O livro selvagem

Resenhas - O Livro Selvagem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@pinheiroleituras 26/04/2021

O livro Selvagem - literatura mexicana contemporânea
A obra juvenil ?O livro Selvagem? do premiado escritor mexicano Juan Villoro foi publicada pela primeira vez em 2008 e chegou ao Brasil através da Cia das Letras (Editora A Página) em 2012. É uma das joias escondidas da Literatura mexicana, dividido em 21 capítulos (não numerados), contabilizando um total de 185 páginas.

O livro retrata uma história de aventura e ficção científica contada em primeira pessoa do ponto de vista do pequeno Juan, um adolescente de 13 anos que mora no México. O autor discorre sobre o desabrochar do jovem Juan, que descifra vários enigmas de sua vida no decorrer da história. Embora a principal ideia do livro seja a de um adolescente que descobre a paixão pela leitura, o leitor se depara com temáticas atuais e necessárias. A protagonista mostra que independentemente da idade, possui coragem e maturidade suficiente para vencer os obstáculos de sua vida.

Essa obra vai além das aventuras, mas também explora as lembranças da infância de Juan, de suas primeiras leituras e até de seu primeiro amor.

O pontapé inicial é quando o juvenil se depara com a mudança de realidade em sua vida, devido à separação dos pais. O pai iria morar fora por um período (para construir uma ponte), e a mãe, sofria com o vício do tabaco e precisava de um tempo de descanso para se adaptar à nova situação da família. Por esse motivo, os planos de Juan -de passar as férias brincando com seu amigo Pablo - vão por água baixo, pois o garoto precisaria ficar por um tempo com o seu excêntrico tio. Tito, seu tio, era um sujeito antissocial que convivia com muitos livros espalhados em cada canto de sua casa sombria e repleta de mistério. A biblioteca do tio Tito é povoada por livros bons e maus, que se movimentam pelas prateleira e criam sua própria história. O que Juan não imaginava é que seu tio Tito tinha um plano secreto especial para ele: achar e domar o ?livro Selvagem?, um livro que nunca tinha sido lido por ninguém e sempre se escondia quando tentavam achá-lo. Não era um livro qualquer, pois possuía um segredo que só seria revelado para aquele que conseguisse lê-lo. Foi então que Juanito - apelido dado por sua querida irmã Carmen - conhece Catalina, outra peça fundamental na aventura.
À medida que se ele familiariza com o mundo intrigante e particular dos livros, Juan vai entender também um pouco mais sobre si mesmo, sobre sua árvore genealógica e sobre como todas aquelas histórias de alguma forma tem haver com a sua própria.

O livro me conquistou em diversos aspectos e um deles é o fato do autor dar vida, força e personalidade(literalmente) aos livros da biblioteca. O aspecto lúdico e repleto de fantasia inserido na escrita de Villoro, faz com que a leitura flua de forma leve e prazerosa.

Vale ressaltar que o autor Juan Villoro é considerado um dos mais ativos intelectuais latino americanos da atualidade, além de escritor também é tradutor e professor universitário.
Ton 15/04/2022minha estante
Estou lendo

Ton 15/04/2022minha estante
A

Ton 17/07/2022minha estante

Lygia 26/02/2012

O Livro Selvagem - Juan Villoro
Juan poderia ser o personagem principal de 'O livro selvagem'. Mas não é. Tal como o nome da obra sugere, as figuras predominantes na narrativa são os livros. Como boa apreciadora dos livros que sou, já deste ponto de partida fiquei envolvida pela trama de Villoro, tão brilhantemente narrada.

Após a separação de seus pais, Juan é enviado para a casa de seu tio durante o período das férias escolares. Isso parece um pouco injusto a seus olhos, uma vez que a irmã ficará na casa de uma amiguinha e ele, preso com o tio meio maluco, que tem pelos saindo pelas narinas e toma chá várias vezes ao dia, não conseguindo encerrar um diálogo inteiro porque precisa ir ao banheiro. Mesmo sendo ainda um adolescente, Juan sente, no fundo, que esse tempo é necessário para que sua mãe faça uns 'ajustes' em sua vida pessoal. E, afinal, tio Tito sempre fora legal com ele, apesar de morar em uma casa grande, sem um telefone e outras atividades, a não ser a leitura. Ler, para Juan, não é um problema: ele até aprecia a companhia de um bom livro que fale de aranhas, por exemplo.

As primeiras semanas são de adaptação, e Juan sente-se bem, não tendo mais os pesadelos noturnos que estavam usualmente ocorrendo. Tio Tito apresenta-o a sua biblioteca, que é gigante ao ponto de Juan se perder entre os corredores e prateleiras e ter que utilizar um sino para seu tio localizá-lo. Além disso, ele encontra em seu sobrinho a possibilidade de achar o livro selvagem, aquele que foge quando alguém tenta encontrá-lo. Tal livro só pode ser lido por um leitor especial, e tio Tito acredita que Juan seja esse leitor. Mas como achá-lo em uma biblioteca gigante que, além da quantidade exorbitante de livros, parece que os mesmos mudam constantemente de lugar? Coisas diferentes começam a ocorrer na casa de Tito, e tudo leva a crer que a presença de Juan é o que desencadeia essas ações. Resta ao menino, agora, a responsabilidade de achar o tal livro, descobrir o seu conteúdo e motivo de ele ser o escolhido para lê-lo, se esse for o caso. E ainda tem a adorável Catalina, garota que trabalha do outro lado da rua, numa farmácia, e que acabará se envolvendo de forma extremamente curiosa na aventura de Juan. Além de deixar o coração do menino acelerado cada vez que a vê.

Preciso dizer que a narrativa desse livro é maravilhosa e nem é exagero. O sentimento que tive foi de ter sido jogada em um universo fantástico, com toda a magia que os livros trazem quando eles são o ponto focal de uma trama. Acompanhei toda a experiência de um adolescente com a leitura e a excentricidade do seu tio que, em vários momentos, me lembrou um pouco Dumbledore (Harry Potter), devido à sua genialidade e hábitos estranhos. Apesar de inseridos em situações e universos totalmente distintos, não pude deixar de fazer a associação entre esses personagens. Tito trata os livros como se fossem seres vivos e, muitas vezes, eles o são nesta narrativa, chegando ao ponto de mudar seu próprio texto quando lido por pessoas diferentes, escolher o seu leitor, mudar de lugar nas prateleiras, entre outros.

Foi muito bom sair da rotina de livros 'mais-do-mesmo' e me aventurar na trama de 'O livro selvagem'. O livro é fininho, lê-se fácil e de maneira rápida, devido a sua ótima diagramação. Tem tantos quotes geniais e engraçados, que daria para marcar o livro inteiro! Super recomendado.
Real_Secrets 27/10/2016minha estante
Mt bom

Real_Secrets 27/10/2016minha estante
Comprei graças a essa resenha

.....May......; 27/11/2022

O livro selvagem
Esse livro fala do jovem Juan de 13 anos que foi pra casa do tio nas férias, onde o tio disse para ele procurar o livro selvagem.
O tio também não sabia muito bem sobre esse livro mas pediu para Juan porque ele era o escolhido para "domar" o livro, o tio sentia isso em Juan porque ele era um menino diferente dos outros ( na minha opinião).
No livro não tinha nem uma imagem e nem título, era branco e saía sempre do lugar.
A casa do tio era uma bagunça total era uma biblioteca e era sempre sujo.

marina 14/10/2022

o livro da minha vida. li ele quando estava no quinto ano do fundamental e nunca mais me esqueci! simplesmente magnífico do começo ao fim, me prendeu tanto na história de uma forma que eu guardei pra sempre. esse livro me fez perceber que eu realmente era apaixonada por literatura de uma forma muito mais intensa do que imaginava, espero conseguir comprá-lo em breve! :)

highlady. 23/10/2023

Um livro muito chato e enrolado. Para mim, esse livro poderia ser bom com no máximo 50 páginas. O livro em si foi cansativo de ler e não gostei nem um pouco.
Durante a história inteira ele nem procurava direito o que ele queria e no final ele simplesmente encontrou o que queria e fim.
Uma porcaria de livro

Brayan 17/01/2014

Um Livro para Quem Gosta de Livros
Na primeira vez em que ouvi falar desse livro, já fiquei com uma vontade enorme de lê-lo. Procurando saber mais sobre ele, só encontrei criticas bem positivas ao seu respeito e minha vontade de mergulhar em suas páginas só cresceu, e, junto com ela, minhas expectativas também. Apesar de eu não ter gostado tanto quanto eu achei que fosse gostar, minhas expectativas não foram nem um pouco frustradas.

A história é sobre um menino (Juan) que, após a separação de seus pais, vai para casa de seu tio Tito passar as férias. A casa é praticamente uma gigantesca biblioteca, onde todas as paredes são cobertas de estantes abarrotadas de livro. Dentre todos esses exemplares, há um que se recusa a ser lido por qualquer pessoa: O Livro Selvagem. Juan e sua amiga Catalina partem em busca desse livro curioso para que possam descobrir que segredos ele guarda.

Como a sinopse deixa claro, o cenário principal do livro é uma biblioteca. O que é fantástico, pois durante a jornada de Juan são citadas diversas obras da literatura de todo o mundo, dentre elas estão: “A Metamorfose” de Franz Kafka, “Moby Dick” de Herman Melville e “A Divina Comédia” de Dante Alighieri. Pra quem gosta de literatura é um prato cheio.

A narrativa, feita em primeira pessoa, é simples e nos conquista com frases bem construídas e bem colocadas no decorrer da história. A escrita do autor é um pouco lenta, mas não é nada que deixe a leitura chata ou cansativa.

Os personagens são apaixonantes! Eles te conquistam com suas personalidades únicas e cativantes. Foi muito fácil me identificar com Juan, o protagonista da história. Catarina é a garota dos sonhos de qualquer um. Carmen é uma criança esperta e muito divertida. E, por fim, temos o tio Tito, um personagem muito importante na história e que se tornou fácil o meu favorito do livro. Ele é uma pessoa um pouco estranha, mas que tem uma forma de ver o mundo incrível. Algumas das melhores partes do livro são as conversas dele com o sobrinho sobre o conhecimento e a sabedoria humana. É um verdadeiro gênio quando os assuntos são: livros, literatura e culinária literária (essa última você só vai entender se ler o livro). Os coadjuvantes não ficam atrás, eles tem uma participação chave no enredo e só fazem com que o livro fique ainda melhor.

Entretanto, como nada é perfeito, teve um ponto na história do livro que me incomodou um pouco: o final. Eu achei a conclusão da história um pouco previsível e o grande mistério que ela apresenta foi fácil de desvendar logo na metade do enredo. Apesar desse final não ser surpreendente, é uma boa conclusão para a história.

Então, de um modo geral, é um livro muito bom que merece ser lido e apreciado por todos aqueles que conhecem o prazer da leitura e também pra aqueles que querem passar a conhecer.

Algumas das minhas frases preferidas do livro:

“A diferença entre um arrogante e um sábio é que o arrogante só precisa saber o que já sabe, enquanto o sábio busca o que ainda não conhece.” (página 34)

“A verdade que normal, normal mesmo, não sou, mas quem gostaria de ser comum igual a um trapo? As pessoas que valem a pena conhecer sempre são diferentes por algum motivo.” (página 39)

“Um livro é o melhor meio de transporte: leva você a lugares distantes , não polui, é pontual, barato e não causa enjoo.” (página 75)

“Não há nada pior do que alguém que não conhece sua própria ignorância” (página 110)

“Às vezes, uma pessoa agarra algo insignificante à primeira vista, mas que acaba servindo para alcançar uma coisa maior. O bom pescador consegue peixes sem graça que o ajudam a obter outro que vale a pena. Com as pessoas, acontece algo parecido: é preciso ter bastante conhecimento para atingir aquilo que importa de verdade” (página 145)

“Um livro é como um lago: traz uma história na superfície e outra nas profundezas.” (página 158)

Mellie Courtier 13/01/2023

Ok?
O livro, talvez por ser voltado para um público infantojuvenil, é extremamente superficial. A maior parte das personagens são extremamente caricatas, como Catalina que só serve para ser o interesse amoroso do protagonista ou o próprio tio Tito, que ainda que tenha mais profundidade que a personagem anterior grande parte da sua personalidade é apenas o fato dele ser estranho mesmo. Eu entendo que o público alvo do livro não é muito exigente, entretanto conheço vários livros que mesmo fazendo parte desse nicho, conseguem desenvolver muito melhor essa questão. Ademais, a própria história é corrida em certos pontos, como o final, o que ajuda na questão da superficialidade do enredo.
Porém a história tem os seus pontos fortes também, como a mitologia criada ao redor dos livros como seres vivos e a própria mansão "mágica" no qual a história se passa. Além da questão do sentimentos conflitantes do protagonista acerca do divórcio dos pais, ainda que não seja o foco principal do livro.

Giovanna 17/03/2023

Ameiiii
Amei esse plot, amei a gramatura, amei a história, amei os personagens, se tiver alguma coisa que eu não goste desse livro eu não sei oq é

tiagoodesouza 13/02/2012

O livro selvagem | @blogocapitulo
Resenhas normalmente deveriam ser textos em que a gente disserta sobre o que entendeu no que leu em outro texto. O que eu entendi sobre esse livro é que nenhum livro aparece por acaso em nossas mãos. Por que escolhemos livro X a Y? Por que mudamos de ideia quando vamos à livraria com um livro em mente e acabamos comprando outro? Lembre-se: da próxima vez que um livro aparecer na sua mão, não hesite – ele quer que você o leve para casa.

“Há duas maneiras de um livro chegar até você: a normal e a secreta. A normal é aquela em que você o compra, ou alguém lhe dá ou empresta. Já a secreta é muito mais importante: nesse caso, é o livro que escolhe o seu leitor. Às vezes, as duas maneiras se confundem. Você acha que decidiu comprar um determinado livro, mas na verdade foi ele que se colocou ali para que você o enxergasse e se sentisse atraído. Os livros não querem ser lidos por qualquer pessoa, mas sim pelas melhores, por isso procuram seus leitores.” Pág. 37.

O livro selvagem conta a história de Juan, um garoto de 13 anos que vai passar as férias na casa do tio Tito após o divórcio dos pais. Nessa nova casa, ele descobre que seu tio o queria ali para ajudá-lo na busca de um misterioso livro nunca lido, um livro selvagem. Juan nunca foi muito chegado em leitura e descobrirá que existem vários tipos de livros e que somente alguns leitores especiais conseguem encontrar alguns deles.

“Uma biblioteca não é para ser lida por completo, mas sim para ser consultada. Os livros estão aqui para o caso de serem necessários. Li minha vida toda, mas foi muitos assuntos sobre os quais não sei nada. O importante não é ter tudo na cabeça, e sim saber onde encontrar uma informação. A diferença entre um arrogante e um sábio é que o arrogante só aprecia o que já sabe, enquanto o sábio busca o que ainda não conhece.” Pág. 34

O tio Tito é um homem bastante solitário, vivendo numa casa enorme cercado por muitos livros, uma cozinheira e três gatos. Imaginem um homem com a cara do Albert Einstein mas com um gosto literário elevadíssimo. É com o tio Tito que temos alguns momentos de risos e sabedoria, entre aquelas xícaras de chá e idas ao banheiro para urinar – coisa que ele diz adorar fazer.

“O ser humano tem tudo quanto é tipo de problema, mas há um que me interessa muito: ele não sabe se medir. Um alfaiate mede uma pessoa por fora sem dificuldade nenhuma, mas o homem se complica na hora de medir-se por dentro. Um alfaiate interior nos faz falta.” Pág. 44.

A narrativa é feita em primeira pessoa e o narrador é o próprio Juan, só que mais velho relembrando esse momento da vida dele. Não lembro de ter encontrado algum erro de revisão ou qualquer coisa que possa atrapalhar a leitura. As páginas são de papel pólen e as letras possuem um tamanho ótimo para a leitura.

Eu, como gosto de leitura de juvenis e infantojuvenis, gostei bastante do livro. Os livros piratas, das sombras, bons e maus, todos eles foram bem usados para transmitir várias mensagens sutis. Livros transformam as pessoas e, portanto, também são transformados; o conhecimento não pode ser roubado, tem que ser compartilhado. Eu poderia dizer outros, mas prefiro que vocês leiam o livro e tirem suas próprias conclusões.

O livro selvagem é aquele tipo de leitura que mesmo quando a gente deita a cabeça no travesseiro, após lê-lo, a história ainda continua acontecendo na nossa mente até que adormecemos. E, para mim, não existe sensação melhor do que a história continuar viva na cabeça mesmo após virarmos a última página.

“A mente é uma máquina de pensar. O mais importante não é forrá-la de dados, mas sim aprender a usá-la. Cada cabeça é uma máquina diferente, então cada pessoa precisa usar seu próprio método para pensar.” Pág. 44.

Jééh Dias 29/03/2012

DAC 2012 - O Livro Selvagem
" A diferença entre um arrogante e um sábio é que o arrogante só aprecia o que já sabe, enquanto o sábio busca o que ainda não conhece. " Tio Tito.

O Livro Selvagem é um livro leve e interessante. Juan é um garoto que mora com seus pais e sua irmã, tudo ia bem até o dia em que seu pai sai de casa. Lidar com a separação dos pais é sempre difícil, mas ele estava lutando e se esforçando, ao contrario da sua mãe. Precisando de um tempo para por a cabeça no lugar a mãe resolve tirar umas férias da vida, deixando sua irmã com amigos próximos, e ele com seu Tio Tito, um senhor que aparenta ser maluco. Tio Tito vive sozinho no meio de sua paixão que é os livros, sempre foi sozinho, seu casamento é com sua infinita coleção de livros, e é pra esse mundo que Juan vai para passar suas férias. Mal sábia ele que era nesse mundo extremamente novo que ele iria viver sua maior aventura. O que você faria num lugar onde os livros mudam de lugar, e onde um curioso livro só mostra sua história a uma pessoa?
Leiam, vale a pena!

Sofis 08/04/2021

O livro Selvagem
Nossa, sinceramente, gostei muito. O livro e a história em são muito criativos. Foi um livro que li para a escola mas recomendo muito. Juan viu nos livros uma forma de conectar-se com as pessoas, pensamentos...Seu tio, um tanto quanto peculiar, ajudou o sobrinho a descobrir e ?libertar? seu amor pelos livros. Amei. Um livro cheio de criatividade. Ah, e o final...???

Clara 07/09/2022

Leitura Escolar?
Mais um livro lendo pela escola. De verdade que não curti muito esse livro, achei q o looping que ele deu atrapalhou um pouco o entendimento.

mari 08/04/2021

Livro escolar, mas que me surpreendeu!!
Esse livro foi uma leitura obrigatória da escola (inclusive, faço prova dele amanhã ?), mas que eu gostei bastante até. A leitura é bem fácil e simples, sem o vocabulário difícil, e tem vários pontos educativos. Sem contar que é um livro sobre livros, o que foi muito legal de ler!

juliapftk0 04/09/2023

Opinião
Eu gostei bastante do livro, demorei 1 dia para ler.

Esse livro eu imaginei muito em várias partes o que deixou para mim o livro muito interessante.

O romance eu achei bem ok para o livro (já que é mais ficção.

Uma coisa que eu fiquei um pouco incomodada foi o final, não foi ruim, mas acho que foi muito resumido (mesmo assim, se o livro tivesse um final mais elaborado, ele com certeza teria mais de 230 páginas).

elisaspa 29/11/2022

legalzinho
assim, não faz meu estilo, li pra escola (q consegue tornar qualquer livro um inferno de ler) e ainda por cima tinha questão na prova sobre ele (graças a deus nn errei, se não a nota disso aqui ia pra 1).
achei que não aconteceu absolutamente NADA interessante o livro inteiro e o autor teve q correr no final.
achei o tema e o enredo bem bolados, sobre essa coisa de amor por livros e tal...
enfim, não recomeeendo tanto assim, mas pra quem quiser uma leitura bem leve e rápida pode ser uma boa!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5