Fantasmas do Século XX

Fantasmas do Século XX Joe Hill

Resenhas - Fantasmas do Século XX

Sara ml. 15/04/2011

Botton boy
É o conto mais legal e o único que é realmente assustador em certas parte... Mas mesmo assim meu preferido...

warley torres 16/02/2016

Contos ruins
De terror não tem nada. Parece que o autor esboçou o que vinha a mente para praticar a escrita e somente publicou essa coletânea por ser filho de SK

Guilherme Tisot 20/01/2011

Surpreendente
Acabei de acabar (Y) de ler este livro e devo dizer que fiquei surpreso com a qualidade de grande parte dos contos. Já havia lido "A Estrada da Noite" do mesmo autor, e um dia achei este livro barato e resolvi comprá-lo. Não esperava muito, mas o que veio a seguir foi uma enxurrada de histórias, ora assustadoras, ora bizarras, ora perturbadoras, mas também algumas belas histórias cheias de sentimento. Apesar do título induzir a esse pensamento, não é exatamente um livro sobre fantasmas, o terror encontrado neste livro é, por vezes, muito sutil. O autor prefere trabalhar o lado psicológico, mexer com os sentimentos e percepções do leitor do que propriamente assustá-lo ou chocá-lo.
Não tenho como dizer quais são os melhores contos, pois quase todos são ótimos e muito diferentes entre si. Dos 16 contos, não gostei apenas de três, mas de maneira alguma comprometem o livro como um todo.

Gabriel 06/12/2015

Fantasmas do século
Coletânea de contos excelente, Joe hill entrega um de seus livros mais significativos. Cada conto (mesmo que não necessariamente envolvam fantasmas) transmite uma sensação específica ao leitor. Muito bem conduzido e inspirado, a obra entrega perfeitamente tudo aquilo que você busca em Joe Hill

Victor Monteiro 14/06/2015

Joe Hill me conquistou com o livro O Pacto e o transformou em meu livro favorito. Logo depois me prendeu numa rede de suspense em A Estrada da Noite e agora ganhou meu coração (sentimental) com alguns contos. As Máscaras do Meu Pai é simplesmente perturbador. Não conseguia parar de pensar nesse conto até que me deparei com o último, o Internação Voluntária. Abro um leque de palavras, de frases e nenhuma delas chega perto do que realmente quero dizer sobre esse conto. Pop Art até pode ser um ótimo conto, mas na minha opinião não chega aos pés de Internação Voluntária.

Romildo 15/12/2014

Melhores contos
Na minha opinião os melhores contos são:
Pop Art; Encurralado; internação voluntária.
É um livro que não vai agradar a muitos. Quem gosta de Stephen king, vai ver uma pitada dele. Mas Hill é um escritor independente e de estilo próprio, do qual eu gosto, mas não acho esse seu melhor trabalho.

Gláucia 04/11/2014

Fantasmas do Século XX - Joe Hill
Coletânea de 15 contos do gênero terror/suspense, com exceção do original "Pop Art" que encaixaria mais no gênero dramático.
Os dois primeiros são muito bons: em "O Melhor do Novo Horror" o autor consegue criar uma atmosfera sinistra e parece haver uma espécie de metalinguagem do conto de terror. O protagonista, editor de uma revista vai atrás de um escritor esquecido a fim de publicar um de seus contos e nessa busca se vê envolvido dentro de um conto do gênero. Também gostei do conto que dá nome ao livro.
Os outros são fracos, bastante previsíveis e o autor parece forçar a criação de um clima sombrio, próprio ao gênero mas o resultado não parece natural. Na maioria deles não saberia dizer se era suspense/terror ou comédia.

Lauren Stella 24/06/2011

O tipo de livro que eu ganho, torço o nariz e abandono por anos até ter coragem de ler. Não confio em best-sellers ou livros cheios de elogios na contra capa, como é o caso. Mas, depois de passado esse tempo, e acometida por um tédio, resolvi, enfim, enfrentá-lo. E caí nas graças de Joe Hill.
Os contos de ficção, terror, suspense e drama são, na sua maioria, curtos. O que faz com que tenhamos vontade de ler um atrás do outro sem parar. Compostos de assuntos atuais, como o título sugere, atraem a atenção com diversas referênciais culturais, principalmente à cultura norte-americana. O que pode deixar o leitor menos ligado um pouco perdido, pois, usa expressões de esportes pouco populares por aqui e cita autores e apresentadores de TV, por exemplo, que, para quem não foi criado assistindo Sessão da Tarde, talvez fique um pouco descontextualizado.
O conto que mais me marcou, não posso dizer se é o melhor, apenas que me agradou, foi "O telefone preto". Um suspense fantasmagórico muito interessante. Apesar de um assassinato pouco provável de acontecer da forma como foi narrado na história, não deixa de ser surpreendente. Logo em seguida deste, vem "Encurralado", um texto intrigante. A história termina mas não chega ao fim. Não é possível ter certeza do que aconteceu. Será que ele chegou ao fim ou foi como no jogo de baseball de sua infância?
De qualquer forma, para quem gosta de histórias pesadas, sufocantes e que te deixam perturbado, esta é uma ótima pedida. Infelizmente, o último conto é fraco e não dá um final digno à obra.

Júliah 16/06/2011

alguns contos bons, alguns pertubadores (o que eu acho bom) mas os finais deixaram a desejar.. e bastante. Tal pai tal filho! Sk peca bastante em alguns finais!
Carlos Patricio 21/03/2013minha estante
Concordo totalmente! Os finais não são o forte do King, e também do filho.

Leandro 31/01/2012

Do suspense real a fantasia
Semelhante a “estrada da noite” senti um pouco de desinteresse nas suas primeiras paginas, quando não se está acostumado ao modo de escrita do autor , ou ate mesmo a formato de contos.
Após alguns contos o leitor acaba por se adaptar ao desenrolar das historias num tempo mais curto, sem esperar que os acontecimentos sejam pragmáticos e lineares.
No mais, alguns contos são realmente interessantes e envolventes no clima de terror e suspense, outras são surreais a estilo Neil Gaiman, ou relatos interessantes. Em minha opinião o livro apresenta contos para todos os gostos, de forma que recomendaria.

Guilherme 31/08/2013

Sejamos honestos a ponto de admitir que não se trata de um livro-modelo para outros do gênero. Sim, o livro contém alguns contos bons, mas creio que não em sua maioria, sendo que por vezes alguns tornaram-se vagos durante o decorrer e o concluir da história. Discordo no ponto em que o livro é classificado como "ficção de terror e fantasia", sendo que porventura unicamente três contos me pareceram realmente de terror. Ressalto que os contos "O Melhor do Novo Horror e Internação Voluntária" foram os que me chamaram mais a atenção, tanto por seu enredo, quando por seu desfecho. Em suma, não é um livro maravilhoso, também não é ruim, classifico-o como um bom livro (excetuando-se o conto "A máscara do meu pai").

Só Sobre Livros 24/05/2013

Quais seriam os "Fantasmas do Século XX"?
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/08/quais-seriam-os-fantasmas-do-seculo-xx.html

Gabriel 27/12/2012

Impressionante e diversificado.
Este livro tem uma diversidade de contos que me surpreendeu, os meus favoritos são do telefone preto e do garoto que é um balão (ou coisa do gênero). Joe Hill tem mais potencial para contos, uma grande herança de seu pai. Livro ótimo!

Le Vieira 21/02/2023

Os contos são mornos, não teve nenhum que gostei ou não gostei. Alguns são bem escritos e quase chegam a ser memoráveis, outros parecem plágio. Bem no nível que costumo esperar desse autor.

Tulliu Cardia 04/06/2012

As histórias realmente me agradaram. Pelo menos a grande maioria delas. O único problema pra mim foram os finais. Muito em abertos pro meu gosto.