A Utopia

A Utopia Thomas More

Resenhas - Utopia

lau 10/08/2021

Eu gostei muito, tem uma descrição de cada detalhe de uma forma tão bonita, que dá vontade de ver com os próprios olhos. Apesar de abordar alguns conceitos que não me agradaram, em geral foi uma ótima leitura.

maria.pic 28/07/2021

resenha de a utopia
Não fez meu estilo de livro mas ainda é um livro maravilhoso que vale mt a pena ler sobre essa "utopia"

Ramon 27/07/2021

...
"Utopo comandante de não ilha fez-me ilha. Entre todas as terras, só eu, sem filosofia, tracei para os mortais a cidade filosófica. De bom grado distribuo minhas coisas; sem relutância aceito melhores"

Dani 22/07/2021

A utopia é relativa para tempo e sociedade.
Certamente quando eu pensava na palavra utopia, de uma sociedade ideal, não pensava em um lugar com escravidão, machismo, e muito menos um lugar que consegue viver isolado no próprio mundinho praticamente ignorando os problemas externos e só intervindo em casos de guerra, a qual fazem uso pra ganhar poder sobre as outras nações fora de Utopia. Também me incomodei muito com a falta de relações, familiares, de ofício. Nada em utopia considera os sentimentos das pessoas, a sociedade funciona de maneira prática, tirando toda a individualidade e esperando comportamento robótico dos cidadãos, sem criar laços afetivos pois podem ser remanejados de acordo com a necessidade geral.

É um livro de leitura necessária pra refletirmos o começo dos ideais socialistas e que o dinheiro só tem o valor fictício que colocamos nele, mas o que mais me chamou atenção foi o quão medieval e distópico a utopia me pareceu, obviamente que devido ao período que foi escrito muitas coisas ?ideais? na época mudariam, mas pra mim foi realmente um balde de água fria.

Enfim não é um livro ?legal? de ler de forma alguma, porem é muito importante pra refletir que a Utopia é inatingível pois pra cada período e cada conjunto de valores tomado, ela muda. É impossível uma sociedade funcional agradar a todos sem impor preceitos de uma forma que os impeça de questiona-los.

Gustavo.Martins 20/07/2021

Vermelho
Me repetindo aqui. Utopia é de fato uma versão utópica de si mesmo, é um vetor dos valores comunistas antes da versão prática e menos feliz da união soviética ou atual China. É interessante ver como a comunidade e o ser humano são valorizados.
O livro é uma descrição dessa ilha ideal, seu governo, costumes e crenças, não tem uma narrativa em si, um acontecimento ou uma ação que vai se desenrolando... não me incomodei com isso, mas vale a pena avisar.

Amanda 23/05/2021

4 estrelas
Thomas More certamente bebeu das águas da Idade Antiga, fonte de Platão, para escrever sobre sua sociedade ideal no século XVI.

Platão também pregou a existência de uma sociedade ideal, governada por reis-filósofos, basicamente, através de um governo autoritário, extremamente controlador, traçando uma análise criteriosa de cada ponto da sociedade, estabelecendo rígidas leis e formas de conduta.

More, por sua vez, idealiza uma república e apresenta sua sociedade ideal (utópica), discutindo, tópico a tópico, vários pontos relevantes à constituição de uma sociedade, analisando, entre outros, além do aspecto religioso, temas como o bem comum, a divisão do trabalho e a propriedade privada (ou, no caso, a ausência dela).

O autor demonstra como seria aplicável uma sociedade sem propriedade privada e sem intolerância religiosa, na qual a razão é o critério para estabelecer condutas sociais e não o autoritarismo do Rei ou da Igreja (em sua época representados por Henrique VIII, chefe de Estado e da Igreja Anglicana inglesa)

Além disto, trabalha a divisão dos bens entre todos, ao invés da concentração das riquezas, por acredite que isso garantiria a abundância.

Ainda, quanto à divisão do trabalho, aponta que todos deveriam trabalhar apenas o necessário para garantir o bem geral.

Kenyafdn 08/05/2021

Clássico que dá nome ao estilo narrativo.
Como introdução a esta resenha, torno minhas as últimas palavras deste livro:

?... se de um lado não posso concordar com tudo o que disse este homem, aliás incontestavelmente muito sábio e muito hábil nos negócios humanos, de outro lado confesso sem dificuldade que há entre os utopianos uma quantidade de coisas que eu aspiro ver estabelecidas em nossas cidades. Aspiro, mais do que espero.?

Repito: ?ASPIRO, mais do que ESPERO?. Porque sabemos que já tentaram. E o que deveria ser o Socialismo Utópico, se transformou no Comunismo, matando milhões de fome e degradação em campos de trabalhos forçados nos chamados ?Gulags?.

Para finalizar, no papel, o ideal é lindo, porém na prática é preciso levar em consideração o fator primordial chamado: ?homem?, egoísta por natureza que abandona qualquer ideal quando vislumbra o poder de decidir o destino de outros, e suas mãos. De certo, que o sistema capitalista vigente de hoje, por exemplo, tem suas falhas, assim como todos os outros por qual a humanidade já passou, porém não acho que já existiu ou existirá um como em Utopiar, pois sempre haverá o orgulho e a vaidade de algumas frutas podres (Hitler, Stálin, Trump [rsrs] etc.) para corrompê-lo.

CarlosHenrique.Caregnato 08/05/2021

Apesar da linguagem muito rebuscada que faz a leitura ser mais lenta, e um bom livro não e atoa que é considerado um clássico do direito

Douglas.Bonin 04/05/2021

Utopia, ou a "propaganda bem feita".
Sabe, concluo esta leitura enquanto passa a final do BBB21, e isso me fez pensar em... Nada, os assuntos não tem nada a ver.

Utopia do Santo Tomás Morus é este manifesto de um local ideal. Não o objetivo a ser alcançado, mas a conjunção de políticas idealizadas.

A obra, em alguns momentos, me fez pensar na idealização que o mundo faz de alguns países. Veja bem, consegue pensar em um país onde o trabalho é recompensando? Um local onde as leis são justas? Onde a liberdade religiosa é o norte? Local onde todos são iguais? Pois é, talvez está seja nossa Utopia.

É possível perceber que algumas discussões, que consideramos problemas da modernidade, na verdade são questões mais antigas. Como exemplo à punição por crimes, deve ser mais branda? Ou senta a bolacha? Enfim, em Utopia você irá encontrar o ponto de vista do Tomás Morús, um homem que viveu e morreu por sua opinião.
Cris.Aguiar 04/06/2022minha estante
Será o mesmo "Utopia" de Thomas More que eu li?

Esse livro que citei, baixei por baixar durante a pandemia (dentre os free) e acabei lendo mais tarde; gostei bastante e o assunto abordado é a criação de uma sociedade utópica em um ilha (que ainda convive com partes do mundo "não ideais") e nele o autor traça como funciona a política, economia, religião etc...

O final achei um pouco confuso, mas consegui captar a mensagem pelo menos. Um bom livro.

Ferreiro 26/04/2021

Fantástico!
O debate sobre a sociedade ideal e a sociedade real é incrível, uma vez que existem críticas inseridas no contexto social existente até hoje.

Lucas 19/04/2021

Uma sociedade ideal
Trata-se de uma elaboração de uma sociedade ideal, muito provavelmente inspirada nas filosofias clássicas, juntamente com o resultado das navegações que resultaram no achamento da américa por parte dos europeus.

Se tivéssemos uma pequena porção do que os habitantes dessa ilha possui, certamente faríamos um mundo melhor, com menos egoísmos e menor desigualdade entre os seres humanos.

Maiara 13/04/2021

Admirável
Só não dou 5 estrelas pois há certo machismo enraizado na sociedade de Utopia. Ademais, todas as outras "soluções" propostas na obra me parecem razoáveis para serem aplicadas em qualquer sociedade do globo. Thomas Morus foi bem assertivo no cerne problemático de nossas sociedades capitalistas. A surpresa é ele ter escrito Utopia há mais de 400 anos.

Marcelo Dos Santos (De Dois) 08/04/2021

Surpreendentemente atemporal
De fato custei a crer que um livro deste porte e com tantas ideias arrojadas pudesse ter sido escrito no início do século XVI.
More lança os alicerces que possivelmente inspiraram Marx, Engels e tantos outros idealistas de um mundo mais justo e igualitário.
Ainda que não se concorde com todos os argumentos, alguns quais passaram a ser obsoletos e anacrônicos hoje em dia (como exemplo maior pode-se citar a mulher servindo ao homem), achei simplesmente genial a exposição de forma detalhada e riquíssima.

Bruno.Andreoli 04/04/2021

Oasis em meio a tempos incertos
Posso lhes adiantar que a Utopia não guarda nada de impossível ou impraticável. A leitura da obra é um oasis nestes tempos de ameaça à democracia e desprezo pela vida humana. Isso sem dizer que é uma delícia, mesmo sendo composta por pouco mais do que a descrição de um povo imaginário. É para se recostar e apreciar num fim de semana.

LUCAS 03/04/2021

Capital
?Na Utopia a avareza é impossível, porque o dinheiro ali não é de uso algum, e por isso mesmo que abundante fonte de males não estancou ela? Que enorme seara de crimes não cortou pela raiz? Quem não sabe, com efeito, que as fraudes, os roubos, as rapinas, as rixas, os tumultos, as querelas, as sedições, os assassínios, as traições, os envenenamentos; quem não sabe, digo, que todos esses crimes dos quais se vinga a sociedade com suplícios permanentes, sem, entretanto, poder preveni-los, seriam suprimidos no dia em que o dinheiro desaparecesse? Então, desapareceriam também o temor, a inquietude, os cuidados, as fadigas e as canseiras. A própria pobreza, que parece ser a única a carecer de dinheiro, diminuiria no instante mesmo, caso o dinheiro fosse completamente abolido.?

Trecho do livro