A Utopia

A Utopia Thomas More

Resenhas - Utopia

Vini 02/12/2023

Muito bom pra quem quer aprender mais sobre uma sociedade igualitária, o livro explica muito bem sobre como o governo da ilha funciona e faz críticas ao governo da época atual.

O livro de 1516 tem alguns pensamentos machista, que fazem perde um pouco o respeito pelo governo, mas que se fosse escrito atualmente seria diferente.

Quero morar na ilha de Utopia ?

Sábio 05/11/2023

A utopia foi superada, mas os males que critica permanecem.
Utopia de Thomas More é mais que uma belíssima ficção, e beira flertar até mesmo com um tratado político; mas é na crítica velada, até certo modo satírica, que ela se torna imortal.
Junto com Erasmo de Roterdã, More é um dos descendentes direto da linhagem cínica e satírica de Luciano de Samósata, é perceptível esse histórico na sua escrita formidável ao mesmo tempo ácida, que critica os costumes vivenciados do seu tempo, ao mesmo tempo que defende-os, porém demonstrando o quão fracassada é está tentativa; o quão insana é a tentativa de proteger o já tão indefensável sistema que reprime e incita o homem a uma natureza inatural.
"A soberba mede a prosperidade não por sua boa fortuna, e sim pelo infortúnio alheio".

Brenda.Rosa 02/11/2023

Sociedade perfeita?! Utopia ou Distopia?! ?
Você decide! Eu só não me tornaria um Utopiano e viveria na ilha de Utopia por 2 motivos: sou mulher e ateia...

O autor nos leva a uma ilha onde tudo é "ideial", a propriedade é comum, o governo é justo, o trabalho é equitativamente compartilhado, a riqueza é igualmente distribuída, não há fome, dívidas, sem luxo, uma vida simples em que todos vivem em paz e harmonia.

Considerando a época em que foi escrito (1516) e o contexto histórico, apesar da "igualdade de gênero" de Utopia, ainda vemos alguns pensamentos machistas.
E ah, é citado que ateus e céticos que pensam que "o universo é governado não pela providência e sim pelo acaso" é "desprezado por todos como "apático e vadio" não os deixam ocupar cargos públicos e dizem que podem não ser confiáveis em questões morais e políticas.

Queria escrever mais, mas aí vou falar o livro inteiro kkkkkk. Gostei muito, amei o quanto ele me faz refletir sobre a sociedade atualmente, a imaginar como tudo poderia ser, vale a pena acompanhar o autor explicando o funcionamento dessa ilha. A frente do seu tempo ele faz críticas ao regime político DA ÉPOCA mas que poderia muito bem parecer estar criticando à nossa atual.
Pra mim só não foi um leitura tão rápida quanto gostaria devido a sua linguagem rebuscada e muitas frases e palavras à mim desconhecidas, por sorte temos o Kindle já com dicionário pra facilitar ?

Julio.Argibay 26/10/2023

Utopia
Utopia de Thomas Morus é uma obra filosófica que demonstrar, na visão dele da época, como seria uma sociedade teoricamente perfeita. Mas, além de outras polêmicas, citadas pelo autor, esta sociedade possui uma classe de escravos, que seriam os prisioneiros de guerra e os indivíduos que praticassem adultério. A ilha tem como capital Amaraouta. Nesta cidade, se destaca a agricultura, mas, também, há uma classe de filósofos. A religião é muito presente na vida dos cidadãos e o sol é venerado por todos. Não gostei desta cidade não. Tô fora.

Rebecca.Algauer 26/09/2023

Você trava nas reflexões
Um mundo idealizado.. que nos leva a diversas reflexões!
Achei ótimo, as coisas que os seres humanos em geral valoriza, lá é supérfluo.

Hadias 03/09/2023

"Utopia" seria uma distopia?!
Sir Thomas More escreveu o livro em meados de 1500, onde descreve com detalhes incríveis uma sociedade "perfeita" baseada no socialismo. Como Thomas More era católico fervoroso - conselheiro do Rei, contrário ao seu divórcio e decapitado por isso - fica latente a veia socialista cristã nos relatos. Definitivamente o livro é muito bom. Talvez pudéssemos até considerá-lo uma distopia pois acredito que seria um martírio para muitos pensar em viver assim.

Cristiane 23/08/2023

Nome da obra muito bem representado.
A história desse livro representa muito bem o título escolhido para tal. O autor soube muito bem criar uma ideia de mundo perfeito, baseando-se claramente em algumas ideias de Platão, o que torna a experiência da leitura muito válida, caso você já tenha tido algum contato com o livro "A Republica".
Thomas More soube muito bem criar um cenário envolvente, com ideias bastante coerentes para a época em que foi escrita a história, ao passo que causa choque para nós leitores de hoje em dia, ao nos depararmos com questões nada aceitáveis nos dia de hoje.
Ao ler tal obra, temos que ter em mente a época em que ela foi escrita, para não se frustrar de imediato com a mesma.
É muito interessante acompanhar os argumentos que o autor cria para explicar o funcionamento dessa cidade utópica.
Muitas coisas fazem um certo sentido, mas é completamente claro que na prática não funcionaria.
Assim como uma boa distopia, acompanhar uma história que relate uma utopia também tem seu valor. São duas visões de mundo que nos fazem pensar, e que são capazes de levantar inúmeras reflexões.
Recomendo!

Sanches 28/06/2023

Escolhi a leitura para um trabalho da faculdade, estava receosa por ser um livro mais antigo, mas foi super interessante do começo ao fim, observado os parâmetros de uma sociedade utópica deixou claro quantos problemas gritantes a nossa realidade tem

Marcia 07/06/2023

Leitura interessante. Os questionamentos levantados são explêndidos, porém a Utopia em si é uma república confusa, desuamana e machista para nossos dias. Enfim, o autor identificou alguns problemas séries, porém não identifiquei nenhuma mudança radical que não fosse ligada a dinheiro.

Bel 07/05/2023

Tópico não tão utópico
A primeira parte do livro é muuuito boa. Toda a reflexão sobre a ânsia de guerra da monarquia mesmo que a população padeça; como o ato de governar pra uma sociedade miserável é inútil e perverso, é incrível. A crítica ao abandono que a população foi sujeita na transição de expulsão do campo pras cidades é impecável. Thomas teve a capacidade de compilar inúmeras reflexões muito bem aplicadas na primeira parte que se resume, sem dúvida, numa das melhores críticas que já li.

A segunda parte me tomou um pouco a paciência por conta das inúmeras contradições apresentadas sobre igualdade e, ao mesmo tempo, papel da mulher, do escravo, do nativo, do príncipe.
Ao mesmo tempo que a sacada genial do nome das coisas é fascinante de se pensar: Amaurota- cidade sem gente, Adamo- príncipe sem povo, Anidro- rio sem água...

Antigo, mas muito atual.
Recomendo muito!

Aisha 07/05/2023

Esse livro é um clássico e deve ser considerado mais como um objeto de estudo, então vou avaliá-lo dessa forma, é uma leitura bem atemporal, já que possui diversas críticas a uma república que vivemos nos dias atuais e mostra o desejo de república para More naquele contexto.
contextualizando, o livro mostra no geral uma ilha chamada Utopia e o autor fala sobre a república desse local, é extremamente interessante a sociedade apresentada como "perfeita, justa e igualitária", mas claro que levando em consideração a época (séc.16) há diversos fatos conservadores, entretanto também há diversos fatos bem inteligentes e atuais e por isso essa obra é bastante utilizada em redações (uma dica!).
a obra diz muito sobre o momento em que ela foi escrita, o humanismo e as críticas aos governos absolutistas é perceptível, aos adoradores de filosofia/sociologia, essa obra também vai chamar muita atenção, ele cita várias ideias de pensadores como platão, já que é uma das suas fontes de inspiração .
por fim, acho que vale a pena essa leitura, e minha opinião é que obviamente não é a república perfeita, só é uma república super obediente onde a individualidade não existe praticamente e que no final das contas não daria certo, infelizmente acho improvável que os homens se comportem dessa forma, já que o orgulho, a ambição e o egoísmo são da natureza dos homens, por outro lado, concordo muito com as críticas ao sistema e o modo em que eles se comportam em relação a sociedade, ou seja, toda crítica ao capitalismo é válida, já que ele é a principal causa do porque esse tipo de república apresentada não seria possível.

Isis243 23/04/2023

Um clássico
A narrativa é de uma sátira.
Uma descrição da ilha ficcional onde o País chamado Utopia se dá.

A narrativa de lugar perfeito e na verdade o lugar onde não há liberdade, individualidade e em nome de uma ?igualdade? o que se vê é um exemplo clássico de sociedade planificada e muito, muito frágil.

Vale a pena viajar nesse sonho?
Boa leitura :)

Eduarda1880 22/04/2023

Thomas More, em diálogo com um vivido navegante, apresenta uma ilha-reino exemplo de uma república perfeita. Nesta obra, Utopia é um modelo de governo, entendido por muitos como uma sátira da Inglaterra de Henrique VIII. A leitura é reflexiva e aberta para interpretações e salientações importantes. OBS.: é babado!

Obika 04/04/2023

Um mundo sem o país da Utopia nao merece ser guardado.
É uma daquelas leituras que espanta, em pleno séc 16(1500 DC) Thomas More discursa acerca de Utopia, um país onde há emancipação humana(limitada apenas pelos conceitos da época), igualdade , saúde, educação e pleno emprego.
Uma obra que serviu de berço para os sonhos da humanidade quanto a sociedade perfeita.

Rodrigo1185 02/04/2023

Essa ideia das coisas serem com deveriam ser é a utopia em si. Na sociedade em que vivemos a hipocrisia é a palavra de ordem, velada, como todo bom princípio humano. O ser humano é auto destrutivo por natureza. Aponte o caminho certo para que ele vá para o outro lado...