5º Cavaleiro

Resenhas - 5º Cavaleiro

1 | 2 | 3 | 4

Rainy Girl 18/01/2013

5º Cavaleiro
A tenente Lindsay Boxer é determinada e durona. E ao lado de suas amigas — o clube das mulheres contra o crime —, ela encara os assassinos e não descansa até que o caso seja resolvido. Lindsay investiga um caso em que garotas são encontradas mortas dentro de carros de luxo. O "modus operandi" é o mesmo: garotas vestidas com roupas de grifes, sem sinais de violência (a não ser uma marca no pescoço, indicando asfixia) e o mesmo perfume com aroma almiscarado. Outro caso da tenente, ocorre no Hospital Municipal de São Francisco, onde as vítimas são encontradas com moedas douradas — que contém o símbolo da medicina — colocadas nos olhos. Tudo indica que um médico seja o culpado. Esse caso se torna pessoal quando Lindsay descobre que a mãe de sua amiga — Yuki Castellano — está internada no hospital.

O livro não foca apenas no trabalho da tenente Lindsay, mas também no das suas amigas que fazem parte do " clube das mulheres contra o crime", a legista Claire, a jornalista Cindy e a recém integrante a advogada Yuki. Assim como, na vida pessoal dessas belas mulheres.

Esse é o primeiro livro da série que leio e adorei, mas sou suspeita para falar, porque James Patterson já havia me conquistado com a série do detetive Alex Cross. Ele me viciou em livros policiais! Haha
A diagramação feita pela Editora Arqueiro têm folhas amareladas e uma fonte agradável que facilitam a leitura. Não encontrei erros. Livro recomendado, principalmente se você gosta do gênero policial!

Vivi Martins 07/01/2013

Existe alguém dentro do Hospital Geral de São Francisco que está matando pacientes e deixando botões com caduceus em alto relevo sobre seus olhos, pacientes que entram com um braço quebrado e estão prestes a receber alta, de repente são encontrados mortos. Inclusive a mãe de Yuki,amiga da tenente Lindsay Boxer, Keiko, que teve um AVC e esta se recuperando muito bem, próxima a ter alta e subitamente vem a óbito.
Enquanto isso, um rumoroso processo contra o Hospital Geral de São Francisco, envolvendo 20 querelantes e a ocorrência de erros médicos.
Muito bem escrito, emocionante e cheio de tensão na medida certa!

Christian 19/11/2012

O 5º melhor livro.
Nenhuma dúvida de porque James Patterson é o maior, melhor, mais rico, mais completo, e por aí vai, autor do mundo.
É fácil começar a ler, difícil é parar. Trama envolvente e todas as pitadas de um bom livro de suspense que para quem já está familiarizado com a sua obra, já conhece e ainda assim é capaz de se surpreender.
Na minha opinião, não é o seu melhor livro, mas isso porque o nível imposto é muito elevado e comparar qualquer obra sua fica complicado em comparação a qualquer outro título ou autor.

Lindsay Boxer prova que pode ter o carisma pra competir com Alex Cross, embora ainda tenha uma certa estrada a percorrer, mas com a ajuda do Clube das Mulheres contra o Crime, talvez esse caminho seja encurtado.

Nada como esperar até a última página, literalmente, para se ter a solução de uma história, como só um excelente suspense é capaz de produzir.

Obrigado James Patterson, por dividir toda sua criatividade com o resto do mundo

Samantha @degraudeletras 03/08/2012

Samantha M. - Word in my bag - http://wordinmybag.blogspot.com
Nesse livro, dois casos estão em andamento sob a investigação da tenente Lindsay Boxer.
O caso em que a tenente está mais diretamente envolvida (e que, particularmente, o melhor do livro), apesar de curto é bem mais misterioso. Garotas são encontradas mortas dentro de carros de luxo e super bem vestidas com roupas de grife, sem muitas pistas deixadas no local.

No caso principal, uma onda de mortes está acontecendo num Hospital Municipal, todas as mortes tem em comum o fato de terem sido causadas por negligência médica. As vítimas são encontradas com moedas douradas com o símbolo da medicina, o caduceu, colocadas nos olhos.
Yuki, amiga de Boxer, está amedrontada por sua mãe estar internada nesse hospital em questão.

O fato de Lindsay ter um envolvimento emocional (por envolver a familiar da amiga) no caso do hospital, acabou me chateando um pouco no desenrolar da investigação. E o autor deu muita bandeira em relação a quem seria o assassino. Yuki (advogada), Lindsay (policial), Claire (legista) e Cindy(jornalista) além de amigas, encaram o caso dos assassinatos, por isso o título da série: Clube Das Mulheres Contra O Crime.

Já o caso das jovens encontradas no carro foi muito bem desenvolvido, cheio de suspense e surpresas.

O autor poderia ter feito bem mais suspense no caso principal, ter escondido mais as pistas, assim como fez no caso paralelo. Patterson caprichou por ter usado os jargões de cada área (direito, medicina, jornalismo e policial) e por ter enriquecido a obra com conhecimentos úteis.

Mariana Melo 27/05/2012

Para quem gosta de livros de investigação, já indiquei a série do Clube das Mulheres Contra o Crime na Resenha de 4 de Julho, vocês se lembram? Esta é uma série que nos envolve muito por apresentar personagens reais, possíveis, cheios de defeitos e de vontade de serem felizes, exatamente como eu e você. Esta característica é a que mais me faz curtir essa série, e ela se manteve em O 5º Cavaleiro.

Nele, além da policial Lindsay, da jornalista Cindy e da legista Claire, temos a presença ativa de Yuki, a nova integrante do clube que nos foi apresentada no último livro. Também conhecemos a mãe dela, uma senhora muitíssimo carismática e que, por sê-lo, deveria ter aparecido mais durante o livro. Ao contrário de 4 de Julho, 5º Cavaleiro não foca a narrativa em Lindsay Boxer, a policial do clube, mas também dá atenção às experiências das outras integrantes – embora em menor intensidade, o que de qualquer forma é ótimo para conhecermos mais o universo da série.

Um lado negativo que já notei no Clube das Mulheres Contra o Crime é que em suas histórias é reforçada a cultura de hoje de que momentos de lazer são sinônimos de consumo de bebidas alcoólicas. Quem tem caso de alcoolismo na família ou próximo de seu convívio sabe a armadilha que guardam esses hábitos tão inofensivos a principio e, sinceramente, eu sinto muito que a sociedade se prenda a essas ilusões com tanto afinco, enquanto por aí há tantas pessoas sofrendo com o vício e o seu poder devastador na vida das pessoas. Uma bebida é só uma bebida até que você não consegue mais se imaginar feliz sem ela, e então ela passa a dominar a sua vida. Não é necessário implicar com o livro, afinal ele só mostra um senso comum da nossa cultura, mas eu peço a vocês que reflitam mais sobre esses assuntos antes de os aceitarem como verdades, ok? Ninguém precisa beber pra se sentir feliz.

Como de costume nos livros da série, temos aqui vários pontos simultâneos de ação: um caso de assassinato em série investigado por Lindsay, o julgamento do hospital que está sendo investigado por ter muitos erros médicos e o drama de Yuki, cuja mãe está neste hospital. Esta pluralidade de acontecimentos dá um dinamismo muito gostoso à história que, por isso, dificilmente será entediante para quem gosta de livros policiais.

Mais resenhas e promoções no www.felizvros.com

Jacqueline 16/05/2012

Publicado originalmente em www.mybooklit.blogspot.com.br
Várias famílias processam o Hospital da cidade de São Francisco, alegando erro médido na morte de seus entes queridos, enquanto um notívago desconhecido está à solta no hospital, matando vários pacientes.
A Tenente Lindsay Boxer e sua equipe, precisam lidar com dois crimes: o das mulheres jovens encontradas com roupas de grife em carros luxuosos, e a morte suspeita dos pacientes que estão prestes a receber alta no Hospital.

O caso se torna pessoal para Lindsay e suas amigas, quando a mãe da advogada Yuki Castellano - uma das integrantes do "Clube das Mulheres contra o Crime" - dá entrada no mesmo Hospital que está sendo processado.

Este foi o primeiro romance policial do autor que eu li, e foi um ótimo começo. Preciso ser clichê, e citar a frase que define as obras do autor: As páginas viram sozinhas. Já no começo me vi tão envolvida com a trama que não conseguia largar o livro.
Este é o 5° livro da série, mas não é preciso ler os livros em sequência para entender, já que cada um tem um final definido (embora seja bom ler os outros livros, para entender melhor a vida pessoal da Tenente e suas amigas).

O livro é narrado em terceira pessoa, e em primeira pessoa por Lindsay. A narração explora vários cenários, de modo que a leitura se torna abrangente e aprazível. A vida pessoal de Lindsay também vem à tona, bem como o seu relacionamento com o bonitão Joe (creio que ele deve ter aparecido nos livros anteriores). Ela e suas amigas: Claire (médica legista), Yuki (advogada) e Cindy (jornalista), formam o Clube das Mulheres conta o Crime. Neste livro temos um foco maior na advogada Yuki, que interna sua mãe no mesmo hospital que está sendo processado por várias famílias. As cenas das mortes são aterradoras e uma em particular me emocionou muito.
O processo contra o hospital ganha um maior destaque na história. Patterson cria uma atmosfera tão envolvente, que nas cenas em que aconteciam os julgamentos eu me sentia dentro do tribunal, acompanhando tudo.

Os personagens são bem construídos, e suas falas e pensamentos transmitem verdade. Lindsay é uma policial determinada e durona, que não descansa até ver o caso em que está trabalhando, ser solucionado. Suas amigas também formam um belo time. Gostei bastante da legista Claire, que é a única do grupo que é casada e tem filhos. Senti falta da descrição da aparência e a idade das personagens, mas como este é o 5° livro, com certeza isso já foi citado em livros anteriores (o que aumenta a minha vontade de ler todos os livros da série).

O desfecho não é nada óbvio, e quando eu pensava que o livro já tinha terminado, James insere uma reviravolta que muda tudo.
Com uma pitada de CSI e uma trama muito bem construída, 5° Cavaleiro agradará em cheio aos fãs do gênero.

Máh Bracho 20/04/2012

" Às vezes sopra um mau vento." citação do livro. Meduh!
O livro já começa eletrizante e com morte.
Aí "O clube das mulheres contra o Crime" entra em ação novamente.
Como sempre, a tenente Lindsay Boxer, continua a mesma, determinada, durona e quando tem um caso em mão vai em frente até resolver, juntamente com suas amigas.
Hum, vou revelar que nesse livro a relação dela com o Joe seu lindo namorado fica um pouco abalada e o autor não solucionou ou findou esse assunto ou seja para sabe o que vai acontecer só lendo os próximos livros :p
Como sabem ou não, Lindsay é a personagem principal, mas não fica para trás, Claire Washburn, legista-chefe trabalha junto com a tenente e são amigas há 14 anos e também a única casada e com filhos do grupo.
Cindy Thomas é repórter o que faz a amizade delas ser muito interessante e bacana, já que uma tem que dá as noticias e a outra não quer divulgar ate então e os reportes vão atrás, rsrss, nesse livros elas duas tem uma discussão mais nada que termine com a amizade...
E enfim, tem a Yuki Castellano, a mais nova integrante que entrou nessa liga no outro livro do autor para advogar a causa da tenente.
E este livro a envolve diretamente, já que sua mãe está internada em um dos melhores hospital de São Francisco, e onde está havendo muitas mortes sem explicação e o maior suspeito é o Dr. Garza aí Yuki pede ajuda para a Lidsay.
Novamente o autor voltou a brilhar nesse livro, acontecesse vários homicídios um mais inusitado que o outro e quando achei que o livro ia acabar sem realmente solucionar diretamente o caso do hospital eis que a tenente aparece e me deixa feliz!
Esse James realmente é um autor de mente brilhante esse danado! Kkkk

Ps:.
Ainda não li os três primeiros livros dessa série, algo que irei fazer logo, contudo ler um livro insolado não nos deixa perdida em nada, já que são acontecimento diferentes, salvos pelas presença dos mesmo personagem ou dos que não morrem. Hehehe
Estou apaixonada pela narrativa desse autor.
É isso galerinha, abraços esmagadores da Mah ;*

Nando 25/01/2012

Quinto Forçado...
Este é o quarto livro que leio de James Patterson (Os anteriores foram "O Dia da Caça", "4 de Julho" e "O Diário de Suzana para Nicolas"). Como já expliquei na resenha de "4 de Julho" James Patterson possui uma série de livros intitulada "Clube das Mulheres Contra o Crime" onde a personagem principal é a policial Lindsay Boxer que conta com o auxílio de outras mulheres (uma médica-legista, uma jornalista e uma advogada) para desvendar crimes.

Uma curiosidade : O título de todos os livros desta série é iniciado por um algarismo correspondendo ao número do livro na série. Logo este é o quinto livro desta série. Nas histórias do "Clube das Mulheres contra o Crime" James Patterson conta com a colaboração da co-autora Maxine Paetro que conhece desde os anos 70. No Brasil, antes da editora "Arqueiro" passar a publicar James Patterson, outros romances do autor eram publicados pela editora Rocco.

Este também é um romance policial bem comum. A história de chamada do livro é sobre assassinatos em série de pacientes em um Hospital da cidade de São Francisco. Apesar disso, a narrativa é entremeada por outra linha de crimes seriais e, ao final, chega-se a um desfecho de três crimes diferentes sendo que apenas dois deles é que possuem alguma correlação de personagens e contexto. Realmente não sei qual foi a intenção do autor mas não gostei desta "desconexão". Também achei que a explicação, quase no final do livro, que dá a origem ao título "O 5o. Cavaleiro" é demasiadamente forçada e encaixada só para manter a regrinha de numeração dos títulos conforme expliquei acima.

A leitura é rápida como os demais romances que li do James Patterson. Li em 3 dias durante uma viagem de férias. Não é tão bom quanto os demais livros dele que já li mas, para distração, vale a pena.

Carol 15/05/2012minha estante
vc que já leu gosta mesmo? são personagens carismáticos? ou o livro é arrastado?

Nando 28/05/2012minha estante
Carol. Como disse não é tão bom como os outros que li. Mas para passar o tempo vale a pena.

Maria Clara | @mariaclarabruno 28/05/2012minha estante
Nando, eu posso ler este livro sem ter lido os anteriores? Como acontece com a série Alex Cross, ou eu tenho que seguir a ordem?

Nando 02/06/2012minha estante
Pode ler em qualquer ordem são histórias independentes.

Elaini 09/06/2012minha estante
Nando...odiei esse livro!! Achei totalmente descabido e acho que James Patterson só está "colocando o nome dele" pois não me parece que a mesma pessoa que escreveu os 3 primeiros livros da série. Acho que não vale nem para distração, pois me deixou é frustrada e indgnada! Afffff

Brina DeFur 28/11/2013minha estante
Adorei esse livro, tanto quanto todos da série Boxer! E Nando...apesar das estórias serem independentes em cada livro, tem sim uma certa continuação, afinal todos os livros fazem referências aos anteriores....o bom é ler em sequência.

Denilson Balabuch 12/12/2016minha estante
é o 1° livro do James que leio mas tambem achei o livro regular, a protagonista não é uma personagem cativante, o enredo meio arrastado e o desfecho bem simples.A leitura desta obra não me trouxe nada de diferente, nem na historia e nem nos personagens .Nota 6. Não indico.

Rafa 10/01/2012

Resenha - 5º Cavaleiro - James Patterson e Maxine Paetro

Jo 05/01/2012

5o Cavaleiro
Foi o primeiro livro do ano. Como sempre acontece com os livros de Patterson, não consegui parar até chegar ao fim. Exatamente como descrito pela editora, “as páginas viram sozinhas”.

No decorrer de um processo em que familiares buscam serem indenizados pelo maior hospital da cidade de São Francisco pelas mortes de seus parentes, supostamente decorrentes de erro médico, em o 5º Cavaleiro, o Clube das Mulheres contra o Crime, sempre sob o comando da corajosa tenente Lindsay Boxer, chefe do departamento de homicídios da polícia de São Francisco, se vê às voltas com dois grandes mistérios: garotas mortas encontradas em carros de luxo e pacientes do maior hospital da cidade que, prestes a receberem alta, morrem de forma suspeita.

No primeiro caso, a equipe da tenente tenta desvendar a morte de duas jovens, encontradas mortas dentro de carros de luxo, sempre com o mesmo “modus operandi”: vestidas com roupas e calçados de grife, exalando o mesmo perfume almiscarado e sem quaisquer marcas ou sinais aparentes de violência, a não ser uma leve marca no pescoço que indica morte por asfixia.

No segundo caso, a morte sem explicações de vários pacientes que estavam prestes a receber alta, dá início a uma investigação no Hospital Municipal de São Francisco, onde a mãe da advogada Yuki Castellano, amiga de Lindsay e uma das integrantes do clube, está internada. Mais uma vez a equipe comandada por Lindsay, e composta pelos investigadores Jacobi e Conklin, saem às ruas em busca da verdade e de um assassino frio e meticuloso, que, além de provocar as mortes e observar as vítimas darem seu último suspiro, tem uma maneira peculiar de auxiliá-los em sua passagem para o outro lado.

Gostei muito do enredo, mas minha nota é 9 porque fiquei decepcionada com o desenlace dos crimes ocorridos no hospital. Em minha opinião o autor poderia ter esmiuçado um pouco mais sobre como a tenente Lindsay deduziu quem era o verdadeiro assassino.

1 | 2 | 3 | 4