O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Jhoni4 19/05/2024

O melhor que já li do autor.
O melhor livro do Stephen King que eu já li, um verdadeiro clássico do terror, que explica todo o sucesso do nosso mestre do horror, que é admirado por uma legião de fãs.

O livro começa com Jack em uma entrevista de emprego pra trabalhar como zelador, durante a temporada de inverno do Hotel Overlook. Esse emprego salvaria e seria um recomeço para a família Torrance, composta também por sua esposa Wendy e seu filho Danny. No entanto, Jack é um alcoólatra em recuperação e com um histórico de agressividade e pouca credibilidade profissional, mas mesmo não agradando o gerente do Hotel, Jack é contratado devido sua antiga amizade com um dos sócios.

Jack tem um filho chamado Danny, um garotinho iluminado que consegue ler pensamentos, sentir o que os outros estão sentindo, e consegue até mesmo encontrar objetos perdidos. Danny é avisado várias vezes por Tony, um "amigo imaginário", sobre os perigos do hotel mas não consegue evitar que sua família se mude para lá.

A partir daí acompanhamos Jack e sua família passando por momentos terríveis de pavor e medo, enquanto o hotel tenta tomar o dom de Danny para si.

O que impressiona neste livro é a riqueza em como cada personagem é trabalhado no presente e no passado e como cada informação é fornecida no momento certo. Nosso mestre não vomita simplesmente tudo a respeito de cada personagem e porque eles são como são. Conforme a história vai se desenrolando você vai descobrindo um pouquinho mais sobre cada um e abrindo as feridas do passado que nossos protagonistas acreditavam não existir.

Com certeza este foi o livro do Stephen King que me fez sentir mais medo e não pode faltar na coleção dos verdadeiros amantes do terror.

Juliana2189 19/05/2024

Incrível o poder da mente
A proposta da história é bem diferente do filme.
Achei bastante interessante como as coisas fazem sentido quando tudo pode estar em nossa mente, podendo acontecer até o histeria coletiva. Ou de fato uma realidade sobrenatural.

MonicaSchneider 17/05/2024

?Morrer é uma parte da vida. A pessoa tem que se ligar nisso, se quiser tornar-se um ser humano em sua totalidade. E, se o fato de sua própria morte era difícil de ser entendido, pelo menos não era impossível de ser aceito.?

Luara128 16/05/2024

Não é atoa
Que ele é mesmo o rei do terror, depois de ler o livro, acho que criei coragem pra ver o filme (estava postergando até hoje). Fiquei tensa na maior parte da leitura, de roer as unhas mesmo! Foi uma experiência sensacional, um terror que foi aparecendo ali e aqui, até a sensação de que algo terrível iria acontecer a qualquer momento.

Mayara1058 16/05/2024

Intenso
Meu primeiro contato com King e amei demais... A imersão que senti no ambiente se deve principalmente a escrita tão rica em detalhes. Isso me fez ficar muito envolvida com a história

Thata Gostosa 15/05/2024

Danny eu te amo!
Apesar de eu ter demorado muito para ler esse livro, eu gostei muito mesmo. O Danny é simplesmente uma criança encantadora, realmente "iluminado", a cada sentimento dele que era expressado no livro, eu sentia como se eu fosse o próprio personagem, loucura. Achei que o livro explorou muito bem a vida dos personagens, fazendo com que a gente se apegue a eles (principalmente o Danny). Só não dou 5 estrelas pois haviam alguns capítulos muito longos e desinteressentes, muito tediosos que me fizeram pula-los, mas o livro é uma obra muito inteligente que agora, eu admiro. Simplesmente muito bom!

Luana 14/05/2024

9.5/10
Bom, este é o primeiro livro do S.King que li, gostei muito da escrita mas vi muitas falas datadas e fica claro que o autor é um homem cis-het.
Fora isso, o livro é bem fluído e imersivo, fiquei genuinamente apavorada mas gostaria que tivesse um pouquinho mais de terror.

O37 14/05/2024

Primeiro livro que leio do Stephen King. Livro daora, fiquei chocado e tenso lendo, mas pelo tanto que ouvi falarem bem achei que seria algo muito mais impressionante. Não me decepcionou realmente.

Bruna 14/05/2024

Este lugar desumano, cria monstros humanos
O king sabe como contar uma história! Que livro bom, o início assim como Salém, achei parado, mas entendo que é uma característica do autor, primeiro ele cria o cenário a ambientação e todo o clima de suspense, e depois que o leitor está submerso no cenário, ele trás o terror.
Pra quem gostou desse livro, recomendo olhar American horror story hotel, é muito bom e tem a mesma pegada do livro...
A adaptação de o iluminado é decepcionante...merecia um novo filme ?
Camila.Mendes 14/05/2024minha estante
Eu li esse pra poder ler doutor sono..ambos bons mas prefiro a narrativa de doutor dono.

Bruna 14/05/2024minha estante
Doutor sono é uma continuação?

Paula 14/05/2024

Esperava mais. A experiência em si foi bastante agradável, a história me prendeu, não teve um dia que eu não quis pegar o livro pra ler, mas ao terminar eu achei um tanto quanto clichê. O final foi bastante anticlimático pra mim, fiquei esperando um grande momento de tensão que nunca chegou. O ponto forte pra mim foi o desenvolvimento dos personagens, que é muito bem feito.

bea 19/05/2024minha estante
arrasouuuu

laurasdiary 13/05/2024

O Iluminado
Terceiro livro que leio do Kingo e mds que ótima escolha!!! considero isso aqui uma obra-prima, um clássico que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. agora estou ansiosa para assistir o filme, que sei que não á tão bom quanto, mas é outro clássico e também uma obra de arte de beleza. gosto muito do kingo e já quero ler muito muito muito mais dele
wsx.lipe 14/05/2024minha estante
PRECISO VER O FILME TAMBÉM