte duas vezes e alguns cheguei a ler três vezes. Não me lembro de ter chegado a ler algum quatro vezes, mas é algo que pode ter acontecido ou eventualmente irá acontecer algum dia.

Dito isso, façam ideia de minha alegria ao ler, em 2022, um livro de Agatha pela primeira vez! “Os Últimos Casos de Miss Marple” foi publicado postumamente em 1979, três anos após o desencarne da autora. Como eu suspeitava, boa parte dos contos são republicações, que já haviam aparecido em outras coletâneas. Mesmo assim, sempre é bom retornar à companhia de Miss Marple, essa incrível velhinha que é tão simpática como um arquétipo da querida vovó e, ao mesmo tempo, é capaz de imaginar as piores coisas a respeito dos outros. É essa combinação de uma mente diabólica e muita doçura que faz de Miss Marple uma das mais carismáticas detetives do romance policial.

O método dedutivo de Miss Marple é bem interessante: ela compara cada nova situação que ocorre com uma espécie de arquivo mental sobre as pessoas que ela conheceu em sua pequena aldeia de St. Mary Mead. O conceito por trás desse método é que as pessoas agem de acordo com padrões que se repetem, o que permite à gentil e maquiavélica senhorinha estabelecer os paralelos que a ajudam a desvendar até os mais intrincados mistérios. Fiquei pensando bastante sobre essa ideia, e a conclusão a que cheguei foi a de que faz muito sentido!

Apesar do título do livro, dois contos aqui apresentados não trazem Miss Marple como protagonista. Na verdade, sequer poderiam ser considerados como histórias de detetive. São eles: “A boneca da modista” e “Através de um espelho sombrio”. Não me recordo de ter lido esses contos antes, que trazem uma estranha mistura de sobrenatural e sentimentalismo, bem diferentes do estilo tradicional de Agatha. Valeu pela curiosidade!

Por falar em curiosidade, o livro encerra com “A extravagância de Greenshaw”, que possui uma história interessante associada. Em 1954, Agatha quis ajudar a levantar fundos para uma igreja local (Igreja de Churston Ferrers). Assim, ela escreveu uma história intitulada “A extravagância de Greenshore”, protagonizada por Hercule Poirot, com a intenção de reverter os lucros da venda da história para a igreja. Só que essa história ficou curta demais para ser publicada como um livro, e longa demais para ser publicada em alguma revista.

Assim, Agatha acabou escrevendo outra história, “A extravagância de Greenshaw”, dessa vez com Miss Marple como protagonista, com um tamanho mais adequado para o propósito original. Quanto a “A extravagância de Greenshore”, foi reescrito de forma a virar o romance “A Extravagância do Morto”. Achei muito intrigante Agatha ter decidido escrever uma história completamente diferente, mas com um nome tão parecido… São os mistérios dentro dos mistérios de Agatha Christie…

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
JurúMontalvao 26/03/2022minha estante

SuAlen.Pawelkiewic 25/03/2022

Casos interessantes.
São histórias curtas, com narrativas resumidas, todos casos interessantes e fáceis de ler. Confesso que não sou muito fã de Miss Marple prefiro as histórias de Poirot. Porém como não gostar de uma velhinha adorável e inteligente?

Fernanda 26/02/2022

Gostei dos contos, uma ótima forma de ter o último contato com a boa velhinha Miss Marple, mesmo que ela não apareça em todos os contos.

Gabi 09/08/2021

As histórias da Agatha com Miss Marple não costumam ser minhas favoritas porque ela costuma aparecer pouco, então resolvi tentar um livro com ela que fosse de contos, visto que por serem mais curtos, ela não poderia demorar tanto para aparecer. E foi uma experiência muito legal, consegui me envolver bem mais nos mistérios com Marple nesses contos do que nos romances com a mesma, meu favorito foi o "Miss Marple Conta Uma História", que mostra uma genialidade pouco vista na personagem nas histórias dela que eu já tinha lido até então. A edição traz algumas histórias que não são com ela e que não curti, mas os contos com a própria Jane Marple foram legais e até me animaram para continuar lendo as histórias com ela.

Mariana Rocher 20/07/2021

Histórias maravilhosas
Miss Marple dessa vez me surpreendeu! Sempre acho suas histórias um pouco arrastadas, sem direção, mas dessa vez ela foi bem objetiva. Adorei todas elas.

ebyelly 27/06/2021

o livro é realmente muito bom, da pra ler ele em um dia, só não li em um ou dois dias por preguiça mesmo, mas ele te prende em cada momento, óbvio que existem alguns casos mais legais que alguns mas vale muito a pena ler esse livro.

Ana 28/02/2021

A ambição dos homens podem chegar a limites inacreditáveis
É um livro ótimo, como o são todos de Agatha Christie. A diferença em que este é dividido em contos tornou, para mim, a leitura rápida e mais leve. É um livro que eu recomendo pra ler sem pressa e passar o tempo.

1 | 2 | 3 | 4