O livro selvagem Juan Villoro

Resenhas - O Livro Selvagem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

juliapftk0 04/09/2023

Opinião
Eu gostei bastante do livro, demorei 1 dia para ler.

Esse livro eu imaginei muito em várias partes o que deixou para mim o livro muito interessante.

O romance eu achei bem ok para o livro (já que é mais ficção.

Uma coisa que eu fiquei um pouco incomodada foi o final, não foi ruim, mas acho que foi muito resumido (mesmo assim, se o livro tivesse um final mais elaborado, ele com certeza teria mais de 230 páginas).

Tatiane.Costa 14/02/2022

O livro selvagem
Esse livro me cativou desde a primeira página, uma história realmente interessante, que nunca li igual ou parecida, uma história que envolve vida cotidiana, mistérios, personagens meio pirados, aventuras e uma pitada de romance. Foi excelente do começo ao fim.

sleepingnerd 28/01/2020

li na hora errada
Esse livro foi, não nego, meio bobinho. Acho que eu simplesmente li ele no período errado da minha vida: se eu tivesse lido quando tinha uns doze ou treze anos, teria gostado bem mais. Lendo agora, as piadas me pareceram sem graça e a história foi... ok. Não gostei não desgostei dela, nem dos personagens. Acredito que Catalina poderia ter sido desenvolvida mais, ao invés de servir somente como "menina que o protagonista gosta".

Isso não é pra dizer que livros para crianças são bobos, porque um dos meus livros favoritos é para crianças. Mas acho que tem livros para crianças com uma esperteza a mais e uma história e personagens interessantes que pessoas de todas as idades podem gostar, e então tem livros como esses, que são como as comédias românticas das crianças: os livros bobos que você gosta mesmo não sendo tão complicados ou bons assim. Mas enfim. Estava na minha lista de leitura faz tempo, então pelo menos eu consegui finalmente tirar de lá.

Aryane 21/03/2020

Um elogio aos livros e leitores
O livro selvagem é um livro de 186 páginas escrito pelo mexicano Juan Villoro. Minha história com este livro é bem especial. Eu sonho em ter uma coleção de livros que falam sobre livros (aliás se você tiver alguma indicação pode deixar aqui nos comentários). Então eu estava um dia dando uma olhada no site da Livronautas ( @livronautas_ln ) e me deparei com esta capa interessante e este título igualmente interessante e pedi que eles me enviassem o livro.
Livronautas é um site muito legal, lá você pode escolher um livro por vez e pagando somente o valor do frete eles enviam para você o livro que você escolher gratuitamente. Isso mesmo que você leu, você não pagará NADA pelo livro, é uma doação.
O personagem principal do livro é um menininho chamado Juan (por sinal mesmo nome do autor) que vai passar as férias na casa de seu tio Tito, um sujeito muito estranho. Para vocês terem ideia do quanto esse tio é estranho só consegui imaginar ele em forma de desenho animado, ele tem hábitos muito bizarros. Ele ama livros e lotou todos os cômodos da sua casa com livros, tanto que sua casa se tornou um labirinto de livros.
Ao chegar na casa Juan recebe um pedido muito especial de seu tio, ele quer que ele o ajude a encontrar um livro fujão, o livro selvagem, ele foge e não se deixa ler. Durante toda a narrativa estamos em busca deste livro.
A história fala muito sobre livros e leitores, mas apesar de ser um livro infanto juvenil, é carregado de ensinamentos e reflexões sobre a vida. Isso foi o que fez este livro ganhar o meu coração. Além disso o final é surpreendente e muito fofo, um verdadeiro presente para o leitor.
Marlana.Kiewel 10/04/2020minha estante
Marlana.Kiewelsegundos atrás

Creio que ja comentei em algum lugar, Rosa Montero tem um livro que chama A louca da casa, sendo para mim uma declaracao de amor a literatura e aos livros. Neste, faz um mix de suas proprias historias de namoricos\ amores e, a cada pretendente, nos conta os livros que leu no contexto temporal de cada namorado. E um livro inteligente, divertido, de facil leitura. Porem nada superficial. Prepare-se para uma aventura surpreendente!

Aryane 11/04/2020minha estante
Vou adicionar o livro dela na minha lista. Obrigada pela dica.

clarinha 29/06/2023

O livro selvagem
Livro lido para a escola!!
mesmo sendo um livro que tive que ler para a escola, decidi deixar registrado aqui no skoob!
tenho que admitir que algumas partes foram meio paradas e monótonas, e não me agradaram tanto, mas, no geral, foi um livro bom, que me fez refletir muito sobre alguns assuntos retratados.
mesmo o final já tendo sido meio previsível, pelo menos para mim, não deixou de ser a melhor parte do livro! o final foi simplesmente genial! muito provavelmente eu recomendaria o livro só pelo final e pelas reflexões que você pode fazer com ele.

Matheus Braga 09/02/2013

O Livro Selvagem - Juan Villoro
Hey pessoal, tudo bem?

Com um enredo nada menos que genial e uma narrativa muito bem estruturada, somos apresentados a Juan, um jovem que aprendeu que não somos nós que escolhemos o livro, mas sim, ele que nos escolhe para dividir os segredos que se encondem em suas páginas.

O livro conta a história de Juan, um garoto de 13 anos que, ao ver o casamento de seus pais ruir, foi obrigado a passar as férias de verão na casa de seu tio Tito, um idoso apaixonado por livros e que repudia qualquer barulho ou contato muito próximo com outros seres humanos que não lhe são necessários. Eis que ao descobrir que seu sobrinho é um leitos um tanto quanto especial, Tito propõe uma grande aventura: Ler um livro que, não só nunca foi lido, mas como não QUER ser lido. Embarcando assim em uma das aventuras mais divertidas que li ultimamente.

A narrativa desse livro é divertida e envolvente. Em poucas páginas o autor conseguiu nos proporcionar muitas aventuras e momentos de felicidade, coisa que não sentia com um livro a muito tempo. Juan Villoro - sim, o autor tem o mesmo nome do personagem - escreve com uma leveza peculiar, e como recentemente só tenho lido livros sobre assassinatos e guerra, me senti mais leve ao terminar O Livro Selvagem. Foi literalmente uma terapia literária...Hahahaha.

Apenas os dois personagens principais Tito e Juan, são bem desenvolvidos. Os demais nos são apresentados de maneira superficial, mas isso se dá em face ao pouco número de páginas que a obra possui e o foco maior no enredo em si, qual seja, a busca pelo livro que não quer ser lido.

A diagramação do livro é simples, mas as letras são bem espaçadas, o que facilita a leitura. Achei a capa muito bonita e diferente ao mesmo tempo. O final do livro é surpreendente, sinceramente fiquei de boca aberta quando vi o que o livro que não queria ser lido escondia entre suas páginas. Infelizmente não posso me prolongar mais, o livro possui apenas 186 páginas e se continuar falando posso acabar soltando algum spoiler e isso acabaria com a leitura de muitas pessoas. Se ainda não ouviu falar sobre O Livro Selvagem, recomendo que procure no Skoob e compre o mais rápido possível pois valerá a pena.

Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

CooltureNews 05/06/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Juan é um menino de 13 anos que ultimamente tem visto sua mãe muito triste. Ele quer ajuda-la a ficar boa, mas o fim do casamento de seus pais é um problema muito difícil para uma criança conseguir resolver. Mas talvez ele possa ajudar seu tio Tito em uma aventura que ele jamais iria imagina.

A história de Juan está em O Livro Selvagem (Cia das Letras). A aventura começa quando a mãe de Tito decide que ele passará as férias na casa do tio, um senhor que ama os livros e vive em uma casa onde todos os cômodos estão cheios de estantes e livros.

É na casa do tio que Juan descobre os segredos dos livros: eles querem ser lidos no tempo certo, e para isso muitas vezes se escondem, e até mesmo fogem de alguns leitores. Ao conhecer a vizinha, Catalina, ele também percebe que alguns leitores têm o poder de mudar a história, melhorando suas histórias.

A cada dia Juan vai conhecendo os tipos de livros e de leitores diferentes. Após alguns dias, o tio de Juan pede ajuda a ele para encontrar um livro muito raro: O livro Selvagem. Esse é um livro que só permite ser lido por leitores muito especiais. Tio Tito acredita que Juan pode ser o leitor que o livro selvagem busca, mas esse é um exemplar muito especial, e sempre tentará escapar caso esteja em dúvida quanto a seu leitor.

O livro é lindo. Repleto de comentários de grandes autores (principalmente latinos, como Jorge Luis Borges) mas sem ser chato ou repetitivo. A forma como a aventura se desenrola é muito gostosa e despretensiosa. Sem perceber o leitor termina o livro.

Voltado para o público infanto-juvenil, O Livro Selvagem cai bem para os adolescentes como também para os pequenos que leitores vorazes, que não têm medo de livros sem ilustrações.

Aline 03/08/2012

Mágico!!!!
Esse livro conta a história de Juan que após a separação dos seus pais é levado em plenas férias para casa de um tio que mal conhece, ele fica chatiado porque queria ficar ao lado da mãe nesse momento além de querer ficar com seu amigo nas férias, explorando uma casa mal assombrada.
Chegando a casa do tio Tito, um homem excêntrico que escolheu viver isolado apenas com seus livros, fica chocado com a quantidade de livros lá existentes. É praticamente uma biblioteca, com a diferença que nada é organizado de forma lógica. A casa é toda voltada para os livros, tem revestimento acústico para que nada atrapalhe a leitura, não tem telefones nem televisão nem computadores ligados. Juan terá o desafio de explorar o mundo dos livros.
Aos poucos ele vai se acostumando com o lugar e conhecendo um pouco mais sobre o tio e sobre os livros que ele possue.
Juan descobre que foi o tio que pediu que ele viesse passar as férias em sua casa porque precisava da ajuda dele para encontrar um livro que queria muito ler. Seu tio fala que os livros escolhem seus leitores e que eles são vivos, quando não estamos olhando mudam de lugar e se escondem quando não querem ser lidos.
Achei muito interessante a forma como os livros são mostrados nessa narração, senti uma energia muito positiva e passei a acreditar nas teorias do tio Tito. Tão bom ver o nascimento de um leitor tão apaixonado como Juan. Além disso ele descobriu outros sentimentos importantes para vida, tudo melhorou quando ele precisou ligar para sua mãe, na farmácia na frente da casa do tio e conheceu Catalina. Ela também era apaixonda pelos livros e começou a ajudar Juan na sua busca pelo livro selvagem. A história fica mais legal quando carmen, a irmã de Juan vem passar uns dias na casa do tio e também se dedica nessa busca pelo livro.
A longo do livro descobrimos que não é indicado ficar isolada lendo sem parar, por mais mágico e interessante que possa parecer, é muito importante interagir com outras pessoas e lugares.
Devemos sempre compartilhar com os outros os livros que lemos, seja conversando sobre eles ou emprestando os mesmos.
Enfim são muitos ensinamentos que Juan Villoro nos dá nesse pequeno e mágico livro, adorei!!!

Giih 25/07/2023

Bem bolado
É uma leitura com algumas filosofias de outros livros um pouco fora do comum. Mas com um plot que você fica um pouco confuso se é ou não é até finalizar a leitura. Gostei muito da forma em que fluiu e como aprendi um pouco mais com o Juan e Tito ao meio dos livros.

Adeola 23/09/2021

Eu amei amei amei
Não consigo nem colocar em palavras tudo o que esse livro me fez sentir e como ele me prendeu. Em dois dias vivi aventuras com ele, compartilhei sentimentos e sensações com os personagens e me prendi a diversos trechos sensacionais que o autor descreveu em seus parágrafos. O livro selvagem vai ficar pra sempre gravado em mim!

Rai_Vargas 05/12/2021

Inesquecível
Esse livro tem uma escrita tão fluída, que você acaba se envolvendo com a história e quando percebe já chegou ao fim!! É muito simples e ingênuo como ele nos ensina questões tão profundas!! Apesar de eu achar que ficou faltando um pouco de desenvolvimento no final, ainda sim recomendo a leitura!! É satisfatório ver as coisas se encaixando e o livro conversando com o leitor!! É mágico, especial e principalmente: INESQUECÍVEL ?

Mi ( Mirian) 14/05/2017

Paraíso dos livros!
Fiquei tão envolvida com tamanha narrativa: maravilhosa e divertida.
Recomendo, pois valerá a pena.

Marcela @ler_sim_ler_sempre 28/11/2016

Fantasia com problemas da vida moderna
⠀. . O Livro Selvagem ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ .

Juan, um garoto de 13 anos que presencia a separação dos pais. E para que sua mãe coloque a cabeça no lugar, mesmo a contragosto, acaba indo passar as férias na casa de seu tio Tito. Um homem que mora sozinho em um casarão. E que tem como companhia apenas os livros . ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀ A princípio, Juan pensa que seu tio é louco, por causa de sua obsessão por livros e chá de Cachimbo. Mas a medida que vai percorrendo esse labirinto de livros, descobre sua paixão pela leitura e que os livros podem ser mais do que páginas amareladas e capas de couro. E que podem até mesmo possuir vida própria . ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀E juntamente com Catalina, uma menina a qual está encantado, passa a ter a missão de encontrar O Livro Selvagem ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Qual será a história contida nesse livro que nunca foi lido ?! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀.
Será que algum dia, alguém conseguirá captura-lo ?! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um livro com uma história muito bem contada, que mistura fantasia com problemas cotidianos.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀ Como separação e solidão, mas que também descreve de uma maneira delicada o amor de um filho por sua mãe e o desabrochar de um homem cercado apenas por objetos para uma vida com pessoas e barulhos do dia-a-dia. ⠀.

Uma leitura rápida e ideal para maratonas ou para ler em um fim de semana. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
(...) Oque vem a seguir, so depende de você. (...)
⠀⠀🌟🌟🌟🌟 (59/60)

site: https://www.instagram.com/p/BNXpjwBA0gp/?taken-by=ler_sim_ler_sempre

Any 23/04/2021

Leitura infanto-juvenil
Muito interessante para aqueles que entraram no mundo dos livros recentemente.

poemgranate 15/01/2022

Se pudesse te convencer a ler um livro, agora, seria esse.
Sabe aqueles livros que você guarda para sempre na memória? Creio que esse é um deles.
Sendo bem sucinto, a obra fala de Juan, um garoto de 13 anos e suas férias mirabolantes.
Para começo de conversa, Juan decide passar as suas férias da maneira que todo garoto de sua idade imagina: em casa, fazendo nada!
Entretanto, devido à fragilidade da família no momento, o rapaz tem de ir para a casa do tio Tito ? um sujeito um tanto excêntrico, e como eu o amo ?, que ama os livros mais que tudo e tem estantes espalhadas por todos os cantos da casa.
A questão é: existe um livro misterioso e o garoto precisa lê-lo. Esse livro é completamente selvagem, que não se deixa ler.
O obra de Villoro ? uma divertida metáfora sobre tornar-se algo. Sobre crescer. E muitas coisas mais ? é leitura (e memória) obrigatória quando estou tentando me animar. Um livro infantil que se equipara à renomada obra de Saint-Exupery!
Então, por sua criança interior, leia este livro... se conseguir capturá-lo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5