Os Últimos Casos de Miss Marple

Os Últimos Casos de Miss Marple Agatha Christie

Resenhas - Os Últimos Casos de Miss Marple

1 | 2 | 3 | 4

Maria Eduarda 25/11/2023

?Os últimos casos de Miss Marple? é um livro escrito por Ágatha Christie, se trata de um compilado de contos curtos da autora, 9 pequenas histórias de uma senhorinha perspicaz e detetive astuta, que tem caráter sobrenatural em seus crimes.

Apesar da Ágatha Christie ser a minha autora favorita, na qual tenho um enorme carinho, ela falha um pouco, achei boa parte dos contos fracos no desenrolar dos crimes, sem sagacidade e pensamentos engenhosos, entretanto acredito que essa é a característica dos contos, serem curtos e rápidos, cortando a característica que me atrai nos livros dela, logo, se você for começar a ler Ágatha Christie, comece pelos livros de uma história só, com mais maturidade encare as pequenas histórias.

O melhor conto, contudo oque eu mais gostei é: A extravagância de Greenshaw. Ele, diferente dos outros foi maior, com um pouco mais desembrulhar hábil, houve uma morte por flechas, suspeitos e o incrível pensamento da geniosa detetive Miss Marple. Fiz questão de ler o livro inteiro para avaliar com propriedade, e no último conto fui premiada com algo que me agradou mediante todas as histórias.

Eu indico a leitura de contos policiais da Ágatha pra leitores mais habituados com os livros de únicos crimes. Eu particularmente, adoro romances policiais e prefiro ler crimes mais longos, com convicção, critica, ideias e apreciação à concepção, que se encontram em grande ausência em compilados de efêmeras historietas. Essa autora é fantástica e Miss Marple é estro, entretanto esse não é o melhor livro para experimentar do seu suco.
Warley Pablo 25/11/2023minha estante
Perfeita sua colocação, Maria. Infelizmente a falta de espaço para se estabelecer uma história bem estruturada é o principal fator responsável pelas falhas nesses contos. Tudo que se pode fazer é se apegar aos livros bem elaborados da Aghata e não levar em consideração os pequenos contos. Eles deveriam servir pra se ouvir enquanto lava a louça ou faz as unhas auhshsjs.

Maria Eduarda 25/11/2023minha estante
Sem dúvidas, querido.

Cris Paiva 04/02/2013

A Miss Marple, com o seu jeitinho distraído, consegue desvendar mistérios cabeludos somente olhando o caso a partir da perspectiva humana. Ela enxerga detalhes óbvios para uma pessoa observadora e curiosa, mas que escapam totalmente da atenção dos "profissionais", afinal só uma dona de casa que ia reparar em xicaras de chá, alfinetes e na bagunça causada por balas meladas, não é?
Cristine 04/02/2013minha estante
Agatha Christie é a melhor!!!

Tchamilla 28/01/2014

Os casos distraem, mas é um livro dispensável. Os melhores contos são os dois mais "sobrenaturais" que não contam com a Miss Marple.
Recomendo só para fãs da Agatha Christie.

Hel 09/02/2016minha estante
Também foram os que achei mais interessantes.

Fabio Shiva 25/03/2022

Histórias de uma doce velhinha com a mente pra lá de diabólica
Dentre os mais de 100 livros que Agatha Christie escreveu, calculo ter lido uns 80 ao menos uma vez. Desses, li boa parte duas vezes e alguns cheguei a ler três vezes. Não me lembro de ter chegado a ler algum quatro vezes, mas é algo que pode ter acontecido ou eventualmente irá acontecer algum dia.

Dito isso, façam ideia de minha alegria ao ler, em 2022, um livro de Agatha pela primeira vez! “Os Últimos Casos de Miss Marple” foi publicado postumamente em 1979, três anos após o desencarne da autora. Como eu suspeitava, boa parte dos contos são republicações, que já haviam aparecido em outras coletâneas. Mesmo assim, sempre é bom retornar à companhia de Miss Marple, essa incrível velhinha que é tão simpática como um arquétipo da querida vovó e, ao mesmo tempo, é capaz de imaginar as piores coisas a respeito dos outros. É essa combinação de uma mente diabólica e muita doçura que faz de Miss Marple uma das mais carismáticas detetives do romance policial.

O método dedutivo de Miss Marple é bem interessante: ela compara cada nova situação que ocorre com uma espécie de arquivo mental sobre as pessoas que ela conheceu em sua pequena aldeia de St. Mary Mead. O conceito por trás desse método é que as pessoas agem de acordo com padrões que se repetem, o que permite à gentil e maquiavélica senhorinha estabelecer os paralelos que a ajudam a desvendar até os mais intrincados mistérios. Fiquei pensando bastante sobre essa ideia, e a conclusão a que cheguei foi a de que faz muito sentido!

Apesar do título do livro, dois contos aqui apresentados não trazem Miss Marple como protagonista. Na verdade, sequer poderiam ser considerados como histórias de detetive. São eles: “A boneca da modista” e “Através de um espelho sombrio”. Não me recordo de ter lido esses contos antes, que trazem uma estranha mistura de sobrenatural e sentimentalismo, bem diferentes do estilo tradicional de Agatha. Valeu pela curiosidade!

Por falar em curiosidade, o livro encerra com “A extravagância de Greenshaw”, que possui uma história interessante associada. Em 1954, Agatha quis ajudar a levantar fundos para uma igreja local (Igreja de Churston Ferrers). Assim, ela escreveu uma história intitulada “A extravagância de Greenshore”, protagonizada por Hercule Poirot, com a intenção de reverter os lucros da venda da história para a igreja. Só que essa história ficou curta demais para ser publicada como um livro, e longa demais para ser publicada em alguma revista.

Assim, Agatha acabou escrevendo outra história, “A extravagância de Greenshaw”, dessa vez com Miss Marple como protagonista, com um tamanho mais adequado para o propósito original. Quanto a “A extravagância de Greenshore”, foi reescrito de forma a virar o romance “A Extravagância do Morto”. Achei muito intrigante Agatha ter decidido escrever uma história completamente diferente, mas com um nome tão parecido… São os mistérios dentro dos mistérios de Agatha Christie…

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
JurúMontalvao 26/03/2022minha estante

Hester1 24/04/2013

Pequenos casos de Miss Marple. Estórias curtas e muito simplesinhas.

Ramenui 13/10/2013

Um livro leve e gostoso de ler, ótimo pra passar o tempo.

Jaque - Achei o Livro 02/01/2014

Livro de poucas e curtas histórias, algumas 'sobrenaturais'.
Não é um livro inesquecível, mas gostei mesmo assim de ter lido.
A primeira história, O Santuário, não gostei tanto. Já 'Uma piada incomum' é mais uma aventura, sem crime.
As melhores na minha opinião foram "O caso da fita métrica”, “O caso da zeladora” e “O caso da criada perfeita”. O conto " a boneca da modista", meio sobrenatural tbém me agradou.
Minha preferida foi “Através de um espelho sombrio”, achei bem interessante.
Enfim, a última “A extravagância de Greenshaw” já tinha lido no livro A Aventura do pudim de natal.
Bem, não dá pra falar muito sobre, já que os contos são curtos acabaria entregando :-)

Bruno Matos 14/01/2014

Delícia de leitura
Incrível como é boa a escrita de Agatha Christie. Esse foi meu primeiro livro lido dela e com certeza ficará na memória, ótimos casos, cada um com sua peculiaridade e nenhum possui paradigmas parecidos com os outros, cada um tem seu contexto e disso acho que posso deduzir que foi mantido em todas suas obras.

Miss Marple é uma personagem perfeita ao estilo, simplesmente mais um dos astros da leitura de crimes, assim como Poirot e Holmes que completam o quadro dessa leitura que é fascínio britânico. Talvez devemos ver que tanto Poirot quanto Marple são apenas capas para guardar a verdadeira especialista em crimes, Agatha.

Sério, recomendar só este livro não é suficiente, pois mesmo começando agora minha experiencia, sinto a plena confiança de recomendar Agatha Christie.

Marselle Urman 28/01/2014

Algumas estorinhas de Miss Marple e três dos contos "sobrenaturais" de Tia Agatha. Boa leitura para horas de ócio, nada notável.

Gabriela Matos 11/04/2014

Meu primeiro da Agatha Christie e me impressionei com a escrita simples. Esse exemplar reúne vários casos que aparentemente são impossíveis de se achar uma solução. No entanto, não para Miss Marple. Essa senhora tem uma sagacidade única e desvenda mistérios em questão de minutos. Um em especial envolve um certo terror, mas a lição que passa é bem interessante.
Com certeza não será meu único!

Felipe 16/06/2015

nenhum da Miss marple me agradou...

jbueno2023 11/03/2024

Interessante
Este livro trata de casos resolvidos pela Miss Marple, apenas um não cita ela. São bons, mas bem curtinhos, então não dá nem tempo de descobrir o culpado. Mas sempre recomendo livros da Agatha Christie.

Eclipsenamadrugada 16/09/2016

Variedades
Este livro é uma variedade de curtas histórias, umas muito boas outras também boas mas um pouco menos boas, mas que valeu muito...

Ana Mc Bairros 19/06/2017

Eu li - Os Últimos Casos de Miss Marple
Miss Marple, para quem ainda não conhece, é uma velhinha muito observadora que mora na pequena cidade de St. Mary Mead. Nesse vilarejo fictício, é onde se desdobram várias cenas de investigação resolvidas por Marple, uma das personagens mais famosas e queridas, criada pela rainha do crime Agatha Christie.

Os Últimos Casos de Miss Marple reúne sete contos onde a presença de Miss Marple se faz necessária para a resolução de situações misteriosas e difíceis de resolver. Os outros dois contos que vêm como bônus nessa edição, não falam sobre crimes a serem resolvidos, mas apresentam certo ar de mistério de fatos sobrenaturais e inexplicáveis pela lógica.

Santuário

Um homem chega ferido em uma igreja e Bunch, a esposa do vigário, presencia o fato e ouve suas últimas palavras. Bunch pedirá ajuda à sua velha tia que é perita em resolver casos assim. A tia é nada mais nada menos do que Miss Marple, que rapidamente arma um plano para pegar o(a) assassino(a).

Uma piada incomum

O casal de jovens Edward Rossiter e Charmian Stroud tem certeza absoluta que seu tio havia deixado uma fortuna escondida para eles antes de morrer. O problema é que já tinham procurado o “tesouro” em todos os lugares possíveis. Bom, quase todos os lugares possíveis, pois Miss Marple irá encontrar no lugar mais improvável uma herança mais improvável ainda.

O caso da fita métrica

No vilarejo de St. Mary Mead, um crime premeditado e a sangue frio já parece bastante óbvio. O marido de uma mulher com uma rica fortuna parece ter se livrado dela para herdar tudo, mas a simpática e irreverente velhinha Miss Marple irá investigar no passado outra razão para a morte da senhora Spenlow.

O caso da zeladora

Miss Marple está de recuperação no hospital e recebe a medicação perfeita para seu estado: um envelope contendo uma história a ser investigada. A história verídica apresentada pelo médico de Miss Marple, conta sobre o fato que aconteceu com um homem rico, de precedência duvidosa. Ao se mudar com a nova esposa em um casarão herdado por ele, a antiga zeladora, que parece ter enlouquecido após ter sido mandada embora, joga uma maldição no casal. Pouco tempo depois a esposa daquele homem morre em um acidente, que não parecia tão acidental assim.

O caso da criada perfeita

A criada de Miss Marple afirma que sua prima havia sido acusada de ter roubado um broche das patroas e por essa razão acabara perdendo o emprego. Miss Marple resolve visitar as irmãs que tinham feito tal coisa, por acreditar piamente na inocência da moça. Na segunda visita a casa, Marple é atendida por uma nova empregada considerada perfeita pelas patroas. Mas para os olhos da velhinha observadora ninguém pode ser considerado tão perfeito assim.

Miss Marple conta uma história

Um homem estava sendo acusado de ter matado a esposa durante a hospedagem do casal em um hotel e pede ajuda, por intermédio de um amigo, à Miss Marple para tentar tirá-lo dessa. Com um pouco de raciocínio e breves descrições do ocorrido e das pessoas envolvidas, Miss Marple consegue mais uma vez desvendar um crime de forma brilhante.

A boneca da modista

Ninguém que havia visitado a modista Alicia Coombe antes havia reparado em uma boneca que descansava em uma grande poltrona de veludo. A boneca parecia ter feições próprias de um ser humano, e mesmo quem não acreditava em possessão de objetos inanimados poderia negar que ela tinha expressões humanas. Com o passar do tempo as ajudantes da modista começaram a perceber que a boneca mudava de lugar sozinha. Eles a colocavam em um determinado local e algumas horas depois ela estava em outro. E estava sempre sentada, demonstrando que estava se sentindo à vontade. O caso não possui nada relacionado à investigação, mas deixa o leitor um pouco apreensivo com o teor “macabro” da história.

Através de um espelho sombrio

Durante sua hospedagem em uma pensão, um homem tem a visão de um assassinato de uma mulher. Quando ele descobre que a mulher que havia visto era a irmã de um de seus amigos, resolve contar para a mesma, pois tinha se apaixonado por ela. A moça pareceu acreditar nas palavras dele, tanto que resolveu não se casar com o homem que aparentemente iria tentar matá-la. Os anos se passam e parece que a visão daquele homem não estava livre de acontecer.

A extravagância de Greenshaw

Greenshaw foi um homem que conseguiu juntar uma grande fortuna e construiu uma enorme mansão. Porém, ele havia investido tudo na casa e não deixou mais nada de herança para seus parentes. Sua única herdeira foi uma neta, que, depois da morte dele, passou a morar na mansão com uma governanta e um jardineiro. A sobrinha de Miss Marple tem a oportunidade então de produzir um livro sobre o velho Greenshaw e usar a documentação da casa para suas pesquisas, mas um assassinato acontece diante de seus olhos, e o que ela vê pode ser algo totalmente diferente do que parece. É graças a Miss Marple que a verdade é revelada e quem está por trás do crime.

Assim como todos os outros livros de Agatha Christie, foi muito difícil descobrir quem era o(a) bandido(a) das histórias. A rainha do crime consegue prender a atenção do leitor em cada parágrafo, e sempre quando pensamos que sabemos o que vai acontecer ela mostra que estávamos enganados. Por isso considero a autora uma das minhas favoritas da vida, e indico imensamente a leitura tanto desse livro quanto das outras obras dela. É uma escrita muito envolvente.

site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2017/06/eu-li-os-ultimos-casos-de-miss-marple.html

Bio 31/01/2018

Os Últimos Casos de Miss Marple
Achei um excelente livro. Meu segundo livro da Miss Marple. Lembro que eu já tinha gostado dela quando li "Um corpo na Biblioteca" e esse concretizou essa adoração. Miss Marple parece uma senhorinha indefesa mas tem um cérebro inabalável e com um faro sensacional para assassinatos.

1 | 2 | 3 | 4