Claraboia

Claraboia José Saramago

Resenhas - Claraboia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Arsenio Meira 18/06/2015

"UMA JANELA MENOR?, NÃO IMPORTA."

Com um estilo sóbrio, decisivo, sem delongas e um tanto quanto intimista, Saramago retrata o cotidiano dos moradores de um pequeno prédio, com seis apartamentos; esses co-protagonistas pertencem ao rol de uma gente simples, aflita e aparentemente feliz, posto que são maciças as doses de frustração.

O sapateiro Silvestre, um homem da faina, humilde e extremamente ciente até mesmo de suas limitações, se vale de seu privilegiado posto de observação para especular sobre os impulsos ocultos das pessoas; com isso reflete sobre a condição humana, sem fatalismos, mas com uma nesga de sabedoria que só soe acontecer a quem sofreu demais, olhou demais, viveu e aprendeu, efetivamente, demais. Às vezes, o coágulo não estoura. Às vezes.

Os efeitos obtidos por essa experiência estético-literária têm um propósito admirável de encontrar a verdade (nua, triste, ora transitória, ora perene) e a beleza: ao passo que o jovem Saramago , em relação ao Saramago maduro, pouca luz lança à mensagem formal pictórica, compensando essa escassez com a mensagem crítica de que,com uma sociedade opressora só é possível dialogar por meio da contestação crítica, mesmo que tal embate tenha seu início, seu meio (terá um fim?) condicionado aos códigos inerentes a grande evento literário. Que é o que este romance é.
Levi 18/06/2015minha estante
Fui convencido. rsrs. Entrou na fila!

Arsenio Meira 18/06/2015minha estante
Espero que gostes! Vc, já habituado com o Saramago, pode até se surpreender. Abraços!

Renata 18/06/2015minha estante
Saramago é bom né? Parei no O homem duplicado, preciso ir adiante. Muito boa resenha :)

Renata CCS 18/06/2015minha estante
Coisa boa ler suas palavras sempre certeiras! Estava com saudades de suas resenhas.

Arsenio Meira 18/06/2015minha estante
Minhas duas amigas Renatas,
As palavras que vocês me escrevem, generosas e alentadoras, só se equivalem mesmo ao prazer de ler uma obra tão bonita.
Saramago, aos 22 anos, quando escreveu este Claraboia, é surpreendentemente diferente daquele que arrebatou o Nobel.
Um abraço carinhoso para ambas.

Bruno 03/08/2015minha estante
Depois desta resenha, não posso deixar passar batido um livro do Saramago.
Parabéns pela ótima resenha!

Arsenio Meira 04/08/2015minha estante
Opa Bruno,
Valeu, cara! Este eu indico; mas se puder, dê uma conferida em As Intermitências da Morte e Ensaio sobre a cegueira.
São monumentais. Ironia, lirismo, desespero e alegoria, além de fustigar a condição humana sem piedade.
Espero que gostes. Um abraço.

Carlos Patricio 18/09/2015minha estante
Perfeito!

Arsenio Meira 21/09/2015minha estante
Opa Carlão,
Que livraço, não é?! Saramago tinha vinte e poucos anos quando escreveu.
Gênio.

Thais 01/07/2014

Mosaico humano
Depois que terminei o livro, passei uns dois meses sofrendo e saudades dos personagens! ;)

Raquel Lima 17/04/2014

Voyeur ...
Engraçado como Saramango consegue nos levar para um Voyeurismo ... adorei compartilhar os momentos de vida de suas famílias e quanto elas estão ligadas... O Título também é perfeito. Nós inclusive nos posicionamos nela para dar esta espiada nestas vidas. Apesar de ser o primeiro livro escrito dele e a característica de escrever sem paragrafo não está ainda presente, já consegui sentir a sua " voz" contando a história.

Elder 04/10/2013

Sob o pretexto de narrar amenidades, Saramago apresenta uma reflexão muito interessante sobre os conflitos humanos, tanto externos quanto internos.

danield_moura 08/05/2013

Achei um livro frio, sem energia e apesar de se falar de uma comunidade residêncial, os personagens não decolam.

larissa dowdney 02/03/2013

No início o livro não me conquistou, confesso. Mas depois, ah, que delícia! O livro me levou. E continua me levando...

Obs: Que vontade louca de saber o que irá acontecer com esses personagens! Louca!

Bernard Freire 29/07/2012

Sobre claraboia
Uma família de mulheres onde os segredos causam inúmeras curiosidades; um casal a beira do fim do relacionamento onde o filho e testemunha das dores de uma separação; dois homens com visão totalmente diferente da vida descrevendo como a conhecem de acordo com suas realidades. Claraboia narra várias histórias de diferentes personagens de um pequeno prédio em Lisboa. Levando o leitor a ser um observado dos amores, das dúvidas, das separações, da solidão e das dores que ali abitam. Tem um questionamento bem detalhista da vida.

[...] As Lágrimas, até aí reprimidas, caíram. Duas lágrimas apenas, duas lágrimas que tinham de cair porque haviam chegado aos olhos e já não podiam voltar atrás [...] pág. 225

Bernard Freire
Bernard Freire 09/09/2015minha estante
"Tudo o que não for construído sobre o amor gerará o ódio!". (pág. 377)
Não posso dizer muita coisa, apenas reler alguns capítulos que me levaram a pensar sobre a vida.

Stephanni 27/04/2012

Não foi o primeiro livro que li do autor, mas com certeza foi o que mais gostei. talvez por ter lido já mais madura tenha tido maior efeito em mim. A descrição dos ambientes, a capacidade de retratar diferentes vivências em pararelo, a relação entre pessoas...minuciosamente o autor nos faz mergulhar no mundo deste prédio composto dos mais diversos tipos sociais.

Pereira 26/04/2012

Interconexão
Vidas teoricamente independentes misturadas no cadinho. Personagens com um único ponto comum: moravam no mesmo prédio. Situações diferentes, niveladas pelo mesmo crivo: realidade. Saramago expõe de maneira muito dinâmica a rotina de pessoas bem próximas as que conhecemos, ou quiçá, fazemos parte. A inveja, o ciúme, o desprezo. Coisas que fazem parte deste mundo desde sua criação. Os diálogos em que Abel participa são os que mais me despertaram a admiração pelo estilo de escrito deste autor, já consagrado, mas por mim desconhecido. A certeza da leitura dos outros títulos anima meu mundo literário. Não indico este livro a menores. Não entenderam 10% do conteúdo. Não por inépcia, e sim pelo simples fato de ainda terem vivido pouco.

Tiago 20/04/2012

Claraboia
Saramago surpreende com esta novela. O ano é 1952. Empoeirado e perdido pelas gavetas cheias de histórias Saramago presenteia seus fãs com um trabalho, diga-se de passagem, exemplar. Crônicas do dia-a-dia, cotidiano e humanidade. É isso que se pode esperar desda obra. Personagens em letras de carne e osso, Histórias singulares, mas comum a toda a gente. Fantástico.

Renan 07/04/2012

Mais do mesmo^^
Como sempre, profundamente existencialista. Toca os aspectos cotidianos das relações interpessoais, suas mazelas e misérias. Conclusão? Nehuma. E isso é o que vale, a angustia final,o desejo de buscar resposta. #ficadica

Eduardo 02/04/2012

Intersecção
As estórias contadas na narrativa de Claraboia circundam em volta dos personagens que dividem o mesmo prédio. Diversos grupos sociais, pais e filho, mãe, irmãs e sobrinhas, uma cortesã sustentada por um empresário e diversos outros, que não se tornam. A vida deles se cruzam pelo convívio diário - corredores, janelas e sons mostram a curiosidade pela vida de outrem -. O jeito de contar essa estória torna-se interessante pela sua mudança de foco dos personagens em meio ao diálogo. A narrativa em terceira pessoa dá a inclusão e o apego aos pensamentos e ações dos personagens, aumentando o interesse a cada página.

Revista Macondo 22/02/2012

[Indicações] Claraboia - José Saramago
(Postada, originalmente, em http://revistamacondo.wordpress.com/2012/01/11/indicacoes-claraboia-jose-saramago/)

No último semestre de 2011, os leitores de Saramago foram surpreendidos pela notícia de que seu primeiro romance, mantido inédito por desejo do próprio autor, seria publicado. Em meio à expectativa, tão logo promovido o lançamento da obra, deu-se início o turbilhão de críticas que, não reconhecendo em Claraboia o estilo consolidado dos trabalhos que conferiram notoriedade a Saramago, preferiram renegá-lo.

(...) Continue lendo no blog da revista!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6