A Estrela Mais Brilhante do Céu

A Estrela Mais Brilhante do Céu Marian Keyes

Resenhas - A Estrela Mais Brilhante do Céu

Maria Sena 02/09/2013

LINDO !!!
Marian Keys é uma das minhas escritoras preferidas, pois ela trata de temas sérios do universo feminino com muito humor, vamos do choro às gargalhadas com sua narrativa, além disso, sempre identificamos algumas de nossas características ou de nossas amigas com as de suas personagens. As situações são desenvolvidas com riqueza de detalhes, principalmente pela história de vida da autora, por ter passado por grande parte desses dilemas, que não tem como não nos colocarmos em meio ao drama, isso quando não é um de nossos dramas particulares.

Em “A estrela mais brilhante do céu” ela intercala entre a estória de Katie, Maeve, Lydia e Jemina, todas moram em um mesmo prédio e a narrativa é desenvolvida por um espírito, primeira vez que vejo a M.K. envolver magia/fantasia em seus contextos, mas no final tudo se encaixa e a surpresa é linda!

Interessante como ela nos faz pensar o quanto as aparências enganam, o que parece um casal e relacionamento perfeito, pode está corroído por magoas, cicatrizes do passado, medos e é necessário algo dramático acontecer para que as partes acordem e sigam em frente; ou como alguém pode parecer amargo, irritante e você pensa “que pessoa chata!”, mas a verdade é que não sabe o que essa pessoa está sofrendo, o peso que ela tem nas costas e o quanto esta se sentindo sozinha e sem saída; ou como a pessoa pode parecer perfeita, sempre maquiada, arrumadinha, intelectual, poderosa e etc, mas no íntimo o panorama é bem diferente ... Marian Keyes vai descortinando o passado e a intimidade das personagens, esclarecendo os motivos de seu comportamento, de suas manias, quais seus medos e seus traumas.

Pode parecer dramático e até triste, mas ela consegue colocar uma boa pitada de humor, que torna seus livros tão peculiares e incrivelmente lindos!

“Existe uma rachadura, uma rachadura em tudo. É por ela que entra a luz.”

Manô 19/04/2012

Esse teve o fim que mereceu!
Esse livro é muito bom! Agradável, engraçado, emocionante, curioso... e o final dele não poderia terminar melhor! A Marian Keyes é ótima!

Helena Eher 08/07/2012

Marian Keyes
O livro é bem no estilo dos outros livros da autora, um romance do cotidiano que faz com que fiquemos bastante envolvidos com as personagens querendo conhecer cd detalhe da vida de cada um.

As várias histórias simultâneas, acabam prendendo ainda mais nossa curiosidade, já que os assuntos são interrompidos enqto mostra as ações de outro núcleo.

Uma delícia de leitura!

Rafael 04/06/2012

Marian é A estrela!
Os livros de Marian Keyes são ótimos. Amo ler essas comédias românticas que fazem você rir, chorar, querer acabar com a vida das pessoas que não são tão boas, fazem você querer interagir com os personagens (ao menos é assim que eu me sinto). Como todos os outros nove livros lançados no Brasil (e desses outros nove eu já li oito, só falta o oitavo livro “Tem Alguém Aí?” que eu estou lendo e talvez seja a próxima resenha) este livro é fascinante e eu queria muito uma continuação pra ele. O epílogo deixa uma brechinha muito boa.
A estrela mais brilhante do céu tem um dos narradores mais inusitados e que você só descobre quem ou o que é ao longo do livro. Eu achei que era tudo menos o que realmente é. Conta a estória de vários personagens que vão se relacionando como se fossem os protagonistas, apesar de que é como se não tivesse protagonista, a não ser o narrador. É um prédio de quatro andares onde cada andar possui apenas um apartamento.
No térreo vivem Maeve e Matt, um casal inesperado e muito interessante, talvez os mais interessantes do livro. O maior mistério do livro ronda os dois. No segundo piso vive Jemima e Rancor, respectivamente uma senhora velha e um cachorro, que estão à espera de Fion, um jardineiro e filho adotivo de Jemima, que veio a Dublin para gravar um programa sobre jardinagem. No terceiro piso vivem Lydia, Andrei e Jan. Lydia é uma taxista, Andrei e Jan são poloneses que dividem o apartamento com essa criaturinha que traz muitas intrigas e tensão sexual pra essa convivência. No quarto e último piso vive Katie que trabalha na indústria fonográfica e tem que conviver com astros do rock dos mais estranhos.
O que eu achei super interessante no livro é como todos os personagens acabam se relacionando e acontece tantas reviravoltas. Muito bom e vale a pena ler. Com essa leitura aprendemos qual é a estrela mais brilhante do céu e o motivo do nome dela, o que dá todo o sentido do nome pra esse livro.
Obrigado pela leitura e se vocês puderem comentar eu agradeceria muito. =)
Se quiserem ver mais resenhas de livros, acessem meu blog:
livrocomhortela.blogspot.com
Estou aguardando sua visita!!!

ELI 23/08/2012

Este é o último livro escrito da autora, muito bom mesmo, eu sou fã dela. Uma história que se passa com vários personagens de um lugar, onde a gente se envolve com cada um deles, torce, chora e ri muito. A descrição de detalhes é tão minunciosa que a gente consegue vivenciar cada coisa. Ficava imaginando como seria o polaco, hmmmm e também Fion, mas de cara gostei de Connall, acho que é porque conheço bem pessoas como ele.

luanaa_machado23 20/11/2012

Diferente, supreendente...
Este livro da Marian Keyes foi bem diferente dos outros livros dela, geralmente é um personagem do livro, um ser humano que narra os fatos. Este livro é narrado por um ser, não humano, que acompanha os moradores de um prédio e vai fazendo uma contagem regressiva dos dias, durante dois meses e durante esses dias o "ser" nos mostra momentos do passado e presente da vida das pessoas que ele segue.
A personagem Ligya foi a minha preferida neste livro, ela é muuito Helen Walsh. Aquele tipo de personagem que fala tudo o que vem na cabeça, que tem um gênio bem difícil e é super engraçada, arrancou boas risadas minhas. O casal Matt e Maeve tem uma história bem surpreendente e são responsáveis pela questão séria que o livro discute. No início do livro, até praticamente a metade estava tudo muito confuso, devido a quantidade de personagens nesta história, demorei um pouco a me acostumar com quem era quem e o que estava acontecendo com cada um, mas depois comecei a gostar dos personagens e torcer para que eles parassem de fazer tanta besteira (rsrs). O final é maravilhoso, o livro todo é muito bom, porque depois que a história começa a fazer sentido, tudo o que foi lido se encaixa e vemos que a história que a Marian criou é novamente envolvente, engraçada, séria e diferente. Adorei e recomendo!

Olgashion 12/12/2012

Histórias bem interessantes... Podia ter ido mais rápido... Final não muito surpreendente mas bem crível.

Léia Viana 07/01/2013

Sem sal e sem açúcar
“- Isso não é vida para nós duas. Sentadas aqui, num sábado à noite.
- Hoje é terça.
A mãe se levantou, jovial. – Devíamos fazer alguma coisa. – Girou, com os braços estendidos. – Você não sente, Sally? Ah, Sally, a vida está logo ali, quente, faminta e vibrante. A gente vai acabar deixando escapar!”

De todos os livros que eu já li de Marian, este, sem dúvida nenhuma foi o que me agradou menos. A narrativa intercalada fez com que a história se perdesse em profundidade, não me senti familiarizada com os personagens, algo essencial para o leitor, – no meu ponto de vista – faltou sagacidade, envolvimento com todo o enredo e com quem fazia parte dele. Tenho a sensação de que, se a história ficasse mais centralizada no casal Matt e Maeve, já seriam de bom tamanho.

Achei a leitura um pouco chata e não me senti em nenhum momento presa a ela.

31/01/2013

Amei!
Esse livro é ótimo, como todos os livros da Marian. O livro é narrado por uma pessoa "desconhecida" pelo leitor. Essa pessoa acompanha a vida desses personagens que moram no Edifício localizado na Star Street, 66, em Dublin, na Irlanda. Dentre os personagens, aquele que mais me chamou a atenção foi o casal Matt e Maeve, que por sinal é o casal mais misterioso desse livro. O livro é excelente, a narração é muito envolvente.. Não dá vontade de parar de ler! Esse livro me surpreendeu muuuito no final. Leiam que vale a pena :)

Martina 06/02/2013

Uma leitura fácil e meio boba. Livro bom pra relaxar e dar risada. Mas não é o meu estilo favorito.

M! 06/03/2013

Simplesmente adorável!

Driely Meira 23/04/2013

Resenha A estrela mais brilhante do céu
A historia é contada por um “fantasma”, ou espírito, que vive indo para lá e para cá na Star Street 66, que é um prédio. Mas a história não fica apenas nisso, ou em uma pessoa só, mas sim em muitos moradores desse edifício. Maeve e Matt são um casal de apaixonados que estão sempre seguindo sua rotina; Lydia é uma garota que não gosta de nada e de ninguém, e mora com dois poloneses, e eles vivem brigando; Katie é uma mulher de 40 anos que não vê a hora de casar com seu namorado, que está sempre viajando; e Jemima, uma senhora “vidente” que mora com seu cachorro bobo.

Não é sempre que os personagens me agradam. Nesse livro, por exemplo, muitos personagens são bem chatos, mas também têm alguns bem legais. Katie é legal, mas parece que vive num mundo ilusório, imaginando o dia em que Conall vai lhe propor casamento, mas eles quase não se vêem, pois o homem vive viajando. Maeve e Matt foram por um tempo, os personagens mais bacanas do livro, mas a rotina dia-a-dia deles estava irritando. Lydia é chatinha, mas o seu jeito de ser é bem engraçado. Já os dois garotos que moram com ela me pareceram muito bobões, com medo de uma garotinha mandona.
Jemima não foi uma personagem que me conquistou, e ela também foi a que menos “apareceu” no livro.

Já tinha lido Melancia, outro livro da autora, e gostei muito, apesar do livro ficar muito cansativo em algumas partes. Li outras resenhas de A estrela mais brilhante do céu, e muitas delas eram um pouco negativas. Como sempre, não acreditei no que os outros diziam, queria ter minhas próprias conclusões, e criei expectativas muito grandes para esse livro. Adivinhem só? Dei de cara no muro. O livro é cansativo, assim como o outro. É legal? Sim, é muito legal, mas tem muita enrolação na história e fica muito cansativo.

Ás vezes o livro voltava um pouco no passado, para contar alguma coisa importante que aconteceu na vida de alguns personagens, principalmente de Katie, Matt e Maeve, como o jeito que eles se conheceram e tal. Essas foram as partes mais divertidas do livro, saber como tudo aconteceu, como eles se apaixonaram e como Katie era antes de conhecer Conall.

Realmente, quando comprei esse livro, não tinha lido a sinopse, nem nenhuma resenha. E não, não comprei só por causa da capa, que é muito linda. O livro estava bem barato em relação a outras livrarias, e decidi comprá-lo porque o titulo me conquistou, A estrela mais brilhante do céu, não sabia do que se tratava, mas gostei muito do titulo. E apesar de não ter lido nenhuma resenha, vi algumas criticas, e acabei acreditando nelas.

Não estou dizendo que me arrependi de ter lido o livro, nem que me decepcionei com Marian Keyes e sua história, eu amei o livro, mas acho que poderia ser um pouco melhor, de uma forma que não deixasse o leitor com vontade de abandoná-lo, e de uma forma mais interessante.

Ju 19/05/2013

verdadeira montanha russa de emoções

Andrade 30/07/2013

Um livro que faz você provar de fortes emoções. A Estrela Mais Brilhante do Céu é um dos fenômenos da autora Marian Keyes, que trás não só um diferencial para todas as suas outras obras, como também, uma grande novidade, difundindo vários pontos de visão com apenas um narrador.

Existe um misterioso espírito que paira sobre o edifício número 66 da Star Street, em Dublin, Irlanda. Ele está em uma missão para mudar a vida de alguém. Em A Estrela Mais Brilhante do Céu, Marian Keyes demonstra mais uma vez sua técnica como uma dos grandes contadores de histórias da atualidade e sua vontade de ultrapassar limites na literatura. Os inquilinos do prédio 66 formam certamente um grupo excêntrico. Na cobertura mora Katie, uma mulher de 39 anos que trabalha como relações públicas de cantores e que só se preocupa com o tamanho de suas coxas e se seu namorado irá propor casamento. No apartamento abaixo, dividem o espaço dois poloneses mais a engraçada Lydia. No primeiro andar está Jéssica, a octogenária que vive com seu malvado cachorro e o filho adotivo. Já no térreo estão os recém-casados Maeve e Matt, que por mais que tentem esquecer o passado, não conseguirão.

Para um livro de gênero chick lit, este realmente superou minhas expectativas. É o primeiro livro da autora a que venho conhecer, e apesar de não fazer muito meu estilo, esta obra me agarrou de modo que não posso nem argumentar direito. As coisas não são o que parecem ser em A Estrela Mais Brilhante do Céu (esta é minha dica). Apesar de alguns empecilhos durante a leitura (momentos meio repetitivos, ou excesso de detalhes), o livro tem um ritmo muito bom, com uma leitura leve, que proporciona ao leitor aquele bom e relaxado descanso. Não tem muitos momentos emocionantes, nem aventuras de adrenalina. O objetivo central são as relações afetuosas que acontecem entre os personagens, ou seja, a obra é romântica, repleta de seus clichês de amores para sempre (cheio de altos e baixos), tendo como um diferencial, um toque sutil de sobrenatural.

“A sorte anda com os corajosos” (A Estrela Mais Brilhante do Céu – Marian Keyes, pag: 30)

De todos os personagens, Maeve e Matt foram os meus preferidos. Apesar de tudo Matt foi aquele com quem mais me identifiquei no termo personalidade. A história romântica dos dois também é muito cativante, e de certa forma, transmite um toque de real. Mas o ápice do livro está no narrador, que é uma espécie de espírito, que veio para mudar a vida de todos os moradores do Edifício número 66 da Star Street. No fim, o que esse pequeno ser vai relevar será o mais surpreendente, por isso o final do livro se tornou minha parte favorita, porque é algo que você não espera. Keyes surpreenderá o leitor com uma revelação um tanto inovadora, para enredo ao qual estava fixo.

Só deixe-me esclarecer porque três estrelas. Na verdade, os livros que ganham 5 estrelas são aqueles que realmente se tornam meus favoritos. Já os de 4, são os que fazem bastante meu tipo, apesar de não ter sido tão bom quanto os favoritos. A Estrela Mais Brilhante do Céu foi um livro muito bom, mas infelizmente não faz meu gênero. Apesar de ter gostado da iniciativa, prefiro manter-me em leituras mais fantásticas (ficção detona). Por este motivo, estou dando 3 estrelas. Claro que isto não influencia em minha opinião que, para os amantes de livros relaxantes ou de gênero chick lit, este seja uma ótima pedida. A diagramação está impecável, e não contem nenhum erro ortográfico ou de impressão. A forma de escrita da autora também é bem sucinta e de fácil entendimento, o que torna a leitura menos tediosa.

site: http://olimpicoliterario.blogspot.com.br/

05/08/2013

HISTÓRIA ENVOLVENTE, QUE PRENDE A ATENÇÃO DO LEITOR
No início deste livro, senti uma diferença enorme em relação às outras obras da autora. A história não era tão envolvente, com muitos personagens e um toque de surrealismo, tão diferente do estilo de Marian Keyes. Porém, à medida que nos familiarizamos com a história e conhecemos melhor as pessoas e seus problemas, vamos nos cativando e nos identificando com várias coisas. Demorei um pouco para ler a parte inicial do livro, mas depois que fui avançando na leitura e me encantando pela história, não consegui parar de ler!

Existe um edifício em Dublin, na Star Street, 66, com alguns apartamentos e a história gira em torno de seus inquilinos. Em um apartamento, mora Katie, uma mulher que acabou de completar 40 anos, trabalha como relações públicas de cantores e tem um namorado (que é também o seu novo chefe) super ocupado e workaholic, Conall. Em outro apartamento, somos apresentados à Lygia, uma taxista mau-humorada e de difícil convivência. Ela mora com dois poloneses, Andrei e Jan, que não gostam de Lygia, mas precisam que ela divida o apartamento com eles (Lydia foi a única a aceitar – e caber – no quartinho minúsculo do apartamento que dividem). Os poloneses trabalham na Irlanda, mas sentem saudades gigantescas do país natal.

Em outro lar, no mesmo prédio, há um casal, Matt e Maeve. Aparentemente, os dois estavam em perfeita sintonia, mas eles parecem passar por um problema muito sério, que envolve depressão e segredos mais profundos (envolvendo outro homem). E, por fim, conhecemos Jemima, seu cão Rancor e seu filho adotivo, Fionn. Este morava numa cidadezinha perto de Dublin, dotado de uma beleza extraordinária, é jardineiro e é convidado para protagonizar um programa com alguns episódios sobre o tema.

As histórias de todas essas personagens acabam se cruzando e vamos conhecendo uma ligação forte que une uns aos outros. Aqui, são discutidos vários temas, por um espírito que narra o livro, vê tudo e só se revela no final. Os capítulos também estão divididos em contagem regressiva e só descobrimos do que se trata ao final do enredo.

É uma história divertida e séria, como só a Marian Keyes consegue construir. Ao final do livro, já ficamos com saudades das confusões geradas por esses personagens encantadores.