O livro selvagem

Resenhas - O Livro Selvagem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@pinheiroleituras 26/04/2021

O livro Selvagem - literatura mexicana contemporânea
A obra juvenil ?O livro Selvagem? do premiado escritor mexicano Juan Villoro foi publicada pela primeira vez em 2008 e chegou ao Brasil através da Cia das Letras (Editora A Página) em 2012. É uma das joias escondidas da Literatura mexicana, dividido em 21 capítulos (não numerados), contabilizando um total de 185 páginas.

O livro retrata uma história de aventura e ficção científica contada em primeira pessoa do ponto de vista do pequeno Juan, um adolescente de 13 anos que mora no México. O autor discorre sobre o desabrochar do jovem Juan, que descifra vários enigmas de sua vida no decorrer da história. Embora a principal ideia do livro seja a de um adolescente que descobre a paixão pela leitura, o leitor se depara com temáticas atuais e necessárias. A protagonista mostra que independentemente da idade, possui coragem e maturidade suficiente para vencer os obstáculos de sua vida.

Essa obra vai além das aventuras, mas também explora as lembranças da infância de Juan, de suas primeiras leituras e até de seu primeiro amor.

O pontapé inicial é quando o juvenil se depara com a mudança de realidade em sua vida, devido à separação dos pais. O pai iria morar fora por um período (para construir uma ponte), e a mãe, sofria com o vício do tabaco e precisava de um tempo de descanso para se adaptar à nova situação da família. Por esse motivo, os planos de Juan -de passar as férias brincando com seu amigo Pablo - vão por água baixo, pois o garoto precisaria ficar por um tempo com o seu excêntrico tio. Tito, seu tio, era um sujeito antissocial que convivia com muitos livros espalhados em cada canto de sua casa sombria e repleta de mistério. A biblioteca do tio Tito é povoada por livros bons e maus, que se movimentam pelas prateleira e criam sua própria história. O que Juan não imaginava é que seu tio Tito tinha um plano secreto especial para ele: achar e domar o ?livro Selvagem?, um livro que nunca tinha sido lido por ninguém e sempre se escondia quando tentavam achá-lo. Não era um livro qualquer, pois possuía um segredo que só seria revelado para aquele que conseguisse lê-lo. Foi então que Juanito - apelido dado por sua querida irmã Carmen - conhece Catalina, outra peça fundamental na aventura.
À medida que se ele familiariza com o mundo intrigante e particular dos livros, Juan vai entender também um pouco mais sobre si mesmo, sobre sua árvore genealógica e sobre como todas aquelas histórias de alguma forma tem haver com a sua própria.

O livro me conquistou em diversos aspectos e um deles é o fato do autor dar vida, força e personalidade(literalmente) aos livros da biblioteca. O aspecto lúdico e repleto de fantasia inserido na escrita de Villoro, faz com que a leitura flua de forma leve e prazerosa.

Vale ressaltar que o autor Juan Villoro é considerado um dos mais ativos intelectuais latino americanos da atualidade, além de escritor também é tradutor e professor universitário.
Ton 15/04/2022minha estante
Estou lendo

Ton 15/04/2022minha estante
A

Ton 17/07/2022minha estante

Lygia 26/02/2012

O Livro Selvagem - Juan Villoro
Juan poderia ser o personagem principal de 'O livro selvagem'. Mas não é. Tal como o nome da obra sugere, as figuras predominantes na narrativa são os livros. Como boa apreciadora dos livros que sou, já deste ponto de partida fiquei envolvida pela trama de Villoro, tão brilhantemente narrada.

Após a separação de seus pais, Juan é enviado para a casa de seu tio durante o período das férias escolares. Isso parece um pouco injusto a seus olhos, uma vez que a irmã ficará na casa de uma amiguinha e ele, preso com o tio meio maluco, que tem pelos saindo pelas narinas e toma chá várias vezes ao dia, não conseguindo encerrar um diálogo inteiro porque precisa ir ao banheiro. Mesmo sendo ainda um adolescente, Juan sente, no fundo, que esse tempo é necessário para que sua mãe faça uns 'ajustes' em sua vida pessoal. E, afinal, tio Tito sempre fora legal com ele, apesar de morar em uma casa grande, sem um telefone e outras atividades, a não ser a leitura. Ler, para Juan, não é um problema: ele até aprecia a companhia de um bom livro que fale de aranhas, por exemplo.

As primeiras semanas são de adaptação, e Juan sente-se bem, não tendo mais os pesadelos noturnos que estavam usualmente ocorrendo. Tio Tito apresenta-o a sua biblioteca, que é gigante ao ponto de Juan se perder entre os corredores e prateleiras e ter que utilizar um sino para seu tio localizá-lo. Além disso, ele encontra em seu sobrinho a possibilidade de achar o livro selvagem, aquele que foge quando alguém tenta encontrá-lo. Tal livro só pode ser lido por um leitor especial, e tio Tito acredita que Juan seja esse leitor. Mas como achá-lo em uma biblioteca gigante que, além da quantidade exorbitante de livros, parece que os mesmos mudam constantemente de lugar? Coisas diferentes começam a ocorrer na casa de Tito, e tudo leva a crer que a presença de Juan é o que desencadeia essas ações. Resta ao menino, agora, a responsabilidade de achar o tal livro, descobrir o seu conteúdo e motivo de ele ser o escolhido para lê-lo, se esse for o caso. E ainda tem a adorável Catalina, garota que trabalha do outro lado da rua, numa farmácia, e que acabará se envolvendo de forma extremamente curiosa na aventura de Juan. Além de deixar o coração do menino acelerado cada vez que a vê.

Preciso dizer que a narrativa desse livro é maravilhosa e nem é exagero. O sentimento que tive foi de ter sido jogada em um universo fantástico, com toda a magia que os livros trazem quando eles são o ponto focal de uma trama. Acompanhei toda a experiência de um adolescente com a leitura e a excentricidade do seu tio que, em vários momentos, me lembrou um pouco Dumbledore (Harry Potter), devido à sua genialidade e hábitos estranhos. Apesar de inseridos em situações e universos totalmente distintos, não pude deixar de fazer a associação entre esses personagens. Tito trata os livros como se fossem seres vivos e, muitas vezes, eles o são nesta narrativa, chegando ao ponto de mudar seu próprio texto quando lido por pessoas diferentes, escolher o seu leitor, mudar de lugar nas prateleiras, entre outros.

Foi muito bom sair da rotina de livros 'mais-do-mesmo' e me aventurar na trama de 'O livro selvagem'. O livro é fininho, lê-se fácil e de maneira rápida, devido a sua ótima diagramação. Tem tantos quotes geniais e engraçados, que daria para marcar o livro inteiro! Super recomendado.
Real_Secrets 27/10/2016minha estante
Mt bom

Real_Secrets 27/10/2016minha estante
Comprei graças a essa resenha

Aryane 21/03/2020

Um elogio aos livros e leitores
O livro selvagem é um livro de 186 páginas escrito pelo mexicano Juan Villoro. Minha história com este livro é bem especial. Eu sonho em ter uma coleção de livros que falam sobre livros (aliás se você tiver alguma indicação pode deixar aqui nos comentários). Então eu estava um dia dando uma olhada no site da Livronautas ( @livronautas_ln ) e me deparei com esta capa interessante e este título igualmente interessante e pedi que eles me enviassem o livro.
Livronautas é um site muito legal, lá você pode escolher um livro por vez e pagando somente o valor do frete eles enviam para você o livro que você escolher gratuitamente. Isso mesmo que você leu, você não pagará NADA pelo livro, é uma doação.
O personagem principal do livro é um menininho chamado Juan (por sinal mesmo nome do autor) que vai passar as férias na casa de seu tio Tito, um sujeito muito estranho. Para vocês terem ideia do quanto esse tio é estranho só consegui imaginar ele em forma de desenho animado, ele tem hábitos muito bizarros. Ele ama livros e lotou todos os cômodos da sua casa com livros, tanto que sua casa se tornou um labirinto de livros.
Ao chegar na casa Juan recebe um pedido muito especial de seu tio, ele quer que ele o ajude a encontrar um livro fujão, o livro selvagem, ele foge e não se deixa ler. Durante toda a narrativa estamos em busca deste livro.
A história fala muito sobre livros e leitores, mas apesar de ser um livro infanto juvenil, é carregado de ensinamentos e reflexões sobre a vida. Isso foi o que fez este livro ganhar o meu coração. Além disso o final é surpreendente e muito fofo, um verdadeiro presente para o leitor.
Marlana.Kiewel 10/04/2020minha estante
Marlana.Kiewelsegundos atrás

Creio que ja comentei em algum lugar, Rosa Montero tem um livro que chama A louca da casa, sendo para mim uma declaracao de amor a literatura e aos livros. Neste, faz um mix de suas proprias historias de namoricos\ amores e, a cada pretendente, nos conta os livros que leu no contexto temporal de cada namorado. E um livro inteligente, divertido, de facil leitura. Porem nada superficial. Prepare-se para uma aventura surpreendente!

Aryane 11/04/2020minha estante
Vou adicionar o livro dela na minha lista. Obrigada pela dica.

tiagoodesouza 13/02/2012

O livro selvagem | @blogocapitulo
Resenhas normalmente deveriam ser textos em que a gente disserta sobre o que entendeu no que leu em outro texto. O que eu entendi sobre esse livro é que nenhum livro aparece por acaso em nossas mãos. Por que escolhemos livro X a Y? Por que mudamos de ideia quando vamos à livraria com um livro em mente e acabamos comprando outro? Lembre-se: da próxima vez que um livro aparecer na sua mão, não hesite – ele quer que você o leve para casa.

“Há duas maneiras de um livro chegar até você: a normal e a secreta. A normal é aquela em que você o compra, ou alguém lhe dá ou empresta. Já a secreta é muito mais importante: nesse caso, é o livro que escolhe o seu leitor. Às vezes, as duas maneiras se confundem. Você acha que decidiu comprar um determinado livro, mas na verdade foi ele que se colocou ali para que você o enxergasse e se sentisse atraído. Os livros não querem ser lidos por qualquer pessoa, mas sim pelas melhores, por isso procuram seus leitores.” Pág. 37.

O livro selvagem conta a história de Juan, um garoto de 13 anos que vai passar as férias na casa do tio Tito após o divórcio dos pais. Nessa nova casa, ele descobre que seu tio o queria ali para ajudá-lo na busca de um misterioso livro nunca lido, um livro selvagem. Juan nunca foi muito chegado em leitura e descobrirá que existem vários tipos de livros e que somente alguns leitores especiais conseguem encontrar alguns deles.

“Uma biblioteca não é para ser lida por completo, mas sim para ser consultada. Os livros estão aqui para o caso de serem necessários. Li minha vida toda, mas foi muitos assuntos sobre os quais não sei nada. O importante não é ter tudo na cabeça, e sim saber onde encontrar uma informação. A diferença entre um arrogante e um sábio é que o arrogante só aprecia o que já sabe, enquanto o sábio busca o que ainda não conhece.” Pág. 34

O tio Tito é um homem bastante solitário, vivendo numa casa enorme cercado por muitos livros, uma cozinheira e três gatos. Imaginem um homem com a cara do Albert Einstein mas com um gosto literário elevadíssimo. É com o tio Tito que temos alguns momentos de risos e sabedoria, entre aquelas xícaras de chá e idas ao banheiro para urinar – coisa que ele diz adorar fazer.

“O ser humano tem tudo quanto é tipo de problema, mas há um que me interessa muito: ele não sabe se medir. Um alfaiate mede uma pessoa por fora sem dificuldade nenhuma, mas o homem se complica na hora de medir-se por dentro. Um alfaiate interior nos faz falta.” Pág. 44.

A narrativa é feita em primeira pessoa e o narrador é o próprio Juan, só que mais velho relembrando esse momento da vida dele. Não lembro de ter encontrado algum erro de revisão ou qualquer coisa que possa atrapalhar a leitura. As páginas são de papel pólen e as letras possuem um tamanho ótimo para a leitura.

Eu, como gosto de leitura de juvenis e infantojuvenis, gostei bastante do livro. Os livros piratas, das sombras, bons e maus, todos eles foram bem usados para transmitir várias mensagens sutis. Livros transformam as pessoas e, portanto, também são transformados; o conhecimento não pode ser roubado, tem que ser compartilhado. Eu poderia dizer outros, mas prefiro que vocês leiam o livro e tirem suas próprias conclusões.

O livro selvagem é aquele tipo de leitura que mesmo quando a gente deita a cabeça no travesseiro, após lê-lo, a história ainda continua acontecendo na nossa mente até que adormecemos. E, para mim, não existe sensação melhor do que a história continuar viva na cabeça mesmo após virarmos a última página.

“A mente é uma máquina de pensar. O mais importante não é forrá-la de dados, mas sim aprender a usá-la. Cada cabeça é uma máquina diferente, então cada pessoa precisa usar seu próprio método para pensar.” Pág. 44.

Jééh Dias 29/03/2012

DAC 2012 - O Livro Selvagem
" A diferença entre um arrogante e um sábio é que o arrogante só aprecia o que já sabe, enquanto o sábio busca o que ainda não conhece. " Tio Tito.

O Livro Selvagem é um livro leve e interessante. Juan é um garoto que mora com seus pais e sua irmã, tudo ia bem até o dia em que seu pai sai de casa. Lidar com a separação dos pais é sempre difícil, mas ele estava lutando e se esforçando, ao contrario da sua mãe. Precisando de um tempo para por a cabeça no lugar a mãe resolve tirar umas férias da vida, deixando sua irmã com amigos próximos, e ele com seu Tio Tito, um senhor que aparenta ser maluco. Tio Tito vive sozinho no meio de sua paixão que é os livros, sempre foi sozinho, seu casamento é com sua infinita coleção de livros, e é pra esse mundo que Juan vai para passar suas férias. Mal sábia ele que era nesse mundo extremamente novo que ele iria viver sua maior aventura. O que você faria num lugar onde os livros mudam de lugar, e onde um curioso livro só mostra sua história a uma pessoa?
Leiam, vale a pena!

Carol 19/03/2012

Livro profundo e muito bom!

Os livros da companhia das letras são livros bem profundos, mesmo tendo o tema infanto-juvenil, o leitor encontra algumas passagens intensas e interessantes que às vezes atrapalham um pouco a fluidez do texto, mas eu leio livros dessa editora já sabendo a proposta.

Por isso, indico este livro para todas as idades, apesar de ser narrada por um pré- adolescente com uma cultura diferente da nossa, porque o autor é mexicando. A história é bem autoral e interessante, Juan, o personagem principal é um pouco infantil para sua idade, mas entra em uma aventura maravilhosa em busca do livro selvagem na casa de seu tio TITO.

Questões importantes como a Separação de pais , traição e a ausência são tratadas no livro de uma forma leve, porém bem destacada pelo menino que utiliza metáforas para entender um pouco o que está se passando em casa. Juan é inteligente, corajoso, carinhoso e um ótimo filho. Sempre preocupado com a mãe faz questão de protegê-la no momento mais difícil de sua vida.

Para todos os leitores do blog que amam livros assim como eu separei uns trechos imperdíveis! Vale à pena ler só para degustar metáforas e verdades tão lindas sobre os livros e as histórias. O sonho da leitura é muito destacado e dá vontade de viver em uma biblioteca assim como Tio Tito que tem uma mansão de livros as sua volta.
Detalhe eu marquei o livro todo, mas vou tentar selecionar os melhores.

“ - O que são cronópios? – perguntou Catalina- Um novo tipo de biscoito com formato de animal fantástico. Cronópiro vem de Cronos, deus do tempo. Os salgados trazem lembranças de outras épocas e têm gosto de lágrima. Já os doces provocam ilusões e têm gosto do açúcar dos tempos futuros.” PP.126

Leia mais em www.romanceseleituras.com

Aline 03/08/2012

Mágico!!!!
Esse livro conta a história de Juan que após a separação dos seus pais é levado em plenas férias para casa de um tio que mal conhece, ele fica chatiado porque queria ficar ao lado da mãe nesse momento além de querer ficar com seu amigo nas férias, explorando uma casa mal assombrada.
Chegando a casa do tio Tito, um homem excêntrico que escolheu viver isolado apenas com seus livros, fica chocado com a quantidade de livros lá existentes. É praticamente uma biblioteca, com a diferença que nada é organizado de forma lógica. A casa é toda voltada para os livros, tem revestimento acústico para que nada atrapalhe a leitura, não tem telefones nem televisão nem computadores ligados. Juan terá o desafio de explorar o mundo dos livros.
Aos poucos ele vai se acostumando com o lugar e conhecendo um pouco mais sobre o tio e sobre os livros que ele possue.
Juan descobre que foi o tio que pediu que ele viesse passar as férias em sua casa porque precisava da ajuda dele para encontrar um livro que queria muito ler. Seu tio fala que os livros escolhem seus leitores e que eles são vivos, quando não estamos olhando mudam de lugar e se escondem quando não querem ser lidos.
Achei muito interessante a forma como os livros são mostrados nessa narração, senti uma energia muito positiva e passei a acreditar nas teorias do tio Tito. Tão bom ver o nascimento de um leitor tão apaixonado como Juan. Além disso ele descobriu outros sentimentos importantes para vida, tudo melhorou quando ele precisou ligar para sua mãe, na farmácia na frente da casa do tio e conheceu Catalina. Ela também era apaixonda pelos livros e começou a ajudar Juan na sua busca pelo livro selvagem. A história fica mais legal quando carmen, a irmã de Juan vem passar uns dias na casa do tio e também se dedica nessa busca pelo livro.
A longo do livro descobrimos que não é indicado ficar isolada lendo sem parar, por mais mágico e interessante que possa parecer, é muito importante interagir com outras pessoas e lugares.
Devemos sempre compartilhar com os outros os livros que lemos, seja conversando sobre eles ou emprestando os mesmos.
Enfim são muitos ensinamentos que Juan Villoro nos dá nesse pequeno e mágico livro, adorei!!!

CooltureNews 05/06/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Juan é um menino de 13 anos que ultimamente tem visto sua mãe muito triste. Ele quer ajuda-la a ficar boa, mas o fim do casamento de seus pais é um problema muito difícil para uma criança conseguir resolver. Mas talvez ele possa ajudar seu tio Tito em uma aventura que ele jamais iria imagina.

A história de Juan está em O Livro Selvagem (Cia das Letras). A aventura começa quando a mãe de Tito decide que ele passará as férias na casa do tio, um senhor que ama os livros e vive em uma casa onde todos os cômodos estão cheios de estantes e livros.

É na casa do tio que Juan descobre os segredos dos livros: eles querem ser lidos no tempo certo, e para isso muitas vezes se escondem, e até mesmo fogem de alguns leitores. Ao conhecer a vizinha, Catalina, ele também percebe que alguns leitores têm o poder de mudar a história, melhorando suas histórias.

A cada dia Juan vai conhecendo os tipos de livros e de leitores diferentes. Após alguns dias, o tio de Juan pede ajuda a ele para encontrar um livro muito raro: O livro Selvagem. Esse é um livro que só permite ser lido por leitores muito especiais. Tio Tito acredita que Juan pode ser o leitor que o livro selvagem busca, mas esse é um exemplar muito especial, e sempre tentará escapar caso esteja em dúvida quanto a seu leitor.

O livro é lindo. Repleto de comentários de grandes autores (principalmente latinos, como Jorge Luis Borges) mas sem ser chato ou repetitivo. A forma como a aventura se desenrola é muito gostosa e despretensiosa. Sem perceber o leitor termina o livro.

Voltado para o público infanto-juvenil, O Livro Selvagem cai bem para os adolescentes como também para os pequenos que leitores vorazes, que não têm medo de livros sem ilustrações.

Matheus Braga 09/02/2013

O Livro Selvagem - Juan Villoro
Hey pessoal, tudo bem?

Com um enredo nada menos que genial e uma narrativa muito bem estruturada, somos apresentados a Juan, um jovem que aprendeu que não somos nós que escolhemos o livro, mas sim, ele que nos escolhe para dividir os segredos que se encondem em suas páginas.

O livro conta a história de Juan, um garoto de 13 anos que, ao ver o casamento de seus pais ruir, foi obrigado a passar as férias de verão na casa de seu tio Tito, um idoso apaixonado por livros e que repudia qualquer barulho ou contato muito próximo com outros seres humanos que não lhe são necessários. Eis que ao descobrir que seu sobrinho é um leitos um tanto quanto especial, Tito propõe uma grande aventura: Ler um livro que, não só nunca foi lido, mas como não QUER ser lido. Embarcando assim em uma das aventuras mais divertidas que li ultimamente.

A narrativa desse livro é divertida e envolvente. Em poucas páginas o autor conseguiu nos proporcionar muitas aventuras e momentos de felicidade, coisa que não sentia com um livro a muito tempo. Juan Villoro - sim, o autor tem o mesmo nome do personagem - escreve com uma leveza peculiar, e como recentemente só tenho lido livros sobre assassinatos e guerra, me senti mais leve ao terminar O Livro Selvagem. Foi literalmente uma terapia literária...Hahahaha.

Apenas os dois personagens principais Tito e Juan, são bem desenvolvidos. Os demais nos são apresentados de maneira superficial, mas isso se dá em face ao pouco número de páginas que a obra possui e o foco maior no enredo em si, qual seja, a busca pelo livro que não quer ser lido.

A diagramação do livro é simples, mas as letras são bem espaçadas, o que facilita a leitura. Achei a capa muito bonita e diferente ao mesmo tempo. O final do livro é surpreendente, sinceramente fiquei de boca aberta quando vi o que o livro que não queria ser lido escondia entre suas páginas. Infelizmente não posso me prolongar mais, o livro possui apenas 186 páginas e se continuar falando posso acabar soltando algum spoiler e isso acabaria com a leitura de muitas pessoas. Se ainda não ouviu falar sobre O Livro Selvagem, recomendo que procure no Skoob e compre o mais rápido possível pois valerá a pena.

Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

Brayan 17/01/2014

Um Livro para Quem Gosta de Livros
Na primeira vez em que ouvi falar desse livro, já fiquei com uma vontade enorme de lê-lo. Procurando saber mais sobre ele, só encontrei criticas bem positivas ao seu respeito e minha vontade de mergulhar em suas páginas só cresceu, e, junto com ela, minhas expectativas também. Apesar de eu não ter gostado tanto quanto eu achei que fosse gostar, minhas expectativas não foram nem um pouco frustradas.

A história é sobre um menino (Juan) que, após a separação de seus pais, vai para casa de seu tio Tito passar as férias. A casa é praticamente uma gigantesca biblioteca, onde todas as paredes são cobertas de estantes abarrotadas de livro. Dentre todos esses exemplares, há um que se recusa a ser lido por qualquer pessoa: O Livro Selvagem. Juan e sua amiga Catalina partem em busca desse livro curioso para que possam descobrir que segredos ele guarda.

Como a sinopse deixa claro, o cenário principal do livro é uma biblioteca. O que é fantástico, pois durante a jornada de Juan são citadas diversas obras da literatura de todo o mundo, dentre elas estão: “A Metamorfose” de Franz Kafka, “Moby Dick” de Herman Melville e “A Divina Comédia” de Dante Alighieri. Pra quem gosta de literatura é um prato cheio.

A narrativa, feita em primeira pessoa, é simples e nos conquista com frases bem construídas e bem colocadas no decorrer da história. A escrita do autor é um pouco lenta, mas não é nada que deixe a leitura chata ou cansativa.

Os personagens são apaixonantes! Eles te conquistam com suas personalidades únicas e cativantes. Foi muito fácil me identificar com Juan, o protagonista da história. Catarina é a garota dos sonhos de qualquer um. Carmen é uma criança esperta e muito divertida. E, por fim, temos o tio Tito, um personagem muito importante na história e que se tornou fácil o meu favorito do livro. Ele é uma pessoa um pouco estranha, mas que tem uma forma de ver o mundo incrível. Algumas das melhores partes do livro são as conversas dele com o sobrinho sobre o conhecimento e a sabedoria humana. É um verdadeiro gênio quando os assuntos são: livros, literatura e culinária literária (essa última você só vai entender se ler o livro). Os coadjuvantes não ficam atrás, eles tem uma participação chave no enredo e só fazem com que o livro fique ainda melhor.

Entretanto, como nada é perfeito, teve um ponto na história do livro que me incomodou um pouco: o final. Eu achei a conclusão da história um pouco previsível e o grande mistério que ela apresenta foi fácil de desvendar logo na metade do enredo. Apesar desse final não ser surpreendente, é uma boa conclusão para a história.

Então, de um modo geral, é um livro muito bom que merece ser lido e apreciado por todos aqueles que conhecem o prazer da leitura e também pra aqueles que querem passar a conhecer.

Algumas das minhas frases preferidas do livro:

“A diferença entre um arrogante e um sábio é que o arrogante só precisa saber o que já sabe, enquanto o sábio busca o que ainda não conhece.” (página 34)

“A verdade que normal, normal mesmo, não sou, mas quem gostaria de ser comum igual a um trapo? As pessoas que valem a pena conhecer sempre são diferentes por algum motivo.” (página 39)

“Um livro é o melhor meio de transporte: leva você a lugares distantes , não polui, é pontual, barato e não causa enjoo.” (página 75)

“Não há nada pior do que alguém que não conhece sua própria ignorância” (página 110)

“Às vezes, uma pessoa agarra algo insignificante à primeira vista, mas que acaba servindo para alcançar uma coisa maior. O bom pescador consegue peixes sem graça que o ajudam a obter outro que vale a pena. Com as pessoas, acontece algo parecido: é preciso ter bastante conhecimento para atingir aquilo que importa de verdade” (página 145)

“Um livro é como um lago: traz uma história na superfície e outra nas profundezas.” (página 158)

ted 16/05/2014

o livro selvalgem
juam não imaginava que as ferias na casa do tio tito seriam tão emocionantes. afinal ,como ele poderia aproveitar o verão ao lado de um sujeito estrahho que convivia com gatos e livros.
assim que chegou aquele lugar que mais parecia um labirinto do que uma casa , o garoto descobrio que tinha um missão especial :devia encontrar o livro selvagem uma obra que não se deixava ler , se escondendo daqueles que tentavão dominalo.
porque o livro restia a leitura . qual seria a mensagem que trasia.e porque juam era a pessoa certa para buscalo .para responder a essas perguntas ele vai ter que mergulhar no universo enpoirado da biblioteca do seu tio.

Vicz.cunha 05/06/2024

O livro selvagem
Eu simplesmente amei esse livro. É muito bem escrito, desenvolvido e tem personagens super legais, a história é ótima também. Apenas achei o final meio raso, por isso tirei uma estrela. Mas além disso o livro é ótimo. Recomendo! ??

Marcela @ler_sim_ler_sempre 28/11/2016

Fantasia com problemas da vida moderna
⠀. . O Livro Selvagem ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ .

Juan, um garoto de 13 anos que presencia a separação dos pais. E para que sua mãe coloque a cabeça no lugar, mesmo a contragosto, acaba indo passar as férias na casa de seu tio Tito. Um homem que mora sozinho em um casarão. E que tem como companhia apenas os livros . ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀ A princípio, Juan pensa que seu tio é louco, por causa de sua obsessão por livros e chá de Cachimbo. Mas a medida que vai percorrendo esse labirinto de livros, descobre sua paixão pela leitura e que os livros podem ser mais do que páginas amareladas e capas de couro. E que podem até mesmo possuir vida própria . ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀E juntamente com Catalina, uma menina a qual está encantado, passa a ter a missão de encontrar O Livro Selvagem ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Qual será a história contida nesse livro que nunca foi lido ?! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀.
Será que algum dia, alguém conseguirá captura-lo ?! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um livro com uma história muito bem contada, que mistura fantasia com problemas cotidianos.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀ Como separação e solidão, mas que também descreve de uma maneira delicada o amor de um filho por sua mãe e o desabrochar de um homem cercado apenas por objetos para uma vida com pessoas e barulhos do dia-a-dia. ⠀.

Uma leitura rápida e ideal para maratonas ou para ler em um fim de semana. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
(...) Oque vem a seguir, so depende de você. (...)
⠀⠀🌟🌟🌟🌟 (59/60)

site: https://www.instagram.com/p/BNXpjwBA0gp/?taken-by=ler_sim_ler_sempre

Mi ( Mirian) 14/05/2017

Paraíso dos livros!
Fiquei tão envolvida com tamanha narrativa: maravilhosa e divertida.
Recomendo, pois valerá a pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5