A Estrela Mais Brilhante do Céu

A Estrela Mais Brilhante do Céu Marian Keyes

Resenhas - A Estrela Mais Brilhante do Céu

Rafael 04/06/2012

Marian é A estrela!
Os livros de Marian Keyes são ótimos. Amo ler essas comédias românticas que fazem você rir, chorar, querer acabar com a vida das pessoas que não são tão boas, fazem você querer interagir com os personagens (ao menos é assim que eu me sinto). Como todos os outros nove livros lançados no Brasil (e desses outros nove eu já li oito, só falta o oitavo livro “Tem Alguém Aí?” que eu estou lendo e talvez seja a próxima resenha) este livro é fascinante e eu queria muito uma continuação pra ele. O epílogo deixa uma brechinha muito boa.
A estrela mais brilhante do céu tem um dos narradores mais inusitados e que você só descobre quem ou o que é ao longo do livro. Eu achei que era tudo menos o que realmente é. Conta a estória de vários personagens que vão se relacionando como se fossem os protagonistas, apesar de que é como se não tivesse protagonista, a não ser o narrador. É um prédio de quatro andares onde cada andar possui apenas um apartamento.
No térreo vivem Maeve e Matt, um casal inesperado e muito interessante, talvez os mais interessantes do livro. O maior mistério do livro ronda os dois. No segundo piso vive Jemima e Rancor, respectivamente uma senhora velha e um cachorro, que estão à espera de Fion, um jardineiro e filho adotivo de Jemima, que veio a Dublin para gravar um programa sobre jardinagem. No terceiro piso vivem Lydia, Andrei e Jan. Lydia é uma taxista, Andrei e Jan são poloneses que dividem o apartamento com essa criaturinha que traz muitas intrigas e tensão sexual pra essa convivência. No quarto e último piso vive Katie que trabalha na indústria fonográfica e tem que conviver com astros do rock dos mais estranhos.
O que eu achei super interessante no livro é como todos os personagens acabam se relacionando e acontece tantas reviravoltas. Muito bom e vale a pena ler. Com essa leitura aprendemos qual é a estrela mais brilhante do céu e o motivo do nome dela, o que dá todo o sentido do nome pra esse livro.
Obrigado pela leitura e se vocês puderem comentar eu agradeceria muito. =)
Se quiserem ver mais resenhas de livros, acessem meu blog:
livrocomhortela.blogspot.com
Estou aguardando sua visita!!!

ELI 23/08/2012

Este é o último livro escrito da autora, muito bom mesmo, eu sou fã dela. Uma história que se passa com vários personagens de um lugar, onde a gente se envolve com cada um deles, torce, chora e ri muito. A descrição de detalhes é tão minunciosa que a gente consegue vivenciar cada coisa. Ficava imaginando como seria o polaco, hmmmm e também Fion, mas de cara gostei de Connall, acho que é porque conheço bem pessoas como ele.

Joice 24/05/2024

Existe um misterioso espírito que paira sobre o edifício número 66 da Star Street, em Dublin, Irlanda. E esse espírito está em uma missão para mudar a vida de alguém. Em A estrela mais brilhante do céu, Marian Keyes demonstra mais uma vez sua técnica como uma dos grandes contadores de histórias da atualidade e sua vontade de ultrapassar limites na literatura.
Os inquilinos do prédio 66 formam certamente um grupo excêntrico. Na cobertura mora Katie, uma mulher de 39 anos que trabalha como relações públicas de cantores e que só se preocupa com o tamanho de suas coxas e se seu namorado irá propor casamento. No apartamento abaixo, dividem o espaço dois poloneses mais a engraçada Lydia. No primeiro andar está Jéssica, a octogenária que vive com seu malvado cachorro e o filho adotivo. Já no térreo estão os recém-casados Maeve e Matt, que por mais que tentem esquecer o passado, não conseguirão.

Helena Eher 08/07/2012

Marian Keyes
O livro é bem no estilo dos outros livros da autora, um romance do cotidiano que faz com que fiquemos bastante envolvidos com as personagens querendo conhecer cd detalhe da vida de cada um.

As várias histórias simultâneas, acabam prendendo ainda mais nossa curiosidade, já que os assuntos são interrompidos enqto mostra as ações de outro núcleo.

Uma delícia de leitura!

Manô 19/04/2012

Esse teve o fim que mereceu!
Esse livro é muito bom! Agradável, engraçado, emocionante, curioso... e o final dele não poderia terminar melhor! A Marian Keyes é ótima!

luanaa_machado23 20/11/2012

Diferente, supreendente...
Este livro da Marian Keyes foi bem diferente dos outros livros dela, geralmente é um personagem do livro, um ser humano que narra os fatos. Este livro é narrado por um ser, não humano, que acompanha os moradores de um prédio e vai fazendo uma contagem regressiva dos dias, durante dois meses e durante esses dias o "ser" nos mostra momentos do passado e presente da vida das pessoas que ele segue.
A personagem Ligya foi a minha preferida neste livro, ela é muuito Helen Walsh. Aquele tipo de personagem que fala tudo o que vem na cabeça, que tem um gênio bem difícil e é super engraçada, arrancou boas risadas minhas. O casal Matt e Maeve tem uma história bem surpreendente e são responsáveis pela questão séria que o livro discute. No início do livro, até praticamente a metade estava tudo muito confuso, devido a quantidade de personagens nesta história, demorei um pouco a me acostumar com quem era quem e o que estava acontecendo com cada um, mas depois comecei a gostar dos personagens e torcer para que eles parassem de fazer tanta besteira (rsrs). O final é maravilhoso, o livro todo é muito bom, porque depois que a história começa a fazer sentido, tudo o que foi lido se encaixa e vemos que a história que a Marian criou é novamente envolvente, engraçada, séria e diferente. Adorei e recomendo!

Ana 19/04/2012

Peraí! Quem era aquele ser bisbilhotando o prédio 66 da Star Street? O que ele queria? Ou seria ela? Qual o motivo de tanto interesse nos habitantes daquele edifício de quatro andares?

Corações, relacionamentos, histórias, mudanças, buscas... Tudo carregado de tinta e humor típicos de Marian, que nos leva com ela e este ser bisbilhoteiro. O que ele quer mesmo descobrir?

Eu adoro os livros de Marian. Adoro a forma leve e divertida, e muitas vezes exagerada, com que ela trata assuntos duros, dificeis e tabus. Neste não é diferente. Durante a leitura, não considerei este um dos meus preferidos entre todos os outros, mas o final é tão comovente, que marcou toda a história.

May 12/07/2012

Faz alguns meses que eu li ‘A estrela mais Brilhante do céu’,
fiquei com medo de deixar ele de lado como fiz com ‘Cheio de Charme’ por causa do livro ser dividido em vários personagens, já que era o primeiro livro assim que lia dessa autora.
Mas o fato do livro ser dividido é o que o tornou interessante, pois você pode entender melhor todos os personagens.

Pontos fortes: O mistério sobre o passado de alguns personagens. E a narrativa feita por alguém meio onipresente que não sabemos bem quem é.

Recomendo

Mari 01/02/2012

Marian Keyes ataca novamente com um livro diferente dos outros. Esse tem um certo cunho espiritual, bem como um certo mistério por trás dos vários personagens que são apresentados. E isso é, aliás, outro ponto que chama a atenção nesse livro: você não encontra um personagem preferido logo de cara. O processo de conhecer o personagem mais a fundo é um pouco mais lento pela forma como o livro é escrito, falando um pouco de um personagem, depois mostrando um pouco da vida de outro. Aos poucos as histórias vão se cruzando e conforme a história se desenrola, você percebe que realmente, a vida das pessoas vai muito além das aparências.

DRICA 21/05/2012

é um livro que demora para engrenar, mas quando engrena é lindo!

Jeh 03/01/2012

A Marian estava certa ao dizer que esse livro dava uma sensação de otimismo. Esse livro é diferente dos outros, apesar de ter a mesma "fórmula".

Achei o começo estranho, não entendia o que era aquele espírito e o fato de ter tantas histórias contadas de uma vez ficou confuso. Às vezes detestava um personagem e depois gostava dele e, mesmo assim, não via tanta graça na história.

Mas sempre tem aquele momento que te pega, aquela curiosidade em saber o que acontece.. E esse momento veio, ainda bem! E o que posso dizer? O livro é maravilhoso! Mostra que nem tudo é perfeito, que as vidas que achamos perfeitas muitas vezes não são e que, principalmente, com amor conseguimos superar as dificuldades.

Acho que esse foi o livro que eu li dela com os temais mais sérios, foi um livro que eu ri, chorei, senti raiva de alguém, senti um imenso carinho por outro alguém... E, como todos os livros dela, quis fazer parte dessa história.

Impossível não se apaixonar por A Estrela Mais Brilhante do Céu! :)

Barbs 15/12/2011

Brilhando mais e mais
Desde o começo, você percebe que toda a perfeição do nº 66 da Star Street não passa de fachada. O modo como a história se desenrola e a maneira como a demora do fim do livro fica sufocante e você simplesmente não pode deixar para amanhã é o estilo de Keyes traçado com perfeição. A vida dos moradores desse prédio tão pouco anormal, apesar da aldraba em forma de banana, parece calma, perfeita e até entediante. Mas conforme você entra nos conflitos de cada um de forma específica e separada, começa automaticamente a se envolver e mesmo os mínimos detalhes se tornam mundos inteiros. O narrador, indefinido até a página 500, entra de forma completa dentro de cada personagem.
Apaixonante, é assim que se descreve The Brightest Star in the Sky.

Flavia 11/07/2012

Muito bom!!
O tal espírito misterioso citado na sinopse, é o narrador dessa história, e chega de mansinho no prédio 66 passando a observar a vida dos moradores. Cada personagem tem sua própria história, que em forma de contagem regressiva feita por ele, tem a vida analisada. A ideia que eu tive sobre isso é que se alguém está sendo analisado ou avaliado é porque, após ser escolhido, está prestes a receber alguma coisa, seja ela boa ou má.
A vida desses vizinhos vão se cruzando de forma muito bacana, onde após anos de desinteresse e indiferença um para com o outro, eles começam a se enxergar de outra maneira com ajuda desse "espírito".

Os personagens dessa história são mais adultos, mais maduros, e acho que a história de vida e propósito de cada um foram os elementos que tornaram o livro menos engraçadinho.

Katie já está chegando aos 40 e tem um complexo enorme por ainda estar encalhada. Ela e seu chefe acabam se envolvendo, mas ela continua desacreditada e infeliz pois o cara é completamente viciado em trabalho, e tudo indica que ele SEMPRE vai colocar a carreira em primeiro lugar, mesmo que isso signifique sacrificar um relacionamento que poderia dar certo e magoar os sentimentos alheios sem a menor consideração.

Lydia trabalha como taxista e divide o apartamento do terceiro andar com dois poloneses, Andrei e Janco (e não, eles não são gays). Ela vive se aventurando com um deles por mais antipatia que ela sinta. Ela é super arrogante, mandona, debochada, daquele tipo que fala tudo que lhe vem a cabeça sem medir as consequências e de início tomei uma certa raiva da moça, mas depois que conhecemos sua história e descobrimos porque ela é do jeito que é e o que ela fez por sua mãe doente, ela se tornou minha personagem preferida, pois no fundo, ela é uma boa pessoa e só quer ser feliz. Só achei que ela passou por muita coisa injusta na vida... Mas quem disse que a vida é justa, né? :/

Jemima, é uma senhora que vive com seu cachorro rabugento e que odeia gente estranha, Rancor, e espera por seu filho adotivo, Fionn, que está pra gravar um programa sobre jardinagem na TV. Ela é a personagem mais sem graça da história na minha opinião, talvez por viver naquela mesmice de sempre, mas não deixa de ter sua importância e função na história, claro...

Já o casal Maeve e Matt, são os personagens que foram mais trabalhados com relação aos detalhes de suas vidas, e o mistério maior gira em torno deles e de uma coisa horrível que aconteceu no passado. Só que Maeve é fresca, fica se fazendo de vítima a todo momento e isso chega a ser irritante. Ela tem seus motivos pra se comportar assim, mas beira o exagero. Já Matt, é um exemplo de bom marido na minha opinião, mas acho meio difícil, pra não dizer impossível, existir um homem com a "paciência" que ele tem, por mais que tenha sofrido junto com a esposa.

Apesar de ter, ainda não tive chance de ler todos os livros de Marian Keyes, mas dentre os que já li, A Estrela Mais Brilhante do Céu é mais "sério" e não faz o mesmo estilo cômico dos outros, que mesmo abordando temas sensíveis, sempre vêm cheio de humor e maluquices.
Quem narra a história do livro, nos faz imaginar que ele seja qualquer coisa, menos quem ou o que realmente é...
O livro é muito bacana, mas confesso que além de ter achado o começo um pouco arrastado e a empolgação não vir de imediato, me perdi em algumas partes pois a leitura não me prendeu justamente pela enrolação do começo. Mas depois fica bom! Não percam as esperanças! EU demorei 4 dias pra acabar de ler esse bendito! Talvez porque alguns personagens foram menos trabalhados do que outros e alguns acontecimentos deixaram um pouco a desejar também. Outra coisa que me incomodou um pouco, é a famosa "falação" desnecessária de MK pra engrossar o livro. Tinha muita coisa alí que poderia ter sido bem menos detalhada ou simplesmente cortada da história pois ao meu ver não acrescentou nada. Mas de forma geral, apesar de não ser o melhor, é um livro muito bom pra ser lido, principalmente quando se tem tempo pra isso! Confesso que me emocionei muito com a história do casal do primeiro andar e cheguei a ficar com os olhos cheios de lagriminhas rsrsrs. É o tipo de livro que você fecha e fica com aquela sensação de paz, com aquele sorriso no canto da boca, refletindo sobre as coisas boas da vida...

Samira 22/12/2011

Acho interessantíssimo o estilo de escrita da Marian onde ela mistura diversas histórias paralelas e as descreve muito bem sem se perder e sem nos deixar perder, também.
Nesse livro, no entanto, acho que ela pecou um pouco pelo excesso. Muitos personagens, muitas tramas acontecendo ao mesmo tempo, alguns personagens secundários que perdem ou ganham importância desnecessária no decorrer do livro.
A história central é muito boa, mas não prende tanto a atenção como outros livros da autora. Talvez se fosse algo mais centrado nos personagens pré-existentes não ficasse tão disperso em alguns pontos.

Adriana 05/04/2012

Este livro faz parte do Desafio Realmente Desafiante, para ver a lista completa do desafio, clique sobre ele.

Bem Marian Keyes salvou meu mês de janeiro por ter nascido na Irlanda, que graças a Deus é um país EUROPEU, hehehe! Todo o ano, eu, assim como milhares de outros leitores super fãs, aguardo ansiosamente a chegada de dezembro para ler o mais novo sucesso dessa escritora maravilhosa!!!

Por ser a primeira resenha de um livro dela que faço para o blog (embora eu já tenha comentado que meu livro favorito é Tem Alguém Aí?! diversas vezes), quero contar minha história de amor com essa irlandesa genial que nos presenteia com tantas obras lindas.

Um belo dia, quando eu ainda era criança, ou uma pré-adolescente se vocês preferirem, não sei por que cargas d’água eu tinha bastante dinheiro na minha bolsinha de contas. Quando digo bastante quero dizer uns R$ 80,00, que era uma fortuna para uma pré-adolescente que não fazia nada da vida a não ser estudar. Mas como sempre acontecia nestas raríssimas ocasiões, eu fui na livraria da universidade (em que atualmente estudo e onde minha mãe sempre trabalhou, então era normal eu perambular por lá) e me pus a analisar as estantes. Lá no fundo, um livro na seção de adultos me chamou a atenção pela capa rosa muito fofa.

Eu já tinha lido praticamente tudo da seção infantil e infanto-juvenil, então me peguei a analisar o livro gigante (mais de 500 páginas), com um título curioso: Casório?! Não deu outra, levei-o para casa (mesmo pagando R$ 60,00) e foi amor a primeira página.

O livro era maravilhoso e imediatamente soube que precisava ler tudo que Marian houvesse lançado. Para minha alegria, a biblioteca da supracitada faculdade tinha mais uns 3 ou 4 livros dela, sendo que comecei pelo mais famoso e primeiro que ela escreveu: Melancia. Depois dele vieram Férias (o segundo maior amor do meu coração), Sushi, Los Angeles e É Agora… Ou Nunca. Uns eram ótimos, outros muito bons, mas tudo que eu sabia é que suas histórias me deixavam alegre, me davam esperança e motivação. Aprendi cedo com os livros dela a reconhecer problemas terríveis que assolam nossa sociedade, mas tudo isso foi um aprendizado muito válido e me fez amadurecer bastante.

E hoje, depois de ler todos os livros publicados por ela, venho resenhar A Estrela Mais Brilhante do Céu, o mais original até o momento. Começamos a obra conhecendo o número 66 da Star Street, um prédio de apartamentos com moradores muito diferentes. Somos apresentados a eles por um “ser”, que o leitor não sabe do que se trata até o fim do livro. Seria um fantasma, um espírito, a morte? Não sabemos, mas podemos acompanhar suas divagações enquanto ele tenta entender aquele grupo curioso de pessoas e chegar à conclusão de qual deles é o motivo de sua visita.

Ao longo do livro temos uma contagem regressiva, 61 dias é o prazo do “ser” misterioso, mas o que vai acontecer no final fica em suspenso. Assim, acompanhamos a vida de Matt e Maeve, um casal que tem seus corações batendo no mesmo compasso, embalados pelo amor compartilhado logo de cara pelo leitor. Mas será que seria mesmo amor o que acontecia com aquele casal?

Também conhecemos Katie, uma mulher bonita, que acaba de entrar na fase dos 40 e que namora um workaholic que nunca tem tempo para ela, Conall. Ele é um verdadeiro sem noção na maior parte do livro e muitas vezes me chocava com suas atitudes. Porém, confesso que dei boas risadas com seus esquisitices!

Também temos um tempero extra no livro: Lydia, que aluga o apartamento com dois poloneses, Janco e Andrei. Ela é uma pimenta, mas tem motivos muito fortes para o comportamento explosivo, como vamos descobrindo ao longo das páginas.

E por fim, mas muito importante, conhecemos Jemima, uma velha senhora de 80 anos que vai receber seu filho Fionn para morar um tempo com ela. Seu cachorro Rancor é quem vinha lhe fazendo companhia e não gosta nada, nada da chegada do intruso. Jemima e Fionn tem uma história muito curiosa, enquanto este último foi um personagem bastante difícil de decifrar. Achei que ele até ficou meio deslocado no fim do livro, como se não tivesse espaço para sua história.

Estas pessoas, que na superfície parecem comuns ou com vidas simplórias, vão as poucos desvendando segredos e nos mostrando tanto a beleza como o horror de suas vidas. Eu fiquei simplesmente tocada com o livro.

Sabem aquela leitura que você termina sorrindo, que te deixa feliz e com esperança de dias melhores? Este livro é totalmente assim! Não é a toa que Marian cita na contracapa sua felicidade com a mensagem que passou no livro.

Eu recomendo totalmente, estes são livros considerados chick-lits, mas que abordam temas muito mais profundos e complexos! Em A Estrela Mais Brilhante do Céu você irá sorrir e chorar, se surpreenderá com a força da vida e com a fé no amor e verá que todo o problema sempre tem uma solução (mesmo que esta seja um bloco de gelo caído do céu, hehehe)!

Para finalizar, meus livros preferidos da autora continuam sendo Tem Alguém Aí?! e Férias! mas A Estrela Mais Brilhante do céu com certeza vem logo após estes, uma obra mágica que você deve ler!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=2359