A Utopia

A Utopia Thomas More

Resenhas - Utopia

Clio0 17/05/2024

Atualmente o termo utópico é bem conhecido, as características para que algo possa ser tachado de tal são bem reduzidas: basta ser considerado como algo tão perfeito que só poderia acontecer em circunstâncias impossíveis ou oníricas.

A obra original é mais densa e se trata de um sistema que abrange a tripartição economia-governo-sociedade. Uma das coisas que mais chamam a atenção na proposta de Morus é a ênfase dada ao trabalho do agricultor em que absolutamente todos teriam que prestar serviço por algum tempo.

Há mais detalhes, obviamente, mas essa me chamou mais a atenção por variações de seu modelo já terem sido empregadas em alguns sistemas de governo. Algumas bem sucedidas, outras totais desastres.

De qualquer forma, é uma leitora enriquecedora e necessária para aqueles que gostariam de entender o termo "distópico" tão amplamente utilizado atualmente.

Clio0 17/05/2024

Nina Carrerette 04/05/2024

A Utopia
Li para a faculdade, mas me interessei imensamente. Adorei a forma como a história é narrada em duas partes, o fato de Thomas Morus utilizar de certa ironia ao nomear algumas das personagens e da natureza de Utopia.
Achei interessante a forma como ele cria um lugar idealizado que funciona perfeitamente, mas que claramente não seria possível, e ele mesmo mostra que sabe disso ao fazer essa brincadeira com os nomes como disse anteriormente.
Enfim, foi uma leitura muito proveitosa.

Isadora.Oliveira 01/05/2024

Ata
Li pq sempre ouvia as pessoas falando que dá pra associar com todos os temas do mundo, não é verdade, mas é muito interessante.
Gostei bastante do desenvolvimento, e no começo da história é de fato super interessante e divertido, a partir do capítulo dos escravos fica um porre, demora de passar, irrita, quebra a ideia inicial de ser um povo evoluído.
Os utopianos são claramente europeus, inegável.

PatrAcia157 08/04/2024

Interessante!
É um livro clássico e filosófico bastante intrigante, verdadeiramente me fez pensar sobre o mundo contemporâneo e todas as suas lástimas, porém, também me fez perceber o quanto evoluímos.

lis 20/03/2024

Eu gostei, eu pensava que era mais uma história mesmo só que no livro se trata de vários assuntos sociais importantes

Tsuki 19/03/2024

Irônico
Irônico como mesmo um livro que retrata a melhor das sociedades pode ter tantas coisas absurdas, talvez esses idais tenham sido promissores no século XV porém muitas ideias hoje em dia seriam absurdas. É nesse momento que me orgulho dizer que nossa história caminhou pra recursos muito melhores pelo menos no que diz respeito as mulheres, que estão cada vez mais independentes e conquistando seus direitos; dentre outros pormenores muitas das convicções da pra salvar e seria realmente utópico se aplicado a essa sociedade de hoje.

mhsmaran 13/03/2024

Parece até difícil exercitar o pensamento de um lugar como esse (ironia). Em tempos de tanto retrocesso?

Evelyn 09/02/2024

Li pra escrever meu tcc
Um livro muito interessante pra entender o conceito de ?utopia?. A primeira parte do livro é bem maçante, mas a segunda onde é descrito a ilha de utopia é bem interessante. Tem muita coisa revolucionária pra época, e obviamente muita coisa que já perdeu o prazo de validade nos tempos atuais. Ainda assim, vale a pena a leitura, as críticas às grandes nações são extremamente e assustadoramente atuais.

Lis 09/02/2024

Viver como em Utopia? quem sabe em algum outro planeta
Não desistam da leitura já na primeira parte da escrita, que achei maçante. Quando a descrição de Utopia começa a ser feita, o livro fica mais bacana.

Após ler a obra, entende-se perfeitamente o motivo pelo qual a palavra utopia vem do livro. Nos dias de hoje, não é nem um pouco crível nos imaginar numa sociedade como a utopiana? é claro que há muitas coisas descritas que eu não concordo, como a esposa ter que obedecer ao marido, mas, num geral, seriam tempos melhores se vivêssemos com a mesma dignidade que vivem os utopianos.
Fiquei impressionada com o fato do livro provir do século XVI e, mesmo assim, ter descrições de sociedade alheias à Utopia que parecem ser o relato da nossa.

[?] ?Portanto, espero que me perdoem, devo dizer que não tenho outra concepção acerca dos governos que conheci e observei senão que são uma conspiração dos ricos a administrar a coisa pública, com o único intuito de satisfazer seus interesses particulares e elaborar todos os artifícios e maneiras de fazê-lo; primeiro, para que possam preservar, sem perigo, tudo o que perversamente adquiriram e, então, engajar os pobres no trabalho a seu serviço por valores tão baixos quanto for possível, oprimindo-os tanto quanto desejarem. E, se obtêm sucesso em seus artifícios, estabelecidos por meio da autoridade do Estado, o qual se considera a representação de todo o povo, são, finalmente, reconhecidos como leis.? - p. 141

Gustavo Ferreira 06/02/2024

Uma das primeiras idealizações de uma sociedade perfeita feitas pelos Europeus envolvendo o recente descobrimento das Américas, ou do "Novo Mundo".
Interessantíssimo entender a visão de mundo ideal da época que, apesar de elementos datados (como escravidão, pena de morte e afins), trás também ideias relevantes até os dias atuais: dentre as quais destaco as críticas feitas ao direito da propriedade privada e as provocações direcionadas às grandes nações ricas da Europa.

Em relação à propriedade privada, fica claro no trecho abaixo que Morus a considerava extremamente lesiva à sociedade:

"Em toda parte onde a propriedade for um direito individual, onde todas as coisas se medirem pelo dinheiro, não se poderá jamais organizar nem a justiça nem a prospreridade social, a menos que denomineis justa a sociedade em que o que há de melhor é a partilha dos piores, e que considereis perdeitamente feliz o Estado no qual a fortuna pública é a presa dum punhado de indivíduos insaciáveis de prazeres, enquanto a massa é devorada pela miséria."

Quanto à crítica às grandes nações, o seguinte trecho é assustadoramente atual:

"Quando considero e observo as repúblicas mais florescentes, hoje, não vejo, Deus me perdoe, senão uma conspiração de ricos a gerir do melhor modo os seus negócios sob o rótulo e o título pomposo de república."

As idealizações de sociedade sempre estiveram presentes na civilização e muitas vezes foram subjulgadas como meras fantasias, contudo, muitas ficaram destacadas na histórica como os desejos mais marcantes de uma época e até como esboços de projetos a serem seguidos.
Assim, finalizo com um poema de Mário Quintana chamado Das Utopias que, coincidentemente, me apareceu justamente na semana que terminei a leitura de Utopia.

"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A mágica presença das estrelas!"

Charlinho07 03/02/2024

A origem do termo faz muito sentido...
Fui apresentado a Thomas More pela série The Tudors, que retrata o reinado de Henrique VIII da Inglaterra, famoso, entre outras coisas, por ter rompido com igreja católica, para satisfação dos seus prazeres.

Em um dos episódios da série, o rei cita a leitura do livro Utopia. Daí em diante, fiquei curioso para ler. Mais ainda quando descobri que a origem do termo Utopia, nasceu aqui. E faz total sentido.

Considerando a improbabilidade de haver um sistema de governo que subjulgue os egos humanos a ponto de todos serem de bom grado bons e generosos, em que as diferenças sejam respeitadas e que os defeitos sejam condenados e evitados, associar essa fantasia perfeita ao nome da ilha que dá título a esse livro foi genial.

Claro que o passar do tempo o termo se expandiu, não sendo usado apenas para representar uma sociedade perfeita, mas fantasias perfeitas em geral.

O livro, considerando que foi escrito no século XVI, também me ajudou a enxergar o mundo diferente. Quando estudamos história na escola, em alguns momentos as coisas ficam muito preto no branco. Há datas que demarcam o fim de uma era e o início de outra. Vê-se aqui, que apesar de os reis serem absolutos, toleravam em algum grau as críticas, haja visto que Thomas foi executado por outra coisa que não as criticas ao monarca.

Além disso, é possível observar como a imprensa permitiu a circulação das ideias, que antes só poderiam ser propagadas por meio de manuscritos e encontros pessoais.

Acredito que todos os candidatos a cargos públicos de legislação e governo deveriam ler este livro, pois talvez começassem a pensar no bem comum ao invés dos próprios interesses.

Carlos398 25/01/2024

Leitura histórica
Me lembro bem quando minha professora de história, muitos anos atrás, mencionou A Utopia e as consequências dessa obra e do autor Thomas More na sociedade. Naquele momento, pensei "hmm, um dia quero ler esse livro".

A Utopia é um livro publicado no início do século XVI por Thomas More, importante filósofo renascentista e humanista, no que se refere à política. Nessa obra, ele descreve uma conversa com um suposto viajante que viveu na fictícia ilha de Utopia, onde é descrito uma sociedade comunista que o autor considerava perfeita, não existindo propriedade privada, sem pobreza e fome, com trabalhos de no máximo 6h por dia, e com criminalidade quase inexiste, além de não haver luxos e sem riquezas.

É um livro interessante, principalmente para ver as críticas do autor à sociedade europeia da época, além de ter uma ideia de como ele influenciou os movimentos comunistas que ocorreram no século XX. É interessante também notar que "Utopia" que originalmente significava "em lugar nenhum" acabou tomando o significado pejorativo de "sonho irrealizável" com o passar do tempo.

Beatrys 20/01/2024

"O que é uma cidade, pergunto-te, senão um grande mosteiro?"
"... parece-me que, onde a propriedade privada e tudo é medido em termos monetários, é praticamente impossível que uma comunidade seja justa ou próspera, a menos que se considere que a justiça pode funcionar onde as melhores coisas pertencem às piores pessoas, ou que possa haver felicidade onde todos os bens estão repartidos entre pouquíssimos - e mesmo esses poucos não aproveitam muito, enquanto os demais vivem em completa miséria."